Como serão as famílias na Nova Terra?


"Na Nova Terra, continuaremos como família assim como somos aqui nesta Terra? Exemplo: Eu tenho minha esposa e duas filhas. Na Nova Terra, elas continuarão sendo minha família, e moraremos juntos?"

Existe um senso comum, baseado na passagem de Mateus 22:23-22, de que não haverão novos casamentos, nem relacionamento conjugal (sexual) na Nova Terra, pois o modo de vida será diferente do que temos atualmente sob o pecado.

Porém, existem algumas teorias (especialmente entre seitas evangélicas americanas, e até alguns Adventistas) de que o casamento foi instituído por Deus no Éden, e que não há nenhum problema no casamento santo e fiel entre marido e mulher. Portanto, para estas pessoas, mesmo durante a eternidade continuarão a existir os relacionamentos conjugais normais que existem hoje em nosso mundo.


O pensamento "normal" da Igreja Adventista é o senso comum que mencionei anteriormente, ou seja, de que não existirá relacionamento conjugal, novos casamentos, nem contatos íntimos na Nova Terra, mesmo entre os que já eram casados aqui.

Com relação à dúvida específica apresentada no início da postagem, ou seja, se um marido continuará unido a sua atual família após a volta de Jesus, existe uma declaração de Ellen White que oferece uma resposta:

"Oraremos por vós e por vossos preciosos pequeninos, para que possais, mediante paciente continuação em fazer o bem, conservar vossa face e vossos passos sempre em direção do Céu. Oraremos para que tenhais influência e êxito em guiar vossos pequenos, a fim de que, com eles, possais alcançar a coroa da vida, e no lar lá de cima, que agora está sendo preparado para nós, vós e vossa esposa e filhos possais ser uma família reunida, feliz e jubilosa, para nunca mais vos separardes" - Mens. Escolhidas, vol. 2, pág. 262-263.

Portanto, mesmo que o relacionamento sexual íntimo, seja "diferente" na Nova Terra (o quão diferente será, nós não temos como dizer ainda), as famílias que forem salvas aqui permanecerão juntas por toda a Eternidade.

Para uma compreensão detalhada deste tema, eu sugiro a leitura do excelente artigo do Dr. Natanel Moraes (um dos maiores teólogos Adventistas do Brasil, na minha opinião), que foi publicado na Revista Parousia (2005). O título do artigo é "Haverá casamentos na Nova Terra?" (leia-o aqui).


Comentários

Anônimo disse…
Isso é verdade, eu tenho um amigo que eramos conecidos como arroz e feijão, sempre juntos ele moreninho e eu branquinho. Juntos também desenvolvemos um projeto sobre o decreto dominical e estamos apresentando o projeto, mas infelizmente o inimigo tirou ele... a namorada dele engravidou e esta em disciplina.

Tenho muito mais afinidade com ele do que o meu irmão de sangue.

Deixo aqui minhas saudades pois ele se casou e fiquei sem amigo das horas de lazer... pois agora ele só pensa em fraudas e leite..rss

Mas que Deus possa ajuda-lo e possamos voltar a mostrar as verdades sobre o decreto domincal.

Abraços a todos!
Anônimo disse…
Ola Prof. Gilson
sobre o assunto: "Como serao as familias na nova terra", o texto mencionado, de Mat.22:22-23, refere-se exclusivamnte à ressurreiçao dos mortos de acordo com o proprio texto; os saduceus nao acreditavam na ressurreiáo dos mortos nem em anjos, nao há nenhuma referencia no texto sobre Céu ou nova terra e sim sobre o momento da ressurreiçao. E o casamento ali mencionado por Jesus, nao é o mesmo que Ele fez para Adao e Eva no Eden, Ele fala do mesmo tipo de casamento que havia no tempo de Noé, um casamento fora do padrao divino. Em Lucas 20:27-36, a igualdade com os anjos mencionada alí, é a imortalidade que os salvos receberao na ressurreiçao. Em Isa. 65:23, diz que nao gerarao mais filhos para a hecatombe(matança), referindo-se a sacrificios de crianças; pois eles serao a descendencia dos benditos do Senhor. No verso 20 do mesmo capitulo, afirma que nao haverá mais criança de peito arrebatada em alguns dias...- referencia a nao morte de crianças. Ja no capitulo 66:9, por duas vezes Deus afirma que nao fechará a madre ou interromperá a passagem à vida. Eu gosto muito de usar a Biblia TEB-Traduçao Ecumenica, pois ela traz em sua ediçao, todo o texto transliterados dos originais grego, hebraico e aramaico, sem nenhuma alteraçao desses textos originais. Recomendo ao senhor esta versao da Biblia.
Aguardo resposta
que Deus lhe conceda um 2009 Dez! Com muitas bençaos.
Gilson Medeiros disse…
Olá.

Caro "Anônimo", não entendi que "resposta" vc deseja que eu dê.

Sugiro que vc entre em contato com o Prof. Natanel, no e-mail que informo na postagem, e solicitar uma cópia completa do artigo sobre o casamento e a Nova Terra.
Acho que assim vc esclarecerá alguns pontos nebulosos em seu raciocínio acima.

Um abraço.
Anônimo disse…
Ei,prof. Gilson! Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja constante em sua vida. Tenho aprendido muito com as pesquisas feitas na net, inclusive me têm despertado o desejo de estudar mais a Palavra de Deus.Tenho uma filha que estuda em um de nossos internatos. Em uma semana de oração,o pastor que foi convidado para dirigi-la disse que eles não precisavam se preocuparem se não se casassem aqui, porque teriam esta oportunidade na Nova Terra.Concluí que há mais de uma interpretação sobre o referido tema.Tudo o que quero é conhecer mais sobre o assunto e gostaria apenas que o sr. confirmasse o endereço de e-mail do Dr. Natanael,já pedi a revista a mais de trinta dias e não obtive resposta ainda. Obrigado!
Gilson Medeiros disse…
Olá.

O e-mail do Pr. Natanael é este mesmo. Lembre que estamos no período de férias, e é provável que ele esteja viajando.

O sr também pode entrar em contato com ele através do telefone do UNASP ou do perfil dele no Orkut.

Um abraço.
Aline disse…
Sei que temos muitas interrogações quanto ao Lar Eterno...Mas estamos tão preocupados se vamos casar na Nova Terra.. se lá haverá intimidade sexual.. Se vamos isso, Se vamos aqui, etc... São hipoteses e mais hipoteses...
Que importancia tem isso afinal???
Até onde entendo, como uma simples seguidora de Cristo, que não nos diz respeito isso, Deus dirá no Seu tempo...
O que importa na verdade é se vamos estar lá...
Unknown disse…
Queria que vc mim tirassem uma dúvida meu marido morreu ele tinha 23 Anos fazer 3 mês eu tenho 18 ele deixou um filho Que é, meu também eu nao quero mais ninguém sera que eu e ele pode fica junto, na eternidade ou eu tenho que recomeça tudo de novo
Gilson Medeiros disse…
Cara Wanessa, primeiramente quero apresentar minhas condolências pelo ocorrido com seu marido... sinto muito.

Quanto à sua pergunta, creio que seja possível, sim, que vocês se reencontrem na Eternidade. Mas, devido à sua idade tão jovem, vejo que será muito difícil para você em conseguir cuidar sozinha do seu filho, e viver assim (em viuvez perpétua) até que Jesus volte.

Sugiro que procure conversar com o pastor da sua igreja, ore ao Senhor, e peça que Ele te dê sabedoria para cuidar do seu filhinho, e que Ele te mostre um outro homem honrado e que ame você e o seu filho de verdade, caso o plano de Deus seja que você se case novamente.

Entregue tudo nas mãos do Senhor, e deixe que Ele conduza seus passos.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Obrigado Pela Resposta Ficou Muito Agradecida
A.K.Renovatto disse…
Muito bom o tema abordado! Sempre temos as mais variadas dúvidas acerca de como será a vida na "Nova Terra", sempre é bom ler sobre assuntos desse tipo! Sobre o comentário acima da Wanessa, tenho o mesmo pensamento que o irmão Medeiros! Acabei lendo os comentários também e concordo 100% com a resposta que deu a ela!