As coisas que Deus "detesta"

Eu acredito que o que é bom deve ser compartilhado. Por exemplo, se eu vejo um filme muito legal, eu o indico para os amigos; se leio um livro que me marcou, eu também dou a dica para aqueles a quem amo... e assim por diante.

Certo sábado, quando eu morei em João Pessoa/PB pela primeira vez, fomos ao culto da Igreja Central. O pregador era um dos Anciãos, o irmão João (mais conhecido por "Janjão"), um homem de Deus, querido e respeitado por todo mundo. Ele pregou sobre um tema que, até então, eu não tinha parado para refletir à maneira como ele o fez.
 
E como eu gosto de dividir com os amigos aquilo que foi proveitoso para mim, resolvi refazer a postagem de hoje baseada no texto bíblico que o irmão "Janjão" usou no culto.
 
Espero que seja útil para você, assim como foi para mim.


"Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos" - Prov. 6:16-19.

As 6 Coisas que Deus "aborrece"
 
A palavra que foi traduzida, na versão Almeida Revista e Atualizada, por "aborrece" é a hebraica SANE', que pode significar também: "odeia", "detesta", "tem inimizade", etc.

Logo de cara vemos que não devem ser coisas boas, pois raramente a Bíblia menciona algo que o Senhor possa "odiar"... veja que palavra forte foi escolhida por Salomão, inspirado pelo Espírito Santo!

O irmão que mencionei no início fez uma abordagem muito interessante. Ele iniciou fazendo uma comparação com o seu relacionamento conjugal, que já estava chegando aos 40 anos de convivência feliz e abençoada na época. O seu pensamento foi o seguinte:
- "Se eu sei que minha querida esposa não gosta de algo, por amor a ela eu vou procurar abandonar tal prática".

E o mesmo ele aplicou para com Deus.
- "Se eu sei que Deus não gosta (ou "é inimigo") de alguma coisa, por que então eu vou continuar a praticar isso, uma vez que eu O amo?".

Vamos ver que coisas são essas, que o Senhor "detesta":

1. Olhos altivos
A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz: "olhar orgulhoso".
Deus detesta um olhar orgulhoso, ou seja, aquelas demonstrações que nós, pecadores, costumamos dar com relação a coisas que, no fundo, não têm tanta importância. Vejamos alguns exemplos:

Uns podem ter orgulho de uma casa grande e luxuosa;
Outros, de um carro importado de último tipo;
Outros, de um título acadêmico (MBA ou doutorado, por exemplo);
Há, ainda, aqueles que podem ter orgulho de seu "sobrenome", ou de sua "raça" ou "etnia".
Recentemente está se tornando comum até mesmo as demonstrações de "orgulho" por uma opção sexual diferente da heterossexual.

Deus não gosta deste tipo de altivez porque dá a impressão que o orgulhoso se acha melhor que as outras pessoas.

2. Língua mentirosa
A mentira é algo muito triste, pois o pai dela é o próprio diabo (João 8:44). Uma pessoa que se acostuma a viver de mentiras só pode viver uma vida muito triste, pois faz do irreal e fantasioso uma maneira de "mascarar" a dura realidade que às vezes não quer enfrentar.

Existem também aquelas pessoas que mentem para prejudicar outras, levantando boatos, fofocas, maledicências, etc., que só trazem dor e sofrimento.
Deus "odeia" a língua mentirosa. Veja que a Bíblia não diz que o Senhor odeia "o mentiroso", pois sabemos que Ele odeia o pecado, mas ama o pecador.

3. Mãos que derramam sangue inocente
Aqui se enquadram as diárias manifestações que vemos nos noticiários com relação à escalada da violência em nosso mundo.

Está se tornando comum vermos cenas de assassinos frios, que matam por prazer ou maldade (ou a soma diabólica dos dois). Você já deve ter visto casos de mães que matam o próprio filho; maridos que matam a esposa a quem um dia juraram amar e defender eternamente; esposas que maquinam a morte do marido para ficarem com a herança; filhos que contratam matadores profissionais para exterminarem os seus pais (quando não o fazem com as próprias mãos!), etc.

Nosso mundo está cheio de "mãos" que derramam sangue inocente. São pessoas que não têm nenhum sentimento de afinidade para com outros seres humanos, e por isso não se incomodam em tirar a vida de outro.

Também podemos aqui incluir uma grande parte de políticos, empresários, servidores públicos, etc., que não se incomodam em roubar o dinheiro que seria usado para matar a fome, ou curar a doença, ou aliviar o sofrimento de pessoas inocentes. Infelizmente o amor ao dinheiro (a raiz de todos os males - 1Tim. 6:10) tem feito com que muitos inocentes sejam mortos diariamente neste mundo mal, injusto e perverso no qual AINDA vivemos.

Deus odeia ver as constantes demonstrações de pessoas inocentes serem mortas (por ação ou omissão) por pessoas que deveriam tratá-las como semelhantes.

4. Coração que trama projetos iníquos
A NTLH diz: "a mente que faz planos perversos". Este "item" parece estar ligado ao anterior, pois muitos destes "projetos iníquos" terão como resultado a morte de algum inocente.

Quantas vezes nós mesmos somos alvos deste tipo de "corações"?! Pessoas que vivem para prejudicar a vida de quem está ao seu lado.

Você, talvez, já deve ter sofrido na mão de um colega de trabalho, de escola, ou até um irmão (?) da igreja, que tentou colocá-lo para trás, na tentativa de ocupar o seu lugar.

Neste tipo de coração é onde está a fonte dos atentados terroristas, dos "serial killers" da vida, dos corruptos de plantão, etc.

Deus odeia ver as pessoas gastando seu tempo em coisas que só trarão maldade e sofrimento para a vida de outras, e para as suas próprias.

5. Pés que se apressam a correr para o mal
É impressionante como é fácil ajuntar milhares de pessoas para participarem de festas regadas a muita droga e prostituição (o Rock in Rio e as "raves" estão todos as semanas nos noticiários para provarem isso), ou para as paradas de "orgulho" imoral! Convide esta mesma pessoa para participar de um programa de louvor, e você ouvirá um sonoro "não".
O texto bíblico enfoca a palavra "apressar", ou seja, estas pessoas estão sempre em busca de coisas más, carnais, e nada as impede de saciarem seus instintos maldosos.

Deus odeia ver as pessoas correndo atrás daquilo que só lhes causa dor, apesar de parecerem coisas boas e prazerosas... a princípio.


6. Testemunha falsa que profere mentiras
É interessante como aqui o escritor bíblico dirige o "aborrecimento" (ou ódio) de Deus diretamente para um ser humano - aquele que gosta de dizer mentiras contra outras pessoas. Veja que há aqui uma diferença sutil para com o primeiro item ("língua mentirosa"), pois as mentiras agora são voltadas a prejudicarem pessoas através de um "falso testemunho".

Deus odeia aqueles que mentem maldosamente para prejudicarem outra pessoa.

Agora vem o pior: aquilo que Deus ABOMINA.


A palavra traduzida por "abomina" é a hebraica TOWEBAH, que se refere a algo "repugnante", ou seja, é pior que "odiável"... se é que pode existir algo assim!

7. O que semeia contendas entre irmãos
Por que será que Deus ABOMINA, DETESTA, ODEIA, REPUGNA aquelas pessoas que provocam brigas entre os irmãos?

Mais uma vez aqui o alvo é diretamente a pessoa que age de maneira diabólica ao introduzir brigas, contendas, inimizades no seio das famílias, especialmente da família "espiritual", que é a Igreja.
Infelizmente, sempre existem aqueles "irmãos" que agem de má fé, com fofocas e boatos para destruir a imagem ou a paz de outras pessoas. Você deve conhecer alguém que vive de politicagem para ocupar cargos na Igreja, ou que é uma espécie de "repórter da desgraça", sendo sempre a primeira pessoa a divulgar os boatos e as últimas "novidades" sobre pessoas da Igreja.
Na Internet, por exemplo, proliferam sites cujo único objetivo é promover a discórdia e desavença entre os Adventistas. Algumas pessoas têm se utilizado destes "espaços" para espalhar, ao invés de ajuntar.

Deus não tolera este tipo de pessoas, que gostam de semear a discórdia no seio da Sua amada Igreja. 



"Não devemos permitir que nossas perplexidades e desapontamentos nos corroam a alma, tornando-nos impertinentes e impacientes. Não haja discórdia, nem suspeitas ou maledicência, para não ofendermos a Deus. Meu irmão, se abrires teu coração à inveja e a vis suspeitas, o Espírito Santo não poderá habitar contigo. Busca a plenitude que há em Cristo. Trabalha de modo por Ele indicado. Que cada pensamento, palavra e ato O revele. Precisas de um diário batismo do amor que nos dias dos apóstolos os tornava todos de um mesmo comum acordo. Esse amor trará saúde ao corpo, espírito e alma. Circunda tua alma com uma atmosfera que fortaleça a vida espiritual. Cultiva a fé, a esperança, o ânimo e o amor. Reine a paz de Deus no teu coração" - Ellen White, Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 493.

É muito bom quando vemos que a Bíblia é detalhista em nos mostrar o caráter de Deus. Como Seus filhos, devemos refletir constantemente sobre as coisas que já sabemos que O desagrada.

Se sabemos que Ele não gosta (odeia ou abomina), então por que ainda as praticamos?

Só mesmo pela graça e misericórdia deste Deus maravilhoso é que podemos, afinal, sermos salvos de nossa vil natureza de pecado!

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/p/blog-page_19.html


Comentários

Anônimo disse…
Prezado Pr Gilson Medeiros
que DEUS em sua infinita misericordia possa abençoa-lo muito de tal maneira que o sr tenha suas forças renovadas, seus votos Pastorais renovados, toda sua vida renovada no Amor de nosso Senhor JESUS CRISTO, estou feliz por ver sua foto, o sr é muito formoso perto do que imaginei...hehehehe, sinal que não devemos formar opinião sem antes conhecer, obrigado pelo sr hoje fazer parte de minha vida atraves da ELPIS, fique na Paz do SENHOR, seu amigo capixaba, Nedson Andrade
Ninha disse…
Olá Pr!
Gostaria de tirar algumas dúvidas... É pq, na igreja que frequento, as mulheres que usam calça jeans(a não ser que seja para trabalhar), não podem ir participar de nada na igreja, somente assistir aos cultos. Só que me batizei a pouco tempo, e ainda não consegui deixar de usar a calça... Pr, será que não consigo largar a calça pq ainda não sou convertida de verdade? Vou perder a minha salvação pq uso calça? Lá eles alegam que Ellen White diz em algum dos seus livros diz que a calça Jeans é pecado. Ela realmente disse isso?
Obrigada Pr!
Gilson Medeiros disse…
Cara "Ninha", ninguém vai se salvar ou se perder por causa da roupa que veste. A salvação é unicamente pela graça e nada tem que ver com nossas obras. Ou seja, vc é salva apenas pela fé que tem em Jesus.

A maneira como nos vestimos está relacionada com a "santificação", isto é, com o processo de vida transformada pelo qual passa todos aqueles que já foram salvos em Cristo.

Provavelmente a igreja que vc frequenta tem um estilo mais conservador, e por isso exige um comportamente dentro de um determinado "padrão", estipulado por algumas pessoas da liderança.

Ellen White nunca condenou o uso de calça "jeans" por um motivo bem simples: este tipo de roupa não existia na época dela.

Eu, particularmente, penso que o tipo de calça feminina (colada, com cintura baixa e sensual) que se usa hoje não é apropriado para uma mulher cristã vestir. Vc pode escolher um modelo de calça que seja decente, não sensual e que realmente "vista" você. Com um vestuário decente e digno vc dará um melhor testemunho de Cristo para as pessoas que te rodeiam.

Sugiro que vc converse com o pastor do seu distrito, pois certamente ele saberá orientar vc melhor neste assunto, uma vez que ele conhece a realidade de suas "ovelhas".

Um abraço.
Anônimo disse…
"O que semeia contenda entre os irmãos."

Deus tem toda razão em abominar esse tipo de coisa.

Por incrível que pareça, dentro da igreja é o que mais se ve.

Irmãos que provocam situações que resultam em "diz que, diz que", e a coisa toma rumos que dificilmente se resolve.

Muita dor, muito sofrimento, muita angústia. E na maioria daz vezes, mesmo que haja tentativas de se reparar os erros, as cicatrizes permanecem .

Por isso que Deus abomina.

Mais uma vez, tenho que confessar:
- Seus "temas" são bastante oportunos. Que O Senhor te abençõe e te guarde" para que possas sempre ter uma mensagem especial para nós seus leitores.
sandro luis disse…
Ola amigo, mais uma vês hoje acompanhei seu blog e vi o que você escreveu sobre uma visita que você fez a João pessoa e sobre o tema de um palestra chamada As coisas que Deus "detesta", muito bom mesmo este tema, bem porem este mês eu estou na defesa da verdade em relação a uma festividade, acho esta época propensa sim, o natal e propenso não para demonstrar gratidão e amor, para isso temos o ano todo em qualquer época e propenso para isso, a noticia dada do governo que será estabelecido por Jesus já e uma oportunidade para mostrar amor pelas pessoas, mais a época do natal e propenso sim para defender a verdade diante de tantas mentiras que e dito nesta época, bem nesta palestra você fala sobre as coisas que deus detesta e esta.
. Língua mentirosa
A mentira é algo muito triste, pois o pai dela é o próprio diabo (João 8:44). Uma pessoa que se acostuma a viver de mentiras só pode viver uma vida muito triste, pois faz do irreal e fantasioso uma maneira de "mascarar" a dura realidade que às vezes não quer enfrentar.
Existem também aquelas pessoas que mentem para prejudicar outras, levantando boatos, fofocas, maledicências, etc., que só trazem dor e sofrimento.

Deus "odeia" a língua mentirosa. Veja que a Bíblia não diz que o Senhor odeia "o mentiroso", pois sabemos que Ele odeia o pecado, mas ama o pecador.
Veja bem amigo, se deus detesta mentira, podemos compartilhar de uma festividade que e cheia dela, podemos aceitar que aceitemos essa festividade, essa mentira só porque e uma oportunidade para estimularmos amor...pense nisto...obrigado e continuo dizendo você tem muitas coisas boas no seu blog...parabéns
Gilson Medeiros disse…
Prezado Sandro Luis, eu já escrevi uma postagem aqui no a comemoração do Natal (que também está disponível no Advir), e tudo que creio sobre esta comemoração eu coloquei no texto.

Sugiro que você dê uma lida.

Um abraço.
Anônimo disse…
Pastor,minha mãe frenquentava diversas igrejas,ele prefere as pentecostais,já eu me sinto melhor na Batista,antes ela respeitava meu jeito de ser,mas desde que passou a frequentar uma igreja pentecostal(não vou citar nome) parece que ela está num estado de transe,ela meio que está ficando fanática com o ensinamento dessa igreja e se eu ou meu pai fazemos algo que a desagrada ela acusa que estamos com o demônio dentro de nós,ela costuma ir a igrejas que dão curas e falam em línguas estranhas,segundo ela:-Se sente bem lá.
Mas desde que ela mudou de igreja venho percebendo isso,parece que está fanática e isso está trazendo desavenças para nossa casa,ela não respeita minha opção de ir a igreja batista,porque segundo ela:
-Lá você não faz nada.
Eu prefiro ir para uma igreja que me sinto bem acolhida,do que ir para uma que revela o futuro e outras coisas,lá eles ligam muito para o jeito que nos vestimos,se usamos um batom..ou seja,quando vou a igreja dela com um esmalte na unha eles me olham esquisito e dizem que o espírito de Deus revelou que tem algo ruim querendo se apossar de mim.
Por favor,me dê um conselho,eu me sinto desesperada,as coisas aqui em casa estão piorando cada vez mais,a igreja ao invés de nos unir está nos afastando(afastando a mamãe de mim e do meu pai)eu quero que ela vá para a igreja,mas que ela pare de dizer que estamos endemoniados quando não fazemos o que ela quer,meu tio se afastou da igreja e um problema que ele sempre teve(volta de 6 em 6 meses) ela disse que é castigo de Deus por ele ter se afastado,ela disse também que o fato de uma amiga minha ter perdido o pai e a tia que ela amava foi castigo de Deus por ela ter se afastado,eu sinceramente não acho que Deus seja assim,não creio que ele puna uma pessoa tirando dela aquilo que ele mais ama por um pequeno deslize,mas se eu estiver errada me diga,preciso de sua ajuda URGENTEMENTE!
Obrigada
E que Deus continue o abençoando!
Gilson Medeiros disse…
Prezada "Nayra", sinto pelo que esteja ocorrendo em seu lar. É uma pena que coisas assim sejam tão frequentes, pois algumas religiões incitam mesmo a intolerância e o preconceito na mente de seus "fiéis".

Como Adventistas nós sentimos isso na pele, pois há um preconceito geral no meu cristão contra nós.

Penso que o melhor que você tem a fazer é orar por sua mãe, e convidá-la a estudarem juntas a Palavra de Deus, para verem o que ela diz sobre estes temas que você mencionou (curas, línguas estranhas, exorcismo, castigo divino, etc.).

Não vejo outra maneira de resolver a situação, a não ser pela Palavra de Deus, iluminando suas vidas (cf. Salmo 119:105).

Existe um site que tem um excelente programa de estudos bíblicos que você pode fazer com sua mãe. O nome dele é "Jesus voltará":

http://www.jesusvoltara.com.br/estudos1.htm

Estaremos orando por sua família.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
pr. Gilson, me tire uma duvida. eu entendo que semear a discordia é aquela pessoa que sabendo de alguma divergencia entre duas pessoas fica fazendo o leva e traz. ou fica puxando por uma ou outra pra sair da boca de alguma das pessoas em questão uma palavra ofensiva e se apressa em contar para o outro. acho também que Deus abomomina não só dentro da igreja. mais em qualquer lugar. porque seja aonde for o estrago é grande. aguardo resposta meu nome é sandra.
Gilson Medeiros disse…
Cara Sandra, você está corretíssima.

A Bíblia é clara em nos orientar a não nos envolvermos com mexericos, fofocas, etc. Se alguma coisa nos incomoda com algum irmão, devemos ir a ele e conversar e orar sobre o tema. Mas como a maioria de nós não tem este espírito, preferimos a fofoca e o "leva-e-traz" que você sabiamente mencionou.

Um abraço
Gilson.
Geraldo Daniel disse…
Ola Pastor be home lendo Suas postagem muito bom!
Vivo na Europa a 11 anos muitas sinto falta de um bom artigo para ler
O senhor pode me mandar por email seus artigos pode ser um por semana
Sérgio disse…
Algumas coisas "parecem não fazer sentido" quando lemos, em um primeiro momento. Estes provérbios, por exemplo, não me pareciam tão "claros": semear contendas (#7) é algo ruim, mas consegue ser pior que tirar uma vida inocente (#3)? Abominar, no meu entendimento, é algo pior que odiar, aborrecer...

Pois bem, esta semana ocorreu um fato que me fez entender na prática: alguém armou confusão com um parente seu e, não contente em insultar e ofender o indivíduo, saiu rapidamente (#5) a espalhar mentiras (#3) entre a família, resultado em uma cadeia de contendas (#7) cujo resultado está sendo a divisão - da família e de amizades.

Tenho a impressão que, se houvesse morrido um, o estrago não seria tanto. E a mim, agora, ficou claro: semear contenda consegue mesmo ser pior que matar um inocente.
A.K.Renovatto disse…
Muito oportuno o tema exposto. Creio que a contenda entre irmãos têm sido o "câncer" de muitas denominações. Já senti na pele o efeito que tem uma fofoca ser espalhada, sem a preocupação do dano que causaria às pessoas envolvidas. Fofoca nem sempre precisa ser uma mentira espalhada, pode ser uma verdade também, mas que precisava ficar quieta no lugar. Fofocas geram contendas, levam muitos a se desviarem dos caminhos do Senhor, levam à ira, ódio, esfriamento da fé. Só Deus para tocar em certos corações e operar uma transformação. Aproveito este comentário para pedir que se possível, ore por minha família. Seu blog é um canal de bênção, caro irmão. Deus o abençoe.
A.K.Renovatto disse…
Muito oportuno o tema exposto. Creio que a contenda entre irmãos têm sido o "câncer" de muitas denominações. Já senti na pele o efeito que tem uma fofoca ser espalhada, sem a preocupação do dano que causaria às pessoas envolvidas. Fofoca nem sempre precisa ser uma mentira espalhada, pode ser uma verdade também, mas que precisava ficar quieta no lugar. Fofocas geram contendas, levam muitos a se desviarem dos caminhos do Senhor, levam à ira, ódio, esfriamento da fé. Só Deus para tocar em certos corações e operar uma transformação. Aproveito este comentário para pedir que se possível, ore por minha família. Seu blog é um canal de bênção, caro irmão. Deus o abençoe.