Os Adventistas são Evangélicos

Acredito que praticamente todo Adventista do 7º Dia já ouviu alguém dizer que a IASD é uma "seita".

Talvez sejamos uma das denominações religiosas mais discriminadas em nosso país, tanto do ponto de vista da guarda do sábado (empregos, ENEM, concursos, aulas, etc.), quanto com relação a outros pontos de nossa doutrina.

É curioso observar que mesmo dentro do Cristianismo, muitos "cristãos" demonstram um grande preconceito para com nossa amada Igreja. Recebo frequentemente e-mails de pessoas de outras denominações que insistem em usar argumentos fantasiosos e humanos para "provar" que os Adventistas estão errados em suas doutrinas.
Algumas revistas voltadas ao público evangélico também adoram nos estampar em suas capas, como meio de vender mais exemplares. Uma delas é a ECLÉSIA.

Entretanto, eles se dão ao pensar que os Adventista são um "povinho herético sem cultura"... rsrsrs

Vejam a excelente resposta do Pr. Moisés Mattos a um artigo preconceituoso da revista preconceituosa acima citada...

::::::::::::::::::::::::::::::::

Adventistas: Evangélicos ou Seita?
Uma resposta ao artigo: “Como água e óleo

Acabo de reler a revista Eclésia de janeiro de 2001 onde me deparei com a matéria de Carlos Fernandes intitulada: “Como água e óleo” (p. 50 a 58). Através dela se pretende mostrar que doutrinas antagônicas separam evangélicos de adventistas.

Acredito que Fernandes seja um jornalista, pelo menos é o que posso perceber na sua maneira de escrever.

Em linhas gerais o autor parece ser isento, apenas se limitando a colocar as posições adventistas de um lado e a dos evangélicos do outro. Digo "em linhas gerais", pois de vez em quando ele deixa de ser repórter e se comporta como um “militante” evangélico. O que chega em alguns pontos a tirar a credibilidade do material.

Tergiversações à parte o artigo merece alguns esclarecimentos, o que faço a seguir:

1. A matéria contém imprecisões históricas:É uma pena que os escribas que escrevem sobre o adventismo não bebam em fontes seguras e primárias. Por "primárias" eu entendo como sendo livros e artigos escritos por pessoas isentas de preconceito e que não escreveram baseados em mitos sobre os adventistas e sua história.

Hoje muitos opúsculos, que estão nas prateleiras de muitas livrarias, na verdade são cópias de cópias, e não refletem a verdade. Quase todos seguem o “trilho do bezerro doente”. Um escreveu e os outros se limitaram a copiar sem investigação acurada.

Infelizmente o senhor Fernandes caiu neste canto da sereia que é pesquisar pouco para escrever. Senão vejamos: Ele diz na p. 51 que Willian Miller “criou o Movimento do Advento” em meados do século 19. À primeira vista é isto mesmo. Mas as coisas não são bem assim.

O Movimento do Advento teve seus fundadores em vários continentes, com a participação de várias religiões. Por exemplo: na América do Sul, um sacerdote católico escreveu um livro sobre o segundo advento de Cristo, com o título “La venida del Messias”. Seu nome era Manuel Lacunza, um jesuíta.

José Wolf, um judeu cristão, também pregou a segunda vinda de Cristo na Europa e no Oriente Médio, e foi até perseguido por isso.

Mas, o interessante é que ninguém fala deles. Centram-se só em Miller como a dizer que ele era um desvairado marcador de datas para a volta de Jesus. Entretanto, Miller era um pesquisador sincero das Escrituras. Teve avanços significativos, e redescobriu pontos da Bíblia esquecidos pelos religiosos de sua época.

Aliás, o artigo diz que quando Jesus não voltou em março de 1843, Miller teria “refeito os cálculos” e chegado à conclusão de que a data seria 22 de outubro de 1844. De novo o Sr. Carlos Fernandes leu na fonte errada. Na verdade quem “refez o cálculo” não foi Miller, mas seus colaboradores, entre eles, Samuel Snow. Para Miller o mais importante não era a data mas a volta do Senhor.

Ainda outro erro histórico: Com o desapontamento de 1844 o movimento fragmentou-se em vários grupos.
O grupo dos que desanimaram e abandonaram a fé foi grande; o segundo foi o grupo do “status quo” que continuou a marcar datas para a vinda de Cristo. E o terceiro grupo foi formado por um conjunto de estudiosos da Bíblia que com oração e lágrimas descobriu as verdades bíblicas até então desconsideradas. Este grupo é que em maio de 1863 tornou se a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Os três grupos não se “uniram para formar a Associação Geral das Igrejas Adventista do Sétimo Dia”, como quer o articulista (p. 52).

A Igreja Adventista não surgiu de alguma briga de líderes por causa do poder eclesiástico [fato comum em muitas igrejas neo-pentecostais de nossos dias], mas por um grupo que entendeu que Deus os chamou para pregar uma mensagem bíblica, cristocêntrica e equilibrada.

Ellen White teve participação no desenvolvimento da doutrina, mas não foi ela quem “lançou as bases da fé adventista”, como apregoa a revista Eclésia.

Pessoas piedosas estudaram profundamente as Escrituras e chegaram às conclusões sobre pontos doutrinários. Ellen com suas visões apenas confirmou ou retificou o que já se havia estudado.

2. A matéria contém distorções sobre as doutrinas adventistas.
Em minha experiência de cristão aprendi que nem sempre uma heresia é exatamente uma doutrina errada, mas pode ser uma ênfase errada numa doutrina certa.

Propositalmente ou não, é o que o acontece quando muitos dos chamados “especialistas em apologética” falam ou escrevem sobre doutrinas adventistas.

Por exemplo, o Sr. Roque Carvalho, um dos entrevistados diz o seguinte sobre a maneira como os adventistas veem a questão da salvação: “Se a salvação, para eles, depende da obediência à lei do Antigo Testamento, então a graça de Deus não faz sentido” (p. 58). Ele então desafia: “É possível ser meio cristão?”. Que argumentação paupérrima e descabida!

Os adventistas não creem em salvação pelas obras da lei. Vamos colocar as coisas nos devidos lugares.

A Igreja Adventista crê na salvação pela graça por meio da fé em Cristo (Efésios 2:8). Entende também que sendo perdoada e justificada por Cristo (Romanos 5:1) a pessoa agora guarda, pela fé, os mandamentos de Deus. Pois fé sem obras é morta (Tiago 2:17).

A grande dificuldade de alguns evangélicos é entender a verdadeira função da lei moral de Deus na vida do cristão.

Eles ficam confusos quando leem Paulo escrever que “ninguém será justificado diante dele por obras da lei...” (Romanos 3:20) e logo a seguir “a lei é santa e o mandamento, santo e justo e bom.” (Romanos 7:12).

Afinal, Paulo era contra ou a favor da lei? Um estudo isento de preconceitos e dentro de princípios hermenêuticos sérios, mostrará que Paulo era contra o mau uso da lei de Deus. Na sua época, pessoas achavam que seriam salvas apenas cumprindo os preceitos, e deixavam Jesus de lado. Para Paulo, a lei mostra o pecado (Romanos 3:20), e como um aio (um ajudador) conduz o pecador a Cristo (Gálatas 3:24) a fim de que este seja justificado pela sua fé.

Desta forma o apóstolo não descartou a lei, mas colocou-a no seu devido lugar: mostrar o pecado.

Todavia, o problema está com os que param por ai e dizem que "Paulo nos desobriga de guardar a lei".
Ledo engano! O mesmo escritor sagrado diz que os “simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Romanos 2:20).

Estaria ele (Paulo) pregando salvação pela lei? De forma alguma. Ele apenas está dizendo que os que guardam a lei o fazem depois de terem uma experiência de salvação com Jesus Cristo e Sua graça.

Portanto, para os Adventistas do 7º Dia, guardar a lei não é um meio de salvação, mas uma consequência da salvação.

Alguns parecem dizer que estar salvo em Cristo é o mesmo que desobedecer a lei. Isto é um absurdo que nem os oponentes gratuitos do adventismo aceitariam.

Teimam em distorcer este assunto. Talvez por medo de seus fiéis compreenderem esta verdade bíblica e eles perderem suas gratificantes funções de “intérpretes da lei.” É curioso observar que os escribas e pastores modernos usam do Velho Testamento só o que lhes interessa. Quando o assunto é dízimo, por exemplo, logo eles correm para Levíticos, Deuteronômio e Malaquias. Mas quando se fala em sábado dizem que ele foi abolido.

Outro exemplo de distorção ficou por conta do Pr. Natanael Rinaldi. Duas coisas ditas por ele merecem uma explicação maior. A primeira é com respeito a Miguel ser igual a Cristo. Na verdade Miguel é um dos nomes de Cristo na Bíblia. Com um razoável conhecimento de hebraico se conclui que o nome Miguel quer dizer: “Quem é igual a Deus?” E a resposta natural seria esta: "Somente Jesus Cristo". Portanto, diferente do que expõe Rinaldi, dizer que Miguel é um nome de Cristo na Bíblia não relativiza a deidade de Cristo, mas a confirma. Para o adventismo, Jesus Cristo é Deus em plenitude de Divindade (Colossenses 2:9).

É provável que alguma autoridade do Centro Apologético Cristão de Pesquisas ainda fique com dúvidas e argumente dizendo que a Bíblia fala de Miguel como um arcanjo e não como Cristo. Pois bem, seria interessante lembrá-lo de que a palavra bíblica para "anjo" também quer dizer “mensageiro”. E Jesus Cristo foi o mensageiro de Deus para a humanidade. Em Cristo está a maior revelação de Deus Pai (Hebreus 1:1 e 2). E ainda mais, devemos recordar que ao identificar Jesus como o “Arcanjo Miguel”, a Bíblia não O torna um mero anjo, como também não O transforma em animal ao identificá-Lo como um “Cordeiro” (João 1:29) ou como um “leão” (Apocalipse 5:5).

Algo mais: Miguel, em Daniel 12:1 e 2, aparece para defender o povo de Deus, e de acordo com o profeta, ocorre uma ressurreição como consequência disto. Será que um anjo pode ressuscitar mortos? É fácil observar que este "Miguel" deve ser mais do que um anjo...

Outra afirmação infeliz: “Os adventistas consideram que Cristo adentrou no santuário celeste em 1844...”. Quem disse isto? Onde Rinaldi encontrou tal afirmação nas publicações oficiais da IASD?

A literatura adventista deixa claro que Cristo pode ir (e foi) ao lugar santíssimo do santuário celeste desde Sua ascensão ao céu. O que se destaca é que em 1844 (segundo a profecia de Daniel 8:14) Jesus iniciou a fase do Santíssimo no santuário celestial. Todavia, Ele sempre trabalhou em nosso favor, como intercessor. Os adventistas não limitam a Cristo e Sua obra.

Sobre este ponto seria saudável dizer que embora a obra de salvação foi completa na cruz do calvário, seus efeitos serão sentidos por toda a eternidade. Alguns não entendem porque Jesus hoje está ministrando no Santuário Celestial (Hebreus 8:1 e 2) como sumo Sacerdote se Ele já fez tudo na cruz. Eles não entendem que a salvação é um plano completo. Ela envolve o nascimento sobrenatural, a vida impecável de Cristo, Sua morte na cruz, Sua ressurreição, Sua intercessão e o juízo no santuário celestial, e a Sua segunda vinda para fazer o juízo final.

A mesma Bíblia que diz que quem não crê em Cristo “já está julgado (João 3:18), também diz que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça...” (Atos 17:31). Portanto, ao se falar sobre a obra de Cristo na cruz, temos que enfatizar todos os atos do Senhor antes e depois dela. A cruz é o centro, e o centro deve ser um ponto de atração de todos os demais atos do plano de salvação, sem anulá-los.

Deveria parar aqui, mas Rinaldi tem outra afirmação infeliz: “os ensinos de Ellen White deixam claro que o Salvador não é Cristo, e sim, Satanás, já que sobre ele seriam lançados os pecados, à semelhança do bode emissário descrito no livro de Levítico” (p. 52).

O arguto pesquisador certamente está por dedução tentando distorcer a aplicação adventista sobre o bode por Azazel (Levíticos 16:8). Azazel e o bode emissário representam a mesma coisa. No original hebraico está exatamente assim: “E lançará Arão sorte sobre os dois bodes. Uma sorte para Javé e outra sorte para Azazel.”

Comentando este texto, veja o que diz o comentário evangélico (não adventista) The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge: “Partindo do fato de que há um contraste entre expressões ‘para Jeová’ ‘para Azazel’, supõem muitos que Azazel seja um nome oposto a Jeová, um monstro do deserto, um demônio, ou diretamente Satanás... O contraste entre ‘para Jeová’ e ‘para Azazel’ favorece a interpretação de Azazel como substantivo próprio, sugerindo em si mesmo, uma referência a Satanás.”

Desta maneira, o bode emissário (Azazel) é visto como o próprio Satanás. Porém a acusação é de que os adventistas por interpretarem assim Levítico 16 estão dizendo que o diabo é o salvador, e não Cristo. Não sei onde se lê esta afirmação nos livros adventistas!

Para os adventistas, Azazel (Satanás) não participa da expiação. Ele não é o Salvador, pois ele não derramou seu sangue. Isto é concluído a partir de uma leitura bem feita de Levítico 16:9 e 10. O verso 9 fala do bode “para o Senhor” (que simbolizava Cristo) que era o único que tinha o seu sangue derramado. “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22). O verso 10 fala do bode emissário (Azazel) cujo sangue não era derramado, em resumo ele não era oferecido em sacrifício pelo pecado. Ele apenas simbolicamente carregava os pecados do povo e morria no deserto sem derramar sangue. O bode emissário prefigura Satanás que vai morrer, não para perdoar pecados, mas por causa dos pecados que cometeu e induziu pessoas a cometer (Apocalipse 20:7 e 10).

Portanto, dizer que por esta interpretação de Levítico 16 os adventistas creem em Satanás como salvador é um absurdo dos mais preconceituosos.

Satanás não é, nem nunca foi nosso salvador. A Igreja Adventista do Sétimo Dia nunca ensinou isto.

Conclusão:
Muita coisa ainda poderia ser dita sobre a polêmica e frágil matéria da revista evangélica. Porém, gostaria de fazer mais duas explicações e depois uma pergunta:

a. Estado do homem na morte:
Na Bíblia, a alma significa a pessoa total. O homem não tem uma alma, ele é uma alma. Gênesis 2:7 diz que da junção de fôlego de vida e do pó da terra é que o homem foi feito “alma vivente”. Não veio uma “alma” e "entrou dentro" dele, mas ele inteiro passou a ser uma alma. Portanto, "alma" significa a pessoa inteira. A morte seria a desintegração da alma. O pó volta à terra e o espírito (ruach no hebraico = fôlego de vida) volta para Deus (Eclesiastes 12:7).

Há várias razões par se crer que a alma é mortal:
“A alma que pecar esta morrerá” (Ezequiel 18:4). Ezequiel não está falando figurativamente (ou espiritualmente apenas). Ele está falando de pessoas e situações reais (leia também Ezequiel 18:1 a 9).
A única vez que a palavra "imortal" aparece na Bíblia, é atribuída a Deus (I Timóteo 1:17). A ideia de uma alma imortal é de origem pagã. Os gregos a transmitiram para os judeus, e esta pregação anti-bíblica chegou até os cristãos.
O inferno como lago de fogo acontecerá no fim (Apocalipse 20:14). A palavra "inferno" quer dizer sepultura ou lugar inferior. O credo dos apóstolos diz que Jesus morreu e desceu aos infernos (sepultura). Só uma perguntinha: Se as pessoas que morrem hoje já vão para o céu ou para o inferno de condenação, por que Deus terá que realizar um juízo final? Afinal de contas já não estão todos julgados? Quando a Bíblia usa a palavra "inferno" no sentido de fogo o faz referindo-se ao lago de fogo no fim.

b. A questão do adventismo como seita.A questão do adventismo ser ou não uma seita não me preocupa. Explico porque: Nem sempre a palavra "seita" tem uma conotação ruim ou desastrosa. Os “especialistas em apologética” que usam de forma indiscriminada esta palavra para ofender o adventismo certamente estudaram a história do cristianismo [ou pelo menos deveriam ter estudado].

Em seus primórdios, a igreja cristã nada mais era do que uma seita rejeitada do judaísmo. Nem por isso o cristianismo deixou de ser a fé verdadeira (cf. Atos 24).

Se continuarmos a pesquisa veremos que o mesmo ocorreu com a Reforma Protestante do século 16. Lutero, Calvino e outros eram considerados uma “seita do diabo” por aqueles que detinham as “chaves do céu e do inferno”: a igreja oficial romana.

Apesar de os adventistas se considerarem cristãos por crerem nas doutrinas essenciais do cristianismo, eles empunham a bandeira de doutrinas que têm sido esquecidas pelos chamados cristãos evangélicos em nossos dias.

Walter Martin, conhecido autor batista do livro The Kingdon of the Cults, depois de uma exaustiva pesquisa sobre doutrinas adventistas concluiu que, embora a igreja tenha doutrinas distintivas, ela ainda pode ser cristã por proclamar verdades básicas do cristianismo.

Apesar disto, ser chamado de "seita" por uma causa justa não é ruim, mas um testemunho da verdade no tempo do fim.

c. Uma última pergunta:Durante toda a reportagem se falou de um aparente confronto entre a igreja adventista e os evangélicos. Mas, perdoem-me a pergunta incisiva: De que povo "evangélico" estamos falando? Confesso que tenho dúvidas sobre quem são de fato os verdadeiros evangélicos em nossos dias.

Às vezes acho que são os protestantes históricos, que receberam um legado maravilhoso dos homens de Deus que foram os precursores da fé. Mas, desisto de pensar assim, pois algumas destas igrejas estão mais ligadas a uma filosofia e teorias de teólogos do que na Bíblia. O princípio de “sola scriptura” foi sorrateiramente substituído por teorias e métodos racionalistas de estudo bíblico. O fervor missionário de algumas correntes religiosas tem estado em queda, e em alguns países os templos destas denominações têm sido vendidos por absoluta falta de assistência dos fiéis que perderam a fé e a devoção.

Às vezes chego a pensar que são os queridos e fervorosos irmãos "pentecostais". Mas infelizmente alguns se limitam apenas a uma interpretação unilateral dos dons do Espírito. Onde estão as outras doutrinas bíblicas? A fé muitas vezes é baseada só na emoção em detrimento de um “Assim diz o Senhor”. Em muitas dessas igrejas pentencostais modernas, temas como ressurreição, volta de Jesus, reforma de saúde, etc., nunca são pregados, pois causariam uma grande confusão com os temas anti-bíblicos amplamente ensinados por estas igrejas.

Será que por evangélicos devo entender alguns (não todos) dos políticos que usam o nome de evangélicos para conseguir votos dos de boa fé?

Será que evangélicos são alguns (não todos) dos pregadores do rádio e da televisão que fazem um império monetário na Terra, e vivem fugindo da Receita Federal como o diabo foge da cruz?

Ou evangélicos serão alguns pregadores que gostam de estar de bem com todos fazendo um discurso politicamente correto, e não raro estando envolvidos em escândalos financeiros e sexuais, manchando o nome de Cristo?

Seriam evangélicos, alguns determinados “artistas” que continuam vivendo como sempre viveram (prostituição, luxúrias, drogas, imoralidades, etc.) e se declaram evangélicos nas entrevistas?

Sinceramente, ser evangélico é viver o evangelho de Cristo. Alguns tipos de "evangélicos" não me fascinam.

Simplesmente ter o nome de evangélico pode não significar nada. Parafraseando Paulo, eu diria: “Evangélico ou não evangélico não importa, mas sim ser uma nova criatura” (cf. Gál. 6:15).

Autor: Pr. Moisés Mattos

Adaptação e acréscimos: Prof. Gilson Medeiros
:::::::::::::::::::::::::::::::


"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" - Apoc. 14:12


Comentários

Unknown disse…
Prof. Gilson, está de parabéns pelo trabalho! Que Deus continue a te dar sabedoria para saber responder aos que querem de alguma forma distocer a palavra de Deus.
Abraços
Anônimo disse…
Que o Espírito Santo o conceda sempre sabedoria para tratar de temas polemicos e esclarecer tais acusações falsas que correm de boca em boca e muitas vezes inviabilizam o nosso trabalho evangelistico. Irrei recomendar a leitura deste texto inclusive para alguns irmãos, que como eu tem familiares 'evangelicos' e sempre ouvem comentarios erroneos sobre nossa Igreja.
Parábens
SOS Líder JA disse…
FANTÁSTICO TEXTO!!!

Esse meu professor só me dá orgulho!!!

Que Deus continue o abençoando muito e pra sempre!!!
Anônimo disse…
Sou adventista, meu nome é Vladimir e frequento a igreja no bairro Colégio/RJ. Tenho uma colocação: Raríssimas vezes nós, adventistas, deixamos de discriminar outras igrejas. Um exemplo: Já cantei (convidado) em igrejas batistas e outras. Quantos batistas ou outros são chamados a cantar em igrejas adventistas? Quantos vc já viu? Acho uma certa hipocrisia querer defender-se destes ataques, ainda que injustos como são, a Igreja Adventista paga um preço por se considerar a igreja verdadeira. Agora, como disse José Carlos Ramos, até o próprio Cristo foi perseguido e chamado de Belzebu, não é surpresa alguma que nós adventistas sejamos igualmente perseguidos.
Anônimo disse…
Engradecido seja o nome de Deus, que propocionou ao professor gilson este acervo intelectual, pelo qual nos mantém inamovívéis na fé! valeu meu professor! estávamos precisando de um material assim.
F. Cangüe disse…
Gostei deste espaço. Eu gostaria qeu alguém definisse o que é ser "evangélico'? Sinceramente isso confunde minha cabeça. Para se salvar,a igreja tem pertencer no grupo que diz ser "Evangélico"? Quais os requisitos necessários para conseguir esse selo? Quais são as igrejas evangélicas? O que têm em comum e o que os separa? Que instituição regula sobre isso? Esse título faz falata à Igreja Adventista? Por que as Igrejas evangélicas se unem numa só se, penso eu, têm a mesma pregação, se é que têm? e se não têm, porque então são protegidas pela mesma capa?

"Evangélico" tem ou não a ver com o "evangelismo", levar o evangelho"? Fui claro?
Gilson Medeiros disse…
Eu respondi, via e-mail, as indagações do Feliciano. Porém, outros podem ter os mesmos questionamentos. Então...

1. Eu gostaria qeu alguém definisse o que é ser "evangélico'? Sinceramente isso confunde minha cabeça.
De modo geral, “evangélica” é a igreja que segue os 3 princípios da Reforma Protestante:
• SOLA SCRIPTURA – Somente aceita a Bíblia como regra de fé.
• SOLA GRATIA ED FIDE – Somente somos salvos pela graça, mediante a fé. Ou seja, não podemos fazer obras para nos salvar.
• SOLUS CHRISTUS – Somente Jesus é nosso Salvador, e somente Ele é Mediador entre o pecador e Deus.

2. Para se salvar,a igreja tem pertencer no grupo que diz ser "Evangélico"?
Os evangélicos não crêem que só serão salvos os que fizerem parte deste grupo. Porém, como vimos nos princípios acima, as igrejas evangélicas não acreditam em uma salvação proveniente de obras humanas, ou seja, não crêem que rezas, penitências, missas, etc., nos garantam a salvação.

3. Quais os requisitos necessários para conseguir esse selo?
Não existe um “selo” para definir se uma igreja é evangélica ou não. Será através da análise dos seus ensinos que poderemos classificá-la neste grupo.

4. Quais são as igrejas evangélicas?
Existem inúmeras, tanto entre as mais tradicionais (Batistas, Luteranos, Adventistas, etc.), chegando até os chamados de “pentecostais” (Assembleanos, Universal do Reino de Deus, etc.). Veja uma lista no seguinte endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Denomina%C3%A7%C3%B5es_Evang%C3%A9licas_no_Brasil

5. O que têm em comum e o que os separa?
Em comum elas têm alguns pontos: Usam a Bíblia sem os livros apócrifos; crêem na Trindade; na volta de Jesus; na salvação pela graça mediante a fé em Cristo; na ressurreição de Jesus; etc.
Os pontos mais divergentes são: modelos administrativos; validade do sábado na Nova Aliança; arrebatamento da igreja; mileniarismo; estados dos mortos; etc.

6. Que instituição regula sobre isso?
Não há uma “instituição” regulamentadora, por assim dizer. Mas existem alguns organismos que se propõem a unificar os pensamentos das diferentes denominações. No Brasil, temos: o Conselho Federal de Teólogos (CFT) e a Associação dos Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).

7. Esse título faz falata à Igreja Adventista?
A IASD pode ser considerada uma Igreja Evangélica autêntica (pois segue os requisitos apresentados acima), apesar de ser alvo de preconceito por parte de alguns evangélicos menos informados.

8. Por que as Igrejas evangélicas não se unem numa só se, penso eu, têm a mesma pregação, se é que têm? e se não têm, porque então são protegidas pela mesma capa?
As profecias do Apocalipse dizem que chegará o momento em que as denominações cristãs de todo o mundo estarão unidas sob uma mesma bandeira, porém esta união será dirigida por influência do inimigo de Deus. A verdadeira Igreja de Deus jamais se unirá com outras que preferem permanecer na desobediência dos Mandamentos do Senhor (cf. Apoc. 12:17; 14:12).

9. "Evangélico" tem ou não a ver com o "evangelismo", levar o evangelho"?
Como a palavra “evangélico” vem de “evangelho”, então podemos usá-la como um termo para conceituar tudo que esteja relacionado ao Evangelho e sua pregação.
Anônimo disse…
Anônimo disse...
Sou adventista, meu nome é Vladimir e frequento a igreja no bairro Colégio/RJ. Tenho uma colocação: Raríssimas vezes nós, adventistas, deixamos de discriminar outras igrejas. Um exemplo: Já cantei (convidado) em igrejas batistas e outras. Quantos batistas ou outros são chamados a cantar em igrejas adventistas? Quantos vc já viu? Acho uma certa hipocrisia querer defender-se destes ataques, ainda que injustos como são, a Igreja Adventista paga um preço por se considerar a igreja verdadeira. Agora, como disse José Carlos Ramos, até o próprio Cristo foi perseguido e chamado de Belzebu, não é surpresa alguma que nós adventistas sejamos igualmente perseguidos.

Jesus Cristo falava a verdade o que é muito diferente dos adventistas que pregam a mentira.
Gilson Medeiros disse…
Caro Vladimir, obrigado por seu comentário.

Minhas observações singelas:

1. Existe um diferença entre "discriminar" e "defender-se". Não há como uma minoria (como a IASD) discriminar a maioria. O que ocorre é um processo natural de defesa da fé, uma vez que temos alguns pontos doutrinários que foram abandonados pelos evangélicos de um modo geral.

2. Já tive oportunidade de ver pessoas de outras denominações sendo convidadas a participarem de eventos entre os Adventistas. E foi um problema pelo seguinte motivo: eles aproveitaram (eram músicos) para cantarem exatamente sobre temas que afrontam os Adventistas. Cantaram sobre o arrebatamento, sobre a "liberdade" de não seguir mandamentos e sobre as línguas. Resultado: depois tivemos que pedir a palavra e ressaltar que não acreditamos no que fora cantado, pois não se harmonizava com a Bíblia. Vale o ditado: "É melhor prevenir que remediar".

3. O fato de a IASD considerar-se a igreja verdadeira é normal. Vc conhece alguma denominação que se considere a falsa? Eu não conheço! Todas se julgam verdadeiras, dentro de suas crenças e doutrinas. O que ocorre com a IASD é que resolvemos defender doutrinas que os evangélicos abandonaram, mesmo não tendo apoio bíblico para fazerem isso. Como não queremos seguir a maioria, e preferimos ficar com o "assim diz o Senhor", então eles nos discriminam.

4. Concordei plenamente com a referência que vc fez ao ministério de Jesus. Ele foi tão perseguido e humilhado, exatamente por aqueles que Ele veio salvar e defender. Fica o exemplo para nós!

5. Realmente há muitos professos "adventistas" que ensinam erros e mentiras doutrinárias. A internet está cheia de sites de dissidentes que mostram isso. Mas a Igreja Adventista do 7º Dia, como organização religiosa, não ensina, prega, defende ou crê em NENHUMA MENTIRA.

Louvado seja Deus por isso!

Um abraço.
Unknown disse…
Parabéns professor Gilson, pelo excelente material. Deus seja louvado por sua atitude em demonstrar de forma prática o "Assim Diz o Senhor". Continue nessa direção e certamente o senhor receberá a sua coroa para depô-la aos pés de Cristo.
Um abraço fraterno meu irmão, permita Deus que todos os nossos irmãos adventistas procedessem de igual modo.
Unknown disse…
pr, eu sei que não tem nada a ver com o assunto mas queria saber porq os adventistas não usam brincos, pulseiras ou coisa do tipo .Quero referencias por favor de modo que eu entenda .
paz a todos
Gilson Medeiros disse…
Prezada Luana, sugiro que vc leia o excelente livro do Dr. Angel Rodriguez sobre este tema.

Veja um resumo do livro no seguinte link:

http://www.advir.com.br/sermoes/joias.htm

Um abraço.
Unknown disse…
Ola Profº Gilson,

Tempos atrás, pela falta de conhecimento não gostava de dizer que éramos Evangélicos, dava um ar de igrejas neo pentecostais, até diziamos assim quando alguem perguntava...."Vcs são evangélicos?" "Somos adventistas.."... mas agora me arrependo por ver que realmnente somos verdadeiros evangélicos....

Parabens pelas matérias...

Abraços...

Walans de Souza
JOSHUA.... disse…
Sinceramente é melhor ser discriminado pelos "evangélicos" do que ser apoiado por eles. Pq o dia em que nos apoiarem é porque: ou nos juntamos a eles (doutrinas, princípios, etc), ou se juntaram a nós. Com relação a cantarem, etc, o fato é o que foi exposto acima. Cantam canções que vão contrário ao que cremos´. Aí em vez de ficarmos filtrando o que vão cantar, melhor ñ cantarem.

Como diz um ancião aqui: MELHOR QUE SER EVANGÉLICO É SER BÍBLICO.

Infelizmente, alguns entre nós gostam de se parecer com a multidão.
RAQUEL POMPEU disse…
olá pastor
sou Raquel Pompeu
sou adventista e já li sobre o que é ser evangelico, quem crê nos evangelios. É errado dizer que não somos evangelicos, por cremos em mais coisas como o sabado, por pregarmos daniel e apocalipse de forma verdadeira e por pregarmos a volta de JESUS?
Gilson Medeiros disse…
Olá, Raqual os Adventistas são sim evangélicas, pois cremos na "mensagem evangélica", ou seja, que a salvação vem unicamente através de Jesus Cristo.

Não acredito que seja correto dizermos que não somos evangélicos pelo fato de crermos em partes da Bíblia que os demais "protestantes" rejeitam.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Olá, prof. Gilson. Tudo bem contigo?

Com relação à crença adventista de que o arcanjo Miguel é Jesus, eu gostaria de fazer 2 perguntas:

1. Se esse arcanjo é mesmo Jesus, então como explicar que Daniel 10.13 chama Miguel de "UM DOS primeiros príncipes"? A expressão "um dos" indica, claramente, que há outros arcanjos ("príncipes") além de Miguel, o que indica que ele não pode ser Jesus.

2. Se o arcanjo Miguel é, de fato, a mesma pessoa de Cristo, então por que os adventistas não ADORAM esse arcanjo NOMINALMENTE? Os adventistas declaram, durante seus cultos, palavras do tipo: "Eu te adoro, ó Cordeiro de Deus", pois a Bíblia aplica o título "Cordeiro de Deus" claramente a Jesus. Logo, se o título "arcanjo" é aplicado a Jesus, então por que os adventistas não fazem o mesmo, declarando orações do tipo: "Eu te adoro, ó Arcanjo Miguel. Tu és o meu único Salvador e Senhor! Ó, Miguel, tu vieste em carne para este mundo, e pelo teu sangue eu fui purificado"?


Um grande abraço, e fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, a crença Adventista na representação de Jesus como o Arcanjo Miguel é muito forte, pois temos grandes evidências de que a Bíblia abona esta interpretação.

Quanto às suas dúvidas, só posso dizer o seguinte (além do que já disse aqui no blog):

1. Dizer que "arcanjo" é o mesmo que "príncipe" é forçar o texto. A passagem diz claramente que Miguel é um dos prícipes. Se estivesse dizendo que este ser celestial seria "um dos outros arcanjos", eu concordaria totalmente com você. Mas não é isso que o texto está dizendo, nem no seu original (NARIM), nem mesmo conforme as regras gramaticais do próprio Português.

2. Com relação a não existirem músicas de "adoração" a Miguel, concordo que seria uma ótima ideia. Vamos esperar que os ministros do louvor tomem esta sugestão e preparem algo à altura do grande nome de Jesus.

Um abraço.
Gilson.
ALEXSANDRA disse…
Eu concordo um pouco com Vladimir, eu sou adventista e meu esposo também era e hoje ele é um pastor pentecostal. A igreja adventista tem sim preconceito com as outras igrejas.Assim como ela é criticada, ela também critica e muito. Nem todas as igrejas pentecostais surgiram de brigas..a do meu esposo mesmo surgiu de muito amor ao próximo, de uma vontade sem fim de levar a palavra de Deus pra outras pessoas. Na minmha igreja eu já ouvi irmãos falar horrores, se referindo aos pentecostais até como cobras e nada disso provém de Deus. Eu amo a adventista, ajudo sim meu esposo,mas meu coração é adventista apesar de não concordar com muita gente preconceituosa ali dentro, claro que não são todos. existe muita gente sábia e muita gente atarsada que acha que quando abre a boca...o visitante não volta mais.
Chacon disse…
Ainda não li tudo, vou ler com calma e tranquilidade, mas algo já me chama a atenção: tem um dito que diz: falam das pingas que bebo, mas ninguém fala dos tombos que eu levo. Criticar e apontar o dedo é a coisa mais fácil do mundo, "colocar os sapatos do outro" ou seja, se colocar no lugar de Muller, ninguém quer. Veja, para mim pouco importa que ele tenha errado, o que importa é o que estava no coração dele naqueles dias. Ele queria ver a Cristo, e eu também, mas muita gente quer criticar, para ele fazer o que fez, eu entendo que a vontade dele era gigantesca. Como diz o pastor Fernando Iglesias, e eu concordo com ele: não importa quando Jesus vai voltar, o que importa é como está a sua vida hoje.
Chacon disse…
Para aqueles que acham que não devem guardar a lei moral, creio que há um exercícios simples, que vale para a alimentação também. Se imaginem no céu, salvos, de bem com a vida, você vai poder adulterar? Melhor, você vai ter coragem de adulterar? Pronto, se lá não pode, por que aqui poderia? Se lá eu vou guardar o Sábado do Sétimo dia, por que aqui não tenho que guardar, se lá eu não vou comer carne, porque não vai haver morte nem matança de animais...por que aqui eu como? É questão de tentar fazer a analogia. Lógica pura e simples. Abraço
osvaldo disse…
ola, gostaria de comentar sobre o comentario de Chacon.
A graça de Deus vai muito alem da lei moral, se nós realmente não formos alcançado por ela, e se formos, jamais poderemos compreende-la no todo, por mais que tentemos explicar, não conseguiremos com palavras esmiusar seu verdadeiro sentido.
Obedecer ordens, não é ser verdadeiramente liberto, seremos escravos, e isto o Messias não quer, pois Ele mesmo falou, quem faz só o que eu mando, é um servo inutil, se tornar um cervo do Messias, é diferente de fazer só porque Ele manda, ou por temer algo futuro.
Veja como é dificil expor, seria como marido e mulher, que se amam, hora eles não irão adulterar por causa do que esta escrito, e sim por causa do amor, porque se não existir o amor fatalmente eles irão adulterar, porque encontrarão amor em outra pessoa, e o amor é mais forte.
Se nós obedecemos as leis dos homens, só porque temos medo de ser preso, me concideraria um lobo disfarçado de ovelha, mesmo não conhecendo as leis eu as obedeço, se eu as cumpra sem as conhece-las, do que me vale as leis, nada, elas não me traz beneficios algum, o que me beneficia e meu amor pelo próximo.
Quanto a lei de Deus que é amar o próximo como a ti mesmo, e note que o apostolo fala que se houver, note bem "se houver" outro mandamento tudo se resume neste.
De qual lei o apostolo falando sobre adultério, sobre pecado, fala que estamos livres, certamente da lei moral, porque é ela que fala sobre o adultério.
Sanção, Davi, Moisés, se tornarão homens de Deus porque? certamente não era por cumprir a lei moral, porque nenhum deles cumpriram, eles diziam amar a lei, mas não as cumpriu, então qual foi o motivo dos mandamentos, certamente pra que eles não estrapolassem nas maldades, até que viesse o autor que era o Messias.
Agora nossas ofensas, não são mais computadas, foram realmente perdoados, porque se faço o bem, é Deus agindo em mim, e se faço o mal, tenho um advogado, de forma que sendo eu um pecador Deus não olha diretamente para mim e sim para o messias que morreu,levando consigo os meus pecados dantes e os que por ventura cometer.
E graças A Deus por ter este pensamento, porque a fé é a maneira como eu penso, e sou justificado por esta fé, e não mais pelas obras que faço. Um abraço Chacon, e a todos que compartilham suas fé, neste espaço.

David Barcelar disse…
Não acredito que a igreja adventista em si seja uma seita.Mas discordo em vários pontos doutrinarios desta observando que diferenças doutrinarias e heresias são coisas completamente diferentes.O fato é que não somos donos da verdade e há salvos dentro de várias denominaçoes cristãs;digo isso as realmente de fato cristãs!
Cauane Gonçalves disse…
Eu andei por muito tempo "pesquisando" por mim mesma sobre as várias facetas das igrejas evangélicas e cheguei a seguinte conclusão:

Todas as denominações (sem exceção) tem as pessoas preconceituosas que se acham melhores que os de outras denominações e que gostam de criticar e zombar dos outros. Mas também percebi que em todas as igrejas evangélicas há pessoas de coração "quebrantado" ou seja, são pessoas sinceras, fieis a Jesus e que amam seus irmãos sem discriminação, mesmo sendo de outras denominações.

Eu tenho familiares pentecostais (mãe e irmão)são da AD, os dois não tem preconceito com irmãos de outras denominações e minha mãe por exemplo é amiga de uma adventista há anos (as duas são como irmãs de coração). Ambas se respeitam apesar de algumas diferenças e as duas defendem uma a outra se alguém falar mal de uma para a outra rsrs. (a amizade das duas é verdadeira, vejo isso claramente)

Meu marido é batista, e também não tem preconceito nenhum com pessoas de outras denominações. Existem pessoas legais e simpáticas, sem preconceito nas várias denominações espalhadas por aí.

Eu apesar de me considerar cristã, estou no momento sem denominação (frequentei a AD por um tempo, mas sem batizar), depois frequentei a batista (sem batizar). No momento estou sem igreja, e espero que orem por mim. Aconteceram certos problemas em minha vida recentemente e preferi dar um tempo da igreja (não tem a ver com problemas com a igreja que ia, mas problemas comigo mesma). Mas espero que orem por mim.

Para terminar: as pessoas devem respeitar o irmão pentecostal, neopentecostal, adventista, batista etc. Mesmo discordando de alguns pontos, não tem porque ridicularizar e menosprezar os outros só pela diferença de pensamentos. O maior mandamento é o do amor. OREM POR MIM.

Cauane
A.K.Renovatto disse…
Li atentamente o artigo e todas os comentários. Respondendo a pergunta do artigo, se os adventistas são evangélicos, eu digo que são. Já vi que há certa polêmica nesse assunto, mas evangélico é quem leva o evangelho, está ligado ao evangelho. Entre os evangélicos há diferenças de interpretação em algumas partes, alguns evangélicos usam costumes outros não, mas nem por isso deixam de ser evangélicos. Algumas vezes a questão "placa de igreja" mais "espalha" que "ajunta". O que as igrejas devem fazer é levar o evangelho de Jesus com amor, paz, seriedade e esquecer um pouco da "placa de igreja" que frequenta. No céu estaremos todos juntos, adventistas, batistas etc (falo dos que servirem a Deus até o fim)então, deveríamos "ensaiar" a união aqui mesmo. Se os evangélicos se unissem, quanta força haveria, quanta transformação de vidas! Mas infelizmente, por enquanto vemos divisões entre segmentos evangélicos, por causa da "bendita" placa de igreja! Lastimável! Mas voltando ao tema do artigo, sem dúvida, os adventistas podem se considerar sim evangélicos, mesmo que alguns "torçam" o nariz para isso (tanto alguns adventistas, quanto alguns evangélicos que se recusam a aceitar o fato). Portanto, o Pr Medeiros foi feliz no seu artigo e resposta sobre o que é evangélico. Deus continue abençoando o ministério de vocês no blog.