Os Adventistas e o Azazel

Os Adventistas são frequentemente criticados, através de publicações preconceituosas e destituídas de embasamento bíblico, de fazerem de satanás um “co-redentor”, juntamente com Cristo, devido à interpretação que damos à figura do bode utilizado no serviço do santuário de Israel, no Dia da Expiação. Entretanto, um estudo coerente e livre de preconceitos mostrará que a Igreja Adventista está corretíssima em sua interpretação acerca desse bode, chamado de AZAZEL. Vejamos...

O DIA DA EXPIAÇÃO

Lv 16:1-34 traz a descrição dos eventos que ocorriam no Dia da Expiação, que era o encerramento do calendário judaico, e a ocasião na qual se realizava uma “purificação” do Santuário (v. 19).
O v. 5 declara que os dois bodes seriam tomados para servirem de oferta pelo pecado, porém os vv. 7-9 mostram que era feito um “sorteio” (heb. GOWRAL) para saber qual seria o bode que realmente seria utilizado no serviço de expiação. O v. 5 diz que os dois eram, inicialmente, tomados como oferta pelo pecado (heb. CHATTAAH), porque ainda não havia sido realizado o sorteio; por isso, a princípio, os dois eram apresentados como podendo ser o animal da oferta pelo pecado.
Os vv. 9-10 descrevem claramente que havia uma visível diferença na participação dos dois bodes, pois apenas um era oferecido como oferta, enquanto que o outro (em hebraico, chamado de AZAZEL, ou “bode emissário”) deveria ser levado ao deserto, para morrer por lá, sem ter seu sangue derramado no serviço do Dia da Expiação, no Santuário. Ora, o próprio livro de Levítico esclarece que apenas pelo sangue se poderia fazer a expiação pelos pecados (17:10-12), por isso não se pode afirmar, com base bíblica, que o bode AZAZEL também seria um tipo de Cristo, pois o sangue deste bode não era derramado (cf. Hb 9:22).
Para deixar mais claro ainda, temos a límpida declaração do v. 20, que diz que apenas após ter “acabado” (heb. KALAH) o serviço da expiação pelos pecados, é que o bode vivo deveria ser trazido, ou seja, é evidente que ele não participava em nenhum momento da cerimônia de expiação.

Portanto, não é correto dizer que os Adventistas fazem de satanás um co-participante no plano de redenção, tomando-se como base para tão absurda declaração o nosso ensinamento sobre a figura de AZAZEL ser um símbolo de satanás, pois a Bíblia é bastante clara em afirmar que ele levará sobre seus ombros o peso de ter sido o mentor da destruição da raça humana, através do pecado (cf. Ap 20:1-10; 12:9-12; Lc 13:16; At 5:3; etc.).

Dos dois bodes, como vimos, apenas um tinha parte no plano da redenção esboçado no serviço do Santuário – e este era aquele que derramava seu sangue, prefigurando ao sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário.

Veja também:
- O bode emissário (Dr Timm)

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário me chamou a atenção. Uma vez estava em um acampamento de carnaval muito abençoado e Satanás tentou atrapalhar de todas as maneiras. Por fim espíritos malignos possuiram um dos rapazes do acampamento. Lembro que durante a possessão eles se referiram a Satanás por Azazel. Até então nunca havia escutado este nome. O Pastor por fim acabou nos explicando o signifcado da mesma forma aqui descrita. Isso apenas reforça nossa crença. Deus seja louvado!
Sobral disse…
Fico feliz, por hoje em dia temos alguem como o Gilson dedicando tempo e "cabeça" para esclarecer verdades biblicas. E esse assunto do santuario é fenomenal, e temos que ser mais agressivos, pois temos alem da prata e do ouro, temos a verdade presente.
Sobral
Gilson Medeiros disse…
Grande Sobral, fico feliz em poder ajudar meus queridos irmãos e irmãs Adventistas, compartilhando com eles um pouco do que Deus me tem dado.
"...é evidente que ele não participava em nenhum momento da cerimônia de expiação.
Pastor Gilson. Parece-me contraditório sua afirmação acima. Se durante a cerimônia de expiação o sumo-sacerdote após terminar a cerimônia interna do santuário, vinha para fora e ali impunha as mãos sobre a cabeça do bode e confessava sobre ele todas as iniquidades de Israel, todas suas rebeldias, segundo todos os seus pecados, fazendo-os assim cair sobre a cabeça do bode. Após era levado ao deserto e solto ali. Após tudo isso, o sumo-sacertode entrava da tenda novamente se despia e saia banhava-se, vestia-se de novo, e após preparava seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo. ..." veja que não acaba no momento que transfere os pecados para a o bode, continua.
Podes me explicar essa situação???
Gilson Medeiros disse…
Olá, não sou eu quem diz que o bode vivo só era trazido "após" o serviço ter sido "encerrado".

Como eu menciono no texto, basta ler o verso 20 para concluirmos isso.

Um abraço.
O bode Azazel nao representa satanas, porque ele nao é meu redentor.
representa a Jesus Cristo que um dia sairia do acampamento (jerusalem) levando fora (calvario)
abre teus olhos.
Gilson Medeiros disse…
Caro "ESPIRITO DE PROFECIA" (sic), respeito seu ponto de vista, mas sou obrigado a discordar.

Prefiro ficar com o que a Bíblia diz.
Anônimo disse…
Claro que você é obrigado a discordar afinal você só citou fontes de sua "profetiza" que por sinal é uma das fundadoras dessa igreja e você se formou em teologia adventista para viver as custas da mesma e dos incautas que lhe sustentam.
Aqui é assim pessoal: Ou você concorda com tudo que esse cidadão fala ou ele não publica.
Poderia jogar os livros todos dessa mulher (falecida) em uma lata de lixo e citar somente a bíblia?
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo preconceituoso, gostaria que você me apontasse quais os livros de Ellen White que eu citei nesta postagem...

Desculpe minha ignorância, mas não consegui identificar.

Fico no aguardo.

Um abraço.
Gilson.
Kleber Monazio disse…
de fato, todo o ritual israelita era Deus ensinando o povo de todas as eras sobre os acontecimentos da historia humana, a expiacao de Jesus na cruz(o bode morto), e depois q o ritual acabava, todo o pecado era transferido para o outro bode para q morresse sozinho, ou seja, essa parte simboliza o q acontece depois do milenio, qd Deu consumir Satan[as, seus anjos e pecadores no lago de fogo como descrito no apocalipse. Todas as festas e rituais do povo hebreu, sao uma ilustracao do q ocorreu no novo testamento, fatos ja ocorridos(a cruz) e os fatos para o futuro... A biblia toda se explica!
Paola disse…
Olá, sou adventista do 7º dia e gostaria de saber o que é movimento ecumêmico da cristandade apostatada! Desculpe minha ignorancia, mas perguntar ja é um bom começo! tenho 14 anos, espero sua resposta. Obrigado!!!
febronia.cristiane@hotmail.com
Gilson Medeiros disse…
Olá, Paola.
O movimento ecumênico da cristandade apostatada é um sistema ideológico que está unindo as diversas comunidades e igrejas critãs em torno de um "pensamento comum".

Elas são apostatadas porque desprezaram o que a Bíblia ensina sobre diversos temas. Por exemplo: sono da morte, lei de Deus, Dia do Senhor, etc.

A IASD não faz e nunca fará parte deste tipo de movimento, pois cremos que ele é totalmente contrário ao que ensinam as Escrituras.

Sugiro que você leia o livro "O Grande Conflito", para ficar por dentro de todos os detalhes desta falsa "união das igrejas".

Um abraço.
Gilson.
Willywell disse…
Prof Gilson, como explicar o verso 10 Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário. O texto é claro em dizer que o bode emissário também era para expiação. Já li esse verso em várias traduções e todas dizem isso, mesmo usando palavras diferentes. Veja, por exemplo, a BJ : "... para se fazer com ele o rito de expiação...", veja a NVI: "...Azazel será apresentado vivo ao Senhor para se fazer propiciação..." etc. e mais, professor, se Cristo padeceu por nossos pecados a ponto de morrer por eles por que Satanás é que vai arrostá-los? Satanás é culpado pelos pecados que eu cometo? Agradeço se puder me tirar essas dúvidas.
Gilson Medeiros disse…
Caro Willywell, uma vez que o bode "emissário" não morria na cerimônia, então ele certamente NÃO representava a Cristo.

A Bíblia é clara em dizer que Satanás é, sim, o causador de todo o pecado. Portanto, ele levará, sim, a culpa para condenação dos pecados que eu e você cometemos. Cristo pagou o preço inocentemente... Satanás levará a condenação da culpa (cf. Apoc. 20).

Um abraço
Gilson.