Por que as mulheres usavam o véu?

Deve a mulher cristã usar véu na igreja hoje?
(Adaptado)
 
É comum encontrarmos em algumas de nossas Igrejas, pessoas com dúvidas sobre o uso do véu feminino dentro do templo, com base em declarações do apóstolo Paulo. Como é certo que não podemos confundir princípios com costumes, precisamos analisar até que ponto as orientações de Paulo à igreja de Corinto, no que se refere ao uso do véu pelas mulheres, também são aplicáveis à igreja cristã da atualidade, inclusive a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Vamos, primeiramente, analisar um pouco sobre a situação da igreja de Corinto na época do apóstolo.

Com base em informações levadas a Paulo pelos da família de Cloé (1Cor. 1:11), o apóstolo ficou sabendo do espírito divisionista com que vários setores da igreja se identificavam com líderes específicos (1:10-17). Outros pontos abordados por Paulo em sua primeira epístola podem também ter sido relatados a ele pela casa de Cloé, ou por outra fonte (talvez Estéfanas, Fortunato e Acaico – 16:17). Foram eles:


1. Alguns que recaíam aos antigos hábitos da vida (cap. 5)
2. Haviam dúvidas sobre o matrimônio (cap. 7)
3. Problemas quanto ao consumo de comidas sacrificadas a ídolos pagãos (cap. 8)
4. Haviam aqueles que estavam participando de forma errada da Ceia do Senhor (11:17-34)
5. Os dons espirituais estavam trazendo confusão ao culto público, especialmente o dom de línguas (cap. 14)
6. Outros não criam na ressurreição e em temas relacionados a ela (cap. 15)
7. E também haviam problemas referentes à participação pública das mulheres no culto (11:2-16)

 

Vê-se que na igreja de Corinto Paulo enfrentou problemas que não surgiram nas demais igrejas. Ele não preocupa-se em escrever sobre a maioria destes temas às outras igrejas, mas somente a Corinto. Isso mostra que esta igreja passava por uma crise doutrinária e de costumes, que refletia muito bem a situação cultural e religiosa da época e do local.

Vamos analisar aqui, particularmente, a exortação de Paulo às mulheres cristãs de Corinto, com relação ao uso do véu. Por que ele tratou desse tema naquela igreja? O mesmo conselho do apóstolo (para que as mulheres usem véu sobre a cabeça durante o culto público) tem validade universal para todas as igrejas cristãs?
Para responder a estas perguntas, vamos estudar primeiro um pouco sobre dois pontos importantes:

1) a maneira como as mulheres se trajavam na época;
2) o significado do véu naquela circunstância.

Um antigo costume
Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente. No Irã, por exemplo, se usa o xador; no Afeganistão, os Talibans criaram a burca (um vestido comprido que cobre até os olhos); na Arábia Saudita, uma mulher pode até apanhar de chicote, caso esqueça o véu em casa.

O significado do véu
Era um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gên. 24:65; Cant. 4:1). Também considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.


No tempo dos apóstolos, esse costume ainda era largamente praticado, mas parece que em Corinto um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz da igreja. Por isso, as mulheres estavam tirando o véu no culto público, por sentirem que o Evangelho as libertava do “jugo” do marido. Isso estava causando intrigas nos lares e na igreja, e estava também repercutindo mal na comunidade, pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos escandalizavam-se por ver mulheres sem véu (ou seja, "indecentes" e "desonradas") tomando parte no culto. Seria realmente aquela uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou tratava-se de uma seita formada por prostitutas? Era a crítica normal feita à igreja.

Então, como vimos anteriormente, o problema chegou ao conhecimento do apóstolo Paulo, que escreveu a carta para orientar à igreja sobre este tema, entre outros.

A orientação de Paulo
Primeiramente, o apóstolo preocupa-se em reafirmar o princípio bíblico da igualdade entre os sexos (7:3-4). Mas, ele também confirma que o homem deve ser o “cabeça” da mulher, apesar da igualdade entre ambos (11:3). Em seguida, o apóstolo orienta que as mulheres cristãs seguissem o costume do uso do véu, próprio naquela cidade e ocasião (v. 6). Vê-se que o véu não era para todas as igrejas, mas para aquelas fundadas em lugares, especialmente no Oriente (como era o caso de Corinto), onde seu uso significasse submissão feminina ao marido, como manda a Escritura (Gên. 3:16).


Nos vv. 4-16 Paulo trata do tema de cobrir a cabeça, especialmente em relação com os serviços religiosos. Esta realmente é uma das passagens de Paulo à qual bem podem ser aplicadas as palavras de Pedro, de que Paulo escreveu "algumas" coisas "difíceis de entender" (2Pe 3:16), por isso precisamos estudá-la livre de preconceitos ou idéias preconcebidas. Devemos deixar que o contexto da passagem fale o que ela realmente significa.


Paulo proclamava uma nova e gloriosa liberdade no Evangelho. Essa proclamação tinha em si a semente do princípio cristão da dignidade do sexo feminino e sua liberação da condição degradada em que eram tidas as mulheres nos países pagãos. O apóstolo declarou: "Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há varão nem mulher; porque todos vós são um em Cristo Jesus" (Gál. 3:28). Essa deveria ser a prática na vida social da Igreja que estava dando seus primeiros passos.

Porém, uma revolução social tão marcante não aconteceria sem problemas. Seria fácil ver como algumas mulheres convertidas ao cristianismo poderiam distorcer e usar mal sua liberdade no Evangelho para causar descrédito à igreja. Uma das difamatórias e infundadas acusações que se apresentaram contra o cristianismo, à medida que este se difundia e que despertaram o ódio de muitos, foi que os cristãos eram imorais. Não há dúvida de que esta acusação já podia haver-se espalhado nos dias de Paulo. Por isso era muito necessário que os cristãos se abstivessem "de toda espécie de mal" (1Tes. 5:22), e que recordassem o conselho adicional de seu professor: que embora certo proceder seja lícito, pode não ser conveniente (1Co 6:12). Mesmo que o Evangelho libertasse as mulheres de sua condição humilhante (mas, não descartava a autoridade que o marido deveria manter sobre a família), elas não deveriam utilizar esta “liberdade” para agir no culto público de forma a trazer escândalo, como acontecia com o abandono do uso do véu.

Esta análise do contexto da 1ª epístola aos Coríntios não deve ser desconsiderada, se queremos realmente obter a mensagem que o apóstolo tinha em mente ao falar àquela igreja.


O uso do véu por si só não produz honra, pois prostitutas também chegaram a usá-lo no passado (Gên. 38:14-15). O que as mulheres cristãs mais deveriam se preocupar era com a decência do vestuário, pois ele seria uma demonstração do caráter da mulher que se apresentava para participar do culto (1Tim. 2:9).


Da mesma forma, os cabelos compridos, somente, também não trazem honra, pois a mulher que enxugou os pés do Senhor Jesus, o fez com os próprios cabelos, que eram muito grandes, entretanto sabemos que sua honra não era das melhores (Jo 11:2; Lc 7:37-39). Quanto aos homens, nos dias de Paulo o costume entre os judeus, gregos e romanos era levar o cabelo curto. Entre os israelitas se considerava como vergonhoso que um homem tivesse o cabelo comprido, a menos que tivesse feito o voto de “nazireado” (Núm. 6:1-5).

COSTUMES (locais) X PRINCÍPIOS (universais)
O tema do uso do véu, na verdade, deve levar-nos a analisar o princípio envolvido por trás da exortação do apóstolo, pois bem sabemos que os costumes culturais variam com o passar do tempo; os princípios envolvidos, não. Por exemplo:


1. Deus mandou que Moisés retirasse as sandálias dos pés, pois o local em que estava era terra santa (Êx 3:5). Algumas religiões orientais seguem o mesmo costume ainda hoje, tirando os calçados quando vão entrar no templo para adoração. A ordem de Deus indica que temos que tirar o calçado quando nos aproximamos dEle em adoração? Devemos obedecer a mesma “ordem” ainda hoje? É claro que não, pois a mesma não aparece em nenhum outro momento, sendo que nem Jesus nem os apóstolos determinaram que essa deveria ser uma prática para a igreja mundial. Precisamos entender o princípio envolvido: reverência, respeito, humildade e submissão. Os costumes podem variar de cultura para cultura, mas o princípio da reverência é universal.


2. Para a problemática igreja de Corinto, Paulo também adverte que as mulheres deveriam ficar “caladas” na igreja (1Co 14:34). Seria este um conselho a ser seguido para todas as igrejas? Não. Se assim o fosse, ele o teria enviado às demais, mas enviou apenas para a de Corinto, o que mostra o caráter local dessa determinação. O princípio é o mesmo do uso do véu e da manifestação ordenada do dom de línguas – manter um culto reverente e livre de aparência do mal, evitando que se traga opróbrio à Igreja de Deus.


3. Os homens também deveriam cobrir a cabeça quando fossem ler as Escrituras (2Cor 3:14-16). Devemos seguir o mesmo costume hoje? O próprio Paulo diz que não, pois os judeus que faziam isso em sua época o faziam por não conhecerem a liberdade trazida pelo evangelho, como o próprio apóstolo declara (v. 16). O princípio envolvido aqui, mais uma vez, é a reverência para com o Senhor.


4. E o que dizer do ÓSCULO SANTO (cf. Rom. 16:16; 1Cor. 16:20; 2Cor. 13:12; 1Tess. 5:26)?


Poucos são os "barbados" que adoram buscar pretextos nos costumes bíblicos (a exemplo do uso do véu, mulheres caladas na igreja, etc.), e que estão dispostos a saírem trocando beijinhos com seus "irmãos bigodudos".


RESUMO
Após analisarmos o contexto das afirmações de Paulo sobre o uso do véu na igreja de Corinto podemos entender, livres de concepções pré-estabelecidas, que o uso do véu era um costume adequado àquela época, mas que não precisa ser observado na maioria das igrejas cristãs atuais, com exceção daquelas que estejam situadas em comunidades nas quais o véu seja um símbolo de recato, pudor e submissão da mulher ao seu marido, o que não é o caso do Brasil.


Temos, então, a seguinte compreensão para a passagem que trata do uso do véu em Corinto:

1Co 11:5 – “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.”
A mulher que se apresentasse sem o véu, estava desonrando a si mesma, pois seria considerada de má fama, como acontecia com aquelas que raspavam a cabeça.

11:6 – “Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.”
Se a mulher achava que tinha a mesma liberdade do homem para não usar o véu, então que também cortasse o cabelo como os homens cortavam. Mas isso seria ainda mais desonroso para ela. Então, o mais sensato seria usar o véu no culto público.

11:7 – “Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.”
O véu simbolizava a submissão que a mulher deveria ter em relação ao marido. Como o homem era feito à própria imagem de Deus (vv. 8-9), ele não deveria usar o véu, mas a mulher sim, pois ela estava em uma posição de respeito e submissão ao seu marido.

11:10 – “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.”
Os anjos estavam (e estão) presentes nas reuniões de adoração ao Senhor. As mulheres de Corinto que compareciam a estas reuniões sem usarem o véu estavam desonrando a presença dos anjos, pois estavam, aos olhos do mundo, rebelando-se contra a autoridade devida aos seus respectivos maridos.
Nos vv. 11-12 Paulo mostra que, apesar dessa sujeição da mulher ao homem, eles devem entender que ambos estão ligados entre si, pois no evangelho não há mais a condição feminina humilhante que havia anteriormente.

11:13 – “Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?”
Após explanar a necessidade do véu, Paulo faz uma pergunta retórica para que seus leitores vissem por si mesmos a necessidade de colocarem o assunto em sua correta direção. Depois do que Paulo explicou, a única resposta para tal pergunta seria “não”, ou seja, a mulher comprometida que viesse participar do culto público em Corinto deveria usar o seu véu.

11:14 – “Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?”
Paulo lembra seus leitores de que a ordem natural das coisas (PHUSIS, em grego) demonstra que o uso do cabelo comprido do homem, naquela época e lugar, era considerado desonroso. Houve outros momentos da história em que homens poderiam usar cabelo comprido e não eram considerados sem honra, pelo contrário, eram tidos como mais abençoados e santificados que os demais, por exemplo: Sansão, João Batista e o próprio Jesus Cristo.

11:15 – “E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.”
A palavra “mantilha” é a tradução do termo grego PERIBOLAION, que significa “cobertura”. A natureza, ou seja, o costume social aceito correntemente, era de que a mulher deveria utilizar o cabelo comprido para se distinguir dos homens. O cabelo longo seria um sinal de sua feminilidade.

11:16 – “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”
Paulo não deseja que o sentimento de contenda faça parte da Igreja de Deus. Ninguém deveria utilizar os temas polêmicos para distrair a igreja do seu real objetivo – pregar o evangelho. Alguns utilizavam as reuniões para semear discórdias e levar os irmãos a afastarem-se do propósito principal (vv. 17-19).

Ou seja, percebe-se claramente que o uso do véu era sim uma obrigação para as mulheres de Corinto, defendida exaustivamente pelo apóstolo Paulo.


Porém, como explicado neste estudo, tal obrigação não se aplica a todas as demais igrejas cristãs, especialmente aqui no Brasil, onde o véu não é considerado um símbolo de respeito e submissão da esposa para com o seu marido.


Comentários

Anônimo disse…
Eu penso que a mulher nao precisa usar veu. Uma das coisa mais important na vida religiosa de uma mulher, e sua honestida, eo amor que sente por Deus.
Anônimo disse…
Tenho uma amiga que não usa calça porque esta escrito na Biblia para a mulher não vestir roupas de homem, eu nunca achei esse versiculo, e acho que seria um tema interessante para a proxima postagem

helen_am@hotmail.com
ibeaimores disse…
parabéns pela matéria
"O Uso do Véu em Corinto"

ótima matéria
norival
"7º período - Estudante em teologia"
Gilson Medeiros disse…
Caro Norival, obrigado pelo comentário.

Fico feliz em poder disponibilizar materiais para o crescimento espiritual dos nossos irmãos.

Um abraço.
Anônimo disse…
Estudo a Biblia e faço grupos de estudos, Eis que se levantou algumas perguntas mas não soube responder.

Lanço para o professor.

Eles perguntaram algo sobre Ellen White.

Eu disse que não sabia e iria pegar informação com alguém quem sabe. Eis que achei o seu site e peço ajuda.

Eles querem saber referência dela na Bíblia.

Onde estão as passagens que mostra o ministério dela.

Eu fui procurar, mas a verdade é que não achei; acho que procurei mal.

Se o senhor puder me ajudar, o povo continua no estudo, pois estão ameçando deixar. Eu disse que tem que esperar.
Gilson Medeiros disse…
Prezado "anônimo" inimigo de Ellen White, não perca seu tempo enviando estes comentários contra a fé dos Adventistas no ministério de Ellen White, pois não vai levar a nada.

Você fica mudando de nomes, hora masculinos, hora femininos (algo muito estranho para alguém que se considera tão entendido na Bíblia), mas usa sempre a mesma "lenga-lenga" a respeito do ministério profético. Seja honesto e identifique-se!

Desta vez achou que me "enganaria" com estava conversa de "grupo de estudos"... kkkkk Não subestime minha capacidade mental...rsrs

Eu creio no ministério de Ellen White, e ponto final! A própria Constituição do meu país me garante isso em seu Art. 5º.

Se você não crê, o problema não é meu! Não vou ficar aqui discutindo doutrina, pois isso não leva a nada.

Se quiser saber a resposta às suas indagações (e isso vale para todos os que ficam querendo debater teologia comigo), leia os textos que estão aqui no blog.

Não vou perder meu precioso tempo tentando fazer "chover no molhado".

Um abraço.
Rógina disse…
Muita boa essa materia.
Anônimo disse…
Também creio em Ellen White tanto quanto em Deus
Plácido
IASD BROTAS
SALVADOR BAHIA
Anônimo disse…
eu nao gostaria de prolongar o assunto,pois esse assunto despenderia de um certo tempo,mas quase todos os que combatem corintios 1:11 ignora que o que paulo escreveu não foi só para os corintios e sim para os corintios e para todos os santos que em TODOS OS LUGARES INVOCAM O NOME DE DEUS.leia 1corintios 1:2

Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1 Coríntios 1:2
caros amigos se tudo que paulo escreveu em corintios se repetisse em (filipenses,galatas,pedro1e2,joao 1,2,3,judas,hebreus,tito,timoteo1e2,tessalonessenses1e2,colossenses,etca biblia teria de ser uma biblioteca com uns 30volumes.
eu vejo sempre homens querendo impor doutrinas de dizimo onde se fala bem pouco e quando fala nunca se referindo a dinheiro!! e mesmo assim continuam querendo o dizimo do povo e sempre chamando o povo que nao da o dizimo de ladrao quando a biblia fala que ladrao nao entra nos ceus(fomos lavados no sangue de cristo para sermos salvo ou fomos lavados no sangue do dizimo??
ednaldo disse…
se formos falar de custumes, os custumes mudam da acordo com o tempo mais a palavra foi feita pra ser eterna. so formos disconciderar isso acho que a biblia e do passado tambem . resumindo isso que esta escrito em cor.11 esta errado? se tiver acho que teriamos que fazer uma baixa assinada pra tirar isso da biblia. o que eu li foi bem esplicado, e deveria ser a palavra de deus como todos falam....
ansadriano disse…
Em Relação ao VÉU, gostaria de frizar a importância dos anjos nos serviços de culto a Deus na antiguidade e ainda hoje.

Escada de Jacó
Desde a antiguidade Deus exigiu e exige todo um protocolo a ser seguido nos serviços de:
-Sacrificio (Israel)
-Páscoa (Israel)
-Santa Ceia (Igreja de Cristo)
-Batismo. (Igreja de Cristo)
-Culto, Adoração e Louvor. (Israel e Igreja de Cristo)
Apesar de não estar escrito expressamente que o lugar onde Jacó dormiu seria o lugar exato do Templo de Salomão, Deus deixa bem claro que a terra onde ele estava foi dada a ele e a sua descendência (Israel). No sonho de Jacó, a pedra que serviu de travesseiro foi edificada como pedra angular da casa de Deus (Templo).
Ainda no sonho de Jacó ele via anjos subindo e descendo uma escada que tocava os céus.
Isto já era uma alusão ao santo serviço dos anjos junto ao espírito de D’us na tenda da congregação e por fim no Templo de Salomão.
Esta escrito que o servo de Deus em Jesus Cristo é Rei e Sacerdote.
Não precisamos mais de um levita para nos achegar-mos a Deus, bastando ajoelhar-mos na presença do Altíssimo (no quarto em secreto ou na igreja) e entregar nossa oração e louvor como sacrifício perfeito a Deus na pessoa de seu filho Jesus.
Sabemos que os anjos são ministradores antes e também agora, e que nos santos serviços de culto hoje, assistem todo o desenvolver do culto como conservos, bem como levam nossas orações e louvores entregando nas mãos do nosso Sumo Sacerdode Jesus Cristo que apresenta nossas ofertas e louvores a Deus.

APENAS QUERO DEIXAR CLARO TODO O CUIDADO E CARINHO QUE DEUS TEM PARA COM A SUA OBRA, tanto em Israel como hoje na graça. O cuidado é repetitivo, tanto quanto ao lugar que Deus escolhe, o povo que ele levanta, e a Santidade que ele exige para esses Serviços.

---------x---------x--------x-------
O uso do VÉU Quanto ao Tempo e a Época...

1 Coríntios 11:10 -Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

Sabemos que os anjos não morrem nem envelhecem...estavam presentes na época e se fazem presentes hoje nos "SANTOS SERVIÇOS DE CULTO" tornando válido ainda hoje o verssículo 10

Carta aos Corintios somente aos corintios?

1 Coríntios 1:2 Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus. Cristo, Senhor deles e nosso:

(No primeiro capitulo da Carta aos Corintios, após a saudação, Paulo direciona o conteudo da carta não somente ao povo de Corinto como para "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus.)
Anônimo disse…
o uso do veu neste versiculo abaixo é bem claro que e doutrina de homens:
1Cor11: 16 Contudo, se alguém deseja fazer desse assunto uma polêmica, nós não temos esse procedimento, nem as igrejas de Deus. A Ceia deve expressar amor cristão

Na epoca a igreja de Corinto era muito baguncada e muitas prostitutas se converteram e elas eram carecas e para que mostrassem que realmente se converteram usavam vel para cobrir a cabeca pois nao tinha, cabelos compridos.


Veu e doutrina humana de homens, claro se vc esta em uma igreja que exige vc usar aivc pra ficar la usa neh..mas como eu nao concordo acho errado religiosidade pura, nao frequento igrejas assim, so respeito o fato de muitos nao terem entendimento e agem com um amor sincero a Deus, mas se estudarema palavra de Deus ao inves de ficar no celular e tablete ,vao verificar que regras sao coisas de homens, Deus nos deu a GRaca atravez da morte e ressurreicao de JESUS. ELe olha seu coracao , Plate bencao e colhera bencao, leia a palavra seja curioso com as coisas de Deus somente e nao fale amem para qualquer pessoa que se diz super pregador ou evangelista , pois eles nao sao perfeitos Somente Deus e perfeito..Leia mais a Biblia...DEUS ABENCOE A TODOS
Anônimo disse…
Bem, me perdoem. Mas bem poderiam vcs serem convencidos pelo Espírito Santo. Uma segunda alternativa é dar paz para a mulher que recebe do Senhor essa orientação do véu.Isso é muito pessoal, e a mulher que usa o véu em sua casa, em seu cantinho, sem confusão nenhuma, sem fazer disto algo que venha escandalizar o irmão se usa ou não usa. Isso é de interesse seu, é altamente espiritual. Não condeno a prática das igrejas que fazem tal uso. Mas creio sobretudo que é um chamado, é para poucos. Nem todas que usam o véu, usam de fato. Eu uso e sei a diferença que faz na vida de uma mulher. Mas na minha igreja isso é visto como doutrina que minha denominação não guarda. Mas o Senhor me revelou o véu.
A.K.Renovatto disse…
Muito bom o assunto. Concordo com o texto, não creio ser necessário as mulheres usarem véu hoje (pelo menos, não em nosso país e cultura). Já vi discussões calorosas por causa do véu rsrs Não vejo problema numa mulher usar o véu na igreja (por causa do costume da denominação) desde que não julgue as mulheres de outras igrejas que não usam. Está aí o problema, certos costumes causam discórdia entre irmãos justamente pela falta de entendimento de que tal prática hoje não é necessário pelo menos em nossa cultura. Não critico mulheres que querem usar na igreja, devido a um costume, porém, discordo da postura de algumas irmãs que fazem uso do véu (que faz do véu, motivo de discussões, julgamentos etc. Excelente o texto!

Cacau disse…
Bom o estudo. Tinha muitas dúvidas sobre o véu...Fica com Deus.
Anônimo disse…
O RAPAZ QUE SE SENTIU PROVOCADO COM O ESTUDO DO USO DO VÉU.
COM CERTEZA É MEMBRO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL.
A SUA DOUTRINA PREGA QUE NÃO DEVE SE ESTUDAR A BIBLIA!.
É MUITO TRISTE
2 TIMÓTEO 3:16 TODA A ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA,E PROVEITOSA PARA ENSINAR
,PARA REDARGUIR,PARA CORRIGIR,PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA.
A DOUTRINA QUE APÓS O BATISMO TORNA O FIEL SANTO(IMACULADO),SE PECAR É JULGADO PELA IGREJA E PERDE OS BENEFÍCIOS DA DOUTRINA E É SUBJUNGADO PELOS OUTROS MEMBROS
CADÊ O PERDÃO? CADÊ O AMOR AO PRÓXIMO.NÃO SERÁ DEUS QUE DEVE JULGAR?. OS IRMÃOS DA IGREJA PODEM FAZER O PAPEL DE DEUS?
ONDE ENTRA O CRISTIANISMO NESSA HISTÓRIA?

QUANDO CRISTO DISSE QUE IRIA PARA COM O PAI E ENVIARIA O CONSOLADOR QUE IRIA NOS ENSINAR TODAS AS COISAS E NOS FARIA LEMBRAR DE TUDO QUE ELE TINHA DITO. ELE SE REFERIA AS ESCRITURAS! NÃO INTERVENÇÃO ESPIRITUAL DIRECIONADA! dEUS ESTÁ MANDANDO FALAR AQUI AGORA!.dEUS JÁ FALOOOOUUU! A PALAVRA DELE É A BÍBLIA

DEUS NÃO TRABALHA ASSIM

VOU TE DAR UM CONSELHO. ENCONTRE UMA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E COMEÇE UM ESTUDO BÍBLICO.



Anônimo disse…
obrigado pelas informaçôes, me ajudou