O que o sábado deve significar para um Adventista

Ao longo do tempo de existência da IASD, o Senhor presenteou Sua Igreja militante com um arsenal de conhecimento doutrinário e teológico jamais visto na História. Hoje, com plena certeza, podemos dizer que Ele deu aos Adventistas TODA a luz necessária para fazermos parte daqueles que estarão com o Senhor pelos séculos dos séculos... Amém!

O próprio "rótulo" denominacional dos Adventistas escancara ao mundo as duas principais (não únicas) crenças que os distinguem da maioria esmagadora do mundo cristão:  

1. A volta de Jesus, em glória, majestade, poder, honra, visível (nada em secreto), que ocorrerá no final do tempo da graça, e trará à vida os santos mortos que dormem no pó da terra, entre outros "detalhes"...

2. A outra crença fundamental presente no "nome" dos Adventistas é a guarda do sábado do sétimo dia da semana, que se inicia no por do sol da sexta-feira, e se estende pelas 24 horas seguintes, sendo instituído desde o Éden, onde não existia nenhuma denominação religiosa, devendo, portanto, ser reverenciado por toda a Humanidade, como prova de respeito pelo Criador, Mantenedor e Redentor de todos nós.

Destas duas crenças, o sábado é a que mais diferencia os Adventistas dos outros cristãos, uma vez que praticamente todos os demais, ou não guardam o sábado, ou o guardam em desacordo com as orientações da Bíblia. Por isso, é comum o Adventista se tornar um exímio defensor dessa doutrina, sabendo explanar a autenticidade deste Mandamento, escrito pelo próprio dedo do Criador.

Porém...

Mais do que conhecer e defender a "doutrina" do sábado do sétimo dia, precisamos vivenciar o objetivo pelo qual este dia foi instituído pelo Senhor já na Criação, há quase 6000 anos.

Quero dizer que não podemos deixar que o sábado se torne apenas uma doutrina a ser defendida ardorosamente, como o é, mas também devemos aprender a "usar" o sábado da maneira como o Senhor deseja que nós o façamos.

O sábado não pode ser "pesado"

Infelizmente, tem sido comum e gradual (o que é pior) um certo "relaxamento" com a santidade deste dia, e muitos [sabatistas] têm se limitado a "guardá-lo" apenas durante as 3 horas e meia (quando muito!) que passam no templo, pela manhã. 

Outros, nem isso estão fazendo mais, pois substituem a Escola Sabatina e o culto divino por qualquer prova, concurso, teste, viagem, soneca, "plantão", escala, etc.... isso é o sintoma de um triste e gradual processo de apostasia.

Da mesma forma, também é um tremendo ERRO sobrecarregar o sábado com reuniões, ensaios, programas, eventos, etc., fazendo com que muitos contem os minutos para chegar o pôr-do-sol e poderem se "libertar" da correria... conheço inúmeros irmãos sinceros que fazem isso, e não conseguem aproveitar o sábado como deveriam.

Não desejo que me rotulem de legalista, e os que acompanham o meu blog já perceberam que eu não o sou. Mas acredito que neste ano de 2017, quando a Reforma Protestante completará seus 500 anos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, um movimento profético que se tornou uma das únicas denominações cristãs com Certidão de Nascimento registrada na Bíblia (Dan. 8:14; Apoc. 12), e que não surgiu por mera disputa por poder eclesiástico ou financeiro... precisamos refletir sobre o retorno urgente que devemos fazer ao "espírito do sábado do Senhor". 

Isso não tem nada de legalista, pois todos sabemos que o sábado, por si só, não salvará ninguém... mas devemos reaprender a fazermos deste dia um DELEITE, como deve ter sido para nossos primeiros pais desde o Éden.

Selecionei alguns textos que nos ajudam a ver onde podemos melhorar na santidade e adoração ao Senhor durante o sábado...

"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honraresnão seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR..." - Isa. 58:13-14 (ARA).

É curioso saber que estas duas palavras "deleitoso" e "deleitarás" só ocorrem aqui, em toda a Bíblia! Certamente o Senhor deseja que este dia seja uma bênção na nossa vida.

Um concerto eterno entre Deus e o Seu povo:

"A nós, como a Israel, o sábado é dado "em concerto perpétuo". Êxo. 31:16. Para os que reverenciam o Seu santo dia, o sábado é um sinal de que Deus os reconhece como Seu povo eleito, o penhor de que cumprirá para com eles Seu concerto. Qualquer alma que aceitar esse sinal do governo de Deus, coloca-se a si mesma sob o concerto divino e perpétuo. Liga-se assim à áurea cadeia da obediência, cada elo da qual representa uma promessa" - Ellen White, Test. Seletos, vol. 3, pág. 17.

É nossa missão dar bom exemplo na guarda do sábado:

"A questão do sábado será o ponto controverso no grande final conflito em que o mundo inteiro há de ser envolvido. Os homens exaltaram os princípios do diabo acima dos que regem nos Céus. Aceitaram o sábado espúrio instituído por Satanás como o sinal de sua autoridade. Entretanto, Deus imprimiu o Seu selo ao Seu estatuto real. Cada instituição sabática traz o nome de Seu Autor, a marca indestrutível que revela Sua autoridade. Nossa missão é levar o povo a compreender isto. Devemos mostrar-lhe no que importa trazer o sinal do reino de Deus ou do reino da rebelião, porque cada qual se reconhece súdito do reino cujo distintivo aceita. Deus nos chamou para desfraldar o estandarte do Seu sábado, que está sendo calcado a pés. Que importância tem, pois, que o nosso exemplo de guardar o sábado seja correto!" - Idem, pág. 19.

Educar os filhos a não menosprezarem a importância deste dia:

"Deverão os pais ter particular cuidado com tornar a adoração a Deus uma lição objetiva para os filhos. Seus lábios devem proferir mais frequentemente passagens das Escrituras, principalmente as que dispõem o coração para a prática da religião. As seguintes palavras do salmista devem ser sempre repetidas: "Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança." Sal. 62:5.
Quando o sábado é desta forma lembrado, as coisas temporais não influirão sobre o exercício espiritual de modo a prejudicá-lo. Nenhum serviço atinente aos seis dias de trabalho será deixado para o sábado. Durante a semana, teremos o cuidado de não gastar as energias com trabalho físico a ponto de, no dia em que o Senhor repousou e Se restaurou, estarmos fatigados demais para tomar parte no Seu culto" - Idem, pág. 21.

Chegar bem cedo na Igreja para participar da adoração:

"Não deveis perder as preciosas horas do sábado, levantando-vos tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo. Despertando tarde, é fácil atrapalhar-se com a refeição matinal e a preparação para a Escola Sabatina. Disso resulta pressa, impaciência e precipitação, dando lugar a que a família se possua de sentimentos impróprios desse dia. Sendo profanado, o sábado torna-se um fardo, e sua aproximação será para ela antes motivo de desagrado do que de regozijo" - Idem, pág. 23.

Um dia especial dos pais com seus filhos:

"A Escola Sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo restante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte desse tempo deverão os pais passar com os filhos. Em muitas famílias, os filhos menores são abandonados a si próprios, a fim de se entreterem como melhor puderem. Abandonadas a si mesmas, as crianças em breve ficam inquietas e começam a brincar ou ocupar-se de coisas ilícitas. Deste modo o sábado perde para elas sua importância sagrada.
Quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado. Descrevam-lhes a grande obra da criação de Deus. Contem-lhes que a Terra, quando Ele a fez, era bela e sem pecado" - Idem, pág. 24.

Guardando o sábado hoje, nos preparamos para guardá-lo na Eternidade:

"Deus ensina que devemos congregar-nos em Sua casa, a fim de cultivar as qualidades do amor perfeito. Com isto os habitantes da Terra serão habilitados para as moradas celestiais que Cristo foi preparar para os que O amam. Lá no santuário de Deus, reunir-se-ão, então, sábado após sábado e mês a mês para participarem dos mais sublimes cânticos de louvor e ação de graças, entoados em honra dAquele que está assentado no trono, e ao Cordeiro, eternamente" - Idem, pág. 34.

Assim como o dízimo, o sábado não nos pertence:

"Deus nos deu todos os seis dias em que trabalhar, e apenas reservou um para Si. Deve este ser um dia de bênçãos para nós - um dia em que ponhamos de parte todas as nossas questões seculares e centralizemos nossos pensamentos em Deus e no Céu" - Ellen White, Orientação da Criança, pág. 529.

Os filhos aprenderão a fidelidade com o exemplo dos pais:

"Os pais e mães devem tornar uma regra que seus filhos assistam ao culto público no sábado. E devem pôr em vigor essa regra pelo seu próprio exemplo. É nosso dever ordenar nossos filhos e nossa casa depois de nós, como fez Abraão. Tanto pelo exemplo como por preceito, devemos impressioná-los com a importância do ensino religioso. Todos os que fizeram o voto batismal têm-se consagrado solenemente ao serviço de Deus; estão sob a obrigação contratual e se colocarem, e aos seus filhos, onde possam obter todos os incentivos e animação possíveis na vida cristã" - Idem, pág. 530.

Faça do sábado o MELHOR DIA DA SEMANA para sua família:

"Devemos tornar o sábado tão interessante para nossa família, que sua volta semanal seja saudada com alegria. Os pais não podem melhor exaltar o sábado e honrá-lo, do que idealizando meios de comunicar a devida instrução a sua família, interessando-a nas coisas espirituais, dando-lhes uma visão correta do caráter de Deus, e do que Ele requer de nós a fim de aperfeiçoarmos caráter cristão, e alcançarmos a vida eterna. Pais, tornai o sábado um deleite, para que vossos filhos o aguardem, acolhendo-o de coração" - Idem, pág. 536.

::::::::::::::::::::::

Se, assim como eu, você já percebeu que precisa aproveitar melhor este PRESENTE que Deus te deu - o santo Sábado -, então mãos à obra!


Vamos fazer do próximo Sábado um marco em nossa experiência cristã, e iniciar o processo de resgate da santidade deste dia, aumentando assim nossa comunhão com o Senhor do Sábado, e com aqueles que serão nossos "vizinhos" por toda a Eternidade.

Façamos deste dia deleitoso, uma bênção semanal em nossa vida, pois o Senhor assim o quis e assim nos orienta a fazer... afinal...

"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" - Marcos 2:27.

Jesus não disse que podemos fazer do sábado o que quisermos, mas sim que este dia foi criado para nosso inteiro benefício.

O aproveitemos, então!

veja também:
- O sábado no Novo Testamento
- Perguntas e respostas sobre o sábado
- Os diferentes "sábados" da Bíblia
- O sábado e os serviços essenciais (Polícia, Saúde, Transporte, etc.)

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Comentários

Anônimo disse…
Jesus quando desafiado pelos fariseus enfatizou a "essência sobre a forma", ressaltando a importância de usufruir e comunicar o descanso em Deus que tem seu clímax no sábado.

Preocupados em não sofrer novamente os danos da infidelidade a Deus que culminou com o exílio, os fariseus observavam o sábado como uma, dentre várias rotinas, que aplacariam a ira divina, ou pelo menos não despetariam seu desagrado... O dia de descanso tornou-se um fardo.

Entrar nesse descanso é importante... Permitir que o descanso entre e habite em nós é necessário.
Unknown disse…
Pastor...já leio tudo o que tem no seu blog a algum tempo...passo por ele um pouquinho pelo menos quase todos os dias...e admiro muito mesmo a sabedoria e inteligência que Deus tem lhe dado...que Deus continue abençoando..

Meu no me é Carolina e tenho 17 anos, sou Adventista batizada á dois anos, antes eu era da Batista...mas estou precisando muito de sua ajuda, o problema é em resumo, que tenho um amigo que tem ( ou pelo menos tinha) uma fé enorme..ele se batizou a uns 2 meses mas já fazia estudo a anos..ele foi pra colportagem comigo e ele é realmente um sincero cristão..se batizou mas agora está se afastando da igreja ..pois andou conversando com uns que dizem ser ' testemunhas de Jeová" e ele está muito confuso, não acredita mais em nada...e eu qero muito provar para ele sobre a trindade, mas não tenho argumentos teológicos profundos...Logo que ele me veio com essas dúvidas me lembrei do senhor..por favor me envie algo para provar que Jesus não é criatura e provar a trindade, pois meu amigo tem que ir pro céu e ele agora é quase um "tj"...

ajude a salvar uma alma...com o dom que Deus lhe deu..

aguardo uma resposta ansiosamente!


meu email é:
carol100porhoraaa@hotmail.com
Gilson Medeiros disse…
Olá, Carol. Obrigado por gostar do trabalho que realizo através do blog. Ele tem sido uma bênção na minha vida e na de muitos irmãos e irmãs pelo mundo afora.

Tentei te enviar um vasto material sobre o tema que vc me pediu, mas o e-mail que vc informou parece não estar válido, pois está retornando uma mensagem de erro.

Aguardo seu novo contato.
Um abraço.