Possessão Demoníaca - como identificar?

Tanto a Bíblia quanto o Espírito de Profecia são muito claros em dizer que os poderes satânicos serão cada vez mais vistos em nosso mundo, à medida que se aproxima o retorno de Jesus.

Uma experiência extremamente desagradável, mas que já deve ter sido vivenciada por muitos de nós, é o enfrentamento direto e literal do Inimigo, em um contato com alguém que esteja "possesso", ou seja, possuído por um espírito maligno.

Nestas situações, é importante entender o que está acontecendo, para podermos ajudar a pessoa a se libertar das garras do Mal.

O Pr. Emilson Reis, emérito professor do UNASP, preparou um excelente artigo sobre este assunto, e acredito que seja de grande importância para todos nós, que queremos ser usados como instrumentos do Senhor para a libertação e salvação de cativos pecadores.

Você pode visualizar o artigo no link abaixo:


"Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo Teu nome!" - Lucas 10:17.


Comentários

Marcelo disse…
oi pastor gilsom sou marcelo ancião da iasd de teixeira na pb e quero agradecer a vc por ter postado algo tao importante fazia meses que procurava algo desse tipo que viesse da iasd , pois recentemente tive um caso desses e nao soube o que fazer por falta de experiencia ja imprimi preguei isso na igreja e os irmãos axaram otimo ... muto obrigado mesmo..;

Deus o abençõe marceloadvtx@gmail.com
Anônimo disse…
Eu sou asd há muito tempo, em torno de 33 anos. Tenho 45 anos. Estive este mês internado em uma casa de saúde por de depressão. Aproveitei e li um livro da CASA Superstição e Ocultismo e este livro aborda coisas deste tipo, inclusive o fato de que quando somos crianças somos levados à benzedeiras e rezadeiras e daí Satanás achar porta de entrada em nossas vidas. Neste lugar só encontrei pacientes dependentes químicos de drogas que eram filhos de deuses do candomblé e outros como Kardec. Uma senhora completamente deprimida disse que havia um dia ido a uma sessão espírita para encaminhar um ser ou parente desencarnado(não sei para onde!). Daí começei a pesquisar melhor o livro e outros asuntos. Todas as minhas irmãs tentaram suicídio como eu e todos íamos na infância visitar aquela velha que depois, por uma contradição ou não se tornou batista. Sofro desta doença Há anos e gasto muito com remédios e médicos, mas gasto muito também com ORAÇÃO E MINHAS IDAS A JESUS O GRANDE MÉDICO.Eu sei o que tenho passado. Parabéns pelo trabalho. Muitos de nòs não estamos preparados para enfrentar este tipo de coisa. Recomendo que todos leiam o livro citado acima. Não há nada a perder só a ganhar. Eu ganhei: UMA MAIOR AMIZADE COM JESUS ALÉM DE COMPREENDER ALGUMAS COISAS QUE ACONTECEM EM MINHA VIDA. George da Silveira- RJ.
Anônimo disse…
Maranata, meu líder e distrital desenrolado!É sempre bom revermos ou lembrarmos de irmãos, que estiveram conosco nessa missão a cumprir, principal quando se trata de Desbravadores.Em nosso contato, no tralaho de liderança de clube, sempre vc demosntrou uma bagagem, tanto espiritul,quanto intelectual.Que Deus possas acada dia utilizá-lo como um instrumento vivo,nesse ministério on line.Em minhas reuniões da liderança distrital, irei tê-lo como referencial teórico, para a prática de nossa liderança cristã.MARANATA.
Alexandre Antonio de Oliveira Tavares( distrital de Desbravadores da Cidade da Esperança).Lembranças para martae seu bb. end: prof_alexandreantonio@yahoo.com.br
Unknown disse…
Olá, Pastor
Enfrentei essa situação ontem em casa. E o espírito maligno incorporado denominou-se O velho da casa, que já se incorporou no meu cunhado menor a +- 10 meses atrás e ontem entrou no meu marido, mas saiu e entrou outro mais forte.
Depois de muita luta, a mãe dele orou ao telefone e o espírito deixou, avisando que ali havia muitos espíritos malignos e que eu perturbava eles com meus cães.
O mais impressionante disso é que ao entrar em casa - pq eu sai com medo - vergonha:( minha cadelinha menor e mais mansa me olhou fixamente e começou a latir e a querer me morder e a fugir ao tentar aproximarme dela. Com muito custo, cheguei perto dela, encostei em sua cabeça e a peguei no colo. ela se agarrou e nao quis me soltar e seu coração batia muito forte. depois de alguns minutos ela voltou ao normal, mansa como sempre.
por favor, orem pela minha casa.
edna szezcinski da costa
Gilson Medeiros disse…
Cara Edna, enfrentar um demônio face-a-face é a batalha mais dura que um cristão precisa enfrentar neste mundo. Sugiro que vc e sua família se desfaçam de qualquer ligação que possam ter com o espiritismo, em qualquer de suas formas (livros, sessões, rezas, benzeduras, patuás, etc.).
Em quase 100% dos casos, o inimigo só consegue entrar em alguém que já teve algum envolvimento com ele, através do espiritismo, mesmo sem saber (como é o caso daqueles mães que levam os filhos pequenos para serem "benzidos" por rezadeiras).

Estaremos orando.
Cleri disse…
Olá Prof. Gilson,
Gostei muito do artigo mas ainda tenho uma dúvida: o espírito demoníaco "entra" no corpo da pessoa ou o domina do "lado de fora"?

Não precisa publicar, se puder me responder por e-mail agradeço.
Gilson Medeiros disse…
Olá, Cleri.
A possessão demoníaca é mesmo um tema muito complexo.

Segundo o que crêem a maioria dos Adventistas, o espírito maligno (que jamais é o de alguém já morto, mas sim de um dos anjos caídos que acompanham o diabo) se apodera da mente da pessoa, e de lá consegue controlar todo o corpo.

É por isso que a Bíblia nos orienta a guardar as "janelas" (ou seja, entradas) de nossa alma.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Olá Pastor,
Sou adventista há 18 anos e desde então não presenciei o inimigo sob controle de alguém, já presenciei esse fenomeno quando na infância, minha mãe em sua ignorancia me levou em um centro espírita quando eles comemoravam dia de cosmo damião. Porém minha sogra que também é adventista (mas no passado foi espírita) diz presenciar isso com frequencia, tanto é a frequencia, que confesso muitas vezes não acreditar, mas o ultimo relato dela é que meu sobrinho de 4 anos que nasceu em um lar adventista e frequenta a igreja com os pais,está sendo dominado pelo inimigo em alguns momentos e quando lucido diz ter um amigo imaginário que fala coisas do tipo: "tenho a chave de todos os apartamentos, menos do da sua avó"), ela diz que o fato dos pais da minha cunhada, que são da congregação cristã, estimularem quando ele fala desse amigo imaginário está fazendo com que essa possessão seja mais frequente, inclusive o pai desta cunhada diz que tem contato com pessoas de outro planeta, enfim, é muita informação, mas gostaria que me ajudasse de alguma forma, estou muito preocupada com meu sobrinho e acho que ele precisa de ajuda, pois tenho minhas dúvidas que isso é influencia do inimigo ou se ele esta fantasiando, pois assiste muitos desenhos que acho impróprios para uma criança cristã, ele é muito novinho e o fato dele estar na igreja, conhecer as histórias bíblicas e orarem diariamente com ele não deveria livrá-lo do poder do inimigo? Minha sogra garante que é possessão pois diz que a voz dele muda e ele range os dentes. Me ajude se possível, já li o artigo do Emilson Reis (De frente com o inimigo). Tenha uma semana abençoada.
Gilson Medeiros disse…
Olá, "Anônimo(a)", a possessão demoníaca é algo real, porém um pouco complexo de ser identificado à primeira vista.

Seu sobrinho pode, sim, estar fantasiando. Porém, também é possível que o inimigo o esteja influenciando. O fato de a família dele orar diariamente não "garante" proteção. Lembre-se que Jesus advertiu que muitos utilizam o nome dEle, mas que não são Seus seguidores (cf. Mat. 7). Não estou julgando, mas apenas refletindo sobre o que você escreveu em seu comentário.

Sugiro procurarem o pastor do seu distrito, para que ele os visite e identifique como melhor ajudar a família.

Estaremos orando por vocês.
Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Obrigada Pastor, agradeço pela ajuda e pelas orações.
Anônimo disse…
Prezado Gilson, adventistas e demais participantes deste blog,
(Não, eu não sou ateu)
Gostaria de ouvi-los a respeito de um comentário que um adventista fez com uma pessoa de outra igreja evangélica e que achei no mínimo curioso.
Como sempre o adventistas estava tentando convencer o sujeito a deixar a igreja da qual ele faz parte pois somente eles adventistas tem a verdade.
O comentário foi o seguinte (do adventista): -meu amigo, até o diabo sabe a bíblia toda de cor e salteado (tentando alertar o sujeito de que a igreja dele estava errada)
A questão que quero levantar aqui é a segunite:
Se até o diabo sabe a bíblia toda de cor e salteado não estamos todos ferrados? Afinal cada igreja (não sou contra nem a favor desse blog ou dos adventistas) tem sua interpretação pessoal da bíblia... E aí, o que vocês me dizem?
Gilson Medeiros disse…
Prezado Anônimo "não ateu".
O fato de o diabo conhecer a Bíblia toda (leia Mateus 4 e vc verá isso), não significa que todas as religiões estejam erradas.

Quer um exemplo?
Como saber se um cheque meu que está em seu poder é verdadeiro? Vá ao banco e compare com a minha assinatura que está guardada lá. Se bater, é verdadeiro.

O mesmo se dá com os ensinos bíblicos. Como saber se uma igreja prega a verdade?
Vá à Bíblia e compare, se bater, é verdadeiro.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Fiz essa pergunta para provocá-lo rsrs. Obrigado pela resposta e pela sensatez com a qual você escreve seus textos que tem sido de certa forma como fonte de um aprendizado para mim pois frequento a igreja adventista mas por enquanto estou só estudando a bíblia por lá. E muita coisa está batendo mesmo... Breve deveria estar tomando uma decisão quanto ao meu batismo.
Obrigado,
Allan
lucas disse…
gostaria de informações de como proceder para libertar uma pessoa crente possessa de um espirito maligno.
possivelmente na casa, alguns objetos e na familia?
um grupo? Parcial? falange?

Agradeço!
A.K.Renovatto disse…
Hoje estou de folga e aproveitei para ler esse artigo sobre "possessão demoníaca". O que me chamou atenção foi o comentário de uma anônima adventista que falou sobre seu sobrinho de 4 anos que diz ter um "amigo imaginário", e que a sogra dela acha ser possessão demoníaca.

Crianças têm a fase de ter "amigos" imaginários, conversar sozinha e fantasiar enquanto brincam. Porém, há um limite para isso. Os pais devem ficar atentos no comportamento da criança e se suspeitar de algo fora do normal, deve encaminhar o filho a um psicólogo. Se permanecerem os problemas de comportamento estranho, acho que devem sim investigar a área espiritual. Apesar de parecer muito estranho, pode acontecer de espíritos malignos perturbarem uma criança. Pelo que a senhora relatou o menino range os dentes, muda de voz, apesar desse artigo ser do ano passado, se o problema persiste ainda, creio ser necessário tomar providências. Sou pai e lembro da fase de minha filha criança, ela tinha suas fantasias, mas nada que fizesse alguém achar estranho. Tenho um filho de um ano e três meses e ele brinca sozinho e até conversa "enrolado" sozinho, porém nada de anormal. Os pais percebem quando uma coisa está fora do normal e sendo assim, deve-se investigar o assunto.

Assisti um tempo atrás num programa de TV, um relato de um casal que começou a notar a atitude de seu filho, que conversava com um "ser imaginário", a princípio eles acharam normal, coisa de criança. Porém, com o tempo, o menino foi deixando de conviver na vida real e ficar constantemente mergulhado nas conversas com o tal ser e começou a desenvolver um lado "cruel", começou a maltratar animais (gato, passarinho) e ser agressivo com os pais. Levaram o menino a psicólogo, não resolveu, levaram até para ser "benzido", não resolveu... o menino estava de fato possuído. Era espiritual, agora não sei como uma criança inocente pode ficar possessa ou ser perturbada assim. Penso que o problema nesses casos está com os pais, o estilo de vida que os pais levam, abrem brecha para espíritos malignos perturbarem.

Nossa responsabilidade como pais é grande e nossa vida espiritual deve estar em dia com Deus, caso contrário, além de nos prejudicar, prejudicamos também pessoas à nossa volta, como os filhos.