Brasileiro adoooooora "pão e circo"!


Na época do Império Romano, havia uma "ideologia" que representava muito bem a maneira como os imperadores lidavam com os problemas sociais.

"Pão e circo para o povo", era o que Vespasiano dizia.

Em outras palavras:

"Para o povo ficar sob controle, é só a gente oferecer uma 'festa', um 'showzinho', de vez em quando, alternando com alguma distribuição esporádica de alimentos".

E parece que a ideia pegou! Até hoje!

O Brasil, por exemplo, encontra-se empenhado atualmente na realização das Olimpíadas aqui no ano de 2016 e da Copa em 2014. A soma prevista para os gastos é estratosférica! Na casa dos BILHÕES DE DÓLARES.

Lembro do dia em que o Rio de Janeiro estava em festa, na expectativa da escolha da sede do evento mais importante do calendário olímpico mundial - as OLIMPÍADAS. Durante todo o dia, a praia de Copacabana estava repleta de atrações para as milhares de pessoas que ali foram para aguardar o anúncio do Comitê Olímpico. Até ponto facultativo foi decretado nas repartições públicas!

Isso é só um dos inúmeros eventos que são realizados frequentemente para desviar a atenção das pessoas dos REAIS problemas e temas sociais. Carnaval, micaretas, feriados religiosos, eventos regionais, rodeios, exposições agropecuárias, festas de padroeira, etc., etc., etc...

Este é o "circo" de Vespasiano...

O "pão" também está por ai, nas "bolsas" da vida...

Enquanto o povo se diverte e se distrai com tanta "festa", esquece da corrupção, da violência sem controle, dos crimes assombrosos, das lavagens de dinheiro, das brigas entre os partidos políticos, dos baixos salários, da pobreza, da miséria moral e ética, da falta de educação e saúde de qualidade... e por ai vai.

Enquanto rios (ou oceanos) de dinheiro são gastos para promover esta "imagem utópica" de um País Maravilha, pessoas continuam morrendo nas filas dos hospitais, nos assaltos do trânsito; crianças continuam fora das escolas de qualidade, vivendo na ociosidade e marginalidade; estradas continuam matando mais do que guerras; ricaços "pintam e bordam", enquanto "ladrões de galinha" mofam das prisões fétidas das grandes cidades; inocentes morrem diariamente vítimas das "balas encontradas"...

Eu trouxe hoje este tema novamente para reflexão, para despertar a nossa consciência de que este mundo, que só quer saber de "pão e circo", está com seus dias contados.

Os tsunamis, vulcões, tornados, secas e terremotos estão ai para mostrar ao mundo que a "Natureza geme", alertando para a presença visível e invisível do pecado entre nós.

Aqueles que, de verdade, aguardam a inauguração do Reino da Glória, trazido por Jesus, não podem se deixar influenciar pela enganação que os governos, desde Vespasiano, se utilizam para nos deixar "sob controle".

Jesus está voltando! Aleluia!
Este mundo vai passar, destruído pela "pedra arremessada sem auxílio de mãos humanas", como descreve o profeta Daniel.

Como diz o sagrado escritor, "este mundo passa, e sua concupiscência", por isso não devemos "amar o mundo, nem as coisas que nele há".

Sediar um evento olímpico ou a copa de futebol é algo muito bonito e empolgante, mas eu preferiria que esta montanha de dinheiro fosse aplicada para amenizar o sofrimentos dos idosos que penam nos corredores dos hospitais públicos, ou em benefício das crianças que vão à escola apenas em busca da merenda, pois nada têm de qualidade em casa para comerem, e não encontram uma educação que lhes dê uma perspectiva de futuro profissional promissor...

Jesus está voltando! Aleluia!

Só não vê quem não quer abrir os olhos...

"... Voltarei e vos receberei, para que onde Eu esteja, estejais vós também" (João 14:1-3).

Comentários

Gustavo disse…
Olá Prof. Gilson eu tenho um livro seu
101 razões porque sou a ADVENTISTA maravilho o livro DEUS seja louvado pelo seu blog também!

JESUS ESTÁ VOLTANDO! ALEUIA AO REIS DOS REIS!
PlinioJunior disse…
GOSTARIA DE SABER COMO ADQUERI livro seu
101 razões porque sou a ADVENTISTA
Gilson Medeiros disse…
Olá, Plinio.
Graças ao bom Deus, o livro foi um tremendo sucesso e esgotou rapidamente a 1ª edição. Estou trabalhando na sua 2ª edição, e em um outro livro... surpresa! rsrs

Fico feliz por seu interesse. Assim que este projeto estiver pronto, eu divulgo aqui no blog para os meus queridos amigos/irmãos de jornada.

Um abraço.
Unknown disse…
Prof . Gilson, Favor nos avisar quando estiver pronta a segunda edição do livro " 101 razões porque sou a ADVENTISTA ". Quero adquirir o livro surpresa.

Abraço e fique com Deus.
Alexandre
Anônimo disse…
Ola a todos!

Concordo plenamente com essa teoria. Soma se a isso, a midia q leva o povo a ficar alienado! Os reais problemas q tem q ser resolvidos para termos uma sociedade justa pra todos nunca sao discutidos, e o povo ficar num mar de ilusoes...Mas e assim q a elite controla as massas. E so Jesus vai acabar com isso tudo e trazer um mundo perfeito!

Kleber
Chacon disse…
Tanto adora, e adora um tema controverso, tanto, que quando voce coloca um tema como Santa Ceia, Sábado, os donos da verdade de plantao estao ai esperando pra comentar, mas quando voce coloca sobre o Amor de Cristo..." Ah isso nao me interessa", nao é mais ou menos assim? Mas ai de oce se toca no tema de adoracaode imagens, paganismo (que a Igreja Católica adotou como seu), Domingo, Pedro,... vai lotar a área de comentários, mas Amor de Cristo....???!!! Pra que comenar noa??? Gilson, meu querido, a telinha que temos dentro de casa nos idiotiza, selecao brasileira, equipes de futebol, novelas, nos idiotizam, mas quem quer saber de Cristo, ou se Brasil está bem ou mal, se a delegada vai fechar uma boate de prostitutas escrevas nos confins do Judas onde, pasmem, todos falam portugues!!! hahaha
Um abracao Gilson, Deus continue te abencoando.
Unknown disse…
Ola prof gilson.. estou adorando seu blog temas inportantes me ajuda muito. Estou afastado da igreja sou de uma igreja pentecostal. Mais atravez da tv novo tenpo conheci os adv e quero me batizar nessa igreja que e a unica que esta mais voltada p a bíblia Deus abencoe sua vida"
osvaldo disse…
ola Sr Gilson, infelismente isto vai de mal a pior, pois primeiro, quem tem que se arrepender dos pecados são o povão, pois na história do povo de Deus, Ele da ao povo o Governo que merece, e infelismente pouco bons, pagam por muitos maus.
Gilson Medeiros disse…
Caro Juliano Pereira, obrigado pelo comentário.

Que bom que meus textos estão ajudando um irmão a conhecer mais a Bíblia e seus ensinos.

Você será muito bem-vindo na família Adventista.

Um abraço
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Caro Osvaldo, obrigado pelo seu comentário.

É verdade, na "democracia" em que vivemos, a minoria consciente e "do bem" sofre todo dia por causa da irresponsabilidade e falta de compromisso social da maioria que só quer saber de pão e circo.

Um abraço
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Caro Chacon, novamente você "disse tudo".

Um abraço, amigo.
Gilson.
passos2 disse…
Muito bem lembrado que quem faz o país é seu próprio povo.
Muitos ficam com essa história de colocar a culpa de todas as mazelas nos políticos com se fosse os deuses e demônios da humanidade. (claro que nas eleições eles se tornam os deuses) . Isso é ótimo para desviar o foco dos erros e sacanagens de boa parte da própria sociedade porque os políticos não representam nem 5% da corrupção desse país. A corrupção está no meio do povo deste Brasil, o "país do jeitinho" da sacanagem e da malandragem. A verdadeira transformação cristâ é cada um olhar para os seus erros e não colocar a culpa de todas as desgraças desse país em cima de apenas um pequeno grupo: Os Demônios Políticos.