O Significado da Santa Ceia

É muito comum ouvirmos dúvidas sobre a cerimônia da Santa-Ceia, até mesmo porque os Adventistas a praticam de uma maneira bem especial e peculiar.

A Santa-Ceia é uma das cerimônias mais belas do cristianismo, e é neste momento singular onde cada crente em Cristo reafirma nEle sua certeza da vitória.

Os Adventistas creem que o pão (sem fermento) e o vinho (suco puro da uva, não fermentado) se transformam em SÍMBOLOS do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Por ocasião da Santa-Ceia, nós temos o privilégio de participar dos "emblemas" sagrados que nos trazem à lembrança o sacrifício expiatório e plenamente eficaz que Jesus realizou na Cruz do Calvário em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos vis pecados.

Portanto, a Santa Ceia seria um "mini-batismo", no qual reconsagramos nossa vida a Deus, e recebemos dEle o poder para vivermos uma vida de santidade e harmonia com Sua Palavra. 

É interessante observar que a Santa-Ceia é um momento tão especial, que O próprio Jesus Se faz presente:


"É nessas ocasiões [de Santa-Ceia], indicadas por Ele mesmo, que Cristo Se encontra com Seu povo, e os revigora por Sua presença. Corações e mãos indignos podem mesmo dirigir a ordenança; todavia Cristo ali Se encontra para ministrar a Seus filhos. Todos quantos ali chegam com a fé baseada nEle, serão grandemente abençoados" (Desejado de Todas as Nações, pág. 656).

Veja que o texto inspirado traz importantes revelações:

1. A Santa-Ceia é um momento especial, no qual Jesus Se encontra com Seu povo. Não é aquele encontro "rotineiro" dos cultos, mas um encontro especial, diferente - mais glorioso.

2. Mesmo que aqueles que estiverem dirigindo a cerimônia (pastores ou anciãos) não estejam "santificados", e tenham algum pecado oculto acariciado, mesmo assim Deus abençoa a ocasião, pois Cristo está presente para ministrar PESSOALMENTE.

3. Todos os que vão à Santa-Ceia, e participam com o coração agradecido e esperançoso, recebem a bênção de Jesus em suas vidas. Todos!!!!

Percebo que alguns ainda têm muitas dúvidas com relação à Santa-Ceia, e quero aproveitar aqui para novamente esclarecer algumas delas.

1. Somente membros batizados podem participar da cerimônia?
 
Os ASD praticam a comunhão "aberta", ou seja, todos que entregaram a vida a Cristo podem participar (ver Manual da Igreja, pág. 83). Isso não quer dizer que sejam somente membros batizados da IASD que podem participar da cerimônia de comunhão. Veja o que diz Ellen White:

"Podem entrar pessoas que não são, no íntimo, servos da verdade e da santidade, mas que desejem tomar parte no serviço. Não devem ser proibidas. Acham-se ali testemunhas que estavam presentes quando Jesus lavou os pés dos discípulos e de Judas. Olhos mais que humanos contemplam a cena. Por Seu Santo Espírito, Cristo ali está para pôr o selo à Sua ordenança. Está ali para convencer e abrandar o coração. Nem um olhar, nem um pensamento de arrependimento escapa a Sua observação. Pelo coração contrito, quebrantado, espera Ele. Tudo está preparado para a recepção daquela alma. Aquele que lavou os pés de Judas, anseia lavar todo coração da mancha do pecado" (DTN, pág. 656).

Mesmo pessoas que não sejam Adventistas, mas que compreendem a importância da ocasião, e entendem e aceitam o significado da morte e ressurreição de Jesus, podem (e devem) participar.

As crianças menores participam observando o exemplo dos adultos, e só tomam parte ativa após serem batizadas (quando não serão mais "crianças", mas sim "juvenis").

2. Por que alguns Adventistas preferem não participar da Ceia, alegando estarem "indignos" ou "em pecado"?
 
Infelizmente, sempre aparecem irmãos e irmãs com afirmações deste tipo, nos momentos de Santa-Ceia. Quantas vezes eu já não ouvi alguém dizer: "Eu não vou participar, pois não estou digno"! Quero dizer-lhes que isto é o resultado de uma mente que ainda não entendeu a justificação pela fé, e muito menos o que significa a Ceia do Senhor para o cristão da Nova Aliança. Quero apresentar mais um texto do Espírito de Profecia:

"(...) Aquele que lavou os pés de Judas, anseia lavar todo coração da mancha do pecado. Ninguém deve se excluir da comunhão por estar presente, talvez, alguém que seja indigno. Todo discípulo é chamado a participar publicamente, e dar assim testemunho de que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal. (...) Todos quantos ali chegam com a fé baseada nEle, serão grandemente abençoados. Todos quantos negligenciam esses períodos de divino privilégio, sofrerão prejuízo" (DTN, pág. 656).

Percebe o que o texto está dizendo? Jesus lavou até os pés do próprio Judas, e depois entregou em suas traidoras mãos os emblemas do Seu corpo e do Seu sangue.

Ora, se Jesus, o onisciente Deus, não proibiu nem mesmo àquele que O haveria de trair, de participar da Santa-Ceia, por que eu ou você devemos achar que não somos dignos de participar?! É claro que somos! Não importam as circunstâncias pecaminosas do momento! 

Jesus está ali para nos dar Seu perdão e Seu poder transformador. Crês isto?!

3. Quem não participa da comunhão pode tomar parte na cerimônia?
 
Esta é uma pergunta interessante. Frequentemente vejo pessoas que participam da cerimônia da Ceia cantando, por exemplo, mas que não participam da comunhão, ou seja, não tomam parte no pão e no vinho. Considero isso uma falta de coerência, pois a pessoa não se acha digna (a não ser que o motivo seja outro) de participar do pão e do vinho, mas está apta a cantar durante a programação? Isso é incoerência teológica pura! Se não participou do pão e do vinho também não deveria cantar ou tomar parte de outra forma, ficando apenas na audiência da programação (o que é uma grande perda para sua vida espiritual, segundo o que já vimos nos textos supracitados).

Provavelmente, o problema está exatamente naquilo que falei anteriormente, pois alguns não entendem ainda o que significa ser "justificado pela fé em Cristo", e sua condição de pecador "salvo no Senhor".

4. Que "tipo" de suco de uva e de pão devem ser usados?
 
Em certa ocasião, no meu período de colportagem estudantil nos idos de 2002, me deparei com uma situação inusitada... Eu estava dando uma palestra em determinada igreja evangélica pentecostal na Zona Norte de Natal/RN, e após o encerramento do culto o presbítero começou a "puxar" conversa, e em dado momento ele afirmou que havia realizado recentemente uma Ceia em uma cidade do interior, e por falta de opção precisou usar pão francês e "Fanta Uva" como símbolos da cerimônia. Pasmem!!!

Fatos como estes descaracterizam totalmente o significado da Ceia, pois o pão não pode conter qualquer presença de fermento ou aditivos químicos, e o vinho também deve ser o mais puro suco de uva, sem qualquer adição de conservantes, água, açúcar, ou coisa parecida. Afinal, não são eles os "símbolos" do corpo e do sangue imaculado do Senhor Jesus Cristo?!

Portanto, nem o vinho nem o pão contêm elementos de fermentação porque, na tarde do primeiro dia da Páscoa dos hebreus, tudo o que era levedado ou fermentado tinha sido removido de suas habitações (Êx 12:15, 19; 13:7). Então, apenas suco de uva não fermentado e pão não levedado são apropriados para o uso na cerimônia da comunhão. Deve haver muito cuidado na provisão desses elementos.

5. O que acontece com o pão e o suco que sobram após a cerimônia?
 
A parte que não foi "consagrada", ou seja, que não recebeu a bênção proferida pelo ministrante da Ceia (Pastor ou Ancião) pode ser aproveitada sem problemas (o vinho que ficou na garrafa, por exemplo).

Mas o pão e o vinho que sobraram na Mesa (foram consagrados), após a distribuição aos participantes, devem ser eliminados (enterra-se o pão e derrama-se o vinho na terra), pois não podem servir de "lanche" ou "comida".

Era exatamente esta a acusação que Paulo fazia contra os Coríntios, onde alguns estavam indo para as Ceias apenas para se alimentarem de suco de uva e pão - era a bebedice e glutonaria que ele tanto condenou (cf. 1Cor. 11:21-22).

6. Por que cada participante deve pegar sua própria porção de pão e vinho?

Devido ao tamanho das igrejas, principalmente as sedes de distritos, é comum vermos pessoas tentando "ajudar" outras e pegando o pão ou o vinho para elas. Exemplo: você está sentado em um banco e pega o pão e o vinho para a pessoa do seu lado, para "facilitar" o andamento da programação.

Isso é ERRADO!

Tudo na santa-ceia é simbólico... os mínimos detalhes foram pensados pelo Senhor para que esta cerimônia produzisse importante reflexão sobre seus participantes.

Uma vez que a salvação é individual, cada pessoa deve tomar sua própria atitude para receber a graça do Senhor em sua vida. Por isso, cada participante deve, individualmente, pegar sua porção do pão e do vinho na santa-ceia.

É uma forma de expressar sua certeza na graça e na misericórdia do Senhor, e a fé de que o acesso a Ele é sem intermediários, você vai DIRETAMENTE à fonte da Graça.


::::::::::::::::::::::::::::::::

Caros amigos, não deixem que o sentimento de derrota pelo pecado tire de vocês a alegria de participarem de uma Santa-Ceia. Tenho plena certeza que não há um motivo sequer que possa impedir de um pecador arrependido, e desejoso de receber o toque divino, tomar parte da comunhão.

Se você estiver se sentindo indigno de participar, então você deve ser o primeiro a participar, pois é lá que Jesus vai restaurar sua vida, e te conceder o almejado perdão.


"Mas o momento da comunhão não deve ser um período de tristeza. Não é esse o seu desígnio. Ao reunirem-se os discípulos do Senhor em torno de Sua mesa, não devem lembrar e lamentar suas deficiências. Não se devem demorar em sua passada vida religiosa, seja ela de molde a elevar ou a deprimir. Não tragam à memória as diferenças existentes entre si e seus irmãos. A cerimônia preparatória [o lava-pés] abrangeu tudo isso. O exame próprio, a confissão do pecado, a reconciliação dos desentendimentos, tudo já foi feito. Agora, chegam para se encontrar com Cristo. Não devem permanecer à sombra da cruz, mas à sua luz salvadora. Abram a alma aos brilhantes raios do Sol da Justiça. Corações limpos pelo preciosíssimo sangue de Cristo, na plena consciência de Sua presença, se bem que invisível, devem-Lhe ouvir as palavras: 'Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá' - João 14:27" (DTN, pág. 659).

Louvado seja o nosso maravilhoso Deus, que na Ceia nos dá uma 2ª chance de vitória!

Veja também:
- Você se sente uma pessoa perdoada?
- Já cometi o pecado imperdoável?
- Levante a cabeça!




Comentários

Anônimo disse…
Porque os adventistas fazem lava pés?

As outras igrejas não fazem isso, somente a IASD e a Católica. O que o senhor diz disto?

Maíra Costa. Manaus.
Gilson Medeiros disse…
Prezada Maíra (??)

Tem muitas coisas que a Bíblia esclarece, mas que algumas igrejas deixaram de fazer ou ensinar.

Os Adventistas seguem, tão-somente, o exemplo de Jesus. Leia João 13 e você verá isso. Acho que você deveria, mesmo, era perguntar a estas outras igrejas POR QUE ELAS DESOBEDECEM ÀS ESCRITURAS?

A propósito, o lava-pés realizado pela Igreja Adventista não é o mesmo feito pela Igreja Católica. Nós seguimos APENAS o modelo de Jesus.

Sugiro que você vá a alguma Igreja Adventista de sua cidade, e veja que bela cerimônia, igualzinha àquela que Jesus fez com Seus discípulos.
vera lucia disse…
Na bíblia não fala de suco de uva, mas de vinho!!
Porque substituimos o vinho pelo suco de uva? a substituição é biblica??
Gilson Medeiros disse…
Olá, Vera Lúcia.

Quando a Bíblia fala do "vinho" utilizado na Ceia, ela se refere ao puro suco de uva não-fermentado, pois o fermento era um símbolo de maldade e pecado.

Um estudo das palavras utilizadas na língua original mostra isso claramente.
Edson Zaneripe disse…
Me desculpe, meus irmãos, mas independente da igreja que o faz, fazendo com suco de uva, não é santa ceia. A SANTA CEIA, É com VINHO. Podem arrumar as justificativas que quiserem, mas a mesma palavra na bíblia que fala do vinho que embriaga, é a mesma palavra, o mesmo vinho que Jesus usou na santa ceia, com os discípulos.
Há muito tempo muitos evangélicos não praticam mais da ceia, por essa heresia ter sido implantada na igreja, prá justificar o pretexto de uqe não se pode beber, o que é uma outa grande mentira. Não se pode é embriagar-se.
Paz a todos.
Anônimo disse…
Mario Medeiros
Todos deveria ler os textos da ceia completo para poder entender que não ha nenhum ritual,e o unico e verdadeiro significado é a "comunhão entre o irmão de fé".Ceia é pra encher a barriga de alimento mas todos junto em paz.Duvidaram?Então leiam 1 Coríntios 11:33,34 Paulo ainda faz uma brincadeira com os apressado.Tirem esse dogma imposto pela igreija catolica!!
mariom_2010@hotmail.com
Querido, tenho que concordar com o comentário do irmão que disse que a Ceia do Senhor era comemorada com vinho mesmo. Se não fosse o caso a Paulo não teria advertido a igreja de corintos quanto as pessoas que iam participar da ceia e acabavam se embriagando. Veja Corintios 11: 17/22. Temos que supor que era o vinho da seia tomado de forma correta que estava a causar isso.

No mais Deus lhe abençõe em Nome do Senhor Jesus
Gilson Medeiros disse…
Caros amigos, como eu disse no início da postagem, este tema é motivo de muitas dúvidas, exatamente porque as várias denominações perderam seu significado.

Fazer Santa-Ceia com vinha fermentado (alcoólico) é descaracterizar a cerimônia, pelo simples fato de que o fermento é símbolo de pecado, e se o "vinho" e o "pão" simbolizam a Cristo então seria uma BLASFÊMIA utilizar de fermento neste simbolismo.

Como sempre, mesmo criticados e ridicularizados, os Adventistas preferem ficar com a Bíblia, e com ela só, e não ir "na onda" da modernidade religiosa destes últimos dias. É por isso que tenho tanto orgulho em ser ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA... oh povo equilibrado!!!

Se alguém quer um pretexto para comprar e beber um garrafão de vinho ("sangue de boi"...rsrs), que compre... mas não se utilize da Bíblia para apoiar tal prática nenhum pouco saudável.

Um abraço.
Gilson.
Luiz Antonio disse…
Ola a todos que tenham alguma crença, tenho que "texto sem contexto é pretesto para heresia" então com BASE NO QUE LEIO a bíblia e a mesma relata que o vinho da época da igreja primitiva era conservado em pele de animais tendo assim o processo que todos nós conhecemos como de FERMENTAÇÃO tanto que é usado em algumas passagens bíblicas tais como Lucas 5:37, Marcos2:22, Mateus 9:17
Eis que dentro de mim sou como o mosto, sem respiradouro, prestes a arrebentar, como odres novos. Jó 32:19 esse é o processo de qualquer fermentação, não estou usando a bíblia para me justificar, eu particularmente não bebo e nem uso texto bíblico para fazer isso e também não estou dizendo que a SANTA CEIA deva ser ministrada com o vinho ou com o suco de uva, mas que na época da igreja primitiva na passagem de1 Coríntios 11: 21;22 Paulo fala a respeito dos que estavam na fé os cristãos que estavam tomando a SANTA CEIA de forma errada pois se fartavam em comida e se embriagavam e não davam o que era de direito a Jesus.
A bíblia é também um excelente livro de história ao qual pode ser usado também dessa maneira para aprendermos mais não só de Deus mais também da história de SEU povo.
Que Deus abençoe a todos e dê entendimento e discernimento através do Espirito Santo.
TENHAM EQUILÍBRIO...
Luiz Antonio
Sergio Dias disse…
o Sr. Gilson Medeiros em uma de suas repostas afirma: "...os Adventistas preferem ficar com a Bíblia, e com ela só,...". Na teoria isto pode até parecer verdade mas na prática não, pois suas crenças tem sempre que ter a confirmação dos escritos "inspirados" da Sra. White, como no final do texto que tem a citação DTN, pág. 659.

Sérgio Dias
Belém-Pa
Gilson Medeiros disse…
Prezado Sérgio Dias, os Adventistas creem unicamente na Bíblia como regra de fé é prática cristã.

Quanto aos escritos de Ellen White, mesmo não estando "em pé de igualdade" com a Bíblia, são também inspirados pelo Espírito Santo, COM TODA CERTEZA.

Se deseja saber o que os Adventistas creem, DE FATO, sobre o espírito/dom de profecia, sugiro que leia as postagens aqui o blog que tratam deste assunto.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Pastor muito obrigado pelos esclarecimentos. Que Deus continue lhe usando e lhe dando sabedoria para auxiliar os sinceros de coração.
Eleazar Domini disse…
É interessante notar que de fato as palavras para vinho fermentado e não fermentado são diferentes na bíblia. Entretanto, mesmo o suco de uva puro em uma quantidade exacerbada pode levar a embriaguez como foi o caso de Noé. Seria uma incoerência muito grande que o Pão utilizado na páscoa (momento em que Cristo celebrou a Ceia) era sem fermento, e o vinho fermentado. Não há logicidade nenhuma nisto. O próprio Jesus diz: "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste FRUTO DA VIDE, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai." (Mateus 26 : 29) Aqui Jesus deixa claro que era o suco da uva puro a não ser que alguém ache que vai ter bebida alcoólica no Céu. Será que no céu teremos bebidas alcoolizadas??? Penso que não. Portanto, o fruto da vide que Jesus fez uso era de fato o suco puro.
Gilson Medeiros disse…
Excelente comentário, Eleazar.
Obrigado.
Edmar disse…
por gentileza,na citaçao de (DTN, pág. 656) diz que ,quem nao participar da Ceia sofrerá prejuizo, que tipo de prejuizo seria? Obrigado.
Gilson Medeiros disse…
Caro Edmar, os prejuízos certamente serão decorrentes do fato de não obter a graça salvadora e transformadora que Jesus quer derramar sobre Sua Igreja durante a comunhão.
Aqueles que não participam, por estarem com algo "impuro" em sua vida, sofrerão o prejuízo tremendo de não receberem o dom do Espírito para vencerem a impureza na vida.

Quem deseja, de fato, estar limpo e purificado pelo sangue do Cordeiro, deve participar da Santa Ceia com o coração cheio de arrependimento e contrição.

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Olá, me tiram uma dúvida qual é o emblema da ceia do Senhor?
o corpo e o sangue, ou o pão e o vinho? estarei aguardando!
Gilson Medeiros disse…
Prezado Caique,

Se por "emblema" você quer dizer "símbolo", então o pão é símbolo (emblema) do corpo, e o vinho é símbolo (emblema) do sangue de Cristo.

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Pastor, tire uma dúvida quantas vezes devo participa da santa ceia? Msm sendo batizado e ativo na igreja? Por favor resposta base bíblica ou referências por sr Ellen White !
Gilson Medeiros disse…
Caro anônimo, até onde eu saiba, não existe uma regra para a "quantidade" de vezes em que devemos participar da Santa-Ceia.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Gostaria de saber eu frequentou a igreja porém não sou batizada ainda eu posso tomar a santa ceia??
Gilson Medeiros disse…
Olá, Patricia.

Desde que você entenda o significado da cerimônia, você pode participar.. ou melhor, deve participar.

Um abraço
Gilson.
Severino mendes disse…
gostei das explicações,quero ser definitivamente um adventista,me apaixonei com a biblia atraves da igreja adventista!

Gilson Medeiros disse…
Olá, Severino.

Fico feliz por sua decisão! Foi a mais acertada da sua vida, pode ter certeza.

Sugiro que procure uma igreja Adventista próxima de sua casa, e comece a frequentar os cultos e fazer um estudo bíblico... em breve você estará fazendo parte desta maravilhosa família.

Se preferir, neste link abaixo você pode conseguir mais informações sobre como se tornar um Adventista:

http://www.novotempo.com/estaescrito

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Oi pastor me chamo Charles e sou ASD.
Gostaria de saber com qual frequencia deve ser feita a santa ceia na IAS???
Ja que em minha igreja tem mais de 2 anos que foi feit
Gilson Medeiros disse…
Prezado Charles, segundo o Manual da Igreja, habitualmente se realiza uma Santa Ceia por trimestre.

Sugiro que entre em contato com o pastor do seu distrito, para verificar com ele os detalhes para realização de uma belíssima cerimônia em sua igreja local, depois de tanto tempo.

Um abraço
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Gostei do texto. A Ceia do Senhor é uma das práticas mais importantes do cristão, é um memorial que recorda o sacrifício de Jesus na cruz, um simbolismo da carne e do sangue do Senhor. Infelizmente, muitos deixam de participar por se acharem indignos e acharem que se punindo sem a Ceia estarão agindo corretamente. Creio que é só pedirmos perdão de coração arrependido de nossos pecados e então participarmos com alegria. Isso de ficar evitando a Ceia do Senhor é coisa que o Inimigo lança na mente para semear dúvidas e incredulidade. Deus o abençoe.
Unknown disse…
Graça e paz, gostaria de saber porque algumas igrejas servem a uva para quem ainda não é batizado e tambem para as crianças como um ato profético isso é bíblico ou heresia?
Gilson Medeiros disse…
Cara Elza, no caso da Igreja Adventista, as pessoas participam da Ceia quando entendem seu significado, mesmo que ainda não sejam batizadas.

Não posso afirmar como se dá em outras denominações.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
OLá pastor, queria saber se homem e mulher que não são casados (mas são namorados) podem fazer o vala pés juntos ? se não, me explique o por que ?
Anônimo disse…
Crianças têm entendimento para tomar parte dessa celebração da Ceia? É uma dúvida sem qualquer intenção de crítica, deixo já aqui para evitar polêmica desnecessária.
Gilson Medeiros disse…
Caro unknown

Casais de namorados não devem lavar os pés um do outro, para se evitar a aparência do mal.

Um abraço
Gilson
Gilson Medeiros disse…
Caro anônimo

Certamente que bem toda criança tem maturidade para participar da Ceia. Cabe ais pais esta análise... mas se já for um juvenil batizado, ninguém deve o impedir de participar.

Um abraço
Gilson
Anônimo disse…
Qual é o dia correto de se celebrar a Santa ceia?
Gilson Medeiros disse…
Olá.

Não há um "dia correto" para a cerimônia.
Tradicionalmente, por uma questão de beleza do culto e maior participação dos adoradores, há uma tendência de que a cerimônia seja em um sábado... mas nada impede que ela seja no domingo, na sexta, ou em qualquer outro dia que a igreja local e o pastor distrital definirem como mais adequado.

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Este é um tema que traz muitas dúvidas. Muito bom responder as dúvidas mais frequentes.
Unknown disse…
olha eu sou evangélico eu concordo com a maioria das partes mais não todas umas delas que eu fiquei bastante intrigado foi a parte do pão sem fermento e do suco puro da uva olha eu não acho isso necessário por que Deus abençoa da mesma forma e também por que se isso fosse errado Deus tinha revelado,mais vc diz mais ta escrito na bíblia isso tudo bem não digo que não está escrito por que está mais é no velho testamento e agora estamos vivendo algo novo jesus fez tudo novo na minha igreja a santa ceia é fatias de Pão de pão-forma e suco de uva integral e deus nunca falou pra gente tem quer assim e assim pelo contrário a presença almenta cada vez mais,e outra coisa se a pessoa não se sente bem em tomar a santa ceia por se achar indgina é melhor deixa ela por que santa ceia agente tem que tomar com o coração puro com corpo puro e com a mente em Deus é melhor ela não tomar a santa ceia do que pegar retalhação não é!!!
Gilson Medeiros disse…
Caro anônimo... respeito sua opinião... mas é só a SUA opinião... você não citou nenhum verso bíblico para apoiá-lo.

Aprendi a sempre ficar do lado da Bíblia... revelação que não se harmoniza com as Escrituras, NÃO vem de Deus (Mateus 7:21-23).

um abraço
Gilson
Anônimo disse…
Reforçando com a Palavra o comentário do amigo:

"...se a pessoa não se sente bem em tomarr a santa ceia por se achar indgna é melhor deixar ela por que santa ceia a gente tem que tomar com o coração puro com corpo puro..."

Concordo e a Bíblia afirma:

27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
João Batista disse…
Boa noite a todos, fui criado no evangelho e batizado nas águas, casei com uma jovem adventista, tenho ido a estudos com ela, estudos excelentes , aprendi muito com os estudos adventistas, porém num desses estudos nos chocamos com o fato do ancião que aplica os estudos dizer que a *santa ceia* é liberada a todos, acho que é algo que deve ser revisto pelos amados irmãos, como uma cerimônia como essa é feita dessa forma?! Gente onde na bíblia diz que Jesus distribuiu a santa ceia para multidão na beira da Praia, no monte, nos caminhos por onde ele andava ? Muito pelo contrário ele mandou procurar um homem e reservar um lugar onde eles pudessem ceiar! Todos que ceiaram com ele sabiam o que estavam fazendo, mesmo judas que o trairia era tesoureiro do grupo, e quanto a estimular a todos a participarem a própria bíblia exorta ao homem a se examinar, é tão sério que alerta até a condenação caso aconteça de qualquer maneira, se não importasse o grau de pecado da pessoa porquê então a bíblia faria tantas exortações??? Se fosse para ser liberada a todos puros e impuros conhecedores ou não, praticantes ou não,o próprio Jesus não teria aproveitado a época da Páscoa e não teria feito de forma liberal ??? Acho que não é pra ser vista como algo a se ter cuidado só com o preparo e manejo dos alimentos.
João Batista disse…
Boa noite a todos, fui criado no evangelho e batizado nas águas, casei com uma jovem adventista, tenho ido a estudos com ela, estudos excelentes , aprendi muito com os estudos adventistas, porém num desses estudos nos chocamos com o fato do ancião que aplica os estudos dizer que a *santa ceia* é liberada a todos, acho que é algo que deve ser revisto pelos amados irmãos, como uma cerimônia como essa é feita dessa forma?! Gente onde na bíblia diz que Jesus distribuiu a santa ceia para multidão na beira da Praia, no monte, nos caminhos por onde ele andava ? Muito pelo contrário ele mandou procurar um homem e reservar um lugar onde eles pudessem ceiar! Todos que ceiaram com ele sabiam o que estavam fazendo, mesmo judas que o trairia era tesoureiro do grupo, e quanto a estimular a todos a participarem a própria bíblia exorta ao homem a se examinar, é tão sério que alerta até a condenação caso aconteça de qualquer maneira, se não importasse o grau de pecado da pessoa porquê então a bíblia faria tantas exortações??? Se fosse para ser liberada a todos puros e impuros conhecedores ou não, praticantes ou não,o próprio Jesus não teria aproveitado a época da Páscoa e não teria feito de forma liberal ??? Acho que não é pra ser vista como algo a se ter cuidado só com o preparo e manejo dos alimentos.
Gilson Medeiros disse…
Caro irmão João, o sr mesmo dá a resposta ao seu questionamento quando diz que Judas não foi impedido por Jesus de participar da ceia, e quando cita a passagem para que cada um "se" examine.

Não cabe a quem está ministrando a ceia dizer quem deve ou não participar. Além do que, sempre que há essa cerimônia na igreja é esclarecido a todos os presentes o seu significado e cada um que entenda e deseje participar não será impedido.

É entre a pessoa e Deus.

Um abraço
Gilson.
Lucas Guerreiro disse…
Baseando-se na suposição de que nos tempos bíblicos as pessoas não teriam sido capazes de preservar o
suco de uva da fermentação durante considerável período de tempo, no clima quente da Palestina – ou seja, desde a
colheita das uvas no outono até a Páscoa na primavera – muitos consideram como certo que os judeus celebravam a
Páscoa com vinho fermentado. A suposição não é válida. Em todo o mundo antigo os sucos eram preservados em
estado não-fermentativo através de vários métodos, durante consideráveis períodos. Um dos métodos consistia em
concentrar o suco através de fervura, transformando-o numa espécie de xarope. Armazenado em lugar frio, esse
concentrado não fermentava. Simplesmente diluindo-o em água quando isso fosse desejado, obtinha-se “vinho
doce” não alcoólico. Veja William Patton, Bible Wines – Laws of Fermentation (Oklahoma City, OK: Sane Press,
sem data), págs. 24-41; veja também C. A. Christoforides, “More on Unfermented Wine”, Ministry, abril de 1955,
pág. 34; Lael O. Caesar, “The Meaning of Yayin in the Old Testament” (Dissertação de Mestrado não publicada,
Andrews University, 1986), págs. 74-77.