Porque creio na Trindade!

Em todas as áreas do conhecimento científico são produzidas grandes quantidades de pesquisas acadêmicas. Cada área tem suas publicações especializadas em trazer para o grande público os resultados do que está sendo pesquisado e descoberto pelos estudantes, professores, doutores, etc. 

Isso acontece com a Medicina, a Biologia, a Botânica, a Geologia, a Psicologia, a Engenharia, a Genética.... etc.

E também com a Teologia.

Os grandes Seminários de Teologia em todo o mundo publicam regularmente os resultados de estudos feitos pelo seu corpo acadêmico. Aqui no Brasil, nós temos três Seminários Teológicos Adventistas: um no Sudeste, um no Nordeste e outro no Norte. 

Todos estão repletos de pessoas que dedicam suas vidas a estudarem a fundo os temas mais importantes das Escrituras, tentando cumprir uma das mais importantes missões da Igreja de Cristo:

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" - Efés. 4:11-14.

Foi para isto que o Senhor inspirou a criação dos nossos Seminários Teológicos: aperfeiçoar e capacitar o povo dos últimos dias, protegendo-o dos "ventos" heréticos que surgem diariamente.

Dentre as maneiras que os Seminários utilizam para divulgar os estudos lá realizados, estão as REVISTAS TEOLÓGICAS, que sempre trazem artigos interessantes e profundos sobre nossa fé Adventista do 7º Dia.

Na Internet podemos acessar o site da Revista KERIGMA, editada pelo UNASP. clique aqui

Há também a Revista DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO, que não é editada pelo Seminário de Teologia, mas também traz ótimos artigos de importantes pesquisadores de nossa Igreja, sobre os mais variados assuntos. clique aqui

Mas uma que eu gostaria de ressaltar aqui, é a Revista PAROUSIA, também editada pelo Seminário do UNASP. Esta revista não está disponível na Internet, mas você pode adquirir através de assinatura junto à editora do UNASP (clique aqui).

Há alguns anos, saiu uma edição completa sobre temas referentes à Trindade, esclarecendo as principais dúvidas e questionamentos daqueles que dizem não mais crerem na Pessoa do Espírito Santo. 

O Centro White (www.centrowhite.org.br) disponibilizou estes artigos, os quais eu indico para que você leia e verifique como a doutrina da Trindade é sólida e profundamente alicerçada nas Escrituras, e assim não venha a ser mais um a cair nas ciladas do antitrinitarianismo.

"O Debate Adventista sobre a Trindade" (Dr. Jerry Moon)
clique

"O Espírito-parakletos no Quarto Evangelho" (Dr. Amin Rodor)
clique

"Resenha Crítica do Livro A Divindade" (Dr. Alberto Timm)
clique

"Resenha Crítica do Livro Eu e o Pai Somos Um" (Dr. Alberto Timm)
clique

"A Trindade: Um Dogma de Constantino?" (Dr. Rodrigo Silva)
clique

"A Trindade nas Escrituras" (Dr. Gerhard Pfandl)
clique

"Uma Pessoa Maravilhosa Chamada Espírito Santo" (Dr. José Carlos Ramos)
clique


:::::::::::::::::::::::::::

Eu agradeço a Deus pela elevada qualidade teológica de nossa Igreja, o que me faz ter a certeza de que, apesar de possíveis falhas por parte de alguns, o Senhor está sempre ao leme do barco, conduzindo esta militante embarcação para a vitória.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" - 2Cor. 13:13.

Eis porque creio na Trindade:
Porque é bíblico, e Deus concedeu sabedoria para que nossos mestres fortalecessem nossa fé nesta importante doutrina.


Veja também:


Comentários

Alexandre disse…
Prezado pastor Gilson, gostaria que me explicasse porque, conforme reza os capítulos 4 e 5 de Apocalipse, ali vemos somente, o que está assentado no trono e o Cordeiro sendo adorado; isto é, apenas duas pessoas e não três conforme atesta a Trindade? Na meditação matinal filhos e filhas de Deus, página 58, vai nos dizer que "Unicamente Pai e Filho devem ser exaltados". Onde na bíblia ou nos testemunhos vemos o Espírito Santo sendo adorado? Aguardo os esclarecimento. Grato. e-mail: al.both@hotmail.com
Gilson Medeiros disse…
Olá.

Por favor, verifique a minha postagem do dia 12-01-2011.

Um abraço.
Gilson
Anônimo disse…
Pr. Gilson gostaria que comentasse sobre o cap. 14 de são João. Dentro daquele contexto como podemos encaixar outro consolador, ou seja, uma terceira PESSOA?
Aliás, parece existir essa dificuldade em quase todo o livro de são João. Rflavio
Gilson Medeiros disse…
Caro Rflavio, em resumo, o que mais fortalece, na minha opinião, a certeza que tenho sobre a Trindade, especificamente em João 14, é exatamente a palavra "outro" (v. 16), que é a tradução do termo grego ALLOS, que define "outro da mesma espécie".

Portanto, não vejo como o consolador poderia ser o próprio Jesus, um anjo, uma força... ou qualquer balela que os antitrinitarianos insistem em apregoar. Ai está, inequivocamente, na minha opinião, a presença da Trindade!!!

Para um estudo mais aprofundado, sugiro que você leia TODOS os materiais que sugiro aqui no blog sobre este assunto.

um abraço.
Gilson.
Cacau disse…
Já tive muitas dúvidas sobre a Trindade, mas agora creio nela. As vezes as teorias dos Unicistas parecem ter algum sentido, mas não é correta. E sua resposta( Prof.Gilson) para Flávio acima, acabou esclarecendo um pouco mais. A Trindade é real, mesmo pouco compreendida!
Confiar em Deus disse…
Grato por compartilhar seus conhecimentos sobre este assunto tão importante.
A.K.R disse…
Muito oportuno o tema abordado. Também creio na Trindade e creio que é bíblico.