A Divindade - parte V

Um argumento bastante (mal) usado pelos anti-trinitarianos é o verso de Deuteronômio 6:4, que diz:

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor".

Eles enfatizam que a palavra ÚNICO é uma prova inequívoca de que o Judaísmo primitivo não aceitava a idéia de uma Trindade.

Há algum tempo, assisti uma palestra do Pr. Ivanaudo Oliveira, Ministerial da União Nordeste Brasileira da IASD, que expôs este tema de forma clara porém profunda. Aproveito para transcrever parte desta palestra aqui (em azul), para que você veja como a verdade "liberta" (cf. João 8:32).

Vamos fazer uma análise da palavra “ÚNICO”

Na língua Hebraica, há duas palavras para determinar uma UNIDADE.
1. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID (pronuncia-se IARRID).
2. Mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD (pronuncia-se ERRAD).

Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras.

Gênesis 2:24: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA CARNE".
Um homem e uma mulher formam uma unidade composta (mais de 1).

Ao decifrar os sonhos de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é UM SÓ" (Gen. 41:25).
Embora fossem dois sonhos, José disse que eles formavam uma unidade composta (mais de 1).

Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: "Depois vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com UM cacho de uvas" (Núm.13:23).
Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas (várias uvas).

Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD.
E como já vimos, esta palavra indica uma UNIDADE COMPOSTA (ou seja, envolve mais de 1 elemento).

Agora vamos ler Gênesis 22:2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu ÚNICO filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto..."

Verso 12: "Não estendas a tua mão sobre o moço... agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu ÚNICO".
Aqui é uma unidade absoluta. Isaque era único em sua espécie. Neste caso, a palavra usada foi YACHID.

Voltemos agora para Deuteronômio 6:4.
Qual palavra será que Moisés usou aqui: ECHAD ou YACHID?

Ele usou a palavra ECHAD.
Logo, quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o “único” Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA (mais de 1).

Mais uma vez, a Bíblia explica-se a si mesma. Como vemos, certamente era própria da linguagem hebraica já nos tempos de Moisés a concepção de uma Divindade Plural, ou seja, Um Deus formado por mais de 1 Pessoa Divina. E como a Bíblia como um todo demonstra (ver postagens anteriores sobre o tema), esta Divindade é formada por 3 Pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

A TRINDADE NOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE

Ellen White veio com sua família da igreja Metodista para o Movimento Adventista. Como os Metodistas são trinitarianos, é lógico pensarmos que ela era trinitariana.
No começo de seu ministério, embora chamada e eleita por Deus como profetisa, não se pode afirmar que ela tivesse compreensão clara e cabal de todos os assuntos doutrinários.
1. Em outubro de 1844, ela cria como os demais na doutrina da porta fechada;
2. Após sua primeira visão em dezembro de 1844, ela ainda continuou a observar o domingo.
3. E mesmo após aceitar o sábado, continuou a guardá-lo erroneamente das seis horas da tarde de sexta-feira até às seis horas da tarde do sábado, até que Deus lhe mostrou em visão que estava errada neste ponto.
Assim sendo, podemos afirmar que embora ela fosse trinitariana a princípio, seu conhecimento maior, mais abarcante e mais completo desta doutrina foi aprofundado dos anos de 1890 para frente.

Em 1898, com a publicação de O Desejado de Todas as Nações, parece que esta fase madura do assunto tornou-se muito clara e definida em seus escritos.

Veja algumas citações dela a partir destas datas:
"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da (Divindade) Trindade, o Espírito Santo".
Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37 (1897).

"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom".
Manuscrito 44 (1898). Citado em Meditações Matinais de 2002, pág. 301.

"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade (Trindade), a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder".
O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.

"Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".
Manuscrito 145 (1901).

"Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, ... e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo”.
Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63 ( 1905). Citado em Evangelismo, pág. 616.

Conclusão
Enquanto o Pai nos espera de braços abertos, e o Filho intercede por nós no santuário celestial, ouçamos a voz do Espírito Santo que, juntamente com a esposa, diz “vem”.
(Apoc. 22:17)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Veja que não é muito complicado entender o assunto. Basta querer!

É uma pena que tanta gente prefira continuar questionando a doutrina da Trindade, e abandonando o corpo de Cristo.

Mas sabe por que há hoje tanta controvérsia sobre este tema?
Atente novamente para as palavras do Espírito de Profecia:
"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade..." (ODTN, 671).

É muito claro! A 3ª Pessoa da Trindade tem, hoje, a função de conceder-nos o PODER necessário para vencer o pecado (cf. João 16:8).

É exatamente por isso que o DIABO tenta jogar por terra a nossa crença na Pessoa do Espírito Santo. Conseguindo isso, ele terá total domínio sobre nossa vida.

Em vez de ouvir as palavras dos pseudo-iluminados de hoje, prefira permanecer com a declaração pastoral do santo apóstolo da graça:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).

Comentários

Anônimo disse…
Lendo os comentários do prezado irmão, postado em Sexta Feira 19 de outubro 2007, que fala sobre DIVINDADE III, na parte "A TRINDADE NOS ESCRITOS DE ELLEN G.WHITE", no ítem 3 que diz: E MESMO APÓS ACEITAR O SÁBADO, CONTINUOU A GUARDÁ-LO ERRONEAMENTE DAS 6 HORAS DA TARDE DE SEXTA-FEIRA ATÉ AS 6 HORAS DA TARDE DE SÁBADO, ATÉ QUE DEUS LHE MOSTROU EM VISÃO QUE ESTAVA ERRADA NESTE PONTO. Sobre este assunto, Pergunto: Está errado "Guardar o "Sábado" começando as 6 horas da tarde na Sexta-feira até as 6 horas da tarde do Sábado? A Blíblia em "Levítico 23:32 nos ensina desta forma. Estamos nós também errados neste ponto?Sou adventista do 7º dia e espero uma resposta. Ademir. email
afnossacasa2@hotmail.com
Gilson Medeiros disse…
Prezado Ademir, o que diz o verso que vc citou?

"...de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado".

Não diz que é das 18:00h às 18:00h. A Bíblia define a mudança do dia no pôr-do-sol (por exemplo: Nee 13:19).

Portanto, não podemos definir que o sábado SEMPRE comece às 18:00h, pois isso não será uma realidade para todos os lugares (devido ao fuso horário). Foi por isso que Deus deixou o pôr-do-sol para marcar a viração do dia.

Um abraço.
Gilson.