Será que a Bíblia mostra alguma base para a realização de um “rebatismo”? Ou seria esta uma mera “invenção” herética dos Adventistas do 7º Dia (como os críticos gostam de apregoar)?
Vejamos...
Primeiramente, leia Atos 19:1-7
Nesta passagem está a principal base que os Adventistas encontram para a comprovação de que o rebatismo era praticado pelos apóstolos. Aqui vemos que Paulo chegou a uma determinada cidade, Éfeso, onde encontrou um grupo de cristãos. Ao dirigir-se a eles, o apóstolo descobre que eles ainda não haviam recebido o Espírito Santo, ou não compreendiam do que se tratava este tema.
Paulo achou estranho, e indagou se eles já haviam sido batizados (v. 3). E sua resposta afirma que sim, pois eles haviam sido batizados pelo próprio João Batista. Portanto, fica claro no texto bíblico que estes 12 homens já eram batizados nas águas.
Paulo lhes explica rapidamente a grandeza da obra que Jesus operara, mostrando que João Batista apenas preparou o caminho para a chegada do Messias, e que o batismo que o profeta do deserto realizava não estava completo para a nova experiência cristã (v. 4).
O verso 5 deixa bem claro que Paulo batizou NOVAMENTE aqueles homens, mesmo sabendo que eles já haviam sido batizados por João.
E por que ele fez isso?
Porque aqueles discípulos, apesar de sinceros, não haviam sido batizados com a compreensão total da obra de salvação e de transformação, tanto de Cristo quanto do Espírito Santo. Por isso, Paulo precisou batizá-los outra vez nas águas, pois agora eles já conheciam a verdade “completa”.
É inegável que esta passagem bíblica trate de um rebatismo, e realizado pelo próprio apóstolo Paulo, o que dá um peso bem maior, uma vez que este apóstolo sabia perfeitamente bem que o batismo autêntico é aquele que transforma a pessoa em uma nova criatura, fazendo-a “morrer” para a vida de pecados, e “ressuscitar” para uma nova vida ao lado de Cristo (veja Rom. 6:1-5).
Mas, e a questão de "um só batismo"?
Alguns encontram em Efésios 4:5 uma maneira de questionar a autenticidade do rebatismo, uma vez que Paulo diz ali que há “um batismo” apenas. Mas o contexto da passagem deixa claro que o apóstolo tratava de “um” não no sentido de quantidade, mas sim de autoridade e qualidade. Além do mais, foi ele mesmo que praticou o rebatismo na própria cidade dos efésios, cerca de 8 anos antes (cf. Atos 19:1-7). Ele não poderia se contradizer diante do público que sabia que ele próprio já rebatizara os discípulos de João, o que mostra que Paulo não falava em “quantidade” de batismos (em Efés. 4:5), mas na “autoridade” que o batismo e a fé em Jesus têm sobre a vida do crente.
O Manual da Igreja Adventista do 7º Dia
Uma pessoa que foi batizada por imersão em uma outra denominação cristã, e que toma contato com a mensagem Adventista, aceitando-a e compreendo que a verdade do Senhor lhe foi revelada com mais intensidade, NÃO É OBRIGADA a rebatizar-se para ser aceita como membro da Igreja Adventista do 7º Dia. Veja o que diz o Manual da Igreja (2015), pág. 51:
“Se um novo crente aceitou novas verdades importantes, Ellen G. White apoia o rebatismo à medida que o Espírito induz o novo crente a pedi-lo. Isso se enquadra no padrão de Atos 19. Uma pessoa que experimentou previamente o batismo por imersão avaliará sua nova experiência religiosa e decidirá se deseja o rebatismo. Não se deve insistir nesse ponto”.
No livro Evangelismo, pág. 373, temos o seguinte conselho inspirado sobre este assunto:
“[O rebatismo] é um assunto em que cada indivíduo precisa conscienciosamente tomar sua atitude no temor de Deus. Deve ser cuidadosamente apresentado no espírito de benignidade e de amor. Portanto, o dever de insistir não pertence a ninguém senão a Deus; dai-Lhe oportunidade de operar por meio de Seu Espírito Santo na mente, de modo que o indivíduo seja perfeitamente convencido e satisfeito no que respeita a esse passo avançado”.
Veja que não há uma OBRIGAÇÃO de que alguém seja rebatizado, caso já tenha sido batizado por imersão em uma igreja cristã antes, para poder ser aceito como membro da IASD. Caso o novo converso ache que não necessita dessa nova experiência, poderá fazer apenas uma “profissão de fé” diante da Igreja reunida.
Porém, como amigo, eu aconselho a todos nesta situação a considerarem o rebatismo com carinho, pois ele marca a transição entre uma verdade “incompleta” (sem lei, sem sábado, sem sono da morte, sem cuidado com alimentação, sem conhecimento sobre o Santuário celestial, sem estudos das profecias de Daniel e Apocalipse, crendo em um falso dom de línguas, etc.) para uma verdade “completa”, com a compreensão de todos estes importante temas.
Vale a pena!
Veja também:
- Artigo do Dr. Timm sobre rebatismo
- Artigo da Revista Kerygma sobre rebatismo
Veja também:
- Artigo do Dr. Timm sobre rebatismo
- Artigo da Revista Kerygma sobre rebatismo
Comentários
Ivan. sp - zona leste.
Cada comissao tem sua autoridade em aceitar ou nao o batismo, mas o q a igreja diz?
grato.
Att
E porque tivemos uma abordagem sobre o assunto ficou uma questão no ar.
Porquê os membros rebatizados não admitidos para cargos ou posições tais como Diaconato, ancianato, nem muito menos Pastorado?!
Agradecia que me ajudassem a entender estas questões
Obrigado! Hilário Jaime
Apenas quando o motivo do desligamento dos membros ocupantes dos referidos cargos (pastores, anciãos e diáconos) se deu por causa de quebra do 7º mandamento é que a Igreja Adventista entende que tais pessoas não poderão mais ocupar estes cargos, após o rebatismo, pois são cargos que exigem ordenação, ou seja, imposição de mãos.
É assim que entende a IASD.
Segundo as orientações recebidas por Ellen White, tais pessoas necessitam ser rebatizadas para firmarem novo pacto com o Senhor.
Um abraço.
A Igreja Adventista não se baseia em "invenciones", mas apenas no Texto Sagrado.
Paulo os rebatizou porque eles desconheciam totalmente a existência da Terceira Pessoa da Trindade, portanto, foram batizados em uma fé "incompleta". É este princípio que os Adventistas seguem.
Porém, apenas para reforçar, ninguém que tenha sido batizados nas águas em uma outra denominação é OBRIGADO a se rebatizar para se tornar membro da Igreja Adventista, como o próprio Manual da Igreja diz.
Apenas no caso de Adventistas que se apostataram da fé, e foram removidos da Igreja, é que esta prática é necessária para o retorno à condição de membro, conforme orientações diretas de Deus, através do Espírito de Profecia.
Um abraço.
Fico muito feliz, em mais uma vez estar lhe postando essa mensagem. Peço a Deus que continue lhe abençoando , pois sua dedicação neste ministério e de extrema admiração. Pastor, tirei minha dúvida a respeito do rebatismo, mas e a profissão de fé, existe respaudo bíblico, para esse tipo de procedimento, que é realizado na igreja adventista?
A profissão de fé é uma demonstração pública de que o novo converso crê no que a Palavra do Senhor ensina, ou seja, antes de ser batizado, é necessário dar testemunho do "porquê" estamos tomando tal decisão (cf. Atos 8:36-38).
Neste mundo tão infestado de falsas doutrinas sobre Jesus (cf. Mat. 7:21-23), é importante que a pessoa diga para as testemunhas presentes ao seu batismo que ela aceita as verdadeiras doutrinas bíblicas, as quais são uma expressão de sua fé no Senhor (cf. 1Tim. 4:6).
Q Deus seja Louvado através de sua vida.
O que eu posso dizer,é parabenizá-lo!
Continue sempre assim.
Abraços
É como um casal que se divorcia mas depois de algum tempo resolvem se casar novamente. Basta voltar a morar juntos? Não! É necessário todo o processo de casamento novamente.
Não deixe a chama do Espírito Santo se apagar do seu coração... volte logo!
Um abraço.
Sou ancião na IASD do Méier e sempre procuro adaptar este termo REBATISMO, pois aqueles que foram batizados não o tinham sido no nome de Jesus, além disso, não há muitos textos bíblicos que realmente autorizem este termo.
Eu creio que não existe Rebatismo, mas só existe Batismo. O que apelidamos de Rebatismo é o Batismo daqueles que, uma vez abandonaram a causa de Deus ou vieram de outras igrejas, precisam aceitar novamente Jesus publicamente. Ao pecarem e abandonarem a Igreja eles quebraram o pacto com Deus, por isso precisam fazer novo pacto. Não é um Rebatismo, mas um verdadeiro Batismo, independentemente de terem sido batizados anteriormente.
Douglas Borges
advogado_borges@yahoo.com.br
Obrigado pela comentário.
Respeito seu ponto de vista, mas discordo totalmente por um ponto bem simples:
Em NENHUM texto do Novo Testamento Paulo aparece batizando alguém "no Espírito" simplesmente (sem que isso ocorra ligado ao batismo nas águas), como você crê. Ele sempre trata do batismo como a cerimônia que ocorre "nas águas", como símbolo do "sepultamento espiritual" (cf. Rom. 6).
Portanto, acho que é querer forçar muito o texto, para defender ali em Atos 19 uma manifestação de "batismo no Espírito", sem levar em conta que os discípulos de João foram, SIM, rebatizados por Paulo nas águas.
Um abraço.
Gilson.
PS.: Os Adventistas do 7º Dia crêem em TODOS os dons espirituais relatados na Bíblia. O que não cremos é que as manifestações confusas, barulhentas e teatrais que vemos em muitas comunidades pentecostais sejam relacionadas com os dons da Bíblia. Existem muitos casos de Adventistas que falaram em "outras línguas", quando isso foi necessário para a pregação do Evangelho em culturas diferentes da do missionário. Se você um dia for a uma Igreja Adventista no sábado de manhã, ouvirá um momento muito bonito chamado de "carta missionária", durante a Escola Sabatina. Coisas maravilhosas ocorrem entre os Adventistas de todo o mundo. Pena que as revistas e pregadores de outras denominações tenham tanto preconceito contra a IASD que não digam isso aos seus "fieis"!!!
Eclesiástes 7:29 Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.astúcia
s. f.
1. Manha ardilosa e subtil.
2. Estratagema.
Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Eclesiástes 7:29 Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo. Complicar - Conjugar
(latim complico, -are, enrolar)
v. tr.
1. Tornar complexo ou confuso.
2. Embaraçar, enredar.
3. Tornar mais difícil.
4. Intrincar.
v. intr.
5. Ser incompatível.
Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada
Eclesiástes 7:29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.artifício
(latim artificium, -ii, arte, profissão, conhecimento técnico, habilidade)
s. m.
1. Meio artificial através do qual se produz algo.
2. Habilidade, mestria técnica. = arte, indústria
3. Meio ou processo engenhoso de resolver ou obter algo. = ardil, artimanha, esquema, expediente, subterfúgio, truque
4. Capacidade de enganar. = astúcia, fingimento, manha
5. Aquilo que artificial, fingido.
6. Dispositivo usado para rebentar carga explosiva.
Versão: Português: João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel
Eclesiástes 7:29 Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem recto, porém eles buscaram muitas astúcias.
Versão: Português: Nova Versão Internacional
Eclesiástes 7:29 Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas. intriga
s. f.
1. Manejo que se trama com astúcia e cautela; maquinação; insídia, traição, cilada; mexerico. Todas as definições dadas são do Priberam. Sirleide da Rocha
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas." Prov 2:1-9. Meu nome é Sirleide e meu e-mail: sirleidedarocha@hotmail.com
Obrigado pelo comentário. Parece que vc se preocupou muito em dar definições do dicionário, e acabou se perdendo no raciocínio.
Se vc obervou no texto, a IASD não obriga ninguém a se rebatizar, quando o batismo anterior foi feito dentro dos princípios evangélicos.
Porém, a experiência tem mostrado que é melhor se rebatizar, para evitar problemas de "consciência" no futuro, ou seja, não ficarem se preocupando com os "serás" da vida.
A IASD tem uma teologia muito sólida, mesmo que em alguns pontos ela seja diferente de outras denominações.
Um abraço.
Gilson.
Agradeço se nos responder, obrigado, e que o Senhor Deus continue lhe abençoando.
Obrigado pelo comentário.
No caso que a irmã apresenta, não há obrigatoriedade no rebatismo, uma vez que vocês foram batizados na fé evangélica.
Será necessário, entretanto, a PROFISSÃO DE FÉ, que é um momento no qual o candidato a membro expressa publicamente sua fé nos ensinos da Igreja Adventista do 7º Dia.
Converse com a liderança da igreja que a sra. está frequentando, e permaneça firme neste desejo de fazer parte do povo que se prepara para receber o nosso Senhor e Salvador Jesus (cf. Apoc. 14:12).
Um abraço.
Gilson.
A manifestação do dom de línguas é obra do Espírito Santo, que Ele realiza quando é necessário à pregação do Evangelho.
Sugiro que você leia os posts que já coloquei sobre o tema "dom de línguas".
Um abraço.
Gilson.
"Segundo as orientações recebidas por Ellen White, tais pessoas necessitam ser rebatizadas para firmarem novo pacto com o Senhor".
As orientações dela tem mais peso que a Palavra de Deus? Pouco importa a orientação dela, se o fato em questão não tiver respaldo bíblico.
Outro fato que tenho acompanhado é que a maioria do professores, líderes e pastores da IASD ingressaram na igreja e nas suas doutrinas na sua tenra juventude. Todos sabem que para moldar o comportamente de alguém, basta ensiná-los na adolescência ou início da juventude que eles manterão a posição pelo resto da vida. É o que o Islá faz com seus jovens, assim como os nazistas faziam na Alemnha ou qualquer outra ideologia ou religião faz com seus seguidores.
Respeito com profundidade a posição adventista em muitos aspectos. Mas lamentavelmente tenho visto a obstinação de alguns cristãos dessa igreja em questão notoriamente não encontrada nas Escrituras e quando questionados, mencionam os escritos de Ellen White ao invés de retornarem às Escrituras para tentar explicar tais pontos doutrinários.
Ou seja, aquilo que não encontram resposta na Palavra correm para os escritos de um ser humano, a fim de tentar justificar um posicionamento que não é bíblico.
Não um relato claro na Bíblia para o rebatismo. O método histórico-gramatical não permite esse tipo de interpretação porque ele simplesmente não existe na Bíblia. Até mesmo o texto citado de Paulo está fora de contexto para esta questão, pois ele não se refere à um rebatismo nas águas. E mesmo usando o método histórico-crítico, apesar de abrir espaço para o tipo de interpretação sustentada pelo senhor, ainda assim se buscarmos o texto original no grego, fica claro que ele não menciona o rebatismo nas águas.
No mais fico grato pelo espaço e pelo texto postado, respeitando sempre os muitos louvores que são devidos a IASD.
Se você não crê, o problema não é meu.
As razões para a minha fé estão demonstradas na postagem. Não adianta usar de argumentação rebuscada, cheia de termos técnicos descontextualizados (tem gente que decora as coisas em livros teológicos e pensa que é só citá-los para intimidar os demais), pois trata-se de fé... a MINHA fé, que é o meu "culto racional".
Um abraço.
Gilson.
Meu caro, dispa-se do preconceito irracional, e aceita a Bíblia como ela é. E olha que não precisa nem saber grego, hebraico, etc., basta saber ler em PORTUGUÊS mesmo.
Um abraço.
Gilson.
O que posso afirmar é que o Manual da IASD define como requisito para se retornar à condição de membro regular, no caso de um Adventista que tenha sido removido, que este deva passar pelo rebatismo.
Converse com o pastor do seu distrito, e combine com ele a melhor forma de você regularizar sua situação.
Um abraço.
Gilson.
Hora eu não vejo os apostolos usando esta expressão em suas cartas, não devemos fazer o mesmo que eles, ou sera que achamos errado batizar somente no nome do Messias, como fala nas cartas(todos eram batizados no nome).
Sera que os unicistas não estão certos em acreditar que tanto o pai como o filho e o Espirito Santo é uma unica pessoa, sera que os apostolos não acreditavam que existia um unico nome a ser pronunciado.
Porque é verdadeiro que eles espressavam só o nome do Messias nos batismo, então porque não se faz o mesmo.
O messias herdou um nome que estava acima de todos os nomes, se Ele herdou é porque este nome ja existia, e para os judeus só existia um nome que estava acima de todos os nomes o do Pai, e também se entender-mos que o Espirito Santo é o Espirito do Pai, pronto resolvido a questão do porque, os apostolos batizarem somente no nome do Messias.
Não diz em certa passagem que toda plenitude da divindade esta no Messias, quem tem o filho tem o pai, eles não dizem quem tem o pai temo filho, e sim quem tem o filho tem em si mesmo o pai, querendo dizer que o Pai esta nele mesmo, isto é no Messias, O Messias não disse ninguem vai ao Pai e sim ninguem vem, dando a entender que Ele é o Pai
Então se compreendermos este mistério, e não adiantam falar que não ha mistério algum, porque a muito tempo se discute , desde o tempo dos concilios Romanos até hoje, muitos não consegue explicar direito sobre a trindade ou unicidade de Deus.
Dizer que "muitos não consegue explicar" este assunto é uma tentativa de se desviar da Verdade.
Aqui mesmo no blog você encontrará um vasto material que explica a coerência e profundidade do tema da Trindade na Bíblia.
Às vezes, o que nos falta é o desejo de ouvir a Palavra de Deus, e aceitá-la, independente de nossos conceitos já formados (cf. João 6).
Um abraço.
Gilson.
Outro ex. Genesis 2.24, unira o homem e a mulher e serão uma só carne, entendo que este versiculo fala dos filhos pois nos filhos e que eles serão uma só carne, pois só os filhos e que trazem todas as genéticas dos pais.
Quando na biblia fala de primogenito não entendo que o Messias foi o primeiro a ser criado e sim o primeiro a estar nos propositos de Deus, assim como o Apostolo Paulo foi escolhido antes da fundação do mundo, assim também a igreja ja existia antes da fundação do mundo,mas todos se tornaram filhos depois que vieram ao mundo.
Concorda que se precisasse estudar Latim, Grego, Hebraico,pra entender a biblia, como fazem os Doutores, ficaria sem sentido o que o Messias disse em oração, ocultaste aos sabios e entendidos e revelastes aos pequeninos. Olhos para verem e não o veja, ouvidos para houvir e não entendam, pois entendo que só verão o Messias, aqueles que Ele mesmo quizer revelar.
Farei um comentário fora do assunto. Muitos aplaudem os grandes nomes que ja passaram nas Igrejas, e tomam como exemplo, mas esquecemos que a escravidão existiu até pouco tempo, e até agora não vi nenhuma igreja pedir perdão aos negros, pois todas eram cumplice e fechavam os olhos para as atrocidades cometidas contra nossos irmãos negros, todos eram cegos ensinando cegos, e sabiam que eram seres humanos, filhos também do altissimo, eram lobos vestidos de cordeiros, todos se acovardaram, e não são dignos de aplausos, porque não precisamos de seus discursos para entender a biblia, se alguem conheceu alguma denominação que lutou contra a escravidão me diga, pois esta´sera dgna de houvir seus ensinamentos.
Até hoje o Messias esta falando em oculto, como falou no tempo em que ele pregou aqui na terra.
Se alguem quiser comversar comigo meu Hemail Osvaldoir123@bol.com.br
Respeito suas opiniões, mas não posso concordar com elas, pois estão frontalmente em oposição à Santa Bíblia.
É claro que não é necessário estudar latim, grego, hebraico para se estudar a Bíblia. Assim como não é necessário fazer um curso de Medicina para aprender que chá de camomila faz bem à saúde. Mas quando queremos nos aprofundar em uma ciência (sim, a Teologia é uma ciência!), então teremos que nos enveredar pelo estudo da cultura na qual as Escrituras foram escritas.
Quanto à escravidão, os Adventistas serem lutaram contra ela, basta ver os escritos dos nossos pioneiros sobre o tema.
Um abraço.
Gilson.
Se você foi removida da Igreja, e houve quebra dos mandamentos no período em que esteve afastada, então deverá ser rebatizada, como forma de "renovar" sua aliança com o Senhor.
É semelhante a um casal que se divorcia mas depois resolve se casar novamente. Mesmo já tendo sido casados, a Lei manda que eles se casem novamente.
Portanto, cara irmã, para evitar crises de consciência no futuro, sugiro que você procure o pastor do seu distrito e solicite o rebatismo.
Um abraço.
Gilson.
Um abraço.
Gilson.
Não estamos muito distantes dos nossos irmãos católicos, em que toda sua fé se baseia nas opiniões de papas, bispos, etc... Lembro ainda quando fui ensinado a não lê um versículo da bíblia e baseado nele criar uma doutrina, graças ao nosso Deus, que foi quem me chamou, fui ensinado por verdadeiros servos de Deus, que estavam preocupados em servir a verdade Divina, e não a burocracia de mais uma igreja que se entregou ao diabo e seus enganos.
Mesmo sabendo de tudo isso, não fico triste, nem me afasto da igreja e de meus irmãos adventistas, fico feliz por saber que a palavra de Deus é verdadeira e tudo isso nos foi avisado, sendo que todo aquele que necessite de conhecimento, deve pedir a Deus, e quem o buscar carregando em sua vida o caráter de Cristo, com certeza irá achar.
Peço aos irmãos que não se escandalizem com isso, pois o escândalo, também é obra do maligno.
Um forte abraço e uma feliz semana irmãos.
A imposição de mãos só veio "depois" do rebatismo nas águas.
Um abraço.
Gilson.
Ele sofre disciplina ou é excluído do rol de membros?
Um abraço.
Gilson.
Perdoe eu nao concordar com o senhor disse acerca do rebatismo de Paulo, porque ``O MOTIVO DO REBATISMO FEITO POR PAULO não tem nada á ver com O MOTIVO DA SUA IGREJA.
Paulo rebatizou ``APENAS UM GRUPO`` de pessoas que foram batizados de forma errada de certa forma; porque o batismo de João dera lugar ao batismo de Jesus Cristo.
No contêxto (voces falam sempre em ``contêxto``) NAO VEMOS PAULO OU ALGUM OUTRO rebatizarem pessoas que foram BATIZADAS POR ELES MESMOS.
Se tratava de um grupo de pessoas que foram batizadas ERRADAMENTE POR CRISTÃOS FERVOROSOS, MAS QUE ``````AINDA`````` ESTAVAM DESLIGADOS DO CORPO DA IGREJA.
Não sou contra rebatizarem pessoas vindas de ontras igrejas; MAS DA PRÓPRIA IGREJA ADVENTISTA??
Coko eu disse, o ````motivo````do rebatismo em Efésios nao foi o mesmo do rebatismo de voces.
Perdoe a sinceridade; MAS DISCORDO.
Aquele que crêr e for batizado e "REBATIZADO" sera salvo !!
NAs IASD existem regras particulares a cada igreja, que possui a sua comissão local formada por membros daquela comunidade. Cada comunidade tem Liberdade de decidir a respeito de cada caso. Como sou Adventista desde pequeno e filho de Adventistas, posso afirmar com experiência que são pouquíssimos os casos de profissão de fé. A maioria dos casos, leia-se 98% são rebatizados graças às condições impostas pela maioria das comissões.
Com relação a pessoas que são excluídas do quadro de membros da IASD, estas são OBRIGADAS a se rebatizarem, mesmo já havendo sido batizados muitas vezes em suas próprias comunidades, o que mostra um paradoxo administrativo e também religioso, pois o membro que se afastou ou foi desligado, mesmo havendo sido Adventista e batizado nas águas não é aceito sem o Rebatismo.
Existe uma Obrigação velada que é impulsionada na maioria das IASD´s e uma Obrigação declarada quando se trata do retorno de uma ovelha que deseja voltar aos braços da igreja.
Falo porque conheço, porque vi e porque já participei de comissões que disciplinaram, excluiram e obrigaram rebatismos.
Obrigado a todos!
Creio que é assim que Deus deseja para Sua Igreja.
Um abraço.
Gilson.
Um abraço.
Gilson.
Se uma pessoa foi removida da relação de membros da IASD, foi porque cometeu uma falta tão grave que uma "simples" censura não resolveria o problema.
Da mesma forma que se um casal legalmente casado (no civil e religioso), vier a se divorciar, eles só poderão se considerar casados "de novo" perante a sociedade, se novamente contraírem as núpcias diante de um Juiz (casamento civil). Mesmo que já tenham sido casados no passado, terão que se casar de novo.
O mesmo ocorre no rebatismo de um ex-Adventista. Quando foi removido, ele se "divorciou" de Deus (pois esta foi a consequência do seu pecado), e precisa se "casar" novamente com o Senhor (o rebatismo) para formalizar perante a sociedade o seu retorno à plena comunhão com Deus (casamento).
Além dessa analogia, temos a clara declaração do Manual da Igreja de que o rebatismo é necessário no caso de ex-Adventistas. E cremos (pelo menos, eu creio) que o Manual foi escrito sob a direção divina, pois a Assembleia Geral que o determina é a "voz de Deus" para Sua igreja hoje.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Um abraço.
Gilson.
Um abraço
Gilson.
Carlos Eduardo Farias
Alguns destes princípios foram "ampliados" através das revelações recebidas por Ellen White, bem como pela direção que o Senhor concede à Igreja mundial.
Com base nisso, é que nosso Manual determina os pormenores da disciplina eclesiástica.
Basicamente, o que vai diferenciar o "grau" da disciplina (exclusão ou censura) é o alcance do "escândalo" que o pecado provocou. Ou seja, se alguém cometeu um erro que trouxe vergonha ao Evangelho e mácula à imagem da Igreja de Deus, então a própria Igreja tem autonomia para avaliar se tal pecado deve ser confrontado com a exclusão do membro.
Em todos os casos, é a Igreja local quem determina o grau da disciplina, pois só ela conhece os pormenores da situação. Se a Igreja acha que o membro deve ser removido, então ela o será, e seu retorno dependerá de um rebatismo, dentro dos moldes bíblicos e dos critérios definidos no Manual da Igreja.
Não é necessário que a Bíblia traga outros "exemplos" de rebatismo para que tomemos tal atitude, pelo mesmo motivo que as Escrituras não pormenorizam todo e qualquer assunto da vida da Igreja. Um exemplo bem fácil de entender é o uso de drogas. A Bíblia não fala nada, especificamente, a respeito, mas o Manual sim, pois Deus orientou Sua Igreja neste sentido.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Gilson.
Paulo explicou-lhes então que o batismo de João servia para manifestar o desejo de nos desviarmos do pecado e nos voltarmos para Deus, mas que os que recebiam esse batismo tinham de dar um passo em frente e crer em Jesus, aquele que João dissera que viria mais tarde. Logo que souberam disto, foram batizados no nome do Senhor Jesus.
Atos 19:4. Naquele momento cabia sim o Batismo. Mas agora que fomos batizados em nome de Jesus Cristo e se optarmos em sermos membros da Igreja Adventista não cremos que esta visão de rebatismo esteja correta. Essa é a nossa visão respaldada no mesmo texto, analisando o contexto, desde já parabenizo o amado pelo forum.
Antônio - O servo
Entretanto, o Manual da Igreja também faz uma ressalva com relação a pessoas que têm uma "frequência" muito grande nessas quedas. Em casos assim, a Igreja deve aguardar para ver se há verdadeira conversão por parte da pessoa, antes de promover o rebatismo.
Um abraço
Gilson.
Um abraço
Gilson.
O texto diz que PRIMEIRO foram "batizados", e DEPOIS receberam a imposição de mãos.
Portanto, um claro REBATISMO nas águas, conforme creem os Adventistas.
Um abraço
Gilson.
Abraço professor. (Só não entendo)
E todo ensino bíblico deve ser seguido, pois foi o mesmo Espírito que inspirou Seus escritores.
Um abraço
Gilson.
Parabéns por manter acesa a chama do retorno para a Igreja que se prepara para o retorno de Jesus... Nunca deixe esta chama se apagar.
É possível, sim, no seu caso, mas é necessário que alguns requisitos sejam observados, conforme determina a Divisão Sul-Americana dos Adventistas.
Sugiro que procure o pastor distrital de onde você mora, pois ele será a pessoa mais indicada para ter dar as orientações necessárias para que você retome seu compromisso com o Senhor Jesus.
Não perca mais tempo...
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Um abraço
Gilson.
Continue sempre orando por este amigo.
Um abraço
Gilson.