E se Pedro vivesse hoje?

Na lição de alguns anos atrás, houve um trecho que me deixou muito intrigado. E esta semana acabei me deparando novamente com ele, em uma arrumação da minha estante de livros. Na época, fiquei me perguntando se nós, como Instituição, estamos agindo da mesma maneira hoje, cerca de 2000 anos depois.

O trecho é o seguinte:
"Na semana passada [refere-se à Lição 8], vimos a surpreendente transformação desse apóstolo, que passou da instabilidade para ser uma coluna da igreja. Depois de sua queda desastrosa, como teria sido fácil, tê-lo afastado do serviço do Senhor! Mas, como vimos, não era essa a intenção de Deus para este herói imperfeito" (lição do dia 23-08-08).

A ideia central do parágrafo, que é uma compreensão do autor da Lição, bem como da Comissão Geral que edita o estudo, é que Deus preferiu não colocar Pedro para "escanteio", pois tinha uma grande obra para que ele realizasse.

Há algum tempo eu coloquei aqui uma postagem sobre a
"ilógica" divina. Foi uma reflexão de como Deus age, às vezes, de forma totalmente oposta à que nós agiríamos na mesma situação. Por exemplo:

- O "Manual" da época de Jesus mandava que a mulher adúltera fosse apedrejada, mas Ele preferiu perdoá-la.
- A "Comissão Diretiva" da época teria determinado o imediato afastamento de Davi da liderança da "Igreja", mas Deus preferiu mantê-lo no trono.
- Esta mesma "Comissão" com certeza também teria decretado que Manassés não teria mais condições morais nem éticas para permanecer como rei do seu povo, mas o Senhor achou melhor mantê-lo na liderança.


Parece que com Pedro a "ilógica" divina se repetiu...

Todos conhecemos o relato, que foi exaustivamente estudado durante a lição da Escola Sabatina citada acima:
aquele que havia sido um dos mais íntimos seguidores de Jesus, covardemente O negou na hora mais dura de Seu ministério terrestre.Como a lição mencionou, "depois de sua queda desastrosa, como teria sido fácil, tê-lo afastado do serviço do Senhor!" Essa é a lógica humana: afastar os que se mostram "imperfeitos". Tenho plena certeza que na maioria de nossas Comissões de Igreja atuais, o apóstolo "covarde" teria sido, no mínimo, disciplinado por censura, sem falar nos oficiais mais "zelosos" que achariam melhor eliminá-lo de vez do rol de membros, pois sua conduta era um "opróbrio" à Igreja (já observou como alguns gostam de usar estas expressões rebuscadas para justificarem seu espírito cruel e vingativo?!). "Chamar o pecado pelo nome" é a expressão legalista mais utilizada por estas pessoas de coração duro e inconverso.

Quantas vezes nós preferimos "enterrar" a vida espiritual de algum irmão ou irmã que cometeu falhas em sua jornada, do que lhes oferecer uma nova oportunidade de restauração e, porque não dizer, de salvação! Nós nos preocupamos muito mais com a "letra" da lei do que com o "espírito" dela. Ou seja, estamos farisaicamente (e hipocritamente) mais propensos a cumprir o que está no Manual da Igreja, do que em levarmos em conta o "Manual de Deus" - a Bíblia.


A Lição sobre as "Emoções Humanas", tratou do tema do PERDÃO. Lembro de um debate que se levantou na Unidade da Escola Sabatina, pois todos mostraram que têm "reservas" quanto a se perdoar alguém que teve um passado bem "nas trevas". O que ficou verificado é que "PERDOAMOS" MAS NÃO ESQUECEMOS, e alguns até usam como argumento o fato de que devemos ser "prudentes", e não dar total crédito àqueles que se dizem arrependidos.

Pedro, se fosse membro de algumas de nossas igrejas da atualidade, jamais seria visto novamente com o mesmo respeito de antes. Quando os Evangelhos começaram a circular na igreja da época (alguns anos depois da ressurreição de Jesus), como você acha que os irmãos da época reagiram ao tomarem conhecimento dos detalhes da negação de Pedro? Será que alguém se levantou propondo uma "disciplina eclesiástica" ao santo apóstolo? Ou passaram a ver Pedro como um líder de segunda classe, por causa de seu passado (como fazemos hoje com nossos líderes que erram)?

Claro que não! E sabe por quê?

"Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum" - Atos 2:44.
"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma..." - Atos 4:32.

Que Igreja abençoada! Você consegue imaginar como estas palavras foram colocadas em prática?! Eles não tinham tempo para perderem em reuniões e mais reuniões com o único propósito de dilacerar a carne de seus "irmãos" faltosos, pois havia um mundo que precisava conhecer acerca de Jesus.

Hoje, infelizmente, as coisas estão muito diferentes. Nossas comissões se reúnem, quase que exclusivamente, para tratarem de questões secundárias, enquanto que bilhões de pessoas ainda não conheceram acerca de Jesus... pelo menos não do Jesus dos Adventistas do 7º Dia - o verdadeiro Jesus!

Quando nossos "Pedros" caem, nós preferimos colocá-los para escanteio, e assim deixamos de contar com pessoas de dons maravilhosos, mas que por questões "burocráticas" são impedidas de atuarem plenamente na salvação de almas, e assim poderem se redimir de seus erros.
Certa vez ouvi de um importante líder aqui de minha região a seguinte frase: "
A Igreja é o único exército que abandona seus soldados feridos pelo meio do caminho". O curioso foi que este líder agiu da mesmíssima maneira em diversas ocasiões.

Realmente, como disse a lição, é muito fácil afastar os "Pedros" do serviço do Senhor... e fazemos isso constantemente em nossas igrejas. Mas louvado seja Deus porque Ele não os afasta de Seus planos!

Enquanto continuamos tratando nossos "Pedros" da maneira como os fariseus tratariam, fazemos com que o poder que era visto na Igreja Primitiva não seja visto intensamente entre nós.

O maior Impacto de Esperança que podemos dar ao mundo é quando eles virem na Igreja uma comunidade de verdadeiros "irmãos", que cuidam de seus feridos com o mesmo amor com que o Seu Mestre cuidou do passado.

Neste mundo mal, egoísta, cruel e vingativo em que vivemos, o mínimo que os não-crentes esperam é que os "irmãos vivam em união".

"Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" - João 13:35.

Comentários

Anônimo disse…
Não sinto mais essa esperança... que os irmãos vivam unidos, mas tenho a esperança de ver meu Jesus!
Isso é uma esperança, ele vem pra buscar um pedra, e uma bem pequena!
Anônimo disse…
Boa noite, irmão Gilson! Não sei se aqui é o lugar mais adequado para pedir, mas gostaria, que, se possível, você postasse algo a respeito de vestuário e acessórios (brincos, até mesmo no caso dos homens que aderiram a essa 'moda' e etc.)

Se puder ajudar, fico grata. Que Deus te abençoe grandemente e te faça cada vez mais um instrumento usado em Suas Santas Mãos.
Gilson Medeiros disse…
Cara Anônima, sobre vestuário e uso de jóias e maquiagens você vai encontrar alguns reflexões nos seguintes posts aqui do blog (é só copiar e colar na barra de endereços do seu navegador):

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2007/09/culpa-dela.html

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2009/01/at-onde-vai-vaidade-humana.html

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Ola Pr e irmao gilson, cada vez que vejo suas postagens, sinto a esperanca de dias melhores, e me fazem refletir que vale a pena ser um CRISTAO.Explico, sei que nosso exemplo e CRISTO, mais ouvir pensamentos como o seu, vindo de um ser imperfeito, e que tambem devem contribuir para o que diz em GAL 6-2, enche e preenche meu coracao de alegria e animo redobrado, para continuar. Vc nao sabe o quanto suas postagens me inspiram e me ajudam, atraves do PODER DOS CEUS, a levar esta mensagem avante.O AMOR DO PAI, A GRACA DE JESUS E A COMUNHAO DO ESPIRITO ESTEJAO SEMPRE COM VC E NOS LUGARES EM QUE VC ESTIVER.
Obrigado

Marcello Latta
Gilson Medeiros disse…
Prezado Marcello, quando eu resolvi entrar neste mundo dos "blogs", foi para expor aqui o que vai no fundo do meu coração. Muito mais do que simplesmente esboçar mais claramente algumas doutrinas e temas bíblicos, meu desejo é fazer com que outras pessoas reflitam sobre algumas "faces" da nossa fé que não são muito faladas em púlpitos.

Várias gerações de Adventistas foram formadas com uma imagem um pouco "embaçada" sobre o amor de Deus, Sua graça e Sua infinita bondade e misericórdia pelo pecador.

Lendo palavras como as suas, fico de ânimo redobrado, pois percebo que meu humilde e singelo trabalho virtual está surtindo os efeitos que eu idealizei a princípio.

Eu é que te agradeço, pela paciência e atenção em vir aqui e ler o que um pecador como eu tem escrito.

Um abraço.
Gilson.
Chacon disse…
Na Igreja Primitiva se falava de Jesus e batizava, na IASD que frequentei você tinha que ter estudos e depois se batizar, aqui no México você se batiza e depois tem estudos, acho o Batismo muito mais importante, com o tempo se vai aprendendo, o importante é aceitar.
Já ví e ouvi coisas cabeludas dentro da Igrejam creio que para muitos falta o espírito Santo. Abraço
Gilson Medeiros disse…
Prezado Chacon, Jesus ensinou que antes do batismo a pessoa deve ser um "discípulo". Por isso não vejo como batizar alguém sem que tal pessoa tenha o mínimo de conhecimento sobre o que significa o batismo, por exemplo.

Penso que você está certíssimo ao dizer que existe muita coisa errada nas igrejas. Mas, em qual lugar em que existam seres humanos não existe coisa errada??

O problema está, não na "instituição" igreja, mas sim naqueles que fazem parte dela, e eu me incluo nisso. A igreja seria muito mais "perfeita" se pessoas como eu não fizessem parte dela. Mas louvado seja Deus porque mesmo assim Ele continua olhando para a igreja de uma forma tão especial.

Um abraço
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Ótimo seu comentário para "Chacon", Medeiros. Concordo com seu comentário.