Nunca desista dos seus sonhos...

Fico muito preocupado quando vejo nossos jovens sem nenhuma motivação para o futuro. Alguns deixam de estudar, e acham que conseguindo um trabalho que dê um bom retorno financeiro no momento já é o suficiente para viverem a vida "numa boa".
 
É muito comum ouvir alguns se justificando de que não desejam fazer um curso superior, ou se prepararem para alguma profissão mais "exigente" (direito, medicina, engenharia, licenciatura, teologia, por exemplo) porque "Jesus está perto de voltar", e seria um "desperdício" de tempo e energias o envolvimento em um curso superior.
 
Eu também caí nessa "conversa". Quando me tornei Adventista, há cerca de 16 anos, alguns irmãos me sugeriram para fazer o curso de Teologia, e me preparar melhor para servir à Igreja. A minha "desculpa" era a mesma que ouço hoje: 

"Jesus está voltando. Seria uma perda de tempo. É melhor eu ficar aqui mesmo (morava em Natal-RN, na época) e contribuir de outra forma para a pregação do Evangelho".
 
Passei 6 anos para aceitar o conselho e ir para o Seminário. Ou seja, se eu tivesse ido logo no início, certamente eu não teria "desperdiçado" tanto tempo.
 
Há alguns anos li uma reportagem sobre uma australiana que concluiu o seu curso de Medicina. Isto não seria nada de extraordinário, se não fosse o fato de esta aluna brilhante ter recebido seu diploma aos 94 anos de idade!
 
Veja a reportagem aqui.
Que exemplo!
 
Tantos jovens (e até adultos) que não se acham em condições de perseguir um sonho, e tentam justificar na escatologia a sua falta de garra e perseverança. "Como Jesus está perto de voltar, então eu não devo me envolver demais com as coisas desse mundo, pois o mais importante é a pregação do evangelho".
 
Sabe qual é o resultado disso?
Pessoas frustradas no futuro, por não terem alcançado os sonhos que acalentavam na adolescência ou juventude, e acabam por "culpar" a Deus por lhes ter impedido de crescerem profissional ou intelectualmente. Sabe o que é comum de se ouvir nestes casos?
 
- "Eu passei minha vida toda esperando Jesus voltar, e Ele ainda não voltou. Deixei de estudar, de arranjar um bom emprego, de me casar... para esperar pelo Advento... e ele não aconteceu".
 
Interessante quando observamos que o apóstolo Paulo também enfrentou esta situação na sua época, especialmente com os irmãos da igreja de Tessalônica.
 
Você lembra que uma das passagens mais bonitas e decoradas (todo bom Desbravador sabe ela de có!) sobre a volta de Jesus é aquela que Paulo escreveu para os tessalonicenses:


"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." (1Tess. 4:16-17)

Esta declaração de Paulo foi tão inspiradora (pois mostrava a provável iminência do retorno de Cristo), que muitos começaram a acreditar que em poucos anos, talvez meses, Jesus retornaria para buscar Seu povo.


Houve, como acontece hoje, aqueles que deixaram de se preocupar com as atividades cotidianas, por acreditarem que seria pura perda de tempo a dedicação às "coisas desse mundo", pois Jesus logo colocaria um fim a tudo.

Alguns, mais entusiasmados, deixaram até mesmo de trabalhar, passando a viver sem qualquer perspectiva de um futuro planejado.

Paulo, então, fica sabendo da má interpretação que os irmãos de Tessalônica estavam dando às suas declarações, e teve que escrever a 2ª carta para aquela igreja. Nesta, Paulo faz uma declaração muito apropriada e reflexiva:

"Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma" (2Tess. 3:10).

O que o apóstolo estava querendo mostrar é que não devemos abandonar nossos sonhos e o planejamento futuro da nossa vida, por causa de uma interpretação equivocada da escatologia. Jesus vai voltar, e isto é certo e seguro! 

Porém não devemos usar a desculpa de um pseudo-preparo para o retorno de Cristo, e abandonarmos completamente as perspectivas de uma vida futura produtiva e realizada.

Deus não espera que você deixe de estudar, ou pare os estudos quando ainda seria possível continuar. Não seja mais um a viver uma vida de frustração e remorso futuros, por não se dar a oportunidade de progredir.

E mesmo que você já se sinta "velho demais", vejo o exemplo daquela "jovem" idosa australiana, e inspire-se na vitória dela para também alcançar a sua própria. Hoje, até mesmo sem sair de casa você pode fazer uma Graduação, uma Pós-graduação, um preparativo para Concursos, etc. Usar o sábado como desculpa também não vale mais!

Busque realizar seu sonho, e honre ao Senhor com isso!

Comentários

Anônimo disse…
Gilson!!

muito bom seu artigo sobre não desistir dos sonhos, veio numa hora boa pra mim.

Grande abraço.
Anônimo disse…
Artigo abençoado demais!!! Veio em um momento ótimo para mim, por providência divina, Deus continue te abençoando!
Daniella disse…
Sou médica e meu esposo é analista de sistemas, fazendo teologia no IAENE. Sempre achamos que, com nossas profissões, poderíamos servir à igreja mais do que se estivéssemos sem elas. E ainda mais que somos casados, podemos unir tudo e trabalhar para Deus, apressando a volta de Cristo. Acho que é esse o pensamento que devemos ter. Estudar, preparar-se, para que assim possamos melhor servir ao Senhor. Tenho apenas 3 anos de formada, mas já me sinto ajudando na causa do Senhor. Gostei muito do post, que todos os jovens tenham o pensamento que Ellen White estimula: "Querida juventude, qual é o alvo e propósito de vossa vida? Tendes a ambição de educar-vos para poderdes ter nome e posição no mundo? Tendes pensamentos que não ousais exprimir, de poderdes um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poderdes assentar-vos em conselhos deliberativos e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações. Podeis, cada um de vós, estabelecer um alvo. Não vos deveis contentar com realizações mesquinhas. Aspirai à altura, e não vos poupeis trabalhos para alcançá-la." - Fundamentos da Educação Cristã, pág. 82.
Gilson Medeiros disse…
Prezada Dra. Daniella, obrigado pelo belo comentário/testemunho.

Fico feliz em ver experiências como a sua e de seu esposo. Parabéns!

Tenho certeza que esta "dupla dinâmica" fará grandes proezas na Obra do Senhor.

Um abraço.
Gilson.
Unknown disse…
Essa Daniella... Hehehehe! Figurinha, né?

Esse post foi excelente! Lembro que quando decidi ir pro IAENE, estava motivado a ir. Entrei pra Colportagem, não tive tanto sucesso lá como esperava, comecei a ficar meio desanimado, e acabei por começar a pensar "Jesus já está voltando mesmo"... Mas então lembrei que o chamado para o pastorado não é qualquer coisa e, em especial, o que eu sei que tenho. Então, tenho lutado para fazer o possível para ir ao IAENE. Adiei um pouco a ida por conta do Casamento que foi dia 14 do mês passado. E agora estou juntando o dinheiro para ir com, pelo menos, o primeiro ano inteiro pago.

E o esposo da Daniella mesmo me falou uma frase "Ocupai-vos até que eu volte". Essa frase ainda ecoa. hehe
diego disse…
gosto muito do seu blog e um presente de Deus!
Jhamyson disse…
MARANATA! Olha, muito bom e pertinente esse artigo. Digo isso por está
passando por uma situação semelhante à descrita no artigo, não a de
está formando com 94 anos de idade!!! Mas sim por está pensando muito
na brevidade da volta de Cristo… Saí da cidade onde morava e me mudei
para um estado vizinho para fazer cursinho para o vestbular para
Medicina… Às vezes fico pensando que tudo isso não tem valor, que os
propósitos do mundo não tem razão alguma. Deixei família, amigos,
namorada…fico com o coração pesado ao pensar que talvez isso trará
apenas resultados que terão um fim aqui neste mundo corrompido.
Confesso está muito confuso quanto a isso. Gostaria de obter
respostas; esse texto foi muito útil. Tenho certeza que tantos outros
jovens e adultos passam por situação semelhante. Estou orando muito a
Deus para que Ele me mostre o caminho a seguir…. Gostaria de saber se você pode, de alguma forma me aconselhar. Preciso muito falar com
alguém que tem base suficiente pra saber o que dizer. Desde já
agradeço e que as bênção de Deus recaiam sobre cada um de nós. Feliz
Sábado!
Anônimo disse…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iasd


Caro gilson, dá uma olhada neste site. Descobri a pouco. Queria conhecer a história da igreja.

O que achou?

João José.
Gilson Medeiros disse…
Caro João José, a Wikipedia é uma enciclopédia editada pelos próprios internautas. Por isso não devemos utilizá-la como "fonte 100% confiável" em matéria de estudos sobre as diversas denominações cristãs ou não, em virtude do forte preconceito que existe nesta área.

Com relação ao texto que vc informou, me pareceu bastante equilibrado. Como ponta-pé inicial é válido para você conhecer um pouco sobre a História da IASD.

Mas sugiro que você procure informar-se em fontes mais confiáveis, de preferência em livros ou periódicos da própria Igreja. Recentemente o ministério jovem promoveu um brilhante programa para que todos se aprofundassem mais no conhecimento da nossa História. O nome do programa é "conhecendo nossa História", e você pode conseguir uma cópia com o pastor do seu distrito.

Um abraço.
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Caro "FuBu", realmente muitos e muitos jovens atualmente vivem o mesmo dilema com relação ao seu futuro profissional.

Mas, na minha opinião, você deve prosseguir no seu curso de Medicina, e ser um missionário fiel e perseverante durante todo o tempo que ele durar. Deus também precisa de muitos "Josés" e "Daniéis" entre os pagãos, para mostrar que Seu povo é forte, inteligente e poderoso.

Continue firme, pois o Senhor pode usá-lo poderosamente como Médico.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Então, se diz que o site está correto, esta mulher é a fundadora, profetiza e doutrinadora da IASD? Pelo que entendi é isto mesmo; posso estar errado, mas acho que não. Se ela não é a fundadora, quem será? Se ela não existisse, existiria IASD?

Estudando a Bíblia, vejo que já existia igreja antes desta data, 1844 ou 1860. Agora fico na dúvida: se já existia, desde a era primitiva, por que fundar outra?

A Bíblia é a mesma e sempre será; o que muda são os idiomas e as versões; o resto é tudo igual.

João José.
Gilson Medeiros disse…
Prezado "João José", fazia tempo que vc não aparecia para criticar Ellen White...rsrs Uma coisa que gosto em você é a criatividade para inventar nomes. Você tem algum problema em se aceitar? Alguma crise de identidade? Olha, sugiro que procure um Psicólogo o quanto antes...rsrs

Quanto ao seu comentário, o mesmo e surrado bla-bla-bla de sempre.

Ellen White não é "a fundadora, protetiza e doutrinadora" da IASD. Aliás, não encontrei isso no texto que vc citou na Wikipédia. como eu já te disse em outras ocasiões, ela é "uma" das pessoas que fundaram a IASD.

Por que tiveram que fundar "outra" denominação? Boa pergunta...

Será que foi porque TODAS as denominações que existiam na época já estavam tão entrelaçadas com o paganismo da igreja romana que não houve outro meio, senão o de criar um movimento de "verdade pura", sem adulteração do vinho de Babilônia?

Acredito que sim...

Um abraço.
Seja lá qual for seu verdadeiro nome...rsrs
Pauliery disse…
Pr. gilson estou aqui novamente para constatar em qual de suas postagem ouve um aparente desequilibrio pois é importante ressaltar que a duvida do fubu é muito relevante e sua resposta a ele não é contundente pois ele fica sem saber se Deus o quer como medico ou se gostaria que ele deixasse tudo por conta da sua carreira profissional, sem contar que todos que tem hoje uma profissão de nivel superior ou estão concursados estão correndo um risco maior pois quando for imposto o domingo como dia de descanso todos terão de trabalhar no sabado e então estarão diante de um dilema dificio, porem os que tiverem outra forma de renda não terão esta pressão tão forte pois não seremos obrigados a trabalhar se não tivermos vinculo empregaticio, ha ai porem uma seve vantagem.
Um abraço novamente meu irmão em cristo.