Como a areia do Mar

A expressão "como a areia do mar" aparece cerca de 7 vezes na Bíblia. Em 4 dessas passagens, ela tem uma conotação positiva (cf. Gên. 32:12; 41:49; 2Sam. 17:11; e Osé. 1:10).

Nas outras 3, "como a areia do mar" reflete um pensamento negativo (cf. Isa. 10:22; Rom. 9:27; e Apoc. 20:8). 

E é sobre este verso de Apocalipse que eu gostaria de refletir hoje com vocês.

"e [Satanás] sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar" - Apoc. 20:8.

Ellen White também escreveu sobre esta passagem:

"Ao fim dos mil anos, Cristo volta novamente à Terra. É acompanhado pelo exército dos remidos, e seguido por um cortejo de anjos. Descendo com grande majestade, ordena aos ímpios mortos que ressuscitem para receber a condenação. Surgem estes como um grande exército, inumerável como a areia do mar. Que contraste com aqueles que ressurgiram na primeira ressurreição! Os justos estavam revestidos de imortal juventude e beleza. Os ímpios trazem os traços da doença e da morte" - O Grande Conflito, pág. 662.

Pelos textos inspirados, é impossível negar que um número imenso de pessoas não estão se preparando para estarem no Céu, ou seja, não serão salvas. Até mesmo dentre os que "professam" alguma fé em Deus ou em Jesus, muitos serão contados entre os ímpios, no final das contas (cf. Isa. 10:22; Rom. 9:27).

O mundo está um caos

Diariamente nós vemos nos noticiários o grande aumento dos índices de corrupção, criminalidade, guerras, violência, egoísmos, etc. Este é um forte indício de como o nosso mundo está indo cada vez mais para o caos.

As pessoas estão perdendo aos poucos o amor de umas para com as outras, e isto já havia sido profetizado pelo próprio Cristo (cf. Mat. 24:12).

Eu lembro que há alguns anos (na época da minha adolescência), um grupo musical fez muito sucesso aqui no Brasil entre os jovens, exatamente porque suas músicas traziam expressões de protesto sobre as mazelas sociais. Em uma dessas músicas, recordo-me de um verso que dizia o seguinte:

"heranças feitas de fortunas rotas... campos desertos que não geram pão... onde a ganância anda de rédeas soltas".

A letra exprime uma dura realidade!
Muitos que hoje vivem de forma abastada, financeiramente falando, receberam suas heranças de pais e avós que empregaram métodos desonestos para ficarem ricos. Exemplos:
- Quantos políticos não enriquecem às custas das verbas que são desviadas da saúde e educação dos mais pobres?
- Quantas pessoas já não morreram de câncer de pulmão por conta da ânsia de empresários que só queriam saber de ganhar alguns milhões a mais na venda de cigarros?
- Quantas famílias já não foram destruídas devido à falsa ilusão que os comerciais de cerveja passam para os jovens de nosso país?

"Heranças feitas de fortunas rotas" ... nada mais que isso!

Você acha que é justo um ricaço gastar em um par de tênis, o mesmo valor que um pai de família recebe por 2 meses de trabalho suado? Eu não acho! É bom lembrar que a Bíblia não condena o dinheiro em si (portanto, não é pecado ser rico), mas sim o "amor ao dinheiro", dizendo que ela é a própria raiz de todos os males. Muito forte isso, hein!?

Nem todo o que diz "Senhor, Senhor!"

Milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo uma vida longe de Deus, mesmo que digam o contrário. São pessoas que passam a semana vivendo de forma desonesta e corrupta, mas que no fim-de-semana estão em suas igrejas (quando não são professamente ateus) ou religiões, tentando ganhar algum crédito na "conta-corrente" do Céu.

Muitos desses são políticos que vivem da miséria do povo que deveriam representar e defender. Diariamente ficamos sabendo das falcatruas, conchavos, "acordos", etc., cujo objetivo final sempre é defender o interesse dos mais ricos, em detrimento do sofrimento dos mais humildes.

Apenas mais exemplos:

Alguns profissionais de medicina, por exemplo, não atendem um usuário do sistema público enquanto estão em greve, mas atenderiam o mesmo "usuário" caso ele os procurasse em seus consultórios ou hospitais particulares (ao custo de R$ 200,00 a consulta).

Alguns profissionais do direito, por exemplo, esquecem nas cadeias e prisões, pessoas que lá estão porque roubaram 1 pote de margarina (caso ocorrido recentemente no Brasil), enquanto se empenham ardorosamente para conseguir o Habeas Corpus de empresários e políticos que roubam milhões, certamente porque estes têm como pagar (com o próprio dinheiro roubado) seus "honorários".

Há também motoristas que adoram colocar em seus carros aqueles adesivos do tipo "Propriedade exclusiva de Jesus", por exemplo, mas não pensam duas vezes em parar sobre a faixa de pedestres, estacionar em fila dupla ou em outro local proibido, dizer um palavrão com o motorista do carro ao lado, ou subornar um policial corrupto quando é parado em uma blitz.

"Como a areia do mar"... lembra?!

A exegese correta do verso nos faz ver que o número dos ímpios será grande, nem tanto pela deliberada apostasia e negação do Deus Verdadeiro, mas sim porque eram pessoas que viviam suas vidas tão imersas no pecado, que nem mais se davam conta disso... e ainda achavam que eram pessoas "de bem". Que ironia!

Neste mundo mal e perverso, onde cada pessoa parece que já nasce com o desejo de prevalecer sobre os demais, custe o que custar, aqueles que fazem parte do povo que Deus escolheu para ser a última igreja da História, não podem deixar que o pecado também os impregne.

Eu e você devemos buscar diariamente a força divina necessária para vencer o Mal, e também ajudarmos outros a vencê-lo.

Como eu nunca gosto de terminar as reflexões de forma negativa, quero ainda lembrar que apesar de o número dos perdidos vir a ser "como a areia do mar", a Bíblia também nos diz, no mesmo livro do Apocalipse, que os salvos serão uma multidão incontável (cf. Apoc. 7:9).

Louvado seja o Senhor, que ainda tem os Seus filhos "ajoelhados" (cf. 1Reis 19:18), e que não estão se dobrando à vida corrupta deste mundo.

Você e eu devemos fazer parte deste grupo!

Comentários

Késia Prado disse…
Olha pastor foi tocada pelo seu sermão e tenho buscado viver essa vida digna diante de Deus, mas vou confessar tem sido muito dificil, não me contaminar com a corrupção, com o desejo de crescer e pra isso não importando os meios... mas dou graças a Deus que tem me mantido firme e com o coração nele... pois são grandes as tentações desse mundo.
jsilva disse…
A corrupção do mundo está dentro da Igreja com seus líderes locais que geralmente são empresários e passam por cima dos mandamentos de Deus todos os dias fazendo seus negócios.
Mentem, sonegam, furtam, fraudam a contabilidade, IR, passam por cima das leis trabalhistas, etc, etc, etc.
Esses mesmos líderes locais abrem a bíblia todos os cultos para pregar a mensagem de Deus.
Para onde vai essa Igreja?
Ainda bem que nos últimos dias Deus guiará um povo e não uma instituição.

"Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar. Isaías 59:14"

"Como a perdiz, que choca ovos que não pós, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato. Jeremias 17:11"
Gilson Medeiros disse…
Caro JSilva, respeito seu ponto de vista, mas discordo dele por ser muito generalista.

É claro que devem existir corruptos na Igreja, como em TODA E QUALQUER instituição humana. Até entre os 12 apóstolos (escolhidos por Jesus!) havia corrupto... quanto mais entre nós, hoje em dia!

Porém, esta história de que Deus vai "conduzir um povo" me parece a mesma ladainha dos que gostam de criticar a IASD. Não creio que haverá outra igreja, povo ou instituição a ser guiada por Deus depois de 1844, que não seja na fé dos Adventistas do 7º Dia.

Desculpe, mas é assim que creio.

Um abraço.
Gilson.
jsilva disse…
Toda vez que alguém lhe contraria ou tem algum entendimento além do seu, vc o acusa de dissidente. Não seria melhor analisar para ver se algo pode ser aplicado?
Orgulho?! ...

Trabalhei desde o chão de fábrica até a contabilidade de empresas de cristãos ou não, adventistas ou não , e todos os empresários que acompanhei e que tenho conhecimento neste Brasil passa por cima das leis dos homens e de Deus para ganhar dinheiro. Isso é fato e não uma mera impressão...

Talvez vc não veja isso , afinal trabalha com eles.
Mas se "usar o colírio"(Apocalipse 3:18) verá a realidade dentro e fora da Igreja, que infelizmente é muito injusta.

Claro que não são todos os membros, mas empresários, eu diria 99,9%, para não ser generalista...

Com certeza, Zaques são raros, mas Jovens Ricos tem aos montes.

Ah! Só para exclarecer, eu concordo, entendo, confesso e prego TODAS AS 28 DOUTRINAS DE DEUS NA IASD e PONTO.
Unknown disse…
Caro amigo, sou muito fã do adventista do nosso irmão Leandro quadros e Tito do programa na mira da verdade, mas você está equivocado. Jesus não veio pregar religião e sim a salvação. Portanto não será uma religião que será salva e sim povos.muitos de todas as igrejas cristans serão deixados e muitos serão salvos. Não é em si uma igreja mais todo aquele que faz a vontade do pai,não foi assim que Jesus falou? Ou na sua igreja vc se responsabiliza que todos sejam fiéis, que todos falem a verdade, vc conhece o coração deles?se eu fosse vc estudaria mais a Bíblia é não se apagaria tanto com religião não. Eu sou católico mas não adero questões dogmáticas não tem que ter ligação com a Bíblia!
A.K.Renovatto disse…
Realmente o mundo está o caos em vários aspectos:moral, religioso, político e por aí vai. Mas nada é novidade, a Bíblia já nos alerta que no final dos tempos haveria tais coisas. E o que é mais terrível é ver que muitas pessoas não estão se preparando para a vinda de Jesus. Que Deus possa ter misericórdia de nós e dessa humanidade corrompida! Deus o abençoe.
Lekaleona disse…
Não prega as doutrinas pois não falaria desse jeito. Em partes vc está certo, em outras não. Lembra: Não julgues para que tenha que ser julgado. Todos serão julgados. Então,cuidado com o que fala.