Nunca desista dos seus sonhos

Estes dias eu estava conversando com alguns colegas de trabalho, e um deles levantou a questão de que hoje em dia é necessário ter uma boa "poupança" para poder passar em um concurso, já que é necessário se dedicar exclusivamente a este sonho. Na tese desse meu colega, somente os mais ricos hoje em dia conseguem passar nos melhores concursos.

Discordei dele, e citei o caso de um jovem de Recife cuja história conheci em 2008, e que foi, para mim, a personificação da palavra "esforço" na época.

Esta palavra ("esforço"), ou suas derivações, aparece cerca de 30 vezes na Bíblia em português (versão ARA), tanto no AT quanto no NT. Ela quase sempre aparece no contexto da Santificação, ou seja, no que nós devemos fazer para "permanecer" (e não "ganhar") na salvação.

O jovem que mencionei acima tinha cerca de 27 anos, e era morador da cidade de Recife... Detalhe: era "morador de rua".

Seu nome? Ubirajara Gomes da Silva.

 
Ele foi convocado para ocupar uma vaga no quadro de funcionários do Banco do Brasil naquela cidade. Ubirajara havia prestado concurso em 2007, e foi aprovado em 136º lugar.

O mais "impressionante" da história de Ubirajara é que ele, como eu disse acima, era morador de rua, e estudava apenas baseado nas cópias de apostilas que conseguia recolher, bem como dos acessos que fazia à Internet, em uma lan-house ou nas bibliotecas. Na época, ele contou que às vezes precisava escolher se iria comer ou acessar a Internet para manter-se atualizado sobre os assuntos dos concursos - ele prestou outros 3 concursos além do Banco do Brasil. O único dinheiro que conseguia era das esmolas e de pequenos "bicos" (trabalhos temporários).

Quantos milhares de outros candidatos, que pagaram caros cursinhos preparatórios, e tinham um teto para dormir todas as noites, cama confortável, várias refeições diárias, etc., mas ficaram atrás desse esforçado jovem?!

Eu confesso que fiquei maravilhado com a sua capacidade, um rapaz que poderia ser mais um nas estatísticas de nosso país, onde muitos jovens como ele preferem ingressar na vida de crimes, drogas, vadiagem, etc., mas ele ESCOLHEU ser alguém... e vencer! A foto que encabeça esta postagem mostra como está o Ubirajara hoje, bem mais "forte" que o rapaz franzino que morava nas ruas em 2008 (foto com camisa vermelha).

Para você, caro(a) amigo(a) virtual, eu também espero que a história deste "nordestino da gema" também sirva de lição de vida, principalmente da próxima vez em que você se sentir tentado(a) a questionar o quanto a sua vida é "dura", e como é difícil arranjar empregos decentes, ou passar em um bom concurso.

Se você também é jovem, assim como o Ubirajara, não cruze os braços, esperando que o "maná" caia do Céu... porque não cai mais! 

Vá à luta! 
E você também terá condições de galgar grandes oportunidades profissionais!

É comum ouvir de alguns que estudar é caro, e que não possuem dinheiro suficiente para pagar cursinhos, vestibulares ou fazer inscrição para concursos...

Se você tem um lugar para dormir todas as noites, e nunca precisou escolher entre comer ou estudar... então você está bem mais "rico" que o nosso amigo do Recife estava quando resolveu MUDAR DE VIDA e SONHAR ALTO.


Pense nisso!

Comentários

Cauane disse…
Que história linda e emocionante desse rapaz... Ele é a prova de que mesmo sendo difícil, os sonhos podem se realizar, mesmo que com espinhos nos caminho. Me emocionei com essa história, porque vejo que foi algo bem merecido, pelo próprio esforço, dedicação.

Ele tinha tudo para ser um drogado, viver na prostituição, envolvido nos problemas de rua que tanto conhecemos, mas foi por um caminho oposto ao que a maioria na situação dele vai.

Gosto de ver o sucesso de pessoas como esse rapaz, que dão uma rasteira nos problemas e vencem obstáculos. Admirável!

Um abraço e parabéns pela escolha do tema da matéria!!! Creio que muitos jovens acompanham teu blog e vai ter um estímulo para continuar tentando seus sonhos!

Obs: Peço oração para mim pela saúde e por meu avô (avô de Cacau, Deus sabe quem é).

A.K.Renovatto disse…
Pr Medeiros, é muito bom ver pessoas como esse jovem prosperar na vida. Sei que há muitos invejosos que não se alegram com a prosperidade do próximo, mas eu me alegro e muito. Deus abençoe a vida desse rapaz cada vez mais.