quarta-feira, setembro 02, 2015

Qual a obra de um "profeta"?

Um desses dias eu estava assistindo ao programa de televisão promovido por certa denominação neopentecostal, e uma pessoa deu um testemunho mais ou menos assim:

"Eu li a Palavra que estava em Ezequiel, e então comecei a profetizar a minha bênção".

Pelo que entendi, ela quis dizer que a passagem lida no livro de Ezequiel serviu para dar-lhe a resposta para a bênção que ela estava esperando.

Em outras denominações, o "profeta" é aquele que se levanta no meio do culto e começa a "revelar" os pecados ocultos dos presentes à reunião.

Ai eu fiquei me perguntando: Mas é isso mesmo que significa "profetizar"? Me veio à mente a questão de que muitos Adventistas também não tenham, talvez, uma compreensão clara sobre a obra de um profeta, apesar de esta Igreja ser uma das que creem na manifestação especial deste dom para a denominação. No nosso caso, na vida e ministério de Ellen Gould [Harmon] White.

Aproveito, então, para colocar aqui um esboço sobre a sistematização desta doutrina.

A Função do Profeta no Plano de DeusDesde o mais distante passado, Deus tem muitas vezes falado através de pessoas a quem Ele tem inspirado com divinas mensagens. O chamado ao ofício profético não vem por indicação humana, mas emana de Deus. Este “chamado” vem com o convincente e autoritativo poder do Espírito Santo à pessoa escolhida (Heb. 5:4; 2Pe. 1:21).

Terminologias Adotadas

Os profetas foram, no mais remoto passado, chamados por diversos nomes, entre os quais:
• Vidente (1Sm 9:9), ou seja aquele que vê as coisas além da visão “natural”.
• Ele foi designado também como um mensageiro (2Crôn. 36:15).
• Também foi identificado como uma atalaia. (Ezeq. 3:17).

Contudo, o mais comum é o título de profeta, cujo significado é:
• Aquele que prevê o futuro: preditor.
• Aquele que fala por Deus: pregador.

Funções do Profeta

Chamados de todas as posições sociais e profissionais, os profetas foram instrutores de religião e de moral, reformadores e conselheiros, guias espirituais e preditores de eventos que acontecerão num imediato ou distante futuro.
Alguns, como Elias, operaram milagres; enquanto outros, como João Batista, não o fizeram. Porém, movidos por Deus, todos eles anunciaram mensagens vindas do Céu, não suas próprias (Osé. 12:10; Dt 18:18-19; Zc 7:12).

Sentido Etimológico

A palavra “profeta” deriva do grego prophetes, que quer designa uma pessoa que fala em lugar de outra como intérprete ou proclamador. A palavra "profeta", no hebraico, é nabi, cujo sentido genérico é aquele que anuncia, ou o anunciante. Assim, nabi era uma pessoa que Deus qualificava para falar em nome dos homens.

O termo “vidente”, usado no Português, vem de duas palavras hebraicas: roeh (1Sm 9:9) e hozeh (Isa. 30:10). Esta nomenclatura se deve ao fato de que a pessoa escolhida entrava em “visão”. A primeira vez que a palavra “visão” é usada nas Escrituras acontece em Gên. 15:1, embora não seja Abraão a primeira pessoa a ter visão.

As Revelações de Deus ao Profeta Ocorrem de Diferentes Formas

• Manifestação pessoal da 2ª Pessoa da Divindade (Jr 31:33 cf. Hb 10:15 e 17).
• Comunicação oral, com ou sem aparição de símbolos (Mt 3:16-17).
• Aparição de anjos que davam instruções de Deus (Jz 13:3 e 7; Dn 9:20 e 22).
• Mediante a ação do Espírito Santo sobre a mente para comunicar conceitos mais claros ou infundir convicção (At 20:23).
• Mediante sonhos (Gn 28:11-15).
• Mediante visões (Nm 24:4, 16; 12:6).

A Restauração do Dom nos Últimos Dias

João apresenta, em Apoc. 12:17, o povo remanescente como possuindo o dom profético (cf. Ap 19:10). Os Adventistas do Sétimo Dia são únicos neste tema, no sentido que unicamente eles:
• Reivindicam encontrar suas raízes proféticas em Apocalipse 10.
• Reivindicam encontrar uma mensagem profética em Ap 12:17.
• Reivindicam encontrar sua mensagem profética em Ap 14:6 a 12.

As Características do Remanescente (último representante do povo de Deus)
• Ap 12:17 - A guarda dos Mandamentos de Deus e a posse do Testemunho de Jesus, definido como Espírito de Profecia.
• Ap 14:12 - A paciência (perseverança) na espera da 2ª vinda, juntamente com a guarda dos Mandamentos e a posse da fé de Jesus.

Através do seu estudo das Escrituras, os Adventistas Sabatistas (precursores da IASD atual) encontraram a associação da Lei de Deus com o Dom Profético (Pv 29:18 cf. Lam. 2:9 cf. Ez 7:26). Ao lado desta relação, eles precisavam demonstrar através de testes bíblicos quando um profeta é genuíno. Foram encontrados os seguintes “requisitos” bíblicos para o reconhecimento de um profeta verdadeiro:
• Conformidade com “a lei e o testemunho” (Isa 8:20).
• Fidelidade às verdades da fé (Dt 13:1-5).
• Saudável caráter dos frutos que apresentam (1Jo 4:1-3; Mt 7:10).

Segundo o historiador Leroy Froom, muito cedo em sua história “os adventistas sabatistas ficaram insatisfeitos, porque em harmonia com as predições e especificações da Bíblia, o dom de Profecia tinha agora sido manifesto no movimento adventista através da obra de Ellen G. White. Ela foi escolhida por Deus para ajudá-los a manter seus pés na sólida rocha da Escritura” (Prophetic Faith of Our Fathers, v. 4, pág. 972).

O Significado de "Espírito de Profecia"

O Apocalipse (19:10) declara que o “Testemunho de Jesus” (12:17) é o “Espírito de Profecia”.
• Testemunho acerca de Jesus.
• Testemunho de Jesus, que procede dEle para o Seu povo.

As duas traduções são gramaticalmente aceitas. Por isso os Adventistas do Sétimo Dia estão certos em entenderem que o dom de profecia se trata do “Testemunho de Jesus”, que se traduz: “da parte de Jesus”, e que não é algo apenas "a Seu respeito".

Paralelismo de Ap 19:10 e 22:8-9

• Em ambos os textos, João caiu aos pés do anjo para adorá-lo.
• Em ambos os textos, o anjo rejeita a adoração, dizendo “não”.
• Em ambos os textos, o anjo começa dizendo: “Sou teu conservo e de teus irmãos”.
• Em ambos os textos, é dito que só se adora a Deus.

Todos estes paralelismos nos fazem crer que o termo “profetas” de Ap 22:9 tem o mesmo significado de “Espírito de Profecia” de Ap 19:10, ou seja, “profeta” é a explicação da expressão “Espírito de Profecia”.

“O final surgimento do Espírito de Profecia, eles arrazoaram, é para ser neste tempo visto em inseparável conexão com o renascimento da guarda dos Mandamentos de Deus e a restauração da original fé de Jesus” (Froom, v. 4, pág. 974).


Adaptado da apostila de DOP, SALT-IAENE (2002)


"(...) Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis" - 2Crôn. 20:20.

veja também:
  

Nenhum comentário:

Cursos Básico, Médio e Avançado

Assuntos abordados...

1888 (1) a lógica divina (2) abdala (1) aborto (1) acervo teológico (2) acessos (2) aconselhamento (1) adolescentes (1) adoração (8) adoração de imagens (1) adornos (1) adra (2) alegria (2) alimentação (2) aluno (1) amizade (19) amor (9) amor ao próximo (4) amor de Deus (6) anciãos (5) ancionato (6) angústia de Jacó (1) aniversário (1) anna rickmann (1) anomia (3) antigo testamento (2) antitrinitarianos (5) apocalipse (12) apócrifos (1) apologética (14) apostasia (2) Arautos do Rei (1) arcanjo Miguel (2) arqueologia (2) arrebatamento (2) arrogância (2) ateísmo (7) auto-estima (5) avareza (1) aventureiros (1) Azazel (2) Barack Obama (1) bateria na igreja (1) bbb (1) bebidas (1) beleza (1) blog (2) bom ladrão (1) calebe (1) calendário (1) campori (1) cantores (2) carnaval (1) carne de porco (1) carreira (1) casamento (14) catolicismo (13) celebridades (1) células-tronco (1) chuva serôdia (2) como pregar (3) companheirismo (4) comunhão (1) comunicação (1) concursos (1) consagração (4) consumismo (2) conversão (3) copa do mundo (1) crescimento numérico (2) criacionismo (6) crianças (5) crises na IASD (3) cristianismo (4) cristologia (5) críticas (34) cultos (9) cura (3) curiosidades bíblicas (2) debate teológico (2) decreto dominical (7) dedicação (2) Demas (1) depressão (3) Desbravadores (4) diabo (1) difamação (2) dilúvio (1) dinossauros (1) disciplina eclesiástica (7) dispensacionalismo (1) diversão (1) divórcio (3) dízimos (1) dom de línguas (2) domingo (7) dons (2) doutrinas adventistas (71) ecumenismo (1) educa (1) educação (5) egoísmo (7) Ellen White (16) elogio (1) emprego (2) ensino (2) epístolas de joão (1) erros do Judiciário (2) escatologia (4) escola adventista (5) escola sabatina (9) escolhas (3) esforço (1) especulação teológica (6) espiritismo (8) espírito de equipe (1) espírito de profecia (12) Espírito Santo (18) esposas (11) esposos (8) estado dos mortos (9) Estados Unidos (1) estudantes (5) estudo da Bíblia (18) ética (5) evangelização (9) eventos finais (5) evolução (2) ex-adventistas (7) ex-pastor evangélico (2) exorcismo (1) Facebook (1) falsos milagres (5) família (18) fanatismo (3) fé verdadeira (12) feijoada (1) filhos (16) filhos pródigos (4) filmes (2) força de vontade (1) formandos teologia (1) frutos espirituais (3) futebol (3) gabrielle (1) gálatas (1) genética (2) Getsêmani (1) graça (14) grande conflito (2) gratidão (4) guarda do sábado (9) harmonia conjugal (2) heresi (1) heresias (44) hipocrisia (4) História da IASD (12) homossexualismo (5) humildade (1) humor (1) iaene (3) iarael (1) IASD (2) idolatria (2) ídolos (1) idosos (2) igreja verdadeira (5) igrejas (19) ilustração (24) indiferença (1) inferno (6) ingratidão (2) interatividade (2) Internet (1) irmãos de jesus (2) Jesus (22) joão (1) jogos (2) jogos olímpicos (1) jóias (2) jovem rico (2) jovens (130) jugo desigual (2) Juízo de Deus (2) julgamentos (6) Justiça humana (8) justificação (33) lar (4) legalismo (6) lei (20) leigos (1) leis de saúde (2) liberdade religiosa (3) Lição da ES (4) liderança (10) líderes (7) línguas estranhas (1) liturgia (2) livro de Daniel (5) livros (6) loterias (1) louvor (4) Lúcifer (1) luminus (1) luto (1) luxo (1) mãe (1) maldades (2) mandamentos (10) manuscritos (1) maquiagem (2) maratonista (1) marca da besta (3) marcação de datas (1) maria (1) maridos (6) masturbação (2) médicos (1) mestrado teologia adventista (1) mestres (1) militares (2) miller (1) milton afonso (1) ministério (1) missão nordeste (1) moda (3) Mondex (1) mordomia (4) morte (7) motivação (10) Movimento Reformista (4) Movimentos dissidentes (26) mulheres (1) mundanismo (1) música (15) nadson portugal (3) namoro (5) Natal (3) neo-pentecostais (5) noruega (1) noticiários (11) Nova Terra (3) novelas (2) obediência (2) obra pastoral (12) ofertas (1) onolatria (1) oração (5) ordenação feminina (1) padre zezinho (1) padres pedófilos (2) pais (15) países (1) panteísmo (1) papado (6) papai (2) pastor Adventista (14) patriarcas (1) paz (1) pecado (2) pedidos de oração (14) pedofilia (1) Pedro (4) pentecostais (7) perdão (34) perdidos (3) perfeccionismo (3) perseguição (4) perseverança (11) pioneiros adventistas (4) pirataria (1) polêmica (2) política (3) possessão demoníaca (1) pregação (13) profecias (13) profissão (2) promiscuidade (2) provação (4) purgatório (1) quarta-feira (1) raças (1) racismo (2) Reavivamento (1) rebatismo (1) recepção (3) recital (1) reconciliar (1) rede globo (3) reforma de saúde (2) reformistas (5) resgate (3) ressurreição (2) reunião (1) Revista Adventista (5) rico e Lázaro (1) rótulos (1) sábado (30) sábados cerimoniais (5) salt (3) salva (1) salvação (30) samadello (1) Santa-ceia (1) santificação (33) Santuário (6) saúde (2) seitas (16) sermão (14) serviços essenciais (3) sinais dos tempos (15) sofrimento (1) solidariedade (1) suicídio (2) superação (1) televisão (3) tempos difíceis (3) teologia adventista (5) teologia da prosperidade (2) teologuês (7) terceira idade (2) tesouro (1) Testemunhas de Jeová (4) testemunho (8) trabalho (2) trabalho missionário (7) tragédias (5) trânsito (1) Trindade (18) tristeza (2) twitter (1) últimos dias (20) união (2) universitários (1) uso de imagens e ilustrações (1) utopia (1) vaidade (4) vaticano (2) véu (1) vida cristã (10) vídeo (2) vinho (1) violência (3) visitantes (3) vitória (12) volta de Jesus (11) Wasthi Lauers (1) webrádios (1) yehosua (1) yeshua (1)