Como o tema da justificação pela fé é um dos que mais me atrai (inclusive este também será o foco do meu próximo livro, se Deus assim o permitir), e um dos que mais vejo desconhecimento por parte de meus irmãos e irmãs Adventistas, decidi atualizar uma postagem sobre este maravilhoso assunto.
Como o homem pode se tornar justo (ser justificado)?
1. Segundo a avaliação bíblica, todo o ser humano descendente de Adão é pecador, portanto não tem justiça em si mesmo.
“Como está escrito: Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” – Rom. 3:10-12.
Nesta passagem de Romanos, Paulo está citando um pensamento do AT (Salmo 14:1-3 e 53:1-3).
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” – Rom. 3:23.
2. O homem torna-se justo (ou seja, é "justificado") quando pela fé aceita a Jesus Cristo.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:21, 22, 24.
“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” – II Coríntios 5:21.
Jesus Cristo – a melhor "definição" de justiça
“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor Justiça Nossa” – Jeremias 23:5,6.
Esse título “Senhor Justiça Nossa” também é aplicado a Jesus Cristo por Ellen White.
“Jeremias também testificou da vinda do Redentor como um príncipe da casa de Davi” – Atos dos Apóstolos, pág. 223.
“Justiça de Deus acha-se centralizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O a Ele” – O Maior Discurso de Cristo, pág. 18.
Jesus Cristo é nossa justiça pela Sua vida irrepreensível, de perfeita obediência à lei de Deus e pela Sua morte vicária na cruz.
“Podemos ver nas Escrituras que a alienação do homem de Deus determinou duas consequências fatais: ele está inteiramente sem justiça e está sob uma sentença de morte. Portanto, para o homem ser salvo, Deus precisa fazer duas coisas: Ele deve remover a sentença de morte e Ele deve providenciar justiça perfeita e divino poder que traga o homem de volta a um relacionamento com Deus. O primeiro requisito Deus preencheu pela morte de Cristo; o segundo, pela vida de justiça que Jesus viveu na terra. Este é o evangelho, ‘o poder de Deus para a salvação’ (Rom. 1:16)” – Salvation Unlimited, pág. 26.
O "Processo" da Justificação Pela Fé
A justificação pela fé deve ser compreendida como o ato de Deus, pelo qual Ele remove a sentença de condenação, a qual o homem está exposto como consequência de seus pecados, libertando-o de sua culpa e atribuindo-lhe os méritos de Cristo.
Este ato ocorre no momento em que o mérito de Cristo é apropriado pela fé, sendo designado como ato forense ou judicial, visto que Deus pronuncia um juízo sobre o homem, que lhe confere uma posição inteiramente diferente e direitos inteiramente diferentes.
Na justificação, o relacionamento do homem com Deus é restabelecido de tal maneira que agora o homem encontra-se perdoado de todos os seus pecados, não sendo mais culpado perante Deus, mas aparecendo perante Ele como aceito e justo, em quem Deus não encontra mais nada para punir, com quem Ele não tem mais uma atitude de desagrado.
Através deste ato de justificação que emana de Deus, nós recebemos a remissão dos pecados e a imputação da justiça de Cristo.
Para Deus, desde o momento em que a fé é exercida, Ele vê tudo o que Cristo realizou com se tivesse sido feito pelo homem. Na justificação, o homem recebe gratuitamente, pela fé, além do perdão dos pecados, o poder para viver uma vida de justiça em Cristo.
Assim, a justificação concede: perdão, promoção e poder!
"A justificação é um ato da Divindade através de Cristo pelo homem, através do Espírito Santo no homem, para que o homem transformado pela graça possa obedecer aos reclamos divinos [Efés. 2:1-10]" - Luiz Nunes, Crises na Igreja Apostólica e na IASD, pág. 39-40.
"O perdão de Deus não é meramente um ato judicial pelo qual Ele nos livra da condenação. É não somente perdão pelo pecado, mas livramento do pecado. É o transbordamento do amor redentor que transforma o coração" - Ellen White, O Maior Discurso de Cristo, pág. 114.
Como o homem pode se tornar justo (ser justificado)?
1. Segundo a avaliação bíblica, todo o ser humano descendente de Adão é pecador, portanto não tem justiça em si mesmo.
“Como está escrito: Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” – Rom. 3:10-12.
Nesta passagem de Romanos, Paulo está citando um pensamento do AT (Salmo 14:1-3 e 53:1-3).
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” – Rom. 3:23.
2. O homem torna-se justo (ou seja, é "justificado") quando pela fé aceita a Jesus Cristo.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:21, 22, 24.
“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” – II Coríntios 5:21.
Jesus Cristo – a melhor "definição" de justiça
“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor Justiça Nossa” – Jeremias 23:5,6.
Esse título “Senhor Justiça Nossa” também é aplicado a Jesus Cristo por Ellen White.
“Jeremias também testificou da vinda do Redentor como um príncipe da casa de Davi” – Atos dos Apóstolos, pág. 223.
“Justiça de Deus acha-se centralizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O a Ele” – O Maior Discurso de Cristo, pág. 18.
Jesus Cristo é nossa justiça pela Sua vida irrepreensível, de perfeita obediência à lei de Deus e pela Sua morte vicária na cruz.
“Podemos ver nas Escrituras que a alienação do homem de Deus determinou duas consequências fatais: ele está inteiramente sem justiça e está sob uma sentença de morte. Portanto, para o homem ser salvo, Deus precisa fazer duas coisas: Ele deve remover a sentença de morte e Ele deve providenciar justiça perfeita e divino poder que traga o homem de volta a um relacionamento com Deus. O primeiro requisito Deus preencheu pela morte de Cristo; o segundo, pela vida de justiça que Jesus viveu na terra. Este é o evangelho, ‘o poder de Deus para a salvação’ (Rom. 1:16)” – Salvation Unlimited, pág. 26.
O "Processo" da Justificação Pela Fé
A justificação pela fé deve ser compreendida como o ato de Deus, pelo qual Ele remove a sentença de condenação, a qual o homem está exposto como consequência de seus pecados, libertando-o de sua culpa e atribuindo-lhe os méritos de Cristo.
Este ato ocorre no momento em que o mérito de Cristo é apropriado pela fé, sendo designado como ato forense ou judicial, visto que Deus pronuncia um juízo sobre o homem, que lhe confere uma posição inteiramente diferente e direitos inteiramente diferentes.
Na justificação, o relacionamento do homem com Deus é restabelecido de tal maneira que agora o homem encontra-se perdoado de todos os seus pecados, não sendo mais culpado perante Deus, mas aparecendo perante Ele como aceito e justo, em quem Deus não encontra mais nada para punir, com quem Ele não tem mais uma atitude de desagrado.
Através deste ato de justificação que emana de Deus, nós recebemos a remissão dos pecados e a imputação da justiça de Cristo.
Para Deus, desde o momento em que a fé é exercida, Ele vê tudo o que Cristo realizou com se tivesse sido feito pelo homem. Na justificação, o homem recebe gratuitamente, pela fé, além do perdão dos pecados, o poder para viver uma vida de justiça em Cristo.
Assim, a justificação concede: perdão, promoção e poder!
"A justificação é um ato da Divindade através de Cristo pelo homem, através do Espírito Santo no homem, para que o homem transformado pela graça possa obedecer aos reclamos divinos [Efés. 2:1-10]" - Luiz Nunes, Crises na Igreja Apostólica e na IASD, pág. 39-40.
"O perdão de Deus não é meramente um ato judicial pelo qual Ele nos livra da condenação. É não somente perdão pelo pecado, mas livramento do pecado. É o transbordamento do amor redentor que transforma o coração" - Ellen White, O Maior Discurso de Cristo, pág. 114.
Que maravilha!
Adaptado da apostila de Soterologia (SALT-IAENE 2004).
Comentários
DEUS O ABENCOE E GUARDE.
Abracos,
Marcello latta
Você está corretíssimo! Falamos muito sobre o perdão de Deus, Seu amor, Sua graça... mas precisamos também conhecer que a graça é o "poder" (a dinamite) de Deus em nossas vidas.
Um abraço.
Gilson.