Descubra como distinguir uma Igreja que prega a verdade

A Bíblia nos mostra que a Igreja do Deus Vivo seria a “coluna” e o “baluarte” (ou suporte) da verdade para o mundo (cf. 1Tim. 3:15). 

Portanto, se descobrirmos o que a Bíblia chama de “verdade”, então saberemos qual seria o tema de pregação dessa Igreja Verdadeira. Até porque, o próprio Paulo ensinou que o que uma igreja prega (sua doutrina) é o que vai distinguir se ela fala em nome de Deus... ou não (cf. 1Tim. 4:1-16; 2Tim. 4:3; Efés. 4:14; Heb. 13:9).


Sendo a “coluna” da verdade, a Igreja seria a própria representante da verdade de Deus nesta Terra, ou seja, a Igreja precisa pregar TODA a verdade, sem deixar nenhum ponto, pois, caso contrário, não poderia ser a “coluna” ou o “pilar” da verdade.


A própria Matemática diz que um plano só existe se estiver formado por, no mínimo, três pontos. Isto pode ser muito bem observado em uma mesa comum. Nenhuma mesa é forte e confiável se tiver apenas 1 ou 2 pernas. Para que uma mesa possa receber uma adequada carga sobre ela, é necessário que tenha NO MÍNIMO 3 pernas.


O mesmo acontece com a Verdade Bíblia. 

A Bíblia menciona 3 “pilares” da Verdade, e somente quando defende e prega estes 3 “pilares” é que uma Igreja pode ser considerada de IGREJA VERDADEIRA.


Portanto, para saber se uma igreja é “Verdadeira” ou “Falsa”, basta fazer 3 perguntas...

I – JESUS É A VERDADE (João 14:6)

Uma igreja que não pregue a respeito de Jesus não pode ser a Igreja Verdadeira. E o que é pregar sobre Jesus?

1. Que Ele é o Criador.
2. Que Ele é o Salvador.
3. Que Ele é o Mantenedor.
4. Que em Jesus habita toda a Plenitude da Divindade (ou seja, Ele é Deus).
5. Que somente através de Jesus nós teremos perdão dos pecados.
6. Que Ele é a encarnação da Divindade (Deus feito homem).
7. Que Ele é a “Cabeça” da Igreja.
8. Que Ele retornará em glória e majestade para buscar Seu povo.

Como Jesus é Deus, quando a Bíblia menciona que Ele é a verdade, está englobando também as outras Pessoas da Trindade, pois o Pai é a Verdade (cf. Sal. 31:5) e o Espírito Santo é a Verdade (cf. João 15:16; 1Jo 5:6)

Portanto, se uma igreja não ensina que Jesus é a Verdade, conforme revelada nas Escrituras, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”, sem sombras de dúvidas.


Vamos, então, fazer a primeira pergunta...

Você chega na porta de uma igreja, e pergunta-se para alguém de sua liderança:

Esta igreja crê e ensina sobre Jesus (Que Ele é Deus? Que Ele é nosso Salvador, Criador e Redentor? Que Jesus é a encarnação da Divindade? Que Ele é a cabeça da Igreja? Que Ele voltará em glória e majestade para buscar Seu povo?)?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca seu tempo com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.

Mas, se a resposta for “SIM” (englobando os 8 pontos apresentados acima), então faça a segunda pergunta.

II – A BÍBLIA É A VERDADE (João 17:17)

Uma igreja que não pregue e ensine que a Bíblia é a Palavra de Deus, não pode ser a Igreja Verdadeira. E o que é pregar sobre a Bíblia?

1. Que Ela é a Palavra revelada de Deus aos homens.
2. Que toda e qualquer doutrina deve ser mantida apenas em acordo com a Bíblia.
3. Que nenhuma tradição humana está acima dos Seus escritos.
4. Que ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus.
5. Que tanto o AT quanto o NT são importantes para nossa vida, porque foram inspirados pelo mesmo Espírito de Deus.
6. Que devemos dedicar tempo para estudá-la e aprender sobre seus ensinos, e praticá-los em nossa vida diária.
7. Que a Bíblia que temos hoje foi preservada de erros doutrinários ao longo dos séculos, sendo confiável para nossos dias.

Portanto, se uma igreja não ensina que a Bíblia é a verdade, conforme revelada nela mesma, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”.

Segunda Pergunta...


Esta igreja crê e ensina que a Bíblia é única Palavra de Deus, e que somente por ela nossas doutrinas podem ser comprovadas?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca seu tempo com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.

Mas, se a resposta for “SIM” (englobando todos os 7 pontos apresentados acima), então faça a última pergunta.

III – A LEI DE DEUS É A VERDADE (Sal. 119:142 e 151)

Uma igreja que não pregue e ensine sobre a Lei de Deus não pode ser a Igreja Verdadeira. 

E o que é pregar sobre a Lei de Deus?

1. Que TODOS os seus mandamentos ainda estão em vigor.
2. Que apenas a lei cerimonial que passou, e não tem mais sentido na Nova Aliança.
3. Porém, a Lei moral dos 10 Mandamentos (cf. Êxo. 20:3-17) ainda está em vigor, e continuará para sempre, pois representa a expressão do caráter de Deus.
4. Que se escolhemos não guardar algum dos mandamentos, o Senhor nos considera culpado de todos os 10.
5. Que é um “mentiroso” aquele que diz que ama a Deus, mas que despreza Seus mandamentos.
6. Que o sétimo dia da semana (o sábado) é o dia que Deus escolheu para ser adorado, e que nenhum outro dia recebeu do Senhor o significado que o sábado recebeu (foi santificado, abençoado e dedicado ao descanso semanal).
7. Que desde o Gênesis até o Apocalipse o sábado é mostrado como um marco entre Deus e Seu povo santificado.

Portanto, se uma igreja não ensina que a Lei de Deus é a verdade, conforme revelada na Bíblia, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”.

Terceira e última Pergunta...

Pergunte para a mesma pessoa a quem foram feitas as outras perguntas:
Esta igreja crê e ensina que a Lei de Deus, com todos os seus mandamentos, ainda está em vigor?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca sua salvação com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.

Porém, se a resposta for “SIM” (englobando todos os 7 pontos acima), então pode ter certeza que aquela Igreja ensina TODA a VERDADE, pois respondeu afirmativamente às 3 perguntas apresentadas nas Escrituras.

IV – AS PERNAS DA MESA

Lembra sobre o que falei antes sobre as pernas da mesa?
Assim como a mesa não tem sustentação com apenas 2 pernas, também uma igreja não pode se considerar “verdadeira” se tiver apenas 1 ou 2 dos pilares da Verdade.

É interessante notar como existem igrejas que pregam 1 ou 2 pontos da Verdade, mas sempre deixa algum de lado. Por exemplo:

1. Os judeus aceitam a Bíblia e a Lei, mas rejeitam JESUS.
2. Os evangélicos (em sua maioria) aceitam a Bíblia (apesar de alguns também a rejeitarem) e Jesus, mas desprezam a LEI
3. Os católicos aceitam Jesus, mas rejeitam a LEI (alterando-a) e a BÍBLIA (trocando-a pela tradição).
4. As Testemunhas de Jeová aceitam a Bíblia, mas rejeitam JESUS (não creem que Ele é Deus) e a Lei.

Ou seja, praticamente todos rejeitam pelo menos um ponto da Verdade. 
Portanto, tais igrejas não podem se considerar VERDADEIRAS, segundo os critérios bíblicos.

ATENÇÃO!!!!

Jesus fez uma advertência muito séria sobre aqueles que baseiam sua religião em emocionalismo, tradição, milagres, curas, exorcismos, línguas estranhas, bênçãos, etc., mas que desprezam a obediência à Sua vontade.

Veja em Mateus 7:21-23


Como eu já mencionei em outra postagem, a palavra aqui traduzida por “iniquidade” é o termo grego ANOMIA, que significa “quebra da lei”, “falta de lei” ou “desprezo pela lei”. A mesma palavra grega aparece em 1João 3:4.


Ou seja, Jesus estava condenando exatamente os que se diziam “religiosos” (faziam tudo em Seu nome), mas que desprezavam a obediência à Sua Lei, praticando a iniquidade.

Fico arrepiado só de pensar da decepção destas pessoas, que seguem uma doutrina errada durante toda sua vida, e uma dia ouvirão dos lábios justos e santos de Jesus as terríveis palavras: NUNCA VOS CONHECI... APARTAI-VOS DE MIM.

E para quem Ele dirá tão aterradora sentença?
Aos que desprezaram Sua Palavra e Sua santa Lei.

Precisamos atentar muito bem para esta advertência que Jesus transmitiu ao Seu povo, em Mateus 7:21-23!!!!!

CONCLUSÃO 
Há muitas igrejas e denominações pelo mundo afora, porém a Palavra de Deus não nos deixa sem resposta à pergunta: como saber se uma igreja é certa ou não?


Vimos que são necessárias apenas 3 perguntinhas simples para saber se uma igreja é ou não verdadeira, baseado apenas no que ela ensina em seu corpo de doutrinas.


Faça o teste, e verá que a maioria esmagadora responderá “sim” a 2 perguntas, mas responde não à terceira pergunta – sobre a Lei.


Apenas uma Igreja que ensine realmente em conformidade com a Verdade pode ser considerada a “Igreja do Deus Vivo, coluna e baluarte da Verdade”.


Agradeço imensamente ao meu Deus, que em Sua infinita graça e misericórdia me mostrou uma Igreja de poder responder com um estratosférico “SIIIIIIIM” a todas estas perguntas.



"Grande paz têm os que amam a Tua Lei... para eles não há tropeço" - Salmo 119:165.

Comentários

Anônimo disse…
MUITO BOM ESTE ARTIGO PORQUE RESGATA OS ENSINAMENTOS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS E CORRESPONDE COM A ERA ATUAL QUE QUALQUER LUGAR QUE INVOQUE O NOME DE JESUS JA ESTA BOM SEM CONSIDERAR OS ENSINAMENTOS SE SAO VERDADEIROS OU NAO BASEADOS OU NAO NA BIBLIA.E ISTO LEVARA MUITOS SEREM REJEITADOS PELO PROPRIO JESUS.TRISTE MAIS REALIDADE.DEUS OS ABENCOE EOS ILUMINE A CONTINUAREM COMO COOPERADORES DE DEUS SENDO BALUARTES DA VERDADE QUE PERDOA RESTAURA E SALVA EM NOME DE JESUS.
Anônimo disse…
Li o artigo, confesso que no inicio até gostei, mais quando o autor parte para defender somente a sua denominação, vejo que lhe falta muito para conhecer realmente qual a verdadeira Igreja.
Porém longe de mim julga-lo, porque entendo que perfeito só ha um o nosso Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", desculpe por tê-lo desapontado.
Mas infelizmente é assim que acontece com a grande maioria dos estudantes da Bíblia: Só aceitam o que lhes é conveniente, e quando se deparam com uma "verdade" difícil de ser aceita, preferem ignorá-la.
Anônimo disse…
Concordo em tudo. Menos num item que envolve os discipulos de Jesus, da qual falaram em outras linguas e converteram mais de 3 mil almas para Cristo. O que foi manifestado alí conforme cita a Bíblia, foi a atuação do Espiríto Santo. Então meu caro Pastor Gilson a IASD comete um erro gravíssimo não aceitar a presença do Espírito Santo nos dias de hoej. Seria como se voce tivesse todo dinheiro ao seu lado e se privasse de usá-lo. Orlandinus Kollyus.
Gilson Medeiros disse…
Caro sr. Orlandinus.

Imagino que o senhor se equivoca em sua interpretação da mensagem Adventista, o que, aliás, é muito comum entre os se opõem à nossa fé.

Se o sr. der uma olhadinha na lista de assuntos que já abordei aqui no blog (veja no final da coluna à esquerda), verá que a mensagem Adventsita não descarta a atuação do Espírito Santo. Porém cremos somente no VERDADEIRO ESPÍRITO SANTO.

Suas fontes o informaram mal.

Um abraço.
Anônimo disse…
Pergunto ao Pr. Gilson;
-Por que a mesma Srª White, sabia que seus testemunhos não eram aceitos pela maioria? Test.Jes.pg108
-Por que muitos rejeitam "conscientemente", as visões da srª White? Test.Jesus. pg. 137
Orlandinus Kollyus
Suprir o comentário anterior por este.
Gilson Medeiros disse…
Caro sr. Orlandinus, não temos relato na Bíblia de NENHUM profeta que tenha alcançado a unanimidade.

Nem Jesus, o Mestre Supremo, a alcançou.
Anônimo disse…
Prof Gilson; acredito que DEUS esta trazendo as ultimas ovelhas p/ o seu aprisco e em breve todas estao juntas louvando-a porque
Jesus é verdade
A biblia é´verdade
A lei é VERDADE
Anônimo disse…
Prof. Gilson,

E quando a igreja "candidata" aceita todas as colunas da verdade, como é o caso do movimento de reforma, devemos entender que eles não tem o testemunho de Jesus (Ap 12:17; 19:10) e por isso não são igreja verdadeira?
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", sugiro que vc dê uma lida no material que já coloquei aqui sobre o Movimento de Reforma.

Segundo o que creio, os Reformistas erram na primeira "coluna" da Verdade, pois eles colocam o legalismo (salvação por obras) diante da justificação pela fé em Cristo.
Edson disse…
Boa tarde!
Sou profundo admirador da Igreja Adventista. Tenho amigos adventistas especiais, que estão no meu coração e amo a música e o louvor adventistas. Nunca a considerei como uma seita ou outra coisa semelhante e pejorativa...mas sou presbiteriano e considero minha igreja fiel à palavra de Deus.
Quando leio que as outras denominações não sustentam as 3 pernas, e que somente as que as possuem são verdadeiras, entendo imediatamente que a minha denominação é considerada como falsa igreja. já que o oposto de "verdadeiro" é "falso".
No seu trabalho: "Os adventistas são evangélicos" vejo e leio e concordo com sua defesa. Como disse sou admirador da amada igreja adventista, sou telespectador assíduo da Tv Novo Tempo a a maioria esmagadora dos meus cds são de grupos adventistas e até admito que a guarda do sábado é correta, o que gerou uma certa discussão entre mim e meus irmãos presbiterianos...
No entanto, em seu texto sinto um certo preconceito com relação às outras denominações... Prof Gilson, tenho certeza da minha salvação, mesmo que eu não guarde o sábado... sei que Cristo é salvador da alma daqueles que entregam seus corações a Ele, independente de sua denominação...
Certa vez ouvi uma pregação do Pastor Fernando Iglesias que só aumentou mais ainda meu respeito por esse grande servo de Deus: "não importa sua denominação, importa que você aceite a Cristo como seu salvador pessoal..."
Portanto Professor Gilson minha fé é verdadeira e minha bandeira, meu baluarte é Jesus Cristo e não denominação essa ou aquela...
Gilson Medeiros disse…
Caro Edson, obrigado por seu comentário.

Asseguro a você que não é meu objetivo pregar o preconceito ou o separatismo, porém também não posso deixar de falar daquilo em que acredito.

O seu comentário só reforçou minha certeza de que estou no caminho correto, pois vc mesmo afirmou sua dificuldade em defender a doutrina bíblica do sábado junto aos seus irmãos de fé. Se o sábado, como vc mesmo admite, é o Dia do Senhor, então pq seus amigos o rejeitam? Pense nisso!

Também gostaria que vc refletisse, sinceramente, em Mateus 7:21-23. Esta passagem, na minha modesta opinião, é uma tremenda revelação de Jesus sobre a relação que existe entre "aceitá-Lo" e "obedecê-Lo" (Lei X Graça). Vc diz que Jesus é seu Salvador, e quem sou eu para discordar ou duvidar de sua fé. Porém, ao ler a passagem acima, vejo que Jesus faz uma terrível advertência contra os que permanecem em uma fé nEle, porém sem o desejo de obedecê-Lo.

Veja que, no texto, Ele diz que o motivo de ter rejeitado aqueles que professavam Seu nome, foi porque eles praticavam a "iniquidade". Esta é a tradução do termo grego "ANOMIA", que significa exatamente "quebra da lei", "desprezo à lei", "falta de lei" (cf. 1João 3:4).

Vc percebe, caro Edson?!
Jesus está advertindo contra aqueles que fazem curas, milagres, exorcismos, etc., e tudo EM SEU NOME, porém não guardam Sua Lei, e o que é pior, a rejeitam!

Por isso, não posso deixar de acreditar e de dividir este conhecimento com meus irmãos e irmãs Adventistas, de que nossa igreja pode até não ser a única a ensinar a VERDADE bíblica por completo (cf. 1Tim. 3:15), mas certamente é uma delas.

Não quero, de forma alguma, que minhas palavras interfiram no carinho e admiração que vc nutre pelos Adventistas. Mas desejo que vc entenda minhas razões e reflita sobre tudo o que a Palavra de Deus ensina sobre a salvação... pois ela deixa claro que não basta professar "crer" em Jesus, mas é de suma importância entregar a vida, sem reservas, a Ele.
A igreja verdadeira esta na biblia.
Efesios: 1;22,23.
Somos nós os que foram redimidos com o sangue de jesus Cristo.
Nós somos templo do Espirito Santo.
porque ignorar isso?
Gilson Medeiros disse…
Caro "ESPIRITO DE PROFECIA" (sic), sua interpretação da Bíblia é mesmo muito confusa. É por isso que não devemos usar de "achismos" para com o Texto Sagrado.

Prefiro ficar com Apoc. 14:12 onde diz, claramente, quem são aqueles que Jesus chama de "Meus".

Por que ignorar isso!?
rsrs
Unknown disse…
Gilson
Parabéns pelo Blog. Os artigos estão excelentes e eu tenho tomado liberdade para pesquisa e como fonte para alguns treinamentos com a igreja. Deus continue te abençoando para que você continue nos abençoando com suas pesquisas.
Pr. Paulo Nunes (Iaene 200-2003)
Gilson Medeiros disse…
Grande Paulo Nunes!

Estamos aqui para servir à Obra do Senhor. Utilize os textos à vontade.

Tem feito muita caricatura ultimamente? rsrsrs

Um abraço.
Serviços Online disse…
pesquisei, conversei muito com integrantes de varias igrejas e cheguei a seguinte conclusao....
1. Os judeus aceitam a Bíblia e a Lei, mas rejeitam JESUS.
2. Os evangélicos aceitam a Bíblia (apesar de alguns também a rejeitarem) e Jesus, mas desprezam a LEI
3. Os católicos aceitam Jesus, mas rejeitam a LEI (alterando-a) e a BÍBLIA (trocando-a pela tradição).
4. As Testemunhas de Jeová aceitam a Bíblia, mas rejeitam JESUS (não crêem que Ele é Deus) e a Lei.
5. Ou seja, praticamente todos rejeitam pelo menos um ponto da Verdade. Portanto, tais igrejas não podem se considerar VERDADEIRAS.

Jesus fez uma advertência muito séria sobre aqueles que baseiam sua religião em emocionalismo, tradição, milagres, curas, exorcismos, línguas estranhas, bênçãos, etc., mas que desprezam a obediência à Sua vontade.

Veja em Mateus 7:21-23
Unknown disse…
A paz!!amei esse estudo e sempre tive dúvidas sobre guardar o sábado, pois essa afirmação se encontra no velho e no novo testamento,estou orando e pedindo a Deus que me mostre a sua vontade, pois sei que Jesus tá voltando e quero subir com ele. Um abraço e muito obrigado por esse estudo maravilhoso.
Gilson Medeiros disse…
Prezada Suely,
Este é mesmo um tema muito importante e maravilhoso de se estudar.

Sugiro que procure uma Igreja Adventista do 7º Dia perto de sua casa, e comece um estudo presencial... você vai gostar muito.

Também fico à sua disposição para ajudá-la com dúvidas sobre este ou outros assuntos que eu conheça.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Um abraço
Gilson.
gilson.medeiros.br@gmail.com
Anônimo disse…
Professor Gilson, os membros das igrejas batista do sétimo dia, judeus messiânicos e adventistas da promessa também se enquadrariam nesses três pilares aventados pelo senhor. E aí? E com relação ao sábado, por que lemos que Deus fez do sábado um sinal apenas para Israel como está em Ex. 31.13 e Ez. 20.12? Por que ali não foi incluído os gentios também? Grato. Wilson C. Silva
Gilson Medeiros disse…
Caro Wilson Silva, a situação é a mesma para qualquer denominação. Se passar pelo crivo das "3 peneiras da verdade", então pode se considerar uma igreja verdadeira. Se falhar em algum, na minha modesta opinião, não passará na sentença de Mateus 7:21-23.

Com relação ao seu comentário sobre o sábado, não vejo no texto bíblico a expressão "apenas para Israel". Sugiro que leia os posts que já escrevi aqui sobre o tema, especialmente um que fala sobre o Sábado no Novo Testamento... creio que você vai gostar.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Seu texto é relativo , fui até uma igreja adventista e estudei um tempo lá e observei certas coisas , se consideram a " única " igreja verdadeira ( pensamento bem católico romano por sinal ) mas até ai tudo bem Bom lá fui apresentado aos " escritos " de Ellen White , que de acordo com a doutrina 17 das 28 desta igreja , são fonte autorizada de correção , instrução , e etc para esta igreja. Bem Ellen White de acordo com suas visões , viu Enoque em outro planeta , viu tambem , um planeta onde seres que não Comeram de outra arvore do bem e do mal que tambem existia la e portanto não caíram em pecado , acompanham os acontecimentos na terra Ela tambem afirma que o diabo pediu perdão a Jesus, porém Cristo , chorou e disse que não poderia perdoa-lo , Ellen White tambem afirma que após a queda do homem Jesus reuniu os anjos e desvendou-lhes o plano de salvação , sem nada ocultar a eles (. Ja a biblia em 1 Pedro diz que os anjos desejam entender ou anelam perscrutar ou investigar , saber sobre a salvação. ). Informação bem diferente do que diz Ellen White , ela tambem afirma que Adão recebeu a lei no Éden e conhecia seus preceitos Ja a palavra diz que Apenas depois de comer da arvore do bem e do mal O homem passou a ter ciência de bem e mal assim como Deus , Se Adão conhecia esta lei ele ja conhecia idolatria Roubo. Homicídio , adultério , falso testemunho , cobiça E etc. Antes de comer da arvore que Deus proibiu Ele não praticava Estas. Coisas , Mas conhecia Então ele ja conhecia o mal antes de. Comer da arvore , porque ninguém que. Conhece estas Coisas é inocente Porém nao é o que a biblia diz em genesis , O homem não sabia nem que estava nu, e não conhecia o bem e o mal , ele não conhecia as 2 coisas e não só o mal , porque a arvore tambem era do conhecimento do bem e não somente do mal , Agora veja , chegando nesta igreja eu tenho que crer nestas coisas , e ainda aceitar que Ellen White é o espirito de profecia para a igreja verdadeira no tempo do fim , e depois ainda criticam outras igrejas evangélicas chamando- as de babilônia ( por isto Jesus mandou tirar a trave do seu olho primeiro ). Esculhambam outras denominações , mas eu nunca vi tanta lenda numa igreja só. Fora o decreto dominical profetizado por Ellen White , E pior defendem os escritos de Ellen White como. Quase Canônicos , Utilizando o texto bíblico que diz " seus filhos e filhas profetizarão ". Como uma das bases , Mas esquecem de deut. 29:29 " as coisas encobertas pertencem a Deus ". E de 1 corintos 4:6 que diz " não ultrapasse o que esta escrito ". Sobre as visões de Ellen White , Ela diz " vi Enoque num planeta assim e assado " a palavra de Deus diz de Enoque " Deus o tomou para si " e outra vez diz " foi transladado para não ver a morte ". O que mAis a escritura diz sobre o paradeiro de Enoque ( nada ) . com que revelação vc ficaria ?? Sobre pessoas em outros planetas não caídos acompanharem as coisas. Na terra Ellen White diz " eu vi " ja a palavra de Deus não diz nada e sendo honesto jó 1 nao serve de base para estas coisas , e sobre o diabo pedir perdão a Jesus e sobre Jesus ter explicado o plano de salvação aos anjos e Adão receber a lei no éden , o que a biblia diz ?? Nada absolutamente nada , sobre estas questões a crença adventista esta fundamentada nos escritos de Ellen White porque a palavra de Deus nao diz nada , então e facil criticar outras igrejas evangélicas se dizendo a única dificil e se auto avaliar e ver tanta lenda sendo pregada como verdade absoluta . Antigamente bastava ser cristão , hoje o cara tem que ser Batista , metodista Presbiteriano , assembleiano , adventista Neo petencostal , luterano , CALVINISTA , ARMINIANO , e etc , ser cristão somente ficou ultrapassado , vamo vê onde esse povo vai parar , pelo que vejo a coisa ta feia e ninguém se da conta.
Gilson Medeiros disse…
Caro Stew...

Como eu digo em outra postagem, não tenho nenhum motivo para não crer em Ellen White.

O fato de que algumas de suas visões trazem coisas "fora do normal" só reforça minha crença, porque o mesmo se dava com profetas bíblicos... Por exemplo, já imaginou como seria se alguém, se dizendo profeta, saísse nu pelas ruas de hoje?! Seria um louco... mas... tá na Bíblia.

Se deseja saber mais sobre minha crença nos escritos de Ellen White, sugiro que leia os posts a respeito.

Um abraço
Gilson.
Sid disse…
Gilson, boa tarde.
Meu nome é Sidcley, descobri seu blog por acaso na internet e desde então passei a ler seus artigos. Quero te dizer que muitos deles, muitos mesmo, viraram sermões pregados aqui no distrito de Itumbiara-Goiás. Ontem mesmo, aproveitei a oportunidade de ser domingo, dia em que a IASD Central recebe grande número de visitantes não adventistas, e preguei a respeito das três bases em que devem se assentar a Igreja Verdadeira: Jesus é a Verdade, A Bíblia é a Verdade e a Lei é a Verdade. Foi muito abençoado e ao final do culto muitos vieram agradecer os esclarecimentos. Quero agradecer a você pelo trabalho, pela maneira que defende com lealdade a verdade que um dia abraçou e por ajudar a tantos. Com certeza, só na eternidade, você terá uma ideia da dimensão de um trabalho como o que realiza. Você é um dos que ajuntam com o Senhor da seara. Quero fazer o curso de teologia que é oferecido no blog, gosto de pregar, é o único dom que Deus me deu: falar. Mas reconheço que quem prega a Palavra tem que se aprofundar, se especializar, tem que estudar. Pena é que sempre que o curso é lançado é fim de mês e estou sem dinheiro, rsrs. Fica com Deus irmão Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Prezado Sidcley, você não imagina o quanto suas palavras trouxeram alegria ao meu coração.
Fico feliz em saber que minhas humildes mensagens podem ser úteis para fortalecer a fé de irmãos e irmãs sinceros como você e tantos outros que visitam este blog.

Obrigado e conto com suas orações.

Envie um email para elpisteologia@gmail.com com seu interesse em fazer o curso, e veremos como podemos te ajudar.

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Me desculpe! Mas vc diz que a igreja deve seguir somente o que está na biblia certo? Porém vejo que muitas doutrinas da adventista sao baseados somente nos escritos de Ellen White!
Conforme as suas palavras: "2. Que toda e qualquer doutrina deve ser mantida apenas em acordo com a Bíblia"
Porém segundo a adventista não devemos tomar café e nada que tenha cafeína, não devemos comer nenhum tipo de carne... onde isso está escrito na biblia? Se o próprio Jesus multiplicou peixes para a multidão? Sinceramente não entendo!
Gilson Medeiros disse…
Caro anônimo, desculpe, mas você está equivocado pois a IASD não possui NENHUMA doutrina baseada unicamente nos livros de Ellen White. Sugiro que leia um pouco mais a respeito, tanto aqui o blog quanto em outros sites oficiais dos Adventistas.

Exemplos:

http://centrowhite.org.br/iasd/crencas-fundamentais-dos-adventistas-do-setimo-dia/

www.verdadeonline.net/textos/nisto-cremos-adventista.pdf

Um abraço
Gilson

sarah disse…
Lindo... Nasci na igreja adventista do sétimo dia e não trocaria minha igreja por nada nesse mundo, pois pra mim é a única igreja onde sentimos realmente a presença de Deus. Podemos louvar a Deus em espírito e em verdade. E isso tudo que você disse é a mais pura verdade e creio que os escritos e ellem White são todos baseados na Bíblia, se tivermos alguma dúvida quanto a isso é somente ler os livros para saber. Obrigada por isso espero convencer outras pessoas dessa verdade com a ajuda desse estudo.
Unknown disse…
Olá,a paz do Senhor Jesus,sou membro em uma igreja evangélica,li alguns comentários,e sinceramente não deu pra entender nada, sugiro que antes de debaterem sobre o assunto os irmãos pensem um pouco, nosso Deus não é Deus de confusão,todas as igrejas de um certo modo deixa algo a desejar, tem coisas que não concordo até mesmo onde sirvo como membro,q quando vejo algo que não concordo não fico discutindo, apenas entrego na mão de Jesus,ELE sim é o justo juiz,e isso que o inimigo da nossa alma quer é ver os crentes confusos,pregue o que a bíblia diz e ponto,se não da impressão de que você está duvidoso,procuro pregar a verdade bíblica para os que aceitam,mas quem sabe dá salvação é Deus e não eu, procuro sempre lembrar de obedecer quem me resgatou,sei que muitos não aceitam o que prego,mas não julgo nem condeno.Bom é deitar a cabeça no travesseiro e ter a consciência tranquila de mais um dia ter feito a vontade de Deus,pra mim esse e o caminho da verdade,pergunte sempre a Jesus se está satisfeito com você ao invés de perguntar ao dirigente das igrejas se faz isso ou aquilo,lembrem se, examine se o homem a si mesmo,fiquem na paz do Senhor Jesus.