O Sábado no Novo Testamento

Se tem um assunto que o Adventista tem que saber "na ponta da língua" é o SÁBADO DO SÉTIMO DIA. Afinal, a Bíblia diz que nós devemos estar sempre preparados para defender nossa fé, quando ela for confrontada (cf. 1Ped. 3:15).

No Orkut, por exemplo, existiam inúmeras comunidades dedicadas a promover debates teológicos entre pessoas de diferentes denominações... no Facebook também há grupos dedicados especialmente a isso. E um dos assuntos "preferidos" é exatamente o Sábado, tido como a grande heresia dos "fanáticos" Adventistas...rsrs.

Já percebi que alguns Adventistas (especialmente os novos na fé, ou os que não estudam a Lição da Escola Sabatina) têm uma dificuldade maior em defender a guarda do Sábado, utilizando-se apenas do Novo Testamento, uma vez que um dos argumentos mais usados pelos críticos é de que o Sábado ficou restrito ao Antigo Testamento, e por isso não tem mais valor no "tempo da graça" introduzido pelo NT.

Em face disso, resolvi disponibilizar aqui novamente (pois acredito que alguns já viram o material no antigo site Advir) um estudo que preparei sobre a guarda do Sábado em todo o Novo Testamento.

Espero que seja de auxílio em seus estudos bíblicos, e nos futuros "debates" com pessoas que não creem na santidade do Sábado.

Assim como todo o material que coloco aqui no Blog, podem usar e copiar à vontade.

Para ler o material na íntegra, é só clicar no link abaixo:
- O Sábado no Novo Testamento

Veja também:
- O sábado no Apocalipse
- Perguntas e respostas sobre o sábado
- A guarda do sábado e os serviços "essenciais"
- Mudaram o calendário... E o sábado, como fica?!
- Os diversos sábados bíblicos
- A nova aliança e os 10 Mandamentos (Pr Leandro Quadros)


Comentários

Anônimo disse…
pr, hoje aconteceu algo q m deixou triste e em alerta. triste pq ouvi d alguém d quem gosto muito e q é evangélico,e feliz pq vejo q Jesus está bem mais próximo... ouvi q nós somos metidos a judeus pq o sábado foi feito p os judeus e jesus só guardou o sábado pq era judeu. ouvi q sou bitolada no sábado...percebi o quanto sou adventista.respondi q Jesus era judeu mais guardou o sábado pq este é o dia do SEnhor e que seu exemplo seria p mim um aprendizado... disse q não aceitaria Jesus como salvador da minha vida pq ele era judeu se este for o motivo d guardar o sábado. perguntei:então posso matar, adulterar, adorar deuses? conclui q a palavra de DEus é perfeita:
"meu povo perece por falta de conhecimento."
um abraço!
Fábio disse…
Sou evangélico. Admiro a sinceridade e o zelo dos adventistas do sétimo dia. Mas isto de modo algum autoriza as crenças de vocês. Não me prontificarei aqui a contestar a guarda do sábado ou qualquer outra doutrina peculiar do adventismo, pois certamente você já conhece muitos dos argumentos que eu iria usar, e eu não acho que seria agora que você ia mudar sua forma de pensar. De vez em quando debato com um amigo meu que é adventista. A maneira de ele argumentar até tem uma boa lógica. Mas foi justamente notando essa lógica que eu pude tirar uma conclusão dos adventistas: Acredito que vocês deveriam fazer uma leitura mais livre da Bíblia, livre de idéias pré-concebidas, com o simples objetivo de entender o que está escrito, sem tanta sistematização. No dia em que fizeram isto, então compreenderão por que os evangélicos não guardam o sábado e nem vivem pela Lei. Dou graças ao meu Deus porque conheço a verdade e sei que só a sua graça me pode salvar!

Fábio (quimicaematematica@hotmail.com)
Gilson Medeiros disse…
Caro Fábio, eu e você temos algumas crenças em comum:

1. Não vivemos pela lei
2. Conhecemos a Verdade
3. Sabemos que somos salvos unicamente pela graça de Cristo

A diferença maior, na minha modesta opinião, é com relação à maneira como lemos a Palavra.

Eu creio que ela foi escrita para nossa orientação em todos os sentidos. Não fico "escolhendo" o que crer ou o que não crer. Se Jesus falou e os Seus servos ensinaram, então eu aceito. E ponto final!

Faço a vc a mesma sugestão:
Leia a Bíblia sem preconceitos. Esqueça do que já te falaram sobre o tema do sábado, e estude por si mesmo.

Você verá, como eu vi um dia, que muito do que nos ensinaram está mais baseado no "achismo" do que no "Assim diz o Senhor".

Um dia encontrarei vc entre os que adoram ao Senhor no dia que Ele escolheu - o sábado...rsrs
Anônimo disse…
Gilson,

Sobre o sábado ser o selo de Deus, olha o que diz estas passagens:

II CORÍNTIOS 1:22.
EFÉSIOS 1:13.
EFÉSIOS 4:30.

Como contestar a Bíblia como única regra de fé e prática e único livro inspirado por Deus?

Deus abençõe.

Ronaldo Pereira.
Gilson Medeiros disse…
Caro Ronaldo Pereira, acredito que vc não observou bem os versos indicados.

Eles não dizem que o Espírito Santo é o "selo", mas sim que é Ele quem sela.

Há uma ENORME diferença entre o "selo" e o "selador".

O que é um selo? O que ele precisa conter para ser válido? Como os reis usavam os selos na época de Cristo?

Leia com atenção o mandamento do sábado e vc verá que este é O ÚNICO MANDAMENTO que diz PORQUE devemos obedecer a Deus.

1. Porque Ele é o Criador
2. Porque Ele é o dono de tudo
3. Porque Ele somente é digno de ser honrado e reverenciado

NENHUM DOS OUTROS 9 mandamentos dá estas informações.

É por isso que o diabo é tão irado contra o sábado, e tenta a todo custo fazer com que as pessoas desprezem este Dia do Senhor. Pergunte a qualquer "pai de santo" e ele te dirá que o dia mais usado para fazer os trabalhos de bruxaria é exatamente a sexta-feira à noite, ou seja, nas primeiras horas do santo sábado.

Veja em Apoc. 12:17

Não seja mais um "cego" guiando outros cegos. Deixe que a Verdade ilumine sua vida!

Um abraço.
Anônimo disse…
Professor, o que o senhor diz do site?

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/index.html


Joel Costa.
Gilson Medeiros disse…
Caro Joel, este é mais um dos muitos sites que se dedicam a falar mal dos Adventistas.

Não perco meu precioso tempo com eles!

E se os Adventistas lêssem mais a Bíblia, os livros do Espírito de Profecia, a Lição da Escola Sabatina, a Revista Adventista e demais publicações edificantes da Igreja, também não dariam bolas a estas pessoas que dedicam seu tempo a minar a fé dos remanescentes.

Pena que eles prefiram viver assim, pois "a Igreja vence, mesmo em aflições" (HA 344)!

Um abraço.
Alércio disse…
Profº Gilson,
Admiro muito o seu trabalho e louvo a Deus por pessoas como você que recebem os dons do Espírito Santo para serem guiados em toda verdade.
Este belo trabalho tem contribuído para muitos estudantes da Bíblia que gostam de pesquisar seguindo a orientação de Jesus em examinar as Escrituras. Parabéns! Deus seja louvado e engrandecido! Prossiga firme e melhorando ainda mais!

Gostaria da sua ajuda!
Uns dias atrás fui consultado por um Assembleista sobre o texto de II Coríntios cap. 3; Ele pediu-me para falar da Lei do Espírito!
Educadamente disse que esse texto sobre a Lei no coração era uma das confirmações da profecia registrada em Jeremias 31, que Deus imprimiria Suas Leis no coração dos crentes nos dias de Cristo em diante.
Não conformado com minha resposta ele disse que o contexto era que a Lei nas Tábuas é a letra que mata, e a Lei no coração é a Lei do Espírito que vivifica!
Não concordei com ele e lembrei que a lei de Deus é uma boa (I Tim. 1:8; Prov. 4:2), santa, justa (Rom 7:12) e perfeita (Sal. 19:7). Feliz o homem que guardá-la (Prov. 29:18; Tia. 1:25; 94:12; 119:1)Além de prosperarem (Salmo 1:1 a 3). No entanto, gostaria de mais informações a respeito da Lei do Espírito!

E se possível, também sobre:
O que de fato são as alianças antiga e nova? Ele também colocou que estamos na nova aliança e não precisamos mais guardar a lei.
Eu disse a ele que a antiga NÃO são os mandamentos do antigo Testamento, e a nova aliança NÃO são novos mandamentos que excluíram os outros.
Disse que as Alianças tinham a ver com Remissão dos pecados, com o sacrifício de Cristo (Lucas 22:20; Hebreus 12:24).

Por favor me auxilie, pois preciso saber mais sobre isto também!

Certo de sua atenção, desde já agradeço!
Um grande abraço! MARANATA! O Senhor logo vem!
Alércio Ribeiro.
Gilson Medeiros disse…
Caro Alércio, obrigado pelas palavras de incentivo e motivação.

Quanto às suas dúvidas, vou respondê-las através de uma postagem, pois há mais espaço para isso do que aqui nos comentários.

Um abraço.
Anônimo disse…
por favor pr, sou adventista do setimo dia , e certo dia eu estava lendo na biblia e encontrei uma passagem que me deixou um pouco confusa : éfesios 2:15 " diz qe Deus aboliu a lei dos dez mandamentos " me explica isso por favor !!!
Gilson Medeiros disse…
Olá, Anônimo, ou você se equivocou ao ler, ou é a tradução da sua Bíblia que está equivocada em Efés. 2:15.

O texto não diz que Jesus aboliu os DEZ MANDAMENTOS. Diz, sim, que foi abolida a lei na forma de "ordenanças".

Aqui no blog você vai encontrar muito material sobre esta "lei" que foi abolida. Era a lei que apontava para o sacrifício do Messias, e NADA tem a ver com os 10 Mandamentos.

Comece pelo seguinte link:
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/search/label/s%C3%A1bados%20cerimoniais

Você vai encontrar coisa boa!

PS.: Troque de óculos ou de tradução bíblica...rsrs
Anônimo disse…
E incríel como ainda hoje em dia muitos fazem estripulias afim de
explicar o inexplicável e justi ficar o injustificável.
O Sábado é um fio de ouro que per
passa as Escrituras do Gn. ao Ap.
A Lei de Deus é tão sagrada quanto
O próprio,tão importante que Deus
a escreveu,Ele próprio,em tábuas de pedra.Se não há Lei que o defina,não há pecado,se não há pecado não há necessidade de um Salvador.
Por que essa de pinçar o 4º manda
mento como que só ele não fosse mais válido,é ilógico que assim se
proceda,não há base para tal.
Se houvesse uma mudança na Lei,ha
veria a necessidade de que o grande legislador em ato público,
como foi no sinai a sua outorga,a revogasse,e esse não foi o caso.
Ninguém pode tomar em mãos (usurpar)ato de exclusiva compe tência Divina,como a mudança de qualquer¨coisa¨por Ele revelada, como: Suas ordenanças,Seus estatutos e Leis.
Toda revelação foi dada por DEUS,
a Adão,Abraão,Moisés,os profetas,
João o apostólo,porém nenhum deles usurpou a autoriddade Divina,pois relataram,apenas o que viram,ouviram.Mesmo que quise sse,Paulo e nenhum outro podia retirar ou acrescentar um ¨TIL¨ da Lei.A religião verdadeira que leva a Deus,é a que é revelada pelo próprio DEUS.Tanto os dez mandamentos como a lei cerimonial foi ato próprio,nada do que foi revelado foi de origem humana.
O domingo,primeiro dia da semana,
é de origem pagã,cuja inspiração
é do príncipe desse mundo,incorpo
rado pela igreja de Roma e mantido
como uma tradição,sem nenhum respaldo Bíblico.Sendo que foi incorporado no meio evangélico,e
ainda hoje em dia pugnam por um
dia que não é seu,é de Roma.Todos
que honram esse dia prestam homena
gens a igreja de Roma,e não a
DEUS!
A salvação sempre foi pela graça, no Eden DEUS prometeu um Salvador, e em todo o Seu trato com o homem foi Jesus o mediador dessa aliança,competindo ao homem observa-la,guarda-la.
Pena que muitos só descobrirão, que Deus não muda e que não há
variação de mudança,tardiamente.
Anônimo disse…
Gilson, eu até então não havia lido heresias aqui, quando muito, interpretações suas a respeito de leis e leis. Mas cabe aqui um esclarecimento: você não tem o direito de usar a Bíblia pra justifiacar suas orientações filosóficas a respeito do sábado. Pedro não diz ali que devamos estar preparados pra responder por que guradamos o sábado, ele se refere a Jesus meu amigo. Pelo amor de DEUS, faça uma retificação neste seu ensino, ou vocé não sabe mais o que escreve? Defenda o sábado mas não danifique o ensino da graça. E pare de colocar rsss em seus comentários, afinal este é ou não é um blog sèrio? E não me pergunte por que eu visito seu espaço.
Roberto Freitas disse…
Oi Gilson,
Se o velho testamento e a sombra do novo testamento ou seja,tudo que tem no velho tem que ter respaldo no novo testamento. Eu gostaria de saber onde Jesus pregou e ensino a respeito da guarda do Sabado?
Assim como ele ensinou do dizimo quando foi questionado se era licito pagar impostos ao imperador.Ja Sabemos da resposta. Onde Jesus nos ensinou e exortou os seus apostolos quanto a guarda do sabado?
Roberto Freitas disse…
oi Gilson,
Eu estava vendo as suas credencias ao lado parabens,neste mundo um homem e bem admirado pelo seu intelecto, mas ainda bem que para entrar no ceu no sera preciso credenciais, pois la entraresmo simplesmente como servos bons e fies ao Senhor Jesus.
A crenca Adventista:
Mostra 3 grupos que se juntaram para formar o adventismo, o primeiro era liderado se nao me engano por Joseph Bates e ele observava o sabado como dia de descanso semanal e dedicacao ao Senhor. Mas a observancia do Sabado vem, tomar forca quando Ellen Gould White teve uma "revelacao" em que dizia que Jesus, no Ceu, descobria a arcado concerto e ela viu as tabuas da lei, e para supresa da Profetisa Ellen, o quarto mandamento estava no Centro, rodedo de uma aureola de Luz.Ai vemos a origem da guarda do Sabado por uma "revelacao e visao". Sem mencionar um fiel discipulo de Miller Hiran Edson que dizia errou quanto ao lugar onde cristo haveria de se manifestar. Edson afirmou que Cristo veio,sim, e entrou no Santuario Celestial, nao no terrenal, para ali realizar uma obra de purificacao. Meu Deus salada foi essa???? Acabam o Sacrificio de Jesus. E ainda dizem que o sabado e o selo..... Sera que e possivel servir a Deus atraves do seu filho que e Cristo sem colocar o sabado acima do sacrificio vicario, Paulo combateu os judaizantes e hoje o maior denfensor e o adventismos de Setimo dia o termo judaizante (Gl 2.14) (viver como um judeu)
O problema nao e o sabado, mas a liha teologica dizendo que Jesus veio e nao cumpriu tudo.
O cristianismo nao judaizou o mundo, nao devemos chutar o judaismo ou o judeu. Jesus reconheceu a Lei judaica, mas nao pregou os costumes do judaismo.

Nos devemos pregar a ressurreicao de cristo (cura, libertacao do pecador e transformacao atraves da palavra). Bastar pregar do Amor e da Justica de Deus atraves do Seu filho Jesus. amem!!!!

OS dez mandamentos registrados em Exodo Cap 20, o NT ratifica 9, Excetuando o quarto, que fala da guarda do Sabado.
O NT repete, pelo menos,

50 vezes o dever de se adorar so a Deus.
12 vezes a advertencia contra a idolatria.
4 vezes a advertencia para nao se tomar o nome so Senhor em vao.
6 vezes o dever de o filho honrar pai e mae.
6 vezes a advertencia contra o homicidio
12 vezes a advertencia contra o adulterio
6 vezes a advertencia contra o furto.
4 vezes a advertencia contra o falso testemunho
9 vezes a advertencia contra a cobica
Mas onde esta que devemos guardar o sabado??

William Miller admitiu que ele tinha cometido um erro:
Acerca da falha da minha data, expresso francamente o meu desapontamento.... Esperamos naquele dia a chegada pessoal de cristo; e agora para dizer que nao erramos, e desonesto! nunca devemos ter vergonha de confessar nossos erros abertamente.( A Historia da mensagem adventista, pag. 410)
Gilson Medeiros disse…
Caro Roberto, por favor tire-me uma dúvida. Cite as passagens abaixo que você faz referência em seu comentário:
50 vezes o dever de se adorar so a Deus.
12 vezes a advertencia contra a idolatria.
4 vezes a advertencia para nao se tomar o nome so Senhor em vao.
6 vezes o dever de o filho honrar pai e mae.
6 vezes a advertencia contra o homicidio
12 vezes a advertencia contra o adulterio
6 vezes a advertencia contra o furto.
4 vezes a advertencia contra o falso testemunho
9 vezes a advertencia contra a cobica

Gostaria que você me mostrasse cada uma dessas passagens. Ou será que você é MAIS UM dos que ficam só no CTRL+C / CTRL+V?? Acho que não!!!

Também gostaria que você me mostrasse no NT onde se repetem LITERALMENTE as palavras do 2º mandamento. Afinal, não é esta a exigência que vocês fazem para o 4º???!!!

Quanto às referências de Jesus ao Sábado, a postagem já deixa bem claro. Mas, apenas por desencargo de consciência, lá vai:

- Mateus 24:20 (me explique este texto, por favor)
- Lucas 4:16 (explique o que a Bíblia quer dizer por "costume", por favor)
- Lucas 23:56 (o que me diz desse?)
- Atos 16:11-15 (gostaria que, por gentileza, você me dissesse o que levou Paulo a tomar esta atitude)

Vou citar só esses, pois sei que vc terá um imenso trabalho para deturpá-los.... e também porque sei que você, um cristão tão zeloso e sincero, deve ter lido também o material adicional que postei no texto sobre o Sábado no NT.

Se suas respostas forem boas, serão publicadas. Se você se limitar ao blá-blá-blá de sempre, ou insistir no CTRL+C/CTRL+V... já sabe, né?! rsrs

Um abraço.
Gilson.
Thiago disse…
Sobre o Sábado eu tenho um argumento bom mas muito extenso para postar, mas, tenho um mais simples que resolve tudo. Não há nada de errado em se guardar o Sábado ou qualquer que seja o dia que a pessoa queira guardar. No NT não se condena a guarda do Sábado,mas, também não se exige a guarda do Sábado.É um erro grande entender quando se fala de mandamentos de Deus no NT que se refere ao 10 mandamentos. Toda ordem da parte de Deus pode ser considerado um mandamento. A Lei é o conjunto de todos os mandamentos(incluindo os das Tabuas). Mateus 28: 19,20 pode ser considerado um mandamento,entre outros textos que nem fazem parte da Lei. No dia que, qualquer que seja o advientista, me mostrar de Romanos a Apocalipse que guardar o Sábado é um REQUISITO CRISTÃO eu aceito.Como já li várias vezes a biblia toda e sei que não têm então eu não guardo nem o Sábado e nem dia nenhum. Mas esta lançado o desafio. Encontrem por favor um texto exigindo a guarda do SÁBADO para o cristão que eu mostro nesse SITE vários que não exigem. Os adventistas podem guarda o Sábado ou a semana toda mas, dizer que é uma exigência para os seguidores de Jesus Cristo é errado.
Aguardo uma resposta ao meu questionamento.
Gilson Medeiros disse…
Caro Thiago, não é minha pretensão convencê-lo da importância do sábado.

É minha fé, e eu o guardo porque creio na sua importância.

Se você crê diferente, paciência...

Como você mesmo diz que conhece a Bíblia toda, então acredito que você já sabe a resposta ao seu "desafio". O sábado é muit claro de ser identificado no Novo Testamento... só não vê quem não quer.

Da mesma forma que você não guarda o sábado porque acredita que ele não foi declarado como obrigatório no NT, eu O GUARDO pelo motivo contrário: não encontrei nenhum texto no NT que diga que ele deixou de ser um mandamento... se encontrar, me avise, por favor.

Sua argumentação é muito frágil, desculpe-me a sinceridade. Porque não creio que devamos trocar um claro "Assim diz o Senhor" por alguma pseudo-lógica filosófica.

A Bíblia diz que é para eu guardar, e eu o guarde. Ponto final! Ficar inventando desculpas para ser desobediente não é meu feitio.

Um abraço.
Gilson.
Thiago disse…
Um detalhe que o Sr. parece não ter entendido no meu primeiro comentário. Eu deixei claro que justamente o NT não fala que é errado,condenado ou um pecado guardar o Sábado. Mas que em nenhuma parte ele fala que é um requisito para o cristão.Quando uso a palavra requisito quero dizer que,Deus não vai considerar que a pessoa esta condenada por não guardar o Sábado. Os adventistas em geral usam falar que deve-se guardar o Sábado pela mesma razão que os evangelicos afirmam ter os dons do espirito. Usam isso para tentar se colocar como aqueles que tem a aprovação de Deus por usarem algo diferente dos outros. Tanto que hoje muitos afirmam também ter os " dons do espirito" para não ficarem excluidos. O NT deixa evidente que não é uma obrigação nem um mandamento para os cristãos a guarda do Sábado.Por isso o Sr. e nem ninguem vai encontrar um texto exigindo isso para o cristão.
Guardar o Sábado não é o termômetro para saber se um determinado grupo religioso tem aprovação de Deus assim como não guardar indica que Deus não aprova determinado grupo. Na questão de adoração e moral se requer do cristão isso:
Jo 4:23,24
Jo 18:37
Mat 28:19,20
1Jo 2:15-17
Mat 24:14
At 15:28,29
Mar 12:28-34 OBS:esses mandamentos não estão nas tabuas.
1 Cor 6:9-11
Gal 5:22,23
Jo 13:34,35
entre muitos outros que se exigi dos cristãos mas em nenhuma dessas passagens escritas tanto para Judeus como para Gentios incircuncisos,que se achegaram ao cristianismo e não sabiam nem da lei e nem sobre os dez mandamentos, em nenhuma dessas e de outras passagens se cobra e nem se fala do Sábado. Visto os gentios incurcuncisos geralmente não terem conhecimento e nem familiaridade com costumes Judaicos,entre eles a guarda do Sábado semanal,era de se esperar que isso fosse claramente explicado a eles pelos apostolos,mas como vemos,em nenhuma parte do NT se fala disso.Quando houve essa quetãos em atos,se era necessário os gentios serem circuncidados e guardarem a lei,chagaram a conclusão que não eram preciso e na carta emviada as igrajas nem se menciona que apesar deles não terem que guardar a lei e ser cincuncidados eles deveriam guardar o Sábado.E nas cartas porteriores que tratam tanto de ensino como de requistiso não se fala do Sábado.
Aguardo uma explicação,é o mesmo desafio mas em outras palavras.
Agradeço a atenção.
espero que o Sr post esse comentário.
romeucaraujo@gmail.com
Efesios 1:13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
1.13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
1.13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
1.13 A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido.
1.14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
1.14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
1.14 O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória.

Prof. Gilson Medeiros, como voce pode desviar a função do Espírito Santo a troca de defender uma doutrina diabolica?

Envio varias traduções onde diz que o Espírito é o selo do cristão e não o selador como voce quer.

Ele é nossa garantia, é o penhor
Objeto de valor que se dá ou se toma para segurança de alguma dívida ou contrato, este é a definição de penhor.´

O Espírito Santo é nosso sinal seguro, é a prova, a garantia segura da divida paga por ele para aqueles que o recebem e Jesus vai levar a todos aqueles que estao selados não pelo Espírito Santo "selador" e sim a todos aqueles que estao selados com o Espirito Santo conforme esta escrito. Ele é nosso selo de propriedade. Somos dele porque temos o penhor a garantia que é o Espírito Santo. Que Deus te ilumine.
Gilson Medeiros disse…
Caro Romeu, se você tem MESMO tanto zelo pelo trabalho do Espírito Santo, cuidado... porque você pode estar chamando de "diabólica" uma orientação dada por este mesmo Espírito do Senhor.

Cuidado com o que fala! Preconceito é muito ruim... Estude melhor a Bíblia e não fique apenas se estribando em seu próprio entendimento.

Um abraço.
Gilson.
michele disse…
Caro Gilson, peço desculpas por me intrometer, porém gostaria de dar minha opinião sobre as questões citadas no seu Blog.
Não acho que essa discussão está sendo guiada de forma correta e sábia, nem da sua parte nem por parte de quem postou comentários digamos que até ofensivos.
Penso que cada um tem o direito de acreditar no que achar melhor afinal Deus nos deu livre arbítrio para fazermos nossas próprias escolhas e não cabe a ninguém a não ser a ele mesmo julgar nossas atitudes aqui na terra. (romanos 14).
Não se julgue dono da verdade, pois ao julgar a crença do outro você também está sendo preconceituoso, se você crê na importância de se guardar o sábado então assim o faça, quanto aos que não guardam, acredito que deveria limitar-se apenas em esclarecer dúvidas e orar pedindo a Deus para que essas pessoas encontrem a verdade que as levem a salvação, assim como você encontrou a SUA verdade.
Para mim assim como para muitas outras pessoas o segundo testamento não é tão claro quanto à questão do sábado diferente do primeiro testamento que diz de maneira explicita de que se deve guardá-lo, já o segundo diz de uma maneira mais implícita o que infelizmente faz com que cada um tenha uma interpretação distinta.
Por fim, já que resolveu criar um blog deve estar preparado e aberto para receber críticas e opiniões contrárias a sua, tenha como objetivo apenas orientar aqueles que desejam ser orientados, de nada vai adiantar debater com quem pensa de maneira oposta as suas convicções, ninguém muda a opinião do outro a menos que ele permita e queira mudar.
Por outro lado também não posso deixar de mencionar que de fato o sábado está incluso nos 10 mandamentos em êxodo cap. 20, isso é incontestável, a pessoa que mencionou isso deve ler com mais cautela, pois realmente está escrito.

Abraços....
Gilson Medeiros disse…
Cara Michele, agradeço seu comentário, de coração.

Meu objetivo aqui no blog não é atacar a fé pessoal de ninguém. Infelizmente, a mesma atitude não existe por parte de alguns críticos, que acham que têm o direito de se expressarem de forma pejorativa e até com palavrões com relação ao que escrevo aqui.

Tenha TOTAL E PLENA convicção na guarda do sábado, pois NUNCA encontrei qualquer coisa que pudesse levantar dúvidas sobre sua perpetuidade. E é isso que tento mostrar aqui, em especial, para os meus irmãos Adventista. Se alguns se sentem ofendidos, sinceramente, não é minha preocupação inicial.

Concordo plenamente com sua opinião sobre a insensatez dos debates teológicos, e não faço nenhum esforço para prolongá-los aqui no blog, em especial quando percebo que os "debatedores" não se interessam em ler as respostas que coloco às suas indagações, e se limitam a repetir os velhos, surrados e ultrapassados argumentos de sempre.

Parabéns pelo sua atitude equilibrada e sensata. Tenho certeza que nos encontraremos no Céu, pois somos, ambos, inquiridores sinceros da Verdade.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Meu nobre e precioso irmão gostaria que me explicasse sobre o texto de romanos 14, como interpretas, e como os adventista vêem tal texto.
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, sobre Rom. 14 sugiro que veja o que está no seguinte link:

http://novotempo.com/namiradaverdade/2011/01/15/romanos-14-voce-e-livre-para-comer-o-que-quiser/

Um abraço.
Gilson.
Michel disse…
Sabe de uma coisa gente... Acho que nós nos preocupamos muito pouco com o que realmente importa, Jesus disse: Ide e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrificio. Porque não vim chamar os justos, e sim os pecadores ao arrependimento (Mateus 9:13). Ficamos todos ai tentando ser CRISTO, quando na verdade somos todos miseráveis pecadores, merecedores da morte, inclusive por estarmos nos degladiando com essa questão do sábado aqui, não quero aqui criticar nem adventista, nem integrantes de outras denominações, mas a verdade é que temos que para de vestir a camisa das instituições e começarmos a vestir a camisa de CRISTO JESUS, vejo que com esse tipo de contenda o CORPO DE CRISTO fica cada vez mais DIVIDIDO, e muitas vezes é por isso que as portas do inferno vem prevalecendo sobre a igreja do SENHOR JESUS, igreja essa que somos cada um de nós. Observemos que disse Paulo aos Romanos no Cap. 14:22,23; e não penso eu que neste contexto ele tenha se referido apenas a comida, cito ainda outra passagem (Romanos 14:01-12), o incrível é que obedecemos a DEUS em algumas partes e em outras entristessemos o ESPIRITO DO SENHOR veja (Tito 3:9-11). O SENHOR não está a procura de SUPER CRISTÃOS, mas verdadeiros adoradores. Nossas contendas só tem uma função: ANULAR O SACRIFICIO que ELE fez por nós na cruz do calvário. Não vou opinar a respeito do sábado, porém continuarei sob a maravilhosa GRAÇA que o SENHOR me deu, e que ELE tenha misericórdia de todos nós; porque é como está escrito em (1 Corintios 13:12), paremos de agir como meninos, veja: (1 Corintios 13:11). Amo todos vocês, fiquem em CRISTO e deixe que ele habite vossos corações de fato e de verdade. CRISTO JESUS, O Caminho, a Verdade e a Vida!
Anônimo disse…
Meus amigos, vi que muitos perguntaram sobre a prova ou regra da guarda do sábado ou qualquer outro dia no Novo Testamento. Bem, deixo para vocês Hebreus 4:1-13. Orem a Deus e busquem a unção do Espírito Santo, pois através do sacrifício de Cristo, recebo a Sua Graça, sendo Justificado pela Sua fé em nós, assim, como resposta ao seu amor por mim, guardo os Seus mandamentos (João 14:15).
Anônimo disse…
Meus amigos, busquem a unção do Espírito e leiam Hebreus 4:1-13 e observem se a Bíblia confirma no Novo Testamento se devemos guardar algum dia ou não. Lembrando: através do amor e sacrifício de Cristo, sou Justificado mediante a Sua fé, através de Sua graça, assim sou salvo e remido dos meus pecados, em resposta a esse amor de Deus por mim, guardo os Seus mandamentos(João 14:15), lembrando o que Ele nos diz em Mateus 5:17-20. Também deixo Tiago 1:23,25 Tiago 2:8-13. Passar bem, e que a graça do Senhor esteja com todos. Amém.
Solange disse…
Alguém já leu Hebreus 4: 4 a 8?
Irão achar a resposta da dúvida sobre o sábado!Já que tanto perguntam e questionam onde está escrito no Novo Testamento a importancia do sábado.
Como podes dizer ao Michele que tu vai te encontrar no ceu se ele não guarda o sabado?

Vocês condenam que não guarda o sabado dizendo que são pecadores, como o Michel vai entrar no ceu sem guardar o sabado? Mentiroso. Filho do pai da mentira.
Gilson Medeiros disse…
Caro Romeu, permita-me discordar de você em 2 pontos:

1º) os Adventistas NUNCA ensinaram que quem não guarda o sábado deve ser "condenado como pecador".

2º) A Bíblia não ensina que somente quem guarda o sábado vai entrar no céu.

Penso que você está bebendo de fontes rotas sobre a fé Adventista.

Um abraço
Gilson.
Ruiz Designer disse…
Se me permitem deixo para vcs uma dica sobre este assunto no canal do YouTube Iasdguri2013, uma série com dois programas em resposta a um "ícone" da igreja assembleia de Deus, sobre a sua justificativa muita frágil sobre a não observância do sábado, é triste ver que pessoas inteligentes se valham de argumentos tão fracos para algo tão claro, o sábado.
ADORAI.COM disse…
Muitos que se dizem estudiosos da Bíblia, e gostam de julgar a opinião dos outros simplesmente esquecerem do que diz a bíblia em Isaías 58.13 e 14, há da parte e DEUS, promessas para aqueles que fazem do Sábado um dia de deleite no SENHOR. Outra coisa a ser observada é o que o próprio Jesus diz:
O Filho do homem até o Sábado é SENHOR. Ora se ELE é o SENHOR do Sábado, o Sábado pertence a Ele, e devemos observa-lo sim. Eu não sou adventista do Sétimo dia, mas tenho tentado fazer do Sábado um dia de deleite na presença do SENHOR, e tenho experimentado muitas bênçãos e maravilhas da parte de DEUS sobre minha vida. Agora quanto as guerras teológicas do saber deixo para aqueles que fazem da Palavra de DEUS ao invés de um livro santo e de compartilhamento, para fazerem do mesmo um livro de debates sem nenhum proveito. Lembrem-se o que mais causa divisão no mundo é a religiosidade, deixemos de ser religiosos, cristãos partidaristas, formadores de opiniões baseadas em ideias dos outros e do tradicionalismo e estudemos nós mesmos a Palavra de DEUS com seriedade, deixando de lado a achiologia e o achismo, e respeitemos as opiniões dos outros, sem querer ofender ninguém com nossas meias verdades. E se tive algum crente aqui estrelinha de Jesus, ou bonequinha de porcelana chinesa que trinca por qualquer coisinha e não gostar do que eu escrevi, e só vim e bater de frente comigo, TENTA SORTE QUE OAZAR É CERTO.(Rômulo) romulobg@yahoo.com.br
Unknown disse…
Recado curto sobre os sábados

O sábado será sempre o Dia do Senhor, primeiramente porque foi instituído na Criação, foi abençoado e santificado por Deus (quando ele abençoa é para sempre), Em Ezequiel 20:20 foi instituído como um Sinal entre ele e a humanidade (quanto a isso Está escrito que Deus não faz distinção de pessoas ou de raças (Atos 3:24 e 25) ; Está Escrito em I Carta de Pedro 1:24 que DEUS NÃO MUDA e que sua Palavra permanece eternamente. Como ele escreveu, pessoalmente, a Lei do Sétimo Dia nas Rochas Sagradas é para sempre; Jesus promulgou que O SÁBADO FOI CRIADO PARA O HOMEM (Marcos 2:28); Jesus bradou que podem passar os Céus e a Terra antes que das leis se consiga retirar um só caractere, e a leis do sábado tem 433 caracteres (Mateus 5:15 a 37) Sobretudo, Jesus santificou os sábados, sua Igreja, seus apóstolos e a Igreja de Paulo santificaram todos os sábados e jamais um só domingo (Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:31 a 44) Outro dia, ouvi o pastor Malafaia afirmar que os evangélicos não guardam o sábado porque nove dos mandamentos estão repetidos no Evangelho, mas o do sábado não; Pura Utopia e desconhecimento bíblico, pois o sábado está repetido por 10 vezes: Marcos 2:28; Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:41; Atos 18:4; Atos 1:12; Atos 24:20; Hebreus 4:4; Mateus 5:17 e seguintes.
Estudando-se o Novo Testamento com critério e atenção, concluímos que a palavra de Deus não atribui nenhum significado litúrgico ao dia da ressurreição, simplesmente porque esse acontecimento tem de ser visto apenas como uma realidade existencial experimentada pelo poder do Cristo vitorioso também sobre sua própria morte. De modo algum a ressurreição de Jesus pode ser vista como uma prática cristã associada ao culto aos domingos. Cristo, que havia ressuscitado a outros, não poderia ser vencido pela morte, o que anula totalmente a pretendida importância do tal domingo. Mas a Monumental Vitória de Jesus Cristo deu-se com a sua sofrida Morte na cruz! E não há uma linha no Evangelho que aponte qualquer indício da troca maluca do sábado pelo domingo. Coisa do papado romano para que se cumprisse a profecia no Apocalipse 13:7: Satanás venceu os santos.
Então, apesar dos pastores famosos e não famosos, O SÁBADO É PARA SEMPRE, PERPETUAMENTE e foi o Senhor Deus quem nos revelou isso quando promulgou que sua palavra permanece eternamente!
Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br
A.K.Renovatto disse…
Gostei muito de conhecer seu blog, Pr Medeiros, concordo com muita coisa, discordo de algumas, mas sempre respeitando e muito sua fé. Cheguei nesse texto, através de sua última postagem. Apesar de falante demais, eu evito discutir religião ou debater Bíblia (já vi amizades terminarem por conta disso). Li os comentários e vi alguns comentários desnecessários (tanto de quem guarda o sábado, quanto de quem não guarda), por esse motivo, eu evito comentar temas bíblicos mesmo que discorde rsrs (evito polêmicas e ofensas ao próximo). Creio que se formos conversar com várias pessoas cristãs (adventistas, batistas, pentecostais, metodistas etc), todos terão alguma história para contar de críticas e ataques à sua fé, por quê? Simples. Pessoas pensam diferente e também interpretam um mesmo texto de forma distinta...E sempre uma pessoa vai achar que a "sua" maneira de crer e interpretar é a mais correta (normal do ser humano). Outra coisa: pessoas têm dificuldade de tolerar o que lhe é diferente (aparência física, religião, cor, denominação etc). Eu sempre "colho" o que é positivo, o que não concordo ou ainda não estou convicto, guardo para mim, o que jamais farei é ofender pessoas por causa de pontos divergentes sobre Bíblia, religião e por aí vai. Não poderia de jeito nenhum, deixar de comentar que apreciei um comentário, que foi da Michele (uma opinião madura e despida de preconceitos). Creio que mesmo entre os que não souberam se expressar tão bem, ou "colaram" textos da internet rapidamente na ânsia de participarem ou defenderem seus pontos de vistas, não são pessoas "más" ou "cegas", apenas estão buscando compreender melhor as coisas e defenderem sua fé (normal). Confesso que lendo alguns comentários, fiquei com "pena" de certas pessoas. Muitas não têm destreza nas palavras, "colam" textos da internet rsrs , mas todos estão buscando conhecimento ( e isso é bom). O que sei é que Deus é quem conhece o interior de cada pessoa e sabe quais as verdadeiras intenções do coração. Algumas pessoas, mesmo que inconscientemente, ao defenderem seus pontos de vista, exercem o papel de "juiz", sendo muitas vezes intolerantes e preconceituosos. As vezes, é melhor guardar consigo mesmo certas palavras. Vou parar por aqui, porque escrevo demais rsrs. Deus o abençoe Pr Medeiros. Aprecio leitura e aqui no blog encontro um momento de "relaxamento" (ótimo depois de um dia de trabalho).
Gilson Medeiros disse…
Prezado A.K.Renovatto.

Concordo plenamente quando você diz que discutir religião não é algo proveitoso. Eu também não costumo discutir doutrinas ou a hermenêutica bíblica, principalmente se vejo que a outra pessoa está mais para o debate do que para o estudo da Palavra.

O que aprendi nestes poucos anos de caminhada cristã foi que todo e qualquer ensinamento deve ser sempre pautado pela Bíblia, e nunca por achismos ou interpretações pessoais, pois estas sempre estão carregadas de egoísmo e pecado.

Fico feliz em saber que você aprecia os textos do blog, e eles são uma terapia para mim, pois aqui consigo compartilhar com amigos sinceros como você aquilo que observo do mundo, tanto cristão quanto secular, bem como tenho a oportunidade de dividir um pouco do meu parco conhecimento bíblico com aqueles que desejam aprender mais, como eu, das Sagradas Escrituras.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
só se discute o que nos interessa, eu não falaria de religião se essa não fosse algo bom, ou se todos aceitasse sem impor condições. Eu sou adventista, mas não aceito muitas coisas da minha igreja, mas falo com autoridade que a palavra requer,par a edificação de muitos.
O bom é que a verdade sempre cala aqueles que estão no erro, falar do Sábado é falar de todas as leis pra que posam distinguir uma da outra. E assim entender o significado dos mandamentos de Deus.
Muitos pedem alguma passagem bíblica na nova aliança, onde se fala do sábado, entendam que; sempre que se fala; MANDAMENTOS, está ai o sábado incluso.

BOM DIA.
Professor GILSON, lendo seu BLOG, e as muitas duvidas e respostas sua, tenho duvidas também sobre a guarda do SÁBADO, e portanto irei formular uma pergunta no qual gostaria de uma resposta sua não só para mim, mais para todos os participantes deste BLOG, e logico eu.
A PERGUNTA. Professor GILSON.

Resido em uma cidade de 100 mil habitantes, e pela pregação do EVANGELHO 98% desta população se converteu. Isso pode acontecer sim ou não?
Ai num determinado dia de SÁBADO, Houve vários acidentes nesta cidade, veículos bateram e houve vários feridos, houve incêndios em casas, uma delas era de PASTOR, a PERGUNTA É: Professor os MÉDICOS E OS BOMBEIROS não foram salvar ou tentar salvar ninguém pois estavam guardando o sábado, e o pouco que tinha da população não cristã, não tinham aptidão para esta tarefa. O que o Professor pode nos INFORMAR dentro da PALAVRA A BÍBLIA, sobre esta pergunta. Aguardamos respostas para melhor entender a guarda do SÁBADO. reMeu email. é alonsocarrera@hotmail.com
DEUS abençõe
Gilson Medeiros disse…
Prezado Alonso, é muito difícil especular no campo do SE (suposições)... mas, acredito que você poderia responder esta pergunta pesquisando o estilo de vida, por exemplo, dos moradores judeus de Jerusalém, ou dos Adventistas na comunidade de Loma Linda, nos Estados Unidos. Estas cidades são exemplos de comunidades com muitos guardadores do sábado.

Creio que o Senhor, ao instituir o descanso do sétimo dia, já no Éden, tinha onisciência de como o mundo estaria em nosso tempo, e, mesmo assim, não previu qualquer "se" no mandamento. Ele é bem claro: "lembrar... guardar... descansar... santificar"... e pronto!

Infelizmente, nossa mente ocidental do séc. XXI, enlameada pelo relativismo dos últimos séculos, sempre prefere enveredar pelo caminho mas fácil, a obedecer o claro Assim diz o Senhor. Por isso criamos tantos "se".

Como eu disse antes, não tenho como argumentar no campo das hipóteses... o que sei, com total certeza, é que um fiel Adventista JAMAIS se esquivaria de ajudar em uma situação de emergência pelo fato de esta ocorrer no sábado... Sei também que o Senhor NUNCA permitiria que uma tragédia ocorresse entre os que Lhe são fieis.

Ademais, aqui no blog o sr. poderá encontrar mais informações sobre o que creio com relação à guarda do sétimo dia da semana como o Sábado do Senhor.

Um abraço
Gilson.