A raiz de muitos [ou quase todos] pecados

Atente para o seguinte verso bíblico:

"pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes..." - 2Tim. 3:2

Ao descrever o estado moral em que viveria o mundo dos últimos dias, o apóstolo Paulo utilizou adjetivos pouco nobres. Entre outras características, ele diz que os homens seriam "egoístas".

É interessante observar que a palavra grega aqui traduzida por "egoístas" (PHILAUTOS) só ocorre neste lugar em toda a Bíblia. Paulo buscou uma palavra especial para descrever quão corrompido estaria o coração do ser humano pouco antes da volta de Jesus.

O dicionário define o egoísmo como um "amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses, em detrimentos dos alheios". Ou seja, o egoísta é aquela pessoa que só pensa em si, e que não está nem um pouco preocupada com o sentimento, sofrimento, necessidade, miséria, dor... do seu semelhante.

Tratando também sobre o egoísmo, Ellen White escreveu o seguinte:

"O egoísmo é a essência da depravação, e, devido a se terem os seres humanos submetido ao seu poder, o que se vê no mundo é o oposto à fidelidade a Deus. Nações, famílias, e indivíduos estão cheios do desejo de fazer do eu um centro. O homem almeja governar sobre os seus semelhantes. Afastando-se de Deus e de seus semelhantes em seu egoísmo, segue suas irrefreadas inclinações. Age como se o bem dos outros dependesse de se submeterem a sua supremacia" - Conselhos sobre Mordomia, pág. 24 - (grifo meu).

E mais:

"O egoísmo tem causado discórdia na igreja, enchendo-a de ambição não santificada. ... O egoísmo destrói a semelhança com Cristo, enchendo o homem de amor-próprio. Leva a contínuo afastamento da justiça. Cristo diz: 'Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus.' Mat. 5:48. Mas o amor-próprio é cego para com a perfeição que Deus requer" - Ibidem - (grifo meu).

E o que mais me impressiona:

"Na manhã de 23 de outubro de 1879, por volta das duas horas, o Espírito do Senhor repousou sobre mim, e vi cenas do juízo vindouro. ... Dez milhares vezes dez milhares achavam-se reunidos diante de um grande trono, sobre o qual estava sentada uma pessoa de aparência majestosa. Vários livros achavam-se diante dEle, e na capa de cada um estava escrito em letras de ouro, que pareciam como chama ardente: 'Contas-correntes do Céu.' Foi então aberto um desses livros, contendo os nomes dos que professam crer na verdade. Perdi imediatamente de vista os inúmeros milhões que se achavam em redor do trono, e unicamente os que eram professos filhos da luz e da verdade me prenderam a atenção. (...)
Abriu-se outro livro, no qual se achavam registrados os pecados dos que professam a verdade. Sob o cabeçalho geral de egoísmo, vinha uma legião de pecados." - Serviço Cristão, pág. 87 (grifo meu).


Observe como o egoísmo é apresentado como sendo a essência (ou seja, a "raiz", a "origem") de muitos males... mesmo na Igreja!

Quando olhamos para o mundo vemos grandes e pequenas demonstrações de egoísmo:

- O político que pensa apenas em $i, e não reflete duas vezes antes de roubar o dinheiro que deveria ir para a merenda das crianças, ou para a saúde do mais necessitado, ou para construção de casas para quem dorme ao relento.
- O empresário que faz falcatruas para poder conquistar um negócio que lhe renda alguns milhõe$$$.
- O traficante que destrói a vida de milhões de crianças e jovens, apenas para ganhar dinheiro.
- O "filhinho de papai" que dirige embriagado, fazendo exibicionismos no trânsito, sem importar-se com a segurança alheia.
- O motorista que não dá sinal para indicar que vai entrar em uma rua, provocando acidentes com os veículos que vêm atrás dele.
- O jovem que não oferece seu lugar em um ônibus, metrô, trem... lotados, para alguém fisicamente mais frágil que ele.
- Uma mulher ou homem que gaste mais com salão de beleza, do que famílias inteiras gastam para se alimentar.
- O condômino que não controla o gasto de água do seu apartamento, com a certeza de que a conta do desperdício será paga "também" pelos outros.
- A pessoa que dá uma de doente para furar uma fila quilométrica no banco, sem ficar nem um pouco preocupado com as pessoas que já estão há horas esperando.
(...)

E na Igreja, vemos demonstrações de egoísmo?

- A pessoa que levanta no meio do sermão, simplesmente porque ele está "tocando em sua ferida".
- Aquele que gasta uma fortuna com a satisfação de um luxo qualquer, mas "esquece" de trazer sua colaboração para a cesta básica das DORCAS.
- Aquele que deseja congregar em um templo magnífico, com ar-condicionado, bancos acolchoados, etc., mas não se preocupa se existem "irmãos" se reunindo embaixo de árvores ou em "palhoças".
- O líder de departamento que acha que é o "dono" ou "dona" da Igreja, e não aceita ouvir conselhos ou sugestões de melhorias em sua área.
- Aquele que fica conversando bobagem enquanto uma outra pessoa está dando um testemunho ou fazendo um pedido de oração.
- Aquele que, mesmo podendo, não procura ajudar um irmão a sair de alguma dificuldade ou sofrimento, e limita-se apenas a dizer: "vou orar por você" (cf. Tiago 2:15-16).
- O(a) cantor(a) que só se preocupa com seu momento de apresentar-se no "louvor", mas não está nem ai para o restante do culto, muitas vezes ficando de conversas tolas nos últimos bancos ou, pior, do lado de fora do templo.
(...)

O verso que citei no início deste texto pode ser considerado uma "profecia", pois foi escrito há quase 2000 anos, e vemos claramente seu cumprimento nos dias atuais.

Porém, assim como a carta à Igreja de Laodiceia, não podemos deixar que a profecia seja uma realidade em nossa vida.

Podemos... e devemos... fazer diferente.

Não deixe que o egoísmo o domine de tal forma que você fique "cego" ou "cega" aos sofrimentos e necessidades alheias. Se o mundo está assim... e continuará cada vez pior... não podemos caminhar da mesma maneira.

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos".
João 15:13


Comentários

Anônimo disse…
Muito bom este artigo.
Pena que a "igreja" não leva em conta.
Realmente o egoismo é um mal terrível, precisa ser combatido com muita energia.
O que o professor citou sobre os "cantores (as)" é de se lamentar.
E não é só isso. Tem muitas outras situações graves dentro da "igreja" que merecem uma atenção especial, principalmente por parte dos lideres. Vamos "acordar" !!!
Abraços.
Marcos
Passos disse…
Muitas vezes esquecemos que as cartas eram escritas para Igreja, eram exortações duras para a Igreja; então essas pessoas estão dentro da Igreja, ou pior, esse é o estado de nossa Igreja hoje.
Tem gente que fala: "nossa isso mostra como o mundo está horrível, olha o que Paulo falou sobre as pessoas desse mundo", Mas esquecem que Paulo estava falando das pessoas da Igreja mesmo...

Só o amor de Jesus mesmo aliado a nossa vontade que pode mudar a nossa situação!
Chacon disse…
Ellen White conheceu Lula? Será que ela o viu em visão? Para mim ela falava dele...
Às vezes fico pensando ou, me perguntando: o sujeito é egoista ou simplesmente, me desculpe o termo, imbecíl? Porque tem muitos egosistas, e o pensamento do egoísta e maléfico, mas o tonto é simplesmente tonto, não tem completa visão do que vai ao seu redor, e ai pensamos que é egoísmo, mas não passa de um sujeito que não tem educação (isso dentro da igreja). sei lá, eu vejo que as coisas vão de mal a pior, só há uma solução e você sabe qual é. Vamos esperá-Lo regressar em poder e grande Glória, naquele dia todo olho verá. Me sinto tão pecador que se for salvo, vou ter muita vergonha de abraçar a Jesus. Tento tratá-lo com a maior reverência em minhas orações e nos cultos, espero que ele venha logo e restaure o projeto de criação original. Abraço Gilson excelente Sábado para você e a família.
edson disse…
Dura realidade,como tem egoismo dentro da igreja...
Daniele disse…
Acredito que esse mesmo egoísmo tem destruído as famílias de hoje...um abraço gosto muito dos seus posts...
Gilson Medeiros disse…
Olá, Daniele

Você está corretíssima! O egoísmo tem sido o maior destruidor dos lares, dentro e fora das igrejas.

Fico feliz em saber que vc tem gostado das postagens.

Um abraço
Gilson.