A Culpa é Dela...

Hoje vou entrar em um tema polêmico, e que certamente vai provocar a reação de muitas pessoas. Mas como o meu objetivo é exatamente esse - levar meus irmãos e irmãs a refletirem sobre temas importantes da nossa fé - eu estou certo que você vai, mesmo que não concorde comigo, pelo menos parar um pouco para refletir sobre o assunto.

É bem comum os jovens, e mesmo alguns adultos, fazerem perguntas do tipo:
- É pecado mulher usar calça comprida?
- É errado usar uma maquiagem bem "levinha"?
- Por que não devemos usar jóias, nem mesmo aquelas mais discretas?
- É pecado pintar o cabelo? (esta me foi feita por uma senhora que estava "desesperada" em saber a resposta, pois falaram para ela que é pecado cobrir os cabelos brancos)

E por ai vai...

Sempre que me fazem perguntas deste tipo eu respondo com outra pergunta...rsrs

"Qual a motivação que leva você a desejar usar maquiagem, jóias, roupas da moda, cortes de cabelo modernos, etc?"

A sua resposta para esta pergunta vai determinar se o que você gosta de fazer é "certo" ou "errado", do ponto de vista bíblico ou teológico.

1. Se você usa um batom bem clarinho (tom de pele), para parecer mais bonita aos outros; ou
2. Só veste as roupas da última moda, não pela qualidade do material, mas para não ficar "parecendo velha(o)"; ou
3. Usa aquela "pulseirinha" disfarçada de relógio (rsrs), e ainda vira o mostrador para escondê-lo sob o pulso; ou
4. Gosta de vestir aqueles calças ultra, super, hiper, mega... apertadas, com cintura baixíssima, e ainda usa a desculpa de dizer que "só encontramos dessas no comércio"; ou
5. Se usa uma correntinha (gargantilha em alguns lugares do Brasil) bem "discreta" por baixo da blusa, apenas para não ficar com o pescoço tão "sem brilho"; ou
6. Pinta as unhas com aquele esmalte bem clarinho, quase tom de pele (quando não prefere os de tom escuro e chamativos...), para dar um "brilho" especial às unhas; ou
7. Você é um daqueles rapazes (vamos pegar no pé deles agora...rsrs) que gosta de usar aquele tipo de penteado "não gosto de pente", apenas para ficar mais identificado com os galãs da telinha; ou
8. Deixa aqueles "filetes capilares" no rosto, com os desenhos mais chamativos, e ainda chama isso de "barba"; ou
9. Prefere aqueles modelos de camisas "fashion", que se usam por fora da calça (e ainda têm aquele dobrado da manga que só os artistas de Malhação usam...rsrs), apenas para impressionar as meninas...
10. Etc...etc...etc...etc...

E N T Ã O ..............

Cuidado!

Você pode estar entrando por um caminho muito perigoso, e que tende a nos levar cada vez mais longe das orientações bíblicas sobre a modéstia e o bom gosto no vestuário.

Ou seja...

Se para aquela pergunta básica que eu fiz acima (em negrito), sua resposta é:
- Para ficar mais bonito(a)
- Para chamar a atenção dos(as) gatinhos(as) para mim
- Porque não quero ficar fora da moda
ou outra parecida...

Você está incorrendo no pecado da VAIDADE.

Portato, A CULPA É DELA.
Desta "danada" que tem levado muitos jovens e adultos (tanto homens quanto mulheres) a fecharem os olhos às claras orientações sobre este assunto, não só na Bíblia mas também (e especialmente) no Espírito de Profecia.

Como não temos tempo aqui para discorrer sobre a teologia do uso de jóias, adornos, pinturas, vestuários da moda, etc., sugiro que você leia o excelente artigo do Dr. Bacchiochi, publicado na Revista Diálogo Universitário (clique aqui).
E depois reflita sobre a maneira mais apropriada para um jovem ou adulto Adventista se "exibir" para o mundo.

Está aberto o desafio...

Comentários

Anônimo disse…
Pr. Eu mais uma vez(rs), concordo com o que disse, e só quero fazer umas ressalvas sobre o texto.

Primeiro que roupa não é ponto de salvação, e segundo que a questão de roupa, devemos ter em mente sempre o seguinte: Jesus vestiria essa roupa ou colocaria esse adorno? Se o jovem concorda com isso tudo bem, se não, não adiante a igreja ficar colocando uma série de justificativas para não usar, devemos trabalhar em nossos jovens a aproximação de Deus, pois a partir desse momento o que for "peccado", vai ser deixado de lado e para quem está constrangido com a situação também tem que pedir forças a Deus para aceitar o diferente. Como já citei antes, sou membro adventista de berço e sempre achava que muitas coisas eram erradas e tal, mas quando taxamos as pessoas dessa forma estamos nos comportando com os fariseus do antigo Israel, e não podemos tomar essa atitude, quero do deixar claro que não sou a favor da legalização geral das coisas, entretanto, que tenhamos foas Cristo em nossas mentes, o problemas como roupa, música, cinema e outros vão sendo quebrados com ajuda do Espírito.

Vaidade deve ser deixada de lado, mas que não percamos tanto tempo dizendo que tal roupa é pecado, essa outra não, que tenhamos Jesus como nosssa salvação.
Thiago Falcão disse…
Muita boa a colocação.
Unknown disse…
Pr. Li o estudo completo e concordo com tudo que esclareceu,pois justifificou tudo na bíblia e não há como descordar da mesma.Aquele que descordar da bíblia não crê em Deus.Acredido também que para sermos seguidores de Cristo não é fácil,porquê para chegar a Cristo temos que negar a si mesmos,negar as coisas que o mundo nos ofereci e pra nós que somos pecadores isso não é uma missão muito fácil.Porém,isso não implica que devemos esconder a verdade mesmo que seja dura pra muitos.

Fica na paz de Cristo.

Atenciosamente Thalyta e Steven
Anônimo disse…
Concordo com as palavras do Prof. Gilson, porém, o que mais observo e que, com certeza, traz muito desgaste é que muitas pessoas estão tão preocupadas com os outros que se esquecem de si mesmos. Creio que essas orientações são PARA MIM, e não para os outros. Se cada um pensasse assim acerca das muitas orientações da Bíblia e Espírito de Profecia, teríamos muito menos problemas na igreja, principalmente quando os jovens são os alvos. Que cada um cuide de si e seja submisso às orientações divinas. Este deve ser o alvo de cada cristão.
dalila carvalho disse…
Paz!Querido bom não concordo com que o Senhor disse!Roupa,esmalte,pulseira,etc..Não nos espediria de Deus conceder-nos a salvação,Tudo isso é religiosidade !e Deus não se importa com essas coisas..temos que saber separar as coisas Pr.Concerteza que tudo tem seu limite mais isso é o de menos pra Deus se vestindo com modestia,não há mal em usar as coisas que vc ctou não é pecado!Pecado é vc depender disso mais uma vez RELIGIOSIDADE...
fica na paz!Amado
Gilson Medeiros disse…
Prezada Dalila, respeito sua opinião mas não posso concordar com vc por uma questão "simples"...

se baseia na SUA opinião (achismo) e não na Bíblia (Verdade).
Simone Carvalho disse…
Não sou adventista de berço... conheci a igreja aos 15 anos e foi amor a 1º vista, pois sempre achava estranho o modo de comportamento dos outros e achava um absurdo. Antes do batismo eu achava realmente difícil deixar todos estes adornos de lado (embora não usasse maquilagem), mas me comprometi com Deus que se fosse a vontade DELE que eu deixasse de usar essas coisas, ele me tiraria a vontade; e tirou!!!
Concordo em todos os gêneros com o Pr. Gilson. Batizamos sabendo do que Deus deseja para nós, mas muitas vezes nos deixamos levar pelo mundo, usando coisas que são comuns aos outros sempre pensando no melhor pra nós, e não que Deus acha.
Discordo da Dalila, pq ela deveria pensar no seguinte: o que a faz diferente do "mundo" ao ela sair na rua com as mesmas roupas, as maquiagens, adornos, palavras, etc...??
Devemos ser diferentes sempre; devemos dar o exemplo a começar pela nossa aparência... nosso espelho de Deus aos outros que passam por nós!
Que sejamos luz, e não trevas...e nem tenhamos o mesmo pensamento dos "leigos".
A paz a todos e em especial ao Pr. pela ótima mensagem!!!
Anônimo disse…
concordo com o comentario e fazendo uma critica a dalila carvalho.

a roupa não salva. Somos salvos pela graça de Jesus. Mais a partir do momento que somos salvos, temos que viver como salvos. Deus falou tá falado. Só temos que obedecer pq ele é sabedoria
Olá Pastor,a paz. Gostei muito deste artigo, concordo completamente com o senhor, pois dizer que Deus só que o nosso coração é sermos falso com Deus e conosco mesmo. O nosso exterior deve refletir o nosso interior. Nós somos o que falamos, vestimos, comemos e nos comportamos. Parabéns, que Deus te abençõe.
Por Lindanete Jocas Domingos de Sousa da Igreja Adventista de São Bentinho Paraíba.
Andrade da Silva disse…
Tudo o que foi falado , está certo e certamente, não preciso adicionar comentário. Porém, confesso, que algo me preucupa nas apresentações e cultos da igreja, quando as mulhers e as jovens, principalmente cantoras abusam da maquiagem e da pintura. Peço às irmãs que orem a Deus e com lágrimas na voz peço: Sejam discretas no uso da maquiagem, mesmo nos casos de ocasiões em que forem filmadas, creio que quando A MAQUIAGEM É USADA DISCRETAMENTE VISANDO PROTEGER O CORPO, COMO NOS CASOS DE FILMAGENS, NOSSO DEUS ENTENDERÁ. As cantorar de nome e fama, tais como: Alessandra, Iveline e outras deveriam concientizar-se, de que as outras jovens seguirão o seu exemplo. DIANTE DO QUE ESTÁ ACONTACENDO, RECEBEREMOS A CHUVA SERÔDIA? é PRECISO HAVER MUDANÇAS, DO CONTRÁRIO, NOSSAS LÂMPADAS CONTINUARÃO VAZIAS.
naO, usar maquiagem é pecado??? depende pra quê vc vai usar e se deus se entristecesse ele falaria com seus servos pois minha mae pinta o cabelo e Deus ainda a usa nós nao devemos ixagerar mas essas beiteirinhas da assembleia eu detesto e deus tambem pois a assembleia é tao santa qui devez em quando aparece uma safadeza dela! eu nao mim maqueio e nem pinto o cabelo a igreja qui eu frequento nao tem essas beisteirinhas e deus opera muito! fiquem com deus! um Beijo
Anônimo disse…
Bom, sem sair dos termos assim descritos pelo autor do tópico, não vou mexer em doutrinas ou algo do tipo...
Salomão em sua sabedoria (concedida por Deus) Teve mulheres lindas, as melhores roupas... Antes das mulheres chegarem a ele, tinha todo um ritual de preparação para ficarem bonitas...
Depois, refletindo ele disse "Tudo nesse mundo é vaidade"
De fato é.
Legal o estudo, os comentários dos irmãos e até a Crítica da moça DALILA.
A Palavra de Deus é para nossa edificação e santificação, mas sou obrigada a dizer e protestar contra a doutrina "FEMININA". Nisso podemos concordar, essa questão pega muito mais forte nas mulheres.
Mas como o rei Salomão disse: "TUDO (sem excessão) é vaidade, se o irmão corta o cabelo, é vaidade. Se compramos a roupa que achamos mais bonita é vaidade. Não é justo dizer que a vaidade está apenas nos acessórios das irmãs, sendo que ela está em todos nós. Pude observar no tópico do estudo, e ênfase que o autor deu sobre a questão "Servos de Deus e a Sociedade" sobre a aparência e tal. Se formos olhar para esse assunto no geral, as mulheres usariam sim as suas pulseiras, já que os homens usam seus ternos e relógios...
É um pouco polêmico, mas acho que nenhum irmão aqui gostaria de ver suas esposas com o cabelo desarrumado, todo cheio de pontas e sem passar um creme de hidratação ^^
Não é pecado...
Pecado é aquilo que nos separa de Deus
E se as mulheres dos reis usavam, é por que era o melhor, eles sempre receberam o melhor...
Se é Pecado, Então Tudo relacionado ao bem estar e ao "agradar a sociedade de modo a aparência é pecado."
Gilson Medeiros disse…
Cara Anônima, se os homens que você conhece cortam o cabelo, ou usam terno e gravata, ou qualquer outra coisa POR CAUSA DA VAIDADE, então certamente estarão pecando, conforme a Bíblia assim o diz.

O mesmo vale para as mulheres: se cortam o cabelo (ou o pintam), se maquiam, usam jóias, querem andar na moda, etc., POR CAUSA DA VAIDADE, então estão no mesmo erro.

Resta saber o que é, de fato, a VAIDADE, sem achismos, filosofias, teologuês, etc.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
pecado se maquiar e usar joias????????nao posso acreditar nessa bobagem.por isso muitos crentes com sembrantes tao triste na igreja. meu marido tem uma tia que nao raspa as axilas porque aprendeu q é pecado onde vamos parar. jesus nos ama e tudo é vaidade. ate usar barba e bigode e ai como fica a situaçao?sejamos prudende com esse negocio de pecado.que Deus nos ajude e que o espirito santo nos guie nessa jornada tao dificil nesses ultimos dias. jesus esta voltatando. preparate para encontrar com teu Deus. fk com Deus.
ednaldo gonçalves disse…
olá irmãos, eu li todos os cometarios, e vi a obra de DEUS, e tambem de satanaz. se olharmos o fim de cada diciplo de JESUS, vejamos a vida de cada um deles, foi só sofrimento e por fim momtes planejadas, pq não seguiram modas nem vaidades, não tinhão vergonga de sua aparençia.
higiene é limpar e não pintar!!!
pintar é cobrir a minha origem.
nós temos que ser natural e não artificial.
DEUS, mim ama como eu sou,
ele dissi venha do jeito que tu eis...
a diferença do CRISTÃO ta na naturilidade. vamos ser transformados na volta de JESUS.
isso é se formos obediente.
fiquem com DEUS, e estudem a BIBLIA.
A.K.Renovatto disse…
Quando o assunto é vaidade, pode ter certeza que o assunto vai dar o que falar rsrs. Eu creio que a vaidade maléfica é aquela sem moderação. Equilíbrio em tudo é fundamental. E tenho opinião convicta que a vaidade mais condenada pela Bíblia não é a exterior, mas a interior. A soberba, orgulho é uma vaidade bem pior que a vaidade externa. Sobre o exterior deve haver bom senso. O exagero é que vêm a ser errado, até porque uma dose de vaidade todo mundo tem.