Como utilizar o Facebook no Evangelismo

O Facebook é uma tremenda rede social, que tanto pode ser utilizada para o mal como para o bem.

Encontrei um excelente artigo do Carlos Magalhães (criador do ADVIR e atual Diretor de Internet da Novo Tempo), e vou reproduzi-lo aqui para que você analise como utilizar o Face para promover a vida social da sua igreja local.

Como utilizar o Face para o evangelismo?

O Face possui 1,3 bilhão de usuários ativos. Desses, 48% têm menos de 34 anos. Em média, cada usuário possui 130 amigos na rede e atualmente o site está disponível em 70 idiomas e o Brasil é o terceiro maior país, com 61,2 milhões de usuários.
 

Apesar da notícia de que os mais jovens estão saindo, ainda existe um grande número de pessoas chegando a esse ambiente e isso tem permitido ao Facebook crescer e manter a posição de maior rede social do mundo, por mais algum tempo.
 

Mas, e quando se fala em igreja, o Facebook ainda é relevante? 
Como aumentar o número de seguidores e o alcance da página da igreja? 
Como utilizar o Face para o evangelismo? 
Vamos tentar responder essas questões.

1. Dicas de como a Igreja pode usar Facebook

- Ao invés de perfil, use o formato de página, para criar o endereço da igreja.
- Coloque mais de uma pessoa como administrador da página para evitar que o acesso da conta se perca.
- Conheça sua audiência. O Face possui relatórios que revelam o perfil demográfico.
- Escolha temas, horários e frequência de novos posts, considerando o que é mais relevante para seus usuários.
- Divulgue as novidades do que acontece na igreja.
- Poste variados tipos de conteúdo (vídeo, texto, foto). Textos e imagens costumam ser mais “curtidos” e compartilhados que links.
- Capriche nas informações (horários dos cultos, endereço da igreja, etc), na foto do perfil e crie uma imagem de capa personalizada.
- Use o recurso de agenda para promover eventos.
- Utilize anúncios pagos para atrair uma audiência maior.
- Divulgue sua página fora do Facebook. Informe em outras mídias (folhetos, site, fachada, etc) o endereço da igreja no Facebook.
- Para saber se um conteúdo foi relevante observe o número de “curtir” e “compartilhar”.

2. Dicas de como usar o Facebook para se relacionar com amigos não-adventistas

- Se você imaginou o Facebook como um púlpito de pregação, você perderá seu tempo e vai chatear as pessoas. Se imaginou como uma mesa para conversa e bate-papo, terá sucesso e estará sintonizado com o coração das pessoas.
- Demonstre amor incondicional, simpatia e coerência.
- Você pode interagir e responder aos posts de outras pessoas com links para conteúdos apropriados e vídeos. Mantenha uma lista de materiais que você gostou e que pode usar para ajudar outras pessoas.
- Você pode postar vídeos curtos com histórias que têm alguma lição moral com a intenção de começar uma conversa. Isso dá mais resultado que publicar um sermão.
- A maioria das pessoas está disposta a conversar sobre assuntos populares, como novos filmes, músicas e livros. Geralmente podemos traçar um paralelo com questões espirituais.

3. O que evitar

- Cuide da linguagem. Evite jargões e frases que só entende quem faz parte da igreja.
- Mantenha-se distante de questões polêmicas, sociais e políticas.
- Não trate as pessoas não-cristãs como perdidos ou ímpios. Construa relacionamento autentico e respeitoso. Converse, não pregue. Seu exemplo e estilo de vida é um poderoso sermão e abrirá portas para uma comunicação mais direta, quando necessário.

Concluindo, o Facebook da igreja pode ser um excelente meio para fortalecer o relacionamento entre os membros e, principalmente, para compartilhar nossa mensagem de esperança com os amigos. Deus providenciou o meio e cabe a nós fazer o melhor uso possível dessa ferramenta para apressar o Seu retorno.

Na página http://www.facebook.com/BrasilMarketing você encontra várias dicas de como usar o Facebook para alcançar mais pessoas.

[1] http://www.statisticbrain.com/


Fonte: Coluna IGREJA CONECTADA

 

Comentários

A.K.Renovatto disse…
Ótimas dicas para quem quer usar o Facebook para algo proveitoso como o Evangelismo. Muito oportuno o texto!