Honra teu pai e tua mãe



"honra teu pai e tua mãe..." (Êxodo 20:12).
Esse é um dos 10 mandamentos, e o primeiro que fala do nosso relacionamento "horizontal" (nós e nossos semelhantes)... não foi à toa que Deus o colocou com esse destaque especial, pois nossos pais sempre serão os instrumentos de Deus para nos colocar nesse mundo.
Nas últimas 3 semanas meu pai esteve muito debilitado em virtude de um AVC que ele teve há alguns meses, que deixou sequelas, e que se agravaram. Ele ficou sem conseguir andar sozinho, e precisava de auxílio para quase todas as coisas. Por uma semana precisei modificar minha rotina, pois queria ajudar a cuidar dele nessa hora difícil, e passei a ficar o dia todo ao seu lado e da minha mãe... a oportunidade do teletrabalho ajudou bastante nessa hora.
Antes de se internar (há 15 dias), tive o prazer de colaborar com esse momento "pai-filho" que é tão especial. Minhas irmãs, meu irmão, sobrinhos e cunhados também participaram dos momentos difíceis que meu pai passou desde o primeiro AVC. Minha mãe, cadeirante, não podia ajudar muito, mas sempre estava do lado dele, para que não lhe faltasse atenção e cuidados.
Um dos momentos mais gratificantes para mim foi quando eu dei um banho em meu pai e fiz sua barba... com nó na gargante, eu recordei dos momentos em que ele também deve ter cuidado de mim quando eu necessitei, lá nos idos da década de 1970. Ele nunca foi do tipo de pai que troca fraldas, dá banho, dá "papinha", etc.... mas, do jeito dele, sei que ele cuidou de mim e dos meus 3 irmãos da melhor forma que lhe era possível, dentro das suas muitas limitações. Para animá-lo, combinei com ele que sairíamos para comprar no Alecrim (quem é de Natal vai entender) uma rede grande, azul, como ele queria, tão-logo se recuperasse... era uma estratégia/incentivo que usávamos para que ele se alimentasse melhor... sabe, como a gente faz com um filho?!
No dia seguinte a este banho e barba, ele acordou pior... tivemos que levá-lo para a UPA, e de lá ele foi transferido para o Hospital de Campanha de Natal... foram 15 dias de angústias, pois não podia haver visitação, e dependíamos do contato que a equipe médica e do serviço social nos forneciam.
Nesta quarta-feira, dia 24, às 6h30, recebi o telefone fatídico... a assistente social pediu o comparecimento de algum familiar, pois a médica de plantão queria conversar com a gente.
As suspeitas se confirmaram.
Meu pai descansou do seu sofrimento às 00h10min daquele dia, após não resistir às novas complicações e à uma parada cardio-respiratória.
A lei natural da vida é que os filhos enterrem seus pais, e isso será feito hoje por mim e meus irmãos, com relação ao seu Osvaldo... um homem analfabeto, que criou os 4 filhos com muita luta.e trabalho, seja como marceneiro, como comerciante (num mercadinho, ou numa banca de feira, ou numa "cigarreira", ou em um bar)... o que ele podia fazer, ele fez. Com a ajuda de dona Creusa, nos criou, educou, alimentou. Nenhum bebe, fuma, usa drogas, nem tem ficha na polícia... todos estudaram, alguns até o nível Superior.
Deixou 5 netos lindos para darem continuidade à sua herança de vida.
Agradeço aos que oraram por ele, e peço que continuem orando por minha mãe, pois ela agora enfrentará um duro "silêncio" no lar, após 47 anos de convivência ininterrupta.
Honre seu pai e sua mãe... eles merecem!
🙏🥺
Maranata!

Comentários

Anônimo disse…
Que Deus conforte toda família. Meus sentimentos!

Aqui um versículo de esperança em meio a esse momento tão difícil.

"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
Apocalipse 21:4

CACAU
Anônimo disse…
Que Deus te abençoe, console teu coração, colha cada lágrima sua...Um dia toda dor passará, toda lágrima Deus enxugará. Estarei orando por você, sua mãe, sua família. Devemos orar uns pelos outros...

Deixarei para ti, alguns versos (são uns dos que mais gosto) para ler e como meditação. Nossa vida não termina aqui, amigo...E um dia toda dor, lágrima, cessará!

"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
2 Coríntios 4:16-18

Também deixarei a indicação de uma música, para ouvir e refletir na letra...Meu maior desejo é que Jesus volte logo, amigo...Essa música me dá essa vontade e tenho pedido isso nas orações...Acho que quando deixamos Jesus entrar na nossa vida, Ele coloca esse anseio em nosso coração.

Nome da música(que gosto muito): "Portões Celestiais -Michelle Nascimento

Cole o link e ouça...

https://www.youtube.com/watch?v=vktCZ1XyjVc

Amigo, me despeço já. MEUS SENTIMENTOS.

Fica com Deus.

Beijo,
CACAU