Já fui longe demais?

Frequentemente o Brasil tem ficado chocado pela crescente onda de violência e atrocidade que parecem estar tomando conta dos noticiários.

São crianças sendo arrastadas até à morte pelas ruas; 
recém-nascidos encontrados em sacos de lixo; 
jovens ricos que matam os pais para ficarem com a fortuna da família; 
bandidos que colocam fogo em ônibus com crianças dentro; 
bebês com menos de 2 anos de idade que são violentados e estrangulados até morrer; 
e a lista continua quase sem fim.

Diante de tanta maldade no coração de alguns seres “humanos”, ainda podemos crer que Deus perdoa qualquer e todo pecado? 

Ou será que existe um “limite” do qual não se pode ultrapassar? 
Existe algum pecado para o qual não recebemos o perdão de Deus?

Certa vez Jesus falou as seguintes palavras, registradas no evangelho de Mateus 12:32

Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”. 

De acordo com Jesus, então, há um pecado para o qual não recebemos o perdão – o pecado contra o Espírito Santo.

Para entendermos claramente o que significa isso, temos que compreender o que é “pecado”. 

Na definição bíblica, o pecado é a “quebra da Lei de Deus” (1João 3:4). 
Portanto, sempre que alguém pratica algo que seja contrário aos preceitos morais que o Senhor definiu em Seus mandamentos (conforme Êxodo 20:3-17), então estará praticando um “pecado”.

Haverá perdão do pecado se o pecador der alguns "passos necessários":
1. Arrependimento pelo erro cometido (Atos 3:19)
2. Confissão a Deus, expondo o coração arrependido (Prov. 28:13)
3. Abandono da prática pecaminosa (Atos 3:19)
Se o pecador seguir estes passos, certamente Deus lhe perdoará o pecado, pois a Bíblia diz que temos um “Advogado” que intercede em favor de nós junto a Deus (1João 2:1). Este nosso Defensor é o próprio Jesus Cristo.

Mas... para darmos o primeiro passo para recebermos o perdão (que é o arrependimento), temos que dar oportunidade para o trabalho de Alguém muito especial – a Terceira Pessoa da Trindade. 

É o Espírito Santo Quem nos convence que somos pecadores e carecemos do perdão de Deus (João 16:8). 

É Ele quem nos conduz ao arrependimento, fazendo com que sintamos o desejo de buscar mais a Deus para recebermos ajuda e força, e nos concedendo o poder para continuarmos vivendo longe do pecado (Tito 3:5). 

O Espírito Santo é a Pessoa da Divindade que tem a função de agir no coração do ser humano, para que este sinta o desejo de ir até onde Deus está. Na verdade, conforme a Bíblia, o Espírito Santo faz “morada” na vida daqueles que entregam o coração a Deus (1Cor. 6:19-20). 

Talvez seja exatamente por isso que o ataque à Pessoa maravilhosa do Espírito Santo seja a principal arma que o diabo tem usado para desviar pessoas sinceras dos caminhos do Senhor.

Podemos ver, então, que o único pecado que Deus não pode perdoar é exatamente o pecado contra o Espírito Santo. Ou seja, aquele que comete tal pecado já foi tão fundo na rebelião contra Deus, que não sente mais desejo ou necessidade do perdão. 

O Espírito Santo não consegue mais tocar em seu coração, pois este acabou ficando insensível ao Seu chamado. Alguém que, insistentemente, rejeita o convite de Deus para renovar sua vida, e que não tem qualquer desejo de reconhecer seu pecado e pedir perdão a Deus, está cometendo o pecado “imperdoável”.

Este pecado não é “imperdoável” porque Deus não queira perdoar. 
É exatamente o contrário. Deus quer, mas não “pode”, pois o pecador não pede o perdão, por não achar que esteja em rebelião contra Deus, ou por não querer reconhecer sua condição de pecador.

Como saber, então, se eu já cometi tal pecado?


Bem, se você ainda sente o desejo de se reconciliar com Deus; 
ainda tem vontade de orar, confessar seus pecados; 
se ainda sente que Deus está acima de você, e que Ele merece ser respeitado e obedecido; 
se não fechou os ouvidos para as advertências do Senhor, conforme a Bíblia as revela, mesmo em assuntos que você acredite que não precisa mudar; 
então... você ainda não cometeu o pecado imperdoável, pois o Espírito Santo ainda tem conseguido acesso ao seu coração.


“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” – Apoc. 3:20.

Nunca feche a porta do seu coração à batida do Senhor Jesus Cristo. Talvez Ele esteja batendo hoje mesmo... deixe-O entrar.


Você só tem a ganhar.


Comentários

Rosiane Oliveira disse…
Muito bom o post e muito esclarecedor. =)"O Espírito Santo é a Pessoa da Divindade que tem a função de agir no coração do ser humano..Talvez seja exatamente por isso... o ataque à Pessoa maravilhosa do Espírito Santo" Muuuito, muito bom.
keila disse…
gosto muito de receber esses email pois posso enviar pra os meus contatos, gostaria de receber videos para poder enviar obrigado
Gostei muito do seu post. Acho que a maioria das pessoas pode ter uma segunda chance, basta querer.
O final ficou muito bom, deixou claro como devemos proceder.
A.K.Renovatto disse…
Muito bom o texto! Estamos vivendo tempos difíceis e muitos questionam se há perdão para certos pecados considerados sérios! Não podemos endurecer o coração a ponto de não ouvir a voz de Deus e assim desejarmos uma aproximação maior com Deus. Quem comete o pecado imperdoável, está tão endurecido que já não sente arrependimento e vontade de se reconciliar! Já ouvi algumas pessoas aflitas com receio de ter cometido o tal pecado imperdoável e creio que quem está angustiado, sentindo arrependimento no coração, não pode ter cometido tal erro grave! O simples fato de alguém mostrar angústia e remorso, já mostra que por mais que tenha errado, ainda há chance para ela! Mais uma vez, parabenizo pelo excelente tema!


Anônimo disse…
Jesus não invade o coração de ninguém, Ele espera que abram a porta para Ele fazer morada. Gosto do versiculo de Apocalipse que fala sobre isso.