quarta-feira, fevereiro 22, 2012

O que Ellen White NÃO disse

Existem algumas frases que comumente ouvimos em sermões, e que são atribuídas a Ellen White.

Porém, os pregadores precisam ser muito cuidadosos para não colocarem palavras nos escritos dela, as quais ela NUNCA escreveu.

Uma destas polêmicas frases, e que muitos gostam de repetir em seus sermões, é a seguinte:


"Igrejas inteiras se perderão com seus pastores"

Não faz muito tempo, ouvi de um amigo, Ancião de igreja, esta afirmação "fatídica". Mas não encontramos tal frase nos escritos de Ellen White (e não é necessário ler todos os livros para saber, pois basta uma busca rápida no CD-rom que a CASA preparou para nosso estudo), o que mostra que é uma tremenda leviandade dizer de público que os Testemunhos contêm tão aterradora e fatalista sentença condenatória sobre "igrejas inteiras".

Observo que os que gostam de usar esta expressão (salvo exceções, claro!) são exatamente aqueles que estão sempre com um espírito de crítica para com a Igreja, em especial para com os pastores.

Ellen White escreveu muito, isso sim, contra estes que mantêm sempre um espírito de críticas e que gostam de semear a discórdia e a descrença para com a liderança, tanto dos Anciãos quanto dos Pastores. Já coloquei aqui algumas reflexões sobre este assunto da crítica para com os irmãos (veja algumas).

O que nossos púlpitos mais precisam hoje é de sermões que façam os membros se sentirem reconfortados e "abastecidos" espiritualmente, para continuarem nesta dura jornada rumo ao Céu. Quantos de nossos pregadores aproveitam a oportunidade do sermão apenas para "chicotearem" os membros e a liderança, e esquecem de pregar Jesus e a salvação que Ele nos outorgou na Cruz do Calvário!

É claro que são necessários os sermões de advertência e despertamento, mas eles têm se tornado a regra, enquanto que deveriam ser a exceção.

A Bíblia e o Espírito de Profecia estão recheados de ótimos temas que REALMENTE ajudam nossos membros a se manterem firmes na fé. Não é necessário inventar textos de Ellen White para poderem "fundamentar" um sermão que não foi preparado com o devido sentimento de oração e busca do Espírito do Senhor.

::::::::::::

Entendo que alguns podem pensar o seguinte: "o prof. Gilson está defendendo os pastores porque também é formado em teologia".

1. Eu não "defendo" o ministério por uma questão de corporativismo, como alguém pode pensar, até mesmo porque não sou pastor, e não recebo um centavo da Obra Adventista para minha manutenção ou de minha família. Eu não concordo, absolutamente, é com a maneira leviana com que alguns tratam os escritos proféticos para tentarem abonar seu comportamente crítico e equivocado. E isso não acontece só com relação à frase que mencionei acima, que foi a motivação desta postagem. Já vi muitos que se utilizam, por exemplo, de textos (tanto bíblicos quanto do Esp. de Profecia) desconectados de seus respectivos "contextos", para ensinarem à Igreja concepções pessoais equivocadas: sobre Reforma Alimentar, Música, Vestuário, Jovens, Casamento, Sexo, Educação, Dízimos, Trindade, etc. É sobre esta falta de ética que eu me levanto contra!

2. Já coloquei aqui algumas postagens que também questionam a maneira como alguns pastores conduzem o rebanho. Mas conheço alguns pastores que dão sua vida em favor desta Obra, e acabam sendo atingidos por críticas infundadas e oriundas de corações não consagrados.

3. Por fim, acredito ser uma tremenda falta de consideração para com o Espírito Santo (se é que Deus não considera como um "crime" maior!) subir ao púlpito e dizer que a Bíblia ou os Testemunhos de Ellen White dizem coisas que nós sabemos que nunca foram escritas.

"Quase toda minha vida tem sido dedicada a esta obra, mas meu encargo muitas vezes se tem tornado mais pesado pelo surgimento de homens que saíram a proclamar uma mensagem que Deus não lhes dera. Esta classe de obreiros maus tem escolhido porções dos Testemunhos, e tem-nas colocado numa moldura de erro, a fim de por esse meio dar influência a seus testemunhos falsos" - Ellen White, A Igreja Remanescente, pág. 48.


No site do Centro White Brasil é possível encontrar o estudo de outras frases que não são de Ellen White, mas que são atribuídas a ela.

14 comentários:

Osmar disse...

Muito oportuna esta postagem sobre o que Ellen White não escreveu. TUDO o que foi escrito é absolutamente verdadeiro. Parabéns!

Anônimo disse...

pastor mesmo que o nosso irmão esteje errado com jeito que ele usa os espiritos de profecia, não devemos nos esquecer que a biblia nos pede para fazermos mudanças em nossa vida. a sua fraze realmente, eu nunca ouvir falar mas nós como membros do corpo de cristo devemos acordar e se á em nós algo de impuro ou errado precisamos tirar da nossa vida,cristo é sem pecado o seu corpo não foi contaminado pelo pecado e nós como o corpo de cristo devemos nos tornar perfeito em cristo .não é mais hora de olhar o defeito do nosso irmão é hora de levar cristo ao mundo ,jesus estar voltando e como estar a nossa vida espiritual.pastor não precisa me responder só pense no que estar escrito aqui.nos veremos em breve no céu.

Jonathas disse...

"Igrejas inteiras se perderão" + "com seus pastores", é uma possibilidade, pode acontecer.

Mas não está no EP mesmo. Um abraço.

sarah disse...

As vezes ao ouvir sobre o que Ellen White escreveu ,ficava em duvida...depois de seus comentarios,procurarei com certeza o crivo da razão procurarei não tirar o texto do contexto, e analizar cada palavra que os pastores disserem,eles são humanos e é como humanos que devo ouvi-los.
Obrigada

Anônimo disse...

Sempre nos deparamos com citações apócrifas, atribuídas a Ellen White, mas que ela nunca as pronunciou. Certo dia um pastor apresentou na igreja do Jardim Planalto pertencente ao distrito de Conchal, um JA sobre assuntos escatológicos. Entre outras coisas, ele afirmou que Ellen White disse que os remidos pararão em determinado planeta e guardarão um sábado antes de entrar no Céu. Pedi-lhe que me mostrasse o texto e ele prometeu enviar-me. Mas nunca o enviou, pois não existe. Chico.

viviane disse...

oi gostei muito dessa materia pq realmente ouvimos muitas citações que nem de longe foi ellen white quem escreveu por exeplo o q ela diz sobre viver nesse mundo enquanto Jesus não vem? um dia desses ouvi a seguinte frase devemos viver como Jesus fosse votar hoje e planejar como se ele fosse voltar daqui cem anos não quis acreditar que foi ellen white q disse isso não fez sentido pra mim mas se eu estiver errada e ela fez essa mesmo essa sitação me avisem

james disse...

Olá, estou a procura desses outros textos ?
o senhor ja fez um outro artigo com mas texto como no prometido ?
Se sim por favor me indique o link pra eu visualizar.
Obrigado

Gilson Medeiros disse...

Olá, James.

Como o CentroWhite já havia respondido a estes questionamentos, eu não quis "chover no molhado", e por isso não continuei a sequência de postagens sobre o tema.

Você pode encontrar as respostas no seguinte endereço:
http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=023

Um abraço.
Gilson.

James disse...

Eu procurei no site que o senhor passou e nao achei o assunto falando dos texto que ela nao escreveu, ache muitas coisas legal, mas nao sobre isso, teria como em ajudar por favor.
Obrigado

Gilson Medeiros disse...

Olá, James.
Veja nos links abaixo:

http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=038

http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=032

Um abraço.
Gilson.

james disse...

Obrigado pelo os links
Deus oa abençoe

Ricardo disse...

Bom sabado Gilson , de fato ela nao diz com estas palavras ,mas vamos analisar os seguintes paragrafos . E as apostasias de homens que ocuparam posições de responsabilidade serão frequentes.Eventos finais pag154, tem mais alguns mas vamos analizar so essa.o que ela quer dizer ou avisar?
oque ocorrera por causa disso ?
se a serva do senhor nao alertou sobre lideres levando rebanhos inteiros pro abate , acho que ela pulou algumas frases da biblia entao! le em 2 pedro cap 2:1e2 ai vai no 2pedro cap 3:17e18. Nao fiz teologia pra achar isto.Leio a biblia escrita pelo Senhor atraves de homens,Ellen White era humana e so reescreveu textos da biblia dando a mesma direção.

Anônimo disse...

Amigo Gilson medeiros, gostaria saber se Ellen W. diz nos livros dela, se eu ganhar uma Pessoa pra Cristo eu vou ganhar uma estrelinha? se ganhar duas almas ganharei Duas estrelinha? isso é verdade?

Gilson Medeiros disse...

Caro Anônimo, sobre a visão de Ellen White acerca das estrelas na coroa, sugiro que leia o seuginte texto:

http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/IASD/Primeira_Visao_de_Ellen_White.htm

Um abraço.
Gilson.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...