Por que tanta violência no mundo?

Você já parou para observar como as últimas manchetes dos noticiários estão assustadoras?!



"Jovem é preso após atear fogo em prostituta".
"Homem é suspeito de matar ex-mulher na frente dos filhos".
"Casal é assassinado na frente do filho".
"Jovens ricos agridem doméstica".
"Casal é preso por vender coxinhas recheadas com carne humana".
"Mãe deixe filho recém nascido dentro de saco de lixo".
"Terroristas que decaptam suas vítimas ao vivo, na TV".
"Violência cresce no interior do país e no mundo".

E por ai vai...

Por que o mundo está tão violento? Por que os seres humanos estão cada vez mais desenvolvendo seus aspectos animalescos e selvagens? Por que não existem mais respeito mútuo entre as pessoas, e até por "diversão" podemos ser vítimas de pessoas (adolescentes e jovens!) que não têm o menor sentimento de piedade pelo semelhante?

O Brasil está tentando responder a estas perguntas. Diariamente os jornais trazem entrevistas com Psicólogos, Psiquiatras, Pedagogos, Teólogos, Sociólogos, etc., tentando entender o que está havendo com a atual geração de "seres humanos".

Mas os Adventistas do Sétimo Dia têm a resposta para estas perguntas.
Leia comigo a seguinte declaração de Jesus:

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mateus 24:12).

Jesus estava falando sobre os eventos que ocorreriam nos "últimos dias", ou seja, na última geração de pessoas antes de Deus colocar um fim na história do pecado.

Dentre muitas declarações, inclusive com relação aos "sinais" que seriam vistos no mundo físico e natural, Jesus declara que o amor "esfriaria" do coração dos homens e mulheres. O mais interessante é que Ele mesmo apresente o motivo:

A INIQUIDADE SE MULTIPLICARIA
Você lembra o que é "iniquidade"?
Esta palavra é a traduação de um termo grego, ANOMIA, que significa "sem lei", "quebra da lei", "desprezo pela lei", etc.
Você encontra uma correspondência dessa palavra em 1João 3:4; Mateus 7:21-23; entre outras.

Portanto... O motivo de tanta violência é muito claro para os que conhecem a Bíblia - em especial os Adventistas do 7º Dia.

O mundo está assim porque a Lei do Senhor está sendo amplamente desprezada (cf. Êx. 20:3-17). Cada ponto dos 10 Mandamentos de Deus tem encontrado alguma resistência por parte da atual sociedade.

Imagens - "não há problema em usar imagens na adoração, pois nós apenas 'veneramos' estas imagens".
Sábado - "isto é coisa do passado, pois Jesus ressuscitou no domingo e agora este é o verdadeiro Dia do Senhor para os cristãos da nova aliança".
Honrar pai e mãe - "os 'coroas' já deram o que tinham que dar, e o melhor é colocá-los em um asilo, ou matar logo, para ficar com a herança toda para mim".
Matar - "se olhar feio para mim eu mato!".
Adultério - "quando o casamento entra na rotina é melhor buscar aventuras para apimentar a relação".
Furto - "nosso país é injusto, e se eu tiver oportunidade de levar vantagem em alguma coisa, não vou deixar passar. Afinal, todo mundo rouba, começando dos políticos".
Agir contra o próximo - "se eu tiver que inventar uma estória sobre algum colega de trabalho, para ganhar o lugar dele e melhorar meu salário, eu faço mesmo. O mundo é dos espertos!".
Cobiçar - "a mulher do meu vizinho é muito mais bonita que a minha. Se ele der bobeira eu dou em cima dela".

Infelizmente até mesmo dos púlpitos das grandes igrejas cristãs atuais, que deveriam ser as primeiras a defenderem os princípios morais determinados por Deus, é de lá que têm saído a maioria das mensagens em desprezo à Lei do Senhor. Quantos já não ouviram algum pregador esbravejar: "a lei passou", "isso foi para os judeus", "vivemos no tempo da graça", "Jesus estabeleceu um nova aliança, sem lei", "não deem ouvidos a estes sabatistas heréticos", etc.?


Enquanto o mundo continuar desprezando a Lei de Deus, veremos cada vez mais notícias de selvageria e violências entre os seres "humanos".

E o pior (ou melhor?!) é que as profecias nos mostram que este estado de coisas só vai piorar.
 
Portanto, meu querido irmão e minha querida irmã, vamos nos apegar mais ainda ao estudo da Palavra de Deus, e clamar humildemente ao Senhor que cumpra Sua promessa em nossa vida diária:

"Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal" (João 17:15).

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo plenamente com o Pr. Gilson, o que tem levado o mundo a se tornar cada dia mais violento, é o desprezo visível à Lei de Deus. Que o Senhor nos ajude a obedecer aos Seus mandamentos, e que, ao retornar, Jesus nos encontre prontos!