quarta-feira, julho 02, 2014

No princípio, criou Deus os céus e a Terra...

Certa vez foi realizada uma enquete com os internautas de um site cristãos, sobre o tema da "Criação". A pergunta era:

Qual é a sua compreensão acerca dos dias da Criação (Gn 1)?

Dos quase 2000 votos contabilizados na época em que vi a pesquisa (09/06/07), mais de 60% dos votantes declarou que "os 'dias' são simbólicos, sendo possível interpretá-los como 'milhares de anos'".

Este resultado me levou a refletir sobre como nossos "irmãos" de outras denominações cristãs estão descrentes (sem trocadilho) sobre o tema da Criação literal, conforme relatada em Gên. 1.

Interessante notar que a Teologia protestante moderna, vem ou outra, tenta colocar em dúvida os 11 primeiros capítulos de Gênesis, alegando que os relatos, personagens, fatos e registros históricos ali contidos não devem ser considerados muito mais do que simples "lendas" ou "alegorias".

Como resultado disso, eu gostaria de chamar a atenção, principalmente, para um fato, muito relevante para os Adventistas...

Se nós passarmos a não mais acreditar na autenticidade histórica e teológica do relato de Gênesis, conforme Moisés escreveu, não teremos como defender a razão de existência da guarda do sétimo dia da semana, como o Sábado do Senhor, uma vez que ele não seria um dia literal de 24 horas (como entendemos), mas um longo milênio sabático, no qual a Terra entrará novamente após completarem-se os 6000 anos de sua criação.

Ou seja, desacreditando de Gênesis, vamos perder a base de sustentação não só sobre o sábado, mas também sobre muitos outros temas que ali estão originalmente descritos e relatados, por exemplo:
1. A origem do homem e da mulher (cap. 2)
2. A idade da Terra e dos seus habitantes (cap. 1)
3. A queda do homem, e o pecado original (cap. 3)
4. A mentira da serpente, dando início ao espiritismo (3:4)
5. O dilúvio mundial (caps. 6-8)
6. A origem dos idiomas mundiais (cap. 11)
7. A degeneração alimentar do homem, que trouxe uma diminuição de sua capacidade física
8. A criação universal e original do santo sábado como dia semanal de descanso

Entre outros...

Para ajudar você a entender melhor o relato de Gênesis, sugiro a leitura dos excelentes artigos relacionados abaixo, produzidos por grandes estudiosos desta área:
http://dialogue.adventist.org/articles/15_3_javor_p.htm (sobre a importância do Criacionismo)

Precisamos, como povo remanescente de Deus, levantar bem alto a bandeira da Criação literal e história, como está relatada nos primeiros capítulos de Gênesis, porque...

"No princípio, criou Deus os céus e a Terra."

Nenhum comentário:

Cursos Básico, Médio e Avançado

Ebook 101 Razões