Qual a melhor escola para o seu filho em 2019?

Nesta época do ano, as escolas começam o período de pré-matrículas para o ano que está se aproximando. Aquelas que possuem um maior “poder de fogo” ($$$) utilizam os meios de comunicação para conquistar novos “clientes”, e assim iniciarem 2019 com uma boa margem de segurança financeira para continuarem no ramo.

Eu quero, então, aproveitar o momento para convidar os pais e responsáveis a analisarem a importância de enviarmos nossos filhos para “nossas” escolas, ou seja, para uma escola com a Filosofia Adventista de Ensino.

Já vi alguns pais tentarem se “justificar” do fato de não colocarem seus filhos em escolas adventistas, muitas vezes utilizando argumentos que mais revelam uma preocupação secular com o “futuro” profissional do filho, do que com seu futuro eterno (Por exemplo: escolhendo a escola pelo "rankinkg" do Enem). Há também aqueles que preferem economizar alguns poucos Reais em uma escola secular, do que investir um pouco mais e manter os filhos sob a proteção de uma educação que visa não somente o agora e o amanhã... mas a eternidade. Há até aqueles que julgam ser uma "obrigação" da Igreja em dar bolsas para todos os estudantes de pais Adventistas, como se fosse um "favor" da Obra por tais pessoas "darem" seus dízimos... Quanta ignorância!



Aliás, gostaria de comentar sobre o valor das mensalidades nas escolas Adventistas... Tenho absoluta certeza que se todos os Adventistas que têm filhos em escola particular, os colocassem nas escolas da Igreja, as mensalidades estariam entre as mais baixas da cidade, pois as despesas seriam rateadas por um maior número de estudantes. Como são poucos (infelizmente) os pais que fazem questão de colocar o filho para estudar nas escolas Adventistas, as despesas acabam por se concentrarem em um número menor de alunos, o que, obviamente, eleva o valor individual das mensalidades...

Como toda instituição humana, dirigida e operacionalizada por seres humanos falíveis, uma escola adventista pode não ser perfeita (e certamente NENHUMA escola secular também o será). Mas a existência de pequenos erros e imperfeições não deve ofuscar a importância que nós, pais e mães responsáveis, devemos dar à orientação que nossas crianças receberão de seus professores. Se existem problemas, procuremos as pessoas com responsabilidade e autoridade para resolvê-los. Forme uma comissão de pais e reivindique melhorias da escola. É um direito, e um dever, seu como pai ou mãe de aluno!

Certo dia eu ouvi uma mãe dizer que, se não colocasse sua criança em uma escola adventista, procuraria uma boa escola “cristã” para ela. Na minha opinião, isso é pior do que colocar o filho em uma escola pública. Se você coloca seu filho para estudar em uma escola de determinada confissão religiosa (batista ou católica, por exemplo), não poderá depois reclamar se um professor ensinar em sala de aula que os mortos em Cristo já estão “na glória”. Também não poderá sentir-se ofendido se seu filho chegar em casa dizendo que o almoço de confraternização de sua turma foi regado a muita coca-cola, e empanados de camarão e presunto; ou se receber na agenda uma "autorização" para seu filho participar dos festejos da padroeira da escola...

Em uma escola não confessional, pelo menos, há uma maior tolerância religiosa, uma vez que a diversidade de credos é grande. Se eu coloco meu filho em uma escola que eu já sei que a orientação é confessional, ou seja, ligada à alguma igreja, então eu já estou "autorizando" que esta escola ensine ao meu filho o que ela achar mais conveniente, conforme suas doutrinas e crenças. É o mesmo que ocorre com um espírita, por exemplo, que matricula seu filho em uma escola adventista. Ela já sabe que não cremos no espiritismo, portanto seu filho não encontrará professores que o orientem do mesmo jeito que tal pai orienta em sua casa.

Percebe o ponto central do problema?

A escola deve ser uma extensão do meu lar. Se eu escolho para meu filho estudar em um lugar onde EU JÁ SEI que ele será diariamente confrontado com ensinos diferentes dos que eu apresento em nosso lar (evolucionismo x criacionismo; domingo x sábado; espiritismo x sono da morte; etc.), então eu não posso esperar outra consequência senão o enfraquecimento gradual da sua fé.

E é exatamente o que tem ocorrido!

As crianças que não estudam em escolas com princípios adventistas tendem, infelizmente, a abandonarem a fé quando entram na adolescência (Ensino Médio) ou juventude (Faculdade). Faça uma pesquisa na sua igreja, e você confirmará o que estou dizendo... infelizmente.

O que Deus já nos revelou (através do ministério de Ellen White) sobre o assunto?

As obrigações entre professores e alunos são recíprocas. Os professores devem fazer diligente esforço para que sua própria alma seja santificada mediante a graça de Cristo e para que labutem segundo as normas de Cristo pela salvação de seus alunos. Por outro lado, os alunos não devem adotar um procedimento que se torne penoso e difícil para seus professores e que traga sobre eles tentações difíceis de resistir. Os alunos não devem, por um errôneo procedimento, baixar a elevada posição e reputação da escola, dando motivo a que se alastre, entre os crentes e os descrentes, a notícia de que as escolas adventistas do sétimo dia, embora pretendam ser estabelecidas para proporcionar a melhor educação aos que as frequentam, não são superiores às escolas comuns no mundo inteiro. Este não é o caráter nem a reputação que Deus quer que se atribua a nossas escolas; e os que usaram a influência que Deus lhes confiou, para dar tal caráter ou reputação à escola, usaram-na em sentido errôneo. Os que têm desrespeitado os regulamentos e procurado abater a autoridade, quer sejam crentes ou descrentes, acham-se registrados nos livros do Céu como não podendo ser tidos na conta de membros da família real, filhos do celeste Rei” – Fund. Ed. Cristã, pág. 246-247.

Vê-se que há uma grande responsabilidade dos professores em serem o melhor que puderem para seus alunos.

O texto também adverte terrivelmente contra os que saem propagando críticas contra a escola, prejudicando a reputação do estabelecimento. Como eu já disse antes, se houver problemas a serem resolvidos, procuremos os que podem saná-los e exijamos, como cristãos, que o façam!

Por uma concepção falsa da verdadeira natureza e objetivo da educação, muitos têm sido levados a erros sérios e mesmo fatais. Tal engano é cometido quando a ordenação do coração, ou seja, o estabelecimento de princípios, é negligenciado no esforço por conseguir a cultura intelectual, ou quando interesses eternos ficam sem consideração no ávido desejo de regalias temporais” – CPPE, p. 49.

Grave advertência para os que preferem preparar os filhos para serem “doutores”, mas para isso negligenciam uma formação que os conduzirá ao Reino de Deus.

Muitas famílias que, com o intuito de educar seus filhos, se mudam para lugares onde se acham situadas nossas grandes escolas, fariam melhor serviço ao Mestre permanecendo onde estão. Devem animar a igreja de que são membros, a estabelecer uma escola em que as crianças dos arredores recebam uma educação cristã prática, bem equilibrada. Seria muitíssimo melhor para seus filhos, para eles próprios e para a causa de Deus, se eles permanecessem nas igrejas menores, onde seu auxílio é necessário, em vez de irem para as maiores onde, devido a não serem ali necessários há constante tentação a cair em inatividade espiritual” – Conselhos sobre Educação, p. 184.

Que belo conselho para os membros das nossas igrejas. Quão bom seria se em cada cidade, no mínimo, tivéssemos uma boa escola onde colocar nossos filhos, sem a preocupação de que eles estariam sendo influenciados pelas aberrações pedagógicas deste mundo. Se em sua cidade não há uma escola do Sistema oficial da Igreja, procure uma instituição dirigida por algum irmão ou irmã dedicados, e que também adotem os mesmos princípios de nossa fé. Se também não houver um estabelecimento assim, ainda, por que não iniciar um para 2016/2017? Pode ser até em forma de Cooperativa Educacional. Já pensou nisso?!

Às vezes fico desejando que Deus fale aos pais com voz audível como falou à esposa de Manoá, dizendo-lhe o que deviam fazer para educar os filhos. Sofremos terríveis perdas em cada ramo da obra, devido à negligência da educação no lar. Foi isso que nos impressionou a mente com a necessidade de escolas em que a influência religiosa predominasse” – Orientação da Criança, p. 303.

Outro grande conselho do Espírito Santo de Deus para nós.

Pais, tutores, colocai vossos filhos em escolas, onde a influência seja idêntica à de uma escola do lar, devidamente dirigida; escolas em que os professores os façam avançar de um ponto para outro, e em que a atmosfera espiritual é um cheiro de vida para vida. ... Se nossos jovens que recebem sábia instrução e preparo de pais piedosos continuarão ou não a ser santificados pela verdade, depende em grande parte da influência que, depois de partirem do lar, encontram entre aqueles de quem buscam instrução cristã” - Idem.

E que lugar melhor para isso do que uma Escola Adventista?!

Planejando acerca da educação dos filhos, fora do lar, os pais devem compenetrar-se de que não mais é coisa livre de perigo enviá-los às escolas públicas, e cumpre que se esforcem para os enviar às escolas onde obtenham educação baseada em fundamentos bíblicos. Sobre todo o pai cristão repousa o dever solene de dar aos filhos uma educação que os leve a adquirir o conhecimento do Senhor, e a se tornarem participantes da natureza divina mediante a obediência à vontade e ao caminho do Senhor” – CPPE, p. 205.

Mais uma vez só vejo encaixar-se aqui uma escola com princípios Adventistas de ensino.

Os pais devem tratar a Palavra de Deus com respeito, obedecendo-lhe os ensinos. Aos pais destes dias, bem como aos israelitas, Deus declara: "E estas palavras... estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas." Deut. 6:6-9. Não obstante esta clara instrução, alguns do povo de Deus permitem que os filhos frequentem escolas públicas, onde se misturam com os que têm moral corrupta. Nessas escolas seus filhos nem podem estudar a Bíblia, nem aprender seus princípios. Pais cristãos, deveis tomar providências para que vossos filhos sejam educados nos princípios bíblicos” – Orientação da Criança, p. 304-5.

Portanto, não percamos mais tempo, e vamos matricular nossos filhos na Escola da Igreja, se ainda não o fizemos.

Onde quer que haja alguns observadores do sábado, os pais se devem unir para providenciar um lugar para uma escola em que suas crianças e jovens possam ser instruídos. Empreguem um professor cristão que, como consagrado missionário, eduque as crianças de tal maneira que as induza a se tornarem missionárias. Empreguem-se professores capazes de ministrar uma educação completa em todos os ramos comuns da vida, tornando a Bíblia o fundamento e a vida de todo o estudo. Nas localidades em que são poucos os crentes, unam-se duas ou três igrejas para construir um modesto edifício para a escola. Caso os pais reconheçam a importância desses pequenos centros de educação, cooperando para executar a obra que o Senhor deseja se faça nesse tempo, os planos do inimigo quanto aos nossos filhos serão frustrados” – Idem, p. 307.

A hora é agora!

Nossas escolas são o instrumento especial do Senhor para habilitar as crianças e os jovens para a obra missionária. Os pais devem compreender a sua responsabilidade e ajudar os filhos a apreciar os grandes privilégios e bênçãos que Deus proveu para eles nas vantagens da educação” – CPPE, p. 149.
Escola Adventista, este é o lugar para seu filho estudar!

Coloque-o em uma escola onde ele formará suas amizades eternas.



Comentários

Anônimo disse…
Bom dia! Meu nome é Wellington. Tive a honra e o prazer de fazer todo o meu ensino fundamental (antiga 1ª série até 8ª série) numa escola adventista. Adquiri uma base que futuramente me auxiliou a conseguir o meu emprego. Como disse o autor do texto, ela não é perfeita, como qualquer instituição humana não é, mas seus ensinamentos comprometidos com a Verdade de Deus e a qualidade do ensino nas outras matérias seculares ficaram em minha mente até hoje. Hoje, não frequento nenhuma igreja, mas se for frequentar, com certeza, será a Igreja Adventista do 7º Dia.
Gilson Medeiros disse…
Prezado Wellington, muito obrigado pelo comentário... tenho plena certeza na sinceridade de suas palavras, e sei que a Educação Adventista plantou sementes que criaram raízes em sua vida... no tempo certo, você voltará... tenho certeza!

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Realmente concordo com o Senhor em relação aos ensinamentos em nossas escolas Adventista, pois tenho um filho que vai para o ultimo ano do ensino medio aqui em São Paulo.
Mas descordo da tese que se todos adventista colocassem seus filhos nas mesma as mensalidades abaixariam de custo.
aqui em SP as escolas adventista estão cheias e não a mais vagas.
Porem cada ano que passa as mensalidades estão começando a ficar com um preço ondeos adventista da classe media e pobre não conseguem mais pagar.
Exemplo R$ 1000,00 a mesalidade do 2 ano medio, 3 ano R$ 1200,00.
Esta mais caro que muitas faculdades.
e muitos irmão reclamam que realmente nao da para estuda la com estes valores.

Gilson Medeiros disse…
Caro Pedro, entendo e concordo com seu comentário.

Sugiro que procure a escola e exija, como pai, verificar a planilha de composição de preços. É direito seu.

Caso não concordo com a forma como a mensalidade está sendo cobrada, por achá-la além do razoável, deve procurar a direção e reclamar, ou mesmo os órgãos de defesa do consumidor... é direito seu.

Não é por ser uma escola ligada à Igreja que ela esteja acima das leis que regem o setor.

Mas, manter filho em boas escolas realmente não é fácil... aqui na minha cidade é do mesmo jeito.

Um abraço
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Realmente é importante saber qual a melhor escola para os filhos, principalmente nos dias atuais, onde tantas coisas contrárias a fé cristã tem sido expostas às crianças e adolescentes. Acho válido os pais colocarem seus filhos em escolas de acordo com suas crenças e valores. Pais cristãos devem estar atentos no que os filhos estão aprendendo e sempre conversarem com eles., principalmente nesses dias que são maus, tempo do fim!