Como "criar" um novo coração?

Uma das passagens mais bonitas da Bíblia é o Salmo 51, escrito por Davi.

O pano de fundo para a composição deste Salmo encontra-se em 2Sam. 11 e 12, onde relata-se a queda sofrida por Davi, quando assediou Bate-Seba e conseguiu levar à execução seu desejo de relacionar-se sexualmente com ela.

Porém, os planos que Davi apresentava de manter em oculto seu pecado são desfeitos quando Bate-Seba o informa de que ficara grávida em decorrência da relação adúltera mantida com o rei (2Sm 11:5). Davi, então, resolve chamar Urias, marido de Bate-Seba, para que ele retorne da guerra e vá aproveitar os dias de “folga” com sua família (2Sm 11:6-8).

A história bíblica conta que Urias não foi para casa ("deitar-se" com a esposa), e a intenção de Davi de encobrir o adultério e transferir a gravidez para Urias, acaba frustrada. A solução encontrada pelo rei foi promover o assassinato de Urias, na frente de batalha (2Sm 11:14-22). O pecado de adultério agora acumula-se ao de homicídio de um homem inocente. Após consumado o vil pecado de morte, o profeta Natã é enviado para repreender a Davi e transmitir-lhe a profunda reprovação de Deus sobre a conduta deprimente do rei de Israel (2Sm 12:1-12). 

Quando vê o quão fundo havia avançado em seus intentos pecaminosos, Davi reconhece sua necessidade de arrependimento diante de Deus, e apresenta seu desejo de ser perdoado pelo Senhor (2Sm 12:13).

Surge ai o momento para buscar o perdão divino, suplicando auxílio e intervenção para que o pecado cometido não venha a consumir a vida do arrependido e cheio de remorso rei.

Está, então, preparado o caminho para a composição do Salmo 51.

::::::::::::::::::::

Este Salmo começa com uma expressão muito curiosa: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro...".

O que chama a atenção neste verso é que Davi usa o verbo hebraico BARA (lê-se BARÁ - "criar") para iniciar sua petição ao Senhor. Conhecedor que era da língua do seu povo, Davi sabia muito bem porque deveria utilizar esta palavra específica (BARA), e não alguma outra que tivesse também o sentido de "criar" (ASAH, por exemplo).

BARA aparece pela primeira vez exatamento no versículo nº 1 da Bíblia. Este é o mesmo verbo que Moisés usou para descrever a maneira como o Senhor iniciou a construção do nosso mundo.

"No princípio, criou (BARA) Deus os céus e a Terra..." (Gên. 1:1).

Ao suplicar que o Senhor transformasse seu coração, através do milagre de BARA, Davi estava dizendo que tinha que ser uma transformação vinda "do nada", pois nada no coração do rei era digno o suficiente de ser utilizado como "matéria-prima" para que o Senhor fizesse um novo coração.

Assim como na Criação do mundo, onde Deus fez TUDO partindo do NADA, na transformação do coração corrupto de Davi, este também deveria ser o meio do Senhor operar. O rei teve consciência de que seu coração estava muito "sujo", e somente uma NOVA CRIAÇÃO (completa) poderia lhe dar esperança de salvação.

Sabe que muitas vezes é isto que falta para nós?!

Nós frequentemente pedimos que o Senhor purifique nosso coração, e transforme nossa vida... mas queremos que ele utilize o material que já está lá, e muitas vezes não permitimos que algum traço pecaminoso seja alterado. É o tal "pecado acariciado" de que tanto ouvimos falar...

Talvez você, assim como eu, já tenha enfrentado a angústia de achar que "não tem mais jeito"...

Sabe aqueles momentos em que pensamos que não vamos mudar nunca, e que parece que o Mal está entranhado em nós? Pois é... foi esta a angústia que Davi sentiu. E a única solução que ele vislumbrou foi uma TRANSFORMAÇÃO MEGA, ULTRA, HIPER RADICAL - COMPLETA.

Não desanime se você achar que não tem mais jeito, e que já tentou e tentou mas não consegue mudar. Esta mudança talvez esteja além de suas forças - e na maioria das vezes está mesmo!  

Deixando Deus operar uma nova Criação (BARA) em sua vida, você desfrutará da paz e alegria que Davi sentiu, apesar de seus muitos (e muitos) erros.

Permita que o Senhor restitua em você a "alegria da salvação" (v. 12), tão necessária nestes dias de hoje. Não deixe que o formalismo, a monotonia espiritual, a religião restrita apenas ao sábado de manhã, tire de você a certeza da vitória.

"Cria em mim, ó Deus..."

Peça, e Ele fará!
Deixe, e Ele transformará a tua vida!

Comentários

A mãe da Gabi disse…
Pastor, li seu artigo sobre Daniel e a mudança que ele tanto desejava ems eu coração me emocionei muito pois é exatamente o que vivo e sinto desejo desesperadamente uma transformação mas me sinto tão inútil impotente e incapaz de melhorar de mudar e me tornar melhor mais fiel a Deus. Fui tomada de um desejo enorme de lhe escrever e pedir encarecidamente que me ajude em oração, em orientação se necessário, eu oro a Deus mas sinto que meu pecado me afasta e impede que minhas orações O alcancem...ore por mim por favor...
A mãe da Gabi disse…
Pastor, li seu artigo sobre Daniel e a mudança que ele tanto desejava ems eu coração me emocionei muito pois é exatamente o que vivo e sinto desejo desesperadamente uma transformação mas me sinto tão inútil impotente e incapaz de melhorar de mudar e me tornar melhor mais fiel a Deus. Fui tomada de um desejo enorme de lhe escrever e pedir encarecidamente que me ajude em oração, em orientação se necessário, eu oro a Deus mas sinto que meu pecado me afasta e impede que minhas orações O alcancem...ore por mim por favor...
Felipe Franco disse…
Muito obrigado Gilson por me ajudar a crescer espiritualmente. Bela mensagem! Abraçao!
Anônimo disse…
Parabéns pelo texto! Foi uma bela explicação. Só Deus tem o poder de criar. Que ele crie em mim também um coração puro.