Vasculhando em meus "alfarrábios" (como dizia o Pr. Abdala), encontrei um excelente material do Pr. Carlos Camarena, usado na matéria de Lar e Família no Seminário de Teologia, com conselhos valiosos para namorados e noivos.
Penso que o material é muito objetivo, por ser uma síntese de vários conselhos e orientações abordadas em diversos livros que tratam deste assunto.
Posteriormente, colocarei outros temas relacionados ao NAMORO, mas sugiro que os namorados/noivos e conselheiros de jovens e adolescentes leiam os livros que são indicados como referência (fonte) para o tópico aqui abordado.
Ao final da postagem, também indico uma série de outros textos aqui do blog que podem servir para o jovem casal, especial um que fala da DISCIPLINA ECLESIÁSTICA, com tópicos relacionados ao sexo antes do casamento.
A Intimidade Física no Namoro
1) CONTATOS FÍSICOS SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO?
Muitos têm fracassado e sucumbido nesse aspecto das relações humanas, aspecto importante e tão raramente discutido.
O relacionamento físico entre as pessoas do sexo oposto poderia ser resumido no seguinte esquema:
- Olhares
- Mãos Dadas
- Abraços
- Beijos
- Carícias Leves
- Carícias Pesadas
- Relação Sexual
Existem, entretanto, alguns critérios que deveriam ser considerados aspectos relevantes e princípios que deveriam ser estabelecidos à medida em que formos cautelosamente passando para os níveis seguintes (2 a 7).
2) CONTATO FÍSICO É COMUNICAÇÃO
Toda pessoa que se envolve em contatos físicos com uma outra, deve levar em consideração este aspecto. A expressão física do amor é uma forma "de dizer", "de comunicar" algo. Não é uma forma legítima de se receber algo, de se obter coisas como sensações excitantes, segurança, etc.
Os elementos mencionados no esquema anterior são todos bons, legítimos e certos no devido tempo e lugar, e com o propósito correto, ou seja, para cumprir o objetivo para o qual existem, a saber, comunicar.
O propósito do contato físico é tão facilmente investido que de repente ambos estão envolvidos em contatos físicos, simplesmente porque "é tão gostoso!" Quando isso ocorre, já não está havendo mais comunicação sadia, e sim "exploração". E a exploração está tão longe da comunicação quanto o egoísmo está longe do amor.
No momento apropriado, quando a vida e o coração de duas pessoas se tocam, pode ser algo maravilhoso e belo estender a mão e tocar a mão do outro. Isso pode comunicar mais do que meras palavras, e ambos percebem muito bem. Eles também podem perceber quando um está sendo usado para provocar sensações excitantes no outro. E quanto maior a sensação envolvida, mais grotesca estará sendo a exploração.
3) OBSERVE A "RPB"
A mente afeta o corpo, todos sabemos disso. Os desejos e imaginações podem rapidamente preparar o corpo para uma ação sexual mais completa. O inverso também é verdade. Um corpo excitado desperta ainda mais as imaginações e desejos. A mente e o corpo, então, se alimentam mutuamente na busca de uma satisfação completa. Essa relação é chamada de Relação Psico-Biológica. Ou podemos chamá-la como quisermos, desde que a reconheçamos como poderosa.
No item 1 da escala de contatos físicos a Relação Psico-Biológica é lenta e facilmente controlável. Entretanto, à medida que a pessoa se dirige ao nível 7, a influência da RPB aumenta em proporção geométrica. E então chega-se a um ponto na escala - em geral só descoberto tarde demais - quando a RPB simplesmente suplanta todos os controles da razão. Muita gente bem intencionada tem sido traída por essa força. "Não pretendíamos fazer isso" dizem, "mas de repente, sem querer, aconteceu".
Traídos pela Relação Psico-Biológica, vão além dos limites, fazem coisas que não pretendiam e acabam decepcionados, tristes e com uma série de problemas por não terem observado a importância da Relação Psico-Biológica, que deve, na realidade, ser mantida dentro de uma ampla margem de segurança.
Fonte: José Carlos Ebling, Namoro no Escuro, pp. 43-47
4) HÁ UMA DIFERENÇA
Em geral os rapazes se excitam muito mais rapidamente que as garotas.... As moças são excitadas ou motivadas ao contato físico, mais por motivos românticos que por motivos eróticos. Os rapazes são levados ao contato físico mais por motivos ou razões eróticas que românticas...
Quando uma moça se permite certas intimidades físicas com um rapaz está normalmente predispondo-o e dando a impressão, às vezes falsa, de que realmente ele pode "ir em frente", pois ela está disposta a tudo.
Vários estudos têm sido feitos nessa área, procurando determinar as principais diferenças nas reações de rapazes e moças diante dos contatos físicos. Sabe-se através desses estudos que a nudez não excita a moça, embora excite muito o rapaz. Quaisquer atitudes que sugiram nudez, tais como se despir com um maiô por baixo, usar roupas transparentes, deixar um zíper aberto, usar biquínis curtíssimos, calças muito justas ou minissaia, podem ter significado erótico para o rapaz, embora sejam feitas, às vezes, inocentemente pela garota, sem nenhuma consciência de seu significado.
Essas diferenças de comportamento têm efeito muito mais poderoso no relacionamento humano. É necessário compreendê-las e levá-las em consideração ao nos relacionarmos fisicamente com outras pessoas para que haja comunicação real e sadia.
Fonte: Idem, pp. 49-51
5) NÃO AUMENTE O FOGO
O jovem cristão que decidiu manter-se puro e seguir o plano de Deus, reservando as intimidades sexuais apenas para o casamento, não tomou uma decisão fácil, especialmente no mundo em que vivemos e nos dias atuais. Os instintos sexuais são fortes, reais e não desaparecem "sob comando". A sugestão, portanto é esta: não aumente o fogo.
Não complique o problema colocando-se em situações nas quais seja necessário constantemente aplicar freios, controlar-se para não ir a extremos. É emocional e fisicamente prejudicial colocar-se em situações nas quais você precisa constantemente acalmar emoções e instintos. Que situações são essas? O que deveria ser evitado pelos jovens cristãos que não desejam chegar ao extremo da intimidade sexual antes do casamento? Aqui estão algumas delas, todas conhecidas como resultado de pesquisas científicas.
- Conversas sobre assuntos sexuais. Isto é forte elemento de excitação. São as piadas e frases insinuantes, os comentários sobre atividades sexuais e seus detalhes....
- Vários estudos têm revelado que carícias abaixo dos ombros rapidamente levam ao ponto de não-retorno. Parece que as carícias abaixo dos ombros imediatamente predispõem a pessoa a ser controlada pela Relação Psico-Biológica em vez de controlada pela razão.
- Estarem a sós por muito tempo.
O relacionamento sexual pré-matrimonial impossibilita a pessoa de gozar a beleza total dessa ocasião. Ele priva o novo casamento de um dos mais fortes elos de ligação. Sexo antes do casamento sempre enfraquece o casamento. Basta observar o crescente números de divórcios nos primeiros meses após o casamento propriamente dito.
Deus planejou o casamento para ser belo e duradouro. Por isso é coerente com Seu caráter pedir a Seus filhos que se abstenham de qualquer coisa que prejudique esse esplêndido relacionamento.
Fonte: Idem, pp. 51, 52, 61
6) ESTABELEÇA OS LIMITES
O momento de decidir onde ficará o limite é quando a pessoa está a sós, em pleno controle da razão e de forma responsável e objetiva. Faça isto também. Tome uma decisão sólida e prometa, pelo poder de Deus, manter tal decisão e vigiar os limites estabelecidos.
Um importante detalhe é lembrar que os outros merecem o nosso respeito. Devemos sempre respeitar os limites dos outros. Jamais alguém deve forçar os outros ou tentar convencê-los de que seus limites são muito restritos. Respeito mútuo é fundamental numa amizade que deve amadurecer e crescer para que se tornem ambos "uma só carne".
Fonte: Idem, pp. 48,49
7) "EU NÃO DEFRAUDAREI NO MEU NAMORO"
1Tessal. 4:3-8: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus, e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defralde a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas cousas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim, em santificação. Destarte, quem rejeita estas cousas não rejeita ao homem, e, sim, a Deus que também vos dá o Seu Espírito Santo".
A palavra "defraudar" significa "excitar" ou "despertar desejos sexuais na vida de uma outra pessoa", que não podem ser satisfeitos dentro da vontade de Deus, que é o casamento.
O sentimento de culpa por causa de padrões errados no namoro pode ter efeitos negativos no casamento e ser a fonte de muita irritação e briga.
Fonte: Jaime Kemp, Namoro, Noivado, Casamento e Sexo, pp. 22, 30
8) HÁ OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO
A expressão física de afeto, carinho e amor é uma forma de comunicação, mas não é a única. A propósito, esta é uma das formas mais arriscadas de comunicação. Poderosa, sim, mas muito perigosa....
Existem outras formas de comunicação, além do contato físico. Muitos pensam que por estarem namorando têm o direito de estarem fisicamente próximos o tempo todo. Quando a preocupação no namoro está excessivamente voltada para o aspecto dos contatos físicos, normalmente a amizade sofre e não cresce.
A verdadeira amizade, seja no namoro, noivado ou até no casamento, é a que se desenvolve em vários aspectos. No aspecto social, espiritual, emocional, e não apenas físico. Um namoro sadio e realmente maduro se desenvolve nesses aspectos.
Fonte: José Carlos Ebling, Namoro no Escuro, pp. 47,48
Os jovens necessitam encontrar outras formas de cultivar a demonstração de afeto que não seja apenas a expressão física. Imagino neste momento algumas delas: cozinhar, estabelecer vários programas criativos especiais para ambos, como trazer livros da biblioteca e lerem-nos juntos, recortar temas interessantes de revistas e jornais que contribuam para o crescimento conjunto, ler trechos de um livro, numa área de interesse comum.
Fonte: Alberta Mazat, Aquela Sexta-feira no Éden, p. 144
CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo certa vez disse em Rom. 14:5: "Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente".
Creio nisso!
Você não deve ter a opinião dos outros, mas a sua própria. Creio que cada jovem cristão deve definir-se quanto a onde colocar o limite nos contatos físicos durante o namoro e noivado. Você é livre para escolher e para decidir!
Mas como essa posição de Paulo não o impediu de dar a sua própria opinião sobre tantos assuntos, quero concluir expressando a minha opinião.
Creio que os jovens cristãos terão amplas razões para serem reservados em suas expressões físicas de afeição, evitando antes do casamento qualquer coisa que possa ser considerada até mesmo como carícias "leves", e admitindo abraços e beijos somente nos estágios finais de um relacionamento e companheirismo maduros, e ainda assim, com reservas.
Creio que ir além é arriscar-se a tristezas, arrependimento, desapontamento, problemas e até mesmo à destruição de uma amizade que de outra forma poderia ser bela, edificante e permanente.
José Carlos Ebling, Namoro no Escuro, p. 61
:::::::::::::::::::::::::::::
Como vimos, o tema é interessante e muito importante na atualidade, onde a TV (novelas, seriados, filmes, programas humorísticos, etc.) colocam na mente da juventude de que o sexo deve ser desfrutado o mais cedo possível, e que os jovens "caretas" são os que não entram nessa onda.
Veja também:
- Jugo desigual - o que é?
- Dúvidas sobre disciplina na IASD
- Como deve ser um namoro cristão?
- Masturbação - o que saber?
- Orientações da DSA para quem vai se casar
Comentários
Gostaria de saber se é errado namorar com uma pessoa mais nova.
No caso ambos seriam adventistas e uma mulher mais velha poderia namorar um rapaz 8 anos mais novo que ela?
Ps: Não que essa situação exista, é só uma curiosidade!
Um abraço!
Certamente, esta diferença de quase 10 anos poderá trazer, no futuro, alguns problemas para o casal, especialmente pelo fato de a esposa ser a de mais idade.
Conheço casos em que deram certo, e também conheço alguns que não foram bem sucedidos. O principal a se observar em um namoro assim é o que os dois esperam do futuro, se têm ambições, sonhos, objetivos parecidos.
Também deve-se levar em conta que, um rapaz só estará pronto para entrar em um relacionamento assim se ele já estiver com uns 25 anos de idade, pelo menos.
Um adolescente de 16 anos, por exemplo, namorando uma jovem de 24, demonstrará que não tem o amadurecimento e o estilo de vida que ela gostaria em um possível marido.
Portanto, muitos fatores estão envolvidos para dizermos se um relacionamento com 2 pessoas que tenham uma diferença de idade entre elas dará certo.
Ore a Deus, converse com pessoas mais experientes (seu pastor distrital, por exemplo), e faça o que o coração e a razão mandarem.
A história do ladrão na cruz me ensinou que mesmo quando tudo, aparentemente, parecer ter chegado a o fim, a graça ainda poderá nos alcançar.
Não perca tempo com estas questões secundárias sobre a salvação. Detenha-se no estudo da Pessoa maravilhosa de Jesus, e você terá assunto para toda a vida.
Um abraço.
O melhor a se fazer, na minha opinião, é aguardar para que as circunstâncias permitam que se faça a coisa certa, da maneira certa... e no tempo certo.
Um abraço.
Gilson.
Portanto, se um casal pratica sexo antes do casamento religioso, e isso vem a público, eles perdem o sagrado privilégio de unirem suas vidas no altar de uma congregação Adventista do 7º Dia.
É por este motivo que a recomendação é de que o casamento civil seja o mais próximo possível do casamento religioso. Se possível, na semana que o antecede.
Um abraço.
Gilson.
Devido a problemas no passado, quando o casal casava no religioso e depois dava problemas para casar no civil, a Igreja recomenda aos pastores que só façam a cerimônia depois que tudo já estiver devidamente "oficializado" perante a legislação brasileira.
Sugiro que conversem com o pastor do seu distrito para verem a melhor alternativa no seu caso.
Um abraço.
Gilson.
EU GOSTARIA DE SABER SI A ALGUM PROBLEMA EM NAMORAR UMA MENINA DE 4 AMOS MAIS VELHA QUE EU.
OLHA PASTOR ESTAMOS COM MEDO DE NÃO SER DA VONTADE DE DEUS.
TEM PESSOAS QUE NOS FALAM QUE É PECADO MAIS AGORA ESTOU COM DUVIDA E AGORA OQUE NOIS PODEMOS FAZER???
Um rapaz de 18, por exemplo, tem ainda uma "idade mental" perto dos 16; enquanto que uma garota de 18 já está com uma idade mental perto dos 20. Neste exemplo, um rapaz de 18 namorando uma menina de 22, traria uma grande diferença de idade e objetivos de vida.
Por isso, se vocês já tiverem mais de 20 anos, então os seus objetivos de vida já estão mais parecidos: trabalhar, crescer na vida, constituir família, etc.
Resumindo, se você tiver mais de 20 anos, então não haverá problema em namorar uma garota 4 anos mais velha. Porém, se você ainda estiver na adolescência, então procure uma garota com uma idade mais próxima da sua (de preferência 1 ou 2 anos mais NOVA), para iniciar um relacionamento amigo, e que poderá futuramente se desenrolar em um namoro ou algo melhor.
Um abraço.
Gilson.
Portanto, creio que o melhor é não ficar "brincando" de fazer sexo, pois isso só levará a carícias cada vez mais intensas... lembre-se que Jesus ensinou que a contaminação sexual não se dá no ato em si, mas na mente.
Um abraço.
Gilson.
Muito Obrigado!!!
Como pai, eu não permitiria que minha filha se envolvesse em algo assim.
É a minha humilde opinião.
Um abraço.
Gilson.
Por fraqueza espiritual e falta de auto controle, durante o período do namoro eu e meu atual marido avançamos nas carícias e contatos físicos.
Hoje, convivo com imensa culpa e tenho dificuldades no nosso relacionamento sexual.
Sei que tudo isto é consequencia de minha falha mas, sei que Deus é o Deus da segunda chance e cheio de misericórdia para nos perdoar.
Gostaria de um conselho pastoral, par asaber como lidar com este sentimento e poder ter uma vida sexual tranquila e prazerosa.
Desde já muito obrigada
Uma vez que você e seu namorado já estão devidamente casados, esqueça o passado. Como você mesma diz, Deus já te concedeu uma nova oportunidade de salvação, e agarre-se a ela.
Procure fazer do seu casamento um momento especial para vocês, e você verá a beleza que é o sexo dentro da segurança e harmonia que só a união estável do casamento pode proporcionar.
Aproveite e veja aqui no blog alguns conselhos para as esposas, sobre como fazer do seu marido "um rei" dentro de casa.
Um abraço.
Gilson.
A pergunta que farei nao é exatamente neste tema, mas é importante para mim.
Pastor, minha namorada nao é adventista. Ainda assim o pastor poderia nos casar na igreja adventista? Eu nao quero me casar na igreja católica que ela faz parte. E se nos casarmos na adventista, eu seria removido do livro da igreja?
Peço que orem por ela, seu nome é Adriana Cristina. Pois sei que a oraçao do justo é poderosa. Que Deus possa iluminar o caminho dela e que ela possa vir a fazer parte dessa nossa família maravilhosa.
Uma outra dúvida que tenho é: Além do casal ser virgem, tem algum outro critério para ser permitido o casamento dos dois na igreja adventista?
Que Deus te abençoe Pr. E que o senhor continue fazendo este trabalho de evangelizaçao maravilhoso.
Um pastor adventista não pode realizar o casamento de um membro da igreja em jugo desigual, que seria o seu caso.
Sugiro que você analise muito bem a situação, pois casamento é para toda a vida, e por isso o passo tem que ser muito bem pensado.
Para o que casamento seja realizado na IASD, não pode ter havido envolvimento sexual prévio, nem jugo desigual entre o casal. O pastor pode até fazer o casamento de 2 católicos, se eles assim desejarem, mas não pode fazer de um adventista com alguém de outra denominação ou fé.
É assim que cremos da orientação bíblica.
Um abraço.
Gilson.
Um pastor adventista não pode realizar o casamento de um membro da igreja em jugo desigual, que seria o seu caso.
Sugiro que você analise muito bem a situação, pois casamento é para toda a vida, e por isso o passo tem que ser muito bem pensado.
Para o que casamento seja realizado na IASD, não pode ter havido envolvimento sexual prévio, nem jugo desigual entre o casal. O pastor pode até fazer o casamento de 2 católicos, se eles assim desejarem, mas não pode fazer de um adventista com alguém de outra denominação ou fé.
É assim que cremos da orientação bíblica.
Um abraço.
Gilson.
(No meu ponto de vista, as dificuldades vem pra todos, independentemente com ou sem sexo, os problemas na futura família que terão ou na vida mesmo em si, isso é normal, é natural, a vida é uma batalha que a cada dia procuramos vencer com Jesus. Não creio que Se tiver relação sexual quando se estão já no nivel de "noivos" acontecera esse mal todo.)
Aguardo uma resposta. Abraço.
Acho que você interpretou errado o assunto.
Leia melhor.
Um abraço.
Gilson.
Depois, é fechar os olhos, ouvidos e boca e seguirem juntos até o fim (rsrs).
De fato, creio que vocês ainda estão muito novos para assumirem um compromisso tão importante quanto o matrimônio. Pense muito bem nos defeitos que seu noivo tem, pois eles se agigantarão durante o casamento. E o mesmo ocorrerá com você. Aquilo que seu noivo não gosta em você hoje, mas que "tolera" devido ao romantismo, tenha certeza que será para ele algo insuportável depois de alguns anos de casados.
É claro que esta é uma "regra geral" que poderá não se tornar realidade se o casamento estiver fundamentado no amor verdadeiro, especialmente no amor que vocês sentirem por Jesus.
Sugiro que vocês procurem um pastor em sua região que goste (e saiba) trabalhar com casais, e façam um curso para noivos. É uma boa oportunidade para conhecerem as fragilidades do relacionamento, e também as "exigências" do casamento, e poderem analisar melhor se querem realmente tomar a grande decisão.
Uma boa dica é lerem juntos o livro "Lar Adventista".
Um abraço.
Gilson.
Busquem de Deus o perdão, e estejam certo que Ele quer o melhor para o casal.
Mas, um conselho de amigo: não se casem apenas devido a já terem praticado o sexo. Se você vir que ele não é o ideal para você, não hesite em acabar o namoro, enquanto há tempo.
Um abraço.
Gilson.
Pelo motivos que já mencionei em outros comentários a esta postagem, a IASD entende que seu casamento foi "selado" quando vocês realizaram a primeira relação sexual. Então, uma cerimônia religioso não teria mais nenhum sentido, conforme os princípios bíblicos.
Sugiro que conversem com o pastor do seu distrito, pois ele tem mais condições de analisar os detalhes do relacionamento atual de vocês.
Um abraço.
Gilson.
Sugiro que você converse com sua noiva sobre os efeitos nocivos dos temas abordados na novela. Esses programas são feitos exatamente com o propósito de "viciar" as pessoas, principalmente as mulheres. Os artistas e autores da Globo ganham muuuuuuuuito dinheiro para isso.
Porém, se você perceber que este será um problema para seu futuro lar, não exite em dar um tempo no relacionamento e repensar o casamento. Depois que disser "sim", e fechar olhos e ouvidos e aguentar os defeitos um do outro.
Um abraço.
Gilson.
por favor preciso tirar essa duvida.
Obrigado
:)
Um abraço
Gilson.
Devido a sua pouca idade (e a da sua pretendente), não creio que vocês estejam na idade de iniciarem um relacionamento neste âmbito.
Namoros que começam em idades muito "adiantadas" tendem a trazer sérios problemas para o casal, em especial opara a menina, principalmente se o namoro não der muito certo, e acabar logo.
Como pai, tenho uma filha de 14 anos e, sinceramente, não creio que ela esteja preparada para um relacionamento de namoro agora. Há muito que aprender ainda da vida, antes de se "amarrar" em alguém...rsrs
Portanto, caro jovem, sugiro que esperem um pouco mais, sejam amigos apenas, e vão se conhecendo dessa forma, sem a necessidade de entrarem em um relacionamento de namoro.
Um abraço
Gilson.
Acredito que a informação que você recebeu está equivocada.
Um abraço.
Gilson.
Com gentileza quero q vc responda a minha pergunta pastor...
Eu e minha Namorada somos adventistas e nos amamos mtt,
nós praticamos alguns tipos de carícias..
e eu quero saber é pecado eu e ella vivermos essa intimidade amorosa entre casais namorados?
o q devo fazer pastor??
eu e ella já conversamos mtt sobre isso e chegamos a conclusão de que não poderia ser pecado..
pecado seria se chegassemos a um ponto de querermos fazer sexo..
nós só queremos fazer sexo depois do casamento..
será q é um pecado se nós ficarmos só com essa intimidade até chegar o casamento pastor?..
confesso q isso não atrapalha e nunca atrapalhou o nosso relacionamento com o nosso Deus..
o q posso fazer pastor?
tenho duvidas pastor achei q pudesse continuar com essa intimidade,
mas sem rolar sexo no nosso namoro...
lembrando q nunca atrapalhou na nossa caminhada espiritual...
o nosso foco no momento concerteza é Deus!!!
por favor pastor responda a minha pergunta e tire essa dúvida de mim...
O pecado não está apenas na penetração, ou em atos mais "concretos" de atividade sexual. Dependendo das "carícias" que você admite que estão cometendo, pode, sim, se caracterizar como transgressão às orientações bíblicas sobre o assunto.
Sugiro que você parem com estes procedimentos, enquanto há tempo.
Leiam juntos o excelente livro "Namoro do Escuro", da Casa Publicadora Brasileira, que os ajudará em muito neste momento.
Um abraço.
Gilson.
Pastor me responda essa pergunta..
é fora do assunto, mas eu nunca encontrei uma resposta exata
e keria vc me ajudasse pastor..
eu e minha namorada somos primos,primos de 2° ou 3º grau, mas nós nos amamos mtt,
e eu kero q se vc puder me explique esse capítulo de levíticos (18:6)
é pecado eu namorar ou ter relações com a mulher q eu amo pastor?
Deus permite Casamentos entre primos pator?
Nós podemos nos casar na IASD??
Desde já agradeço pela atenção Pastor Gilson...
Ass: Marcos Araújo!!
Em virtude disso, a Igreja não poderia mais celebrar uma "cerimônia", uma vez que o casamento já foi "consumado"... entende?
O melhor a se fazer agora, seria oficializarem esta união, tanto no civil quanto no religioso, além de seu batismo. Enquanto não houver "publicidade" do relacionamento que vocês já mantêm.
O relacionamento sexual é um dos temas mais complexos de toda a Bíblia, pois envolve princípios que Deus considera como imutáveis e de consequências eternas.
Sugiro que conversem com o pastor da igreja que seu namorado faz parte, e tenho certeza que ele terá melhores condições de orientá-los, já que conhece mais de perto a situação de vocês.
Um abraço.
Gilson.
A IASD não proibirá seu casamento com sua prima, mas vocês precisam ter consciência de que seus filhos poderão nascer com sérias limitações físicas em decorrência disso.
Um abraço.
Gilson.
Boa noite, Li alguns comentários e fiquei com duvidas,pelo que entendi se um casal caiu em pecado sexual e a igreja toda soube ele não pode se casar na igreja. se ele cometeu este pecado e foi disciplinado , tambem não pode casar na igreja, ele só pode casar na igreja se : o casal se arrepender, nao praticar e ninguem alem dele e Deus saber? então pra que existe a disciplina? pra gente nao repetir o erro e ser exposto, mas mesmo assim o casal sera "castigado" sem poder ter csamento religioso? isto nao levaria muitos casais a pecarem e deixarem o pecado oculto? não seria um problema maior?
Quanto à igreja, só depende de você este retorno, pois certamente seus irmãos te receberão de braços abertos. Utilize seu testemunho para ajudar outras jovens a não caírem nos mesmos erros que você caiu.
Um abraço.
Gilson.
O fato deste casal não poder se casar na igreja, com uma cerimônia religiosa, não tem nada que ver com "disciplina", como já expliquei nos comentários anteriores.
O objetivo da disciplina é duplo: levar o pecador (ou pecadores) a refletirem sobre seu pecado, e proteger o "bom nome" da Igreja de Deus. Não tem nada que ver com "castigo" pelo pecado!!!
Um abraço.
Gilson.
1º - o namoro é um passo em direção ao casamento. Ninguém deve namorar por namorar. O nome disso é "ficar", e não é próprio para um jovem cristão.
2º - o namoro não deve durar muito tempo, sem evoluir para um noivado ou casamento, para que as tentações sexuais não fiquem em níveis quase "insuportáveis", tanto para o rapaz quanto para a moça.
3º - nenhum jovem (rapaz ou moça) deve se casar sem que antes tenha amadurecido em sua vida profissional, escolar ou religiosa. Ou seja, não se aconselha casar muito jovem.
Portanto, levando-se em conta estes três princípios, eu diria que um jovem não deveria pensar em namoro antes dos 17 ou 18 anos de idade.
Os motivos pelos quais penso assim?
Estão aqui no blog.
Um abraço
Gilson.
Devo deixa-lá e manter-me sozinho para evitar uma separação mais tarde e mais sofrimento? Eu amo ela, mas amo mais Jesus, quero ir pro céu.
Não seria justo agora, simplesmente, deixá-la de lado com o pretexto de que ela não será boa companheira. Você não pensou nisso na hora do sexo, não foi?!
Sugiro que conversem sobre o assunto, ajude-a a esclarecer possíveis dúvidas sobre a questão da fé.
Porém, se mesmo depois de tentar você verificar que o relacionamento não dará certo, é melhor que acabe agora do que entre no casamento com o sentimento de que ele estará falido.
Um abraço
Gilson.
Quanto às carícias no namoro, a Bíblia proíbe o contato sexual. Portanto, tudo aquilo que possa levar ao desejo pelo sexo deve ser evitado. O exemplo que você citou (sentar no colo do namorado) demonstra que o desejo entre vocês está aumentando... cuidado!
Sugiro que estudem mais sobre o namoro cristão. Por exemplo, leiam o livro Lar Adventista, juntos... Creio que será bom para vocês.
Um abraço
Gilson.
Obgd e Deus abençoe
Portanto, sugiro que vocês casem também no religioso, para poderem receber o benefício desta importante cerimônia.
Um abraço
Gilson.
Não diria que seja "pecado", mas considero uma tremenda imprudência. Sugiro que procure o pastor do seu distrito e converse com ele sobre o assunto. Acredito que existam alguns detalhes do seu caso que você preferiu não revelar aqui, mas que certamente ele poderá ajudá-lo(a) mais adequadamente.
Um abraço
Gilson.
parabéns e obrigada.
È a primeira vez que acesso o BLog, e achei muito instrutivo, gostaria de perguntar:
Devido uma união sem a celebração do matrimônio,e com um filho a caminho, um casal, que não faz parte da Igreja Adventista, poderia se batizar e casar nela?
Este casal convive a 5 anos, mas quer ter uma vida com Deus.
Aguardo seu posicionamento e aconselhamento.
Obrigada!
jucabacana@hotmail.com
Um abraço
Gilson.
Sugiro que você procure seu pastor e veja com ele a melhor solução para esta situação.
um abraço
Gilson.
No meu caso namoro a a 1 e 7 meses com um rapaz que é músico, sendo o mesmo da igreja católica na qual fazemos parte de alguns movimentos, mas o problema é que ele viaja muito pra longe com uma banda de Forró. Minha dúvida é, vale apena seguir em frente nesse relacionamento pelo fato dele viajar pra tocar em uma banda que nao seja da igreja?
minha mãe é a favor do namoro e outros dizem que nao vai dar certo o nosso casamento pelo fato dele viajar muito.
Queria saber sua opinião, será que tem tudo pra mim ser infeliz se eu casar cm ele?
Obrigada!
em primeiro lugar na vida dela, sempre disposta, me ama muito e é aberta até para virarmos missionários.
Só que eu não sou apaixonado por ela, eu gosto de ficar perto dela, mas não há nada que me faz sentir aquele embrulho gostoso no estomago, aquela coisa que nos impulsona a querer estar perto dela ou a fazer coisas bonitas etc e quando há algo errado, facilmente peco o pouco encanto que tenho por ela.
Estou há mais de um ano com ela, teve momentos que me senti muito bem ao lado dela, tendo claramente amor por ela, baseado na razão, até tive vontade de casar e ter uma família com ela.
Mas qualquer problema que acontece, me gela o coração, não sinto nem vontade de abraçar ela, nem nada aí é um esforço absurdo pra voltar ao normal, que nunca é o que eu espero, apenas normal.
Tudo isso porque ela não é o "padrão" de menina(parte física) que eu sempre gostei.
Eu sei que isso é uma questão aprendida, eu tenho clamado a Deus pra remover
certas coisas da minha mente mas até hoje nada.
Hoje, diferente do passado, nós honramos a Deus com o nosso namoro.
Tenho medo de tomar uma decisão de casar e ser infeliz, mas ao mesmo tempo
fico pensando se Deus vai mudar isso em mim pra eu ter isso com ela.
Não sei o que fazer, tenho estudado sobre o assunto, sei que não posso basear em paixão, mas não quero ser que nem meus pais que não sentem paixão um pelo outro, é só aquela coisa fria entre os dois, mas dizem ter amor.
Estou clamando a Deus por ajuda, mas tudo o que vejo é um silêncio ou respostas confusas.
Se puder me ajudar, ficarei eternamente grato.
Att.
Gostaria de saber se eh correto, por exemplo, casar para que seja possivel realizar relação sem que este ato seja pecado?
Esse nao eh o único motivo mas eh um deles!
Pois ha uma passagem na Bíblia da qual nao me recordo agora, que diz em resumo, se dor p ficar em fornicação casem-se logo ou entao separem-se!
Gostaria de ouvir sua opinião! Tenho 28 nos e meu namorado 23, namoramosja 9 meses e ambos sao adventistas
Agradeco sua atencao e fico na espera de resposta :)
Sim, existe uma idade "correta"... É aquela na qual você já tem condições de assumir um compromisso sério.
Como você ainda é muito jovem, dedique-se aos estudos, e futuramente estará em condições de se envolver em um relacionamento amoroso.
Um abraço
Gilson.
Analise melhor se este rapaz é mesmo aquele varão que Deus escolheu para você. Tem ele os mesmos sonhos? os mesmos planos de vida? a mesma devoção e fé?
Um abraço
Gilson.
Garotas bonitas existem muitas (e nas Igrejas Adventistas principalmente), mas você deve escolher como sua companheira para o resto da vida aquela que seja sua "auxiliadora" no Caminho rumo ao Céu... e você deve ser o mesmo para ela.
Se sabe que não a ama, não insista, não alimente expectativas nela.
Um abraço
Gilson.
Sugiro que parem de praticar o sexo enquanto estiverem solteiros, peça perdão a Deus pelo ocorrido, arrependa-se, e fique firme na decisão de praticar o sexo só depois de estarem casados. Se a situação não trouxe escândalo (ou seja, não se tornou pública), não há porque ser disciplinado. Se vocês se mantiverem sem sexo até o casamento, ai poderão se casar na igreja, depois que ela for batizada. Mas lembre-se que a pessoa mais indicada para dar um veredito final é o pastor do seu distrito, pois ele é quem conhece vocês dois com mais detalhes.
Um abraço
Gilson.
Deus perdoa e esquece... e foi isso que aconteceu com vocês.
Sejam felizes juntos, casem-se (se virem que é o melhor para ambos) e não pensem mais no passado.
Um abraço
Gilson.
Se você não mantiver firme o propósito de esperar até o casamento para terem um relacionamento mais íntimo, o namoro de vocês não vai receber a bênção do Senhor, e o que acontecer pode ter consequências eternas e sofridas. Resista hoje... Se ele te ama de verdade, saberá esperar, e vai te ajudar a esperar também.
Um abraço
Gilson.
Sugiro que você o aconselhe a conversar com algum líder mais experiente e no qual seu namorado confie. O pastor, ancião, professor dos jovens, etc. Evite você mesma ficar conversando com ele sobre este assunto, pois poderá apenas alimentar as fantasias dele.
E seja firme! Não pense em praticar sexo com ele apenas para "ajudá-lo", ou coisa parecida. A experiência tem mostrado que um rapaz que fica viciado em pornografia será um marido com o mesmo vício, e casamentos são desfeitos aos montes por esta razão.
Busque de Deus a sabedoria, e a resposta sobre se deve continuar ou não com este namoro.
Um abraço
Gilson.
Mas, é claro que toda regra tem exceções. É necessário muito diálogo, oração e CERTEZA de que Deus uniu o casal verdadeiramente.
Sugiro que procurem o pastor ou um líder mais experiente em quem vocês confiem, pois ele poderá dar um aconselhamento mais preciso, já que conhece vocês.
Um abraço
Gilson.
Sugiro que se dediquem mais aos estudos, aos trabalhos na igreja, e mantenham um relacionamento apenas enquanto puderem fazer isso sem se envolverem com carícias mais "quentes".
Noivar, casar, etc.... deixem para depois... daqui há alguns anos vocês voltam a pensar nisso.
Orem ao Senhor, e conversem com o pastor do seu distrito, ou líder de jovens da sua igreja... Provavelmente eles poderão dar um conselho mais apropriado à situações de vocês.
Um abraço
Gilson.
Estou namorando faz 3 meses nós dois somos adventista.
Ontem ele me falou que queria passar a mão nas minhas partes íntimas mais sem levar ao sexo. Obviamente não deixei.
Mas gostaria de saber isso é pecado?
E se é pecado tbm passar a mão na bunda e nas coxas?
Portanto, o que seu namorado está te propondo não é digno de um casal de jovens cristãos. Fuja!
Um abraço
Gilson.
Se vcs forem de denominações diferentes, então fatalmente terão problemas envolvendo o "jugo desigual" em algum momento do casamento. Estes problemas serão mais acentuados se as denominações tiverem uma teologia muito diferente entre si. Por exemplo: Adventista x Pentecostal.
Se vcs forem da mesma denominação, mas apenas moram em bairros diferentes, então quando se casarem e passarem a morar juntos, isso se resolverá.
Um abraço
Gilson.
Se necessário, peçam auxílio do pastor ou de algum líder jovem de sua igreja. Talvez você seja a força que Deus usará para reavivar a fé do seu namorado.
Quanto a acabar o namoro, uma vez que já tiveram um envolvimento sexual prévio, veja se não seria melhor dar uma oportunidade para que o relacionamento continue, e chegue ao casamento. Se não for possível, ou se você perceber que seu namorado não é o homem que o Senhor escolheu para você, então será melhor acabar o relacionamento agora (mesmo com as consequências com a prática sexual prévia possa trazer), do que casar e viver infeliz para o resto da vida. Neste caso, também sugiro que converse com seu pastor, ou com algum outro líder em quem você confie... Deus te dará a sabedoria necessária para tomar a decisão mais acertada.
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Um abraço
Gilson.
A experiência já me mostrou que só existe UMA maneira de deixarmos nossa fé sempre viva: trabalho missionário. Quem fica na igreja apenas ouvindo sermões, tende a ser muito vacilante na fé. O que acha de convidar seu namorado para participarem juntos de algum evangelismo nas próximas férias?! Converse com seu pastor distrital, e ele te ajudará nesse ponto.
Um abraço
Gilson.
Comecei a namorar 3 anos antes de entrar para a IASD, entrei e me batizei no começo deste ano. Mês passado fiquei noiva. Tive algumas conversas com o Pastor e ele perguntou se eu já havia tido relações com meu noivo e eu disse que sim(tive antes de entrar pra igreja e descobrir que era errado), então ele disse que eu não poderia me casar com vestido branco, que não poderia haver cerimônia e nem pedir benção. Ele disse que poderia haver apenas uma "confraternização" com os amigos e familiares, ou seja, chamar todo mundo para comer algo e conversar. Eu não quero assim! Fiquei muito triste! Eu realmente não sabia! Eu achava que ter relações sexuais antes do casamento era apenas algo romântico e tradição dos antigos, eu não sabia que aos olhos de Deus era errado. Agora eu sei... Eu sei e entendo que não posso me casar de branco mas ...e de um vestido de outra cor, pode? E quer dizer que por causa disso eu não posso ter uma cerimônia? Meu pai não poderá me levar ao altar ? Responda o quanto antes! Por favor! Obrigada!!!
Sinceramente, seu namoro tem tudo para dar errado, caso esta situação de jugo desigual continue, e vocês venham a se casar.
Acredito que Deus já abriu seus olhos sobre isso... mas você precisa querer enxergar.
Um abraço
Gilson.
Infelizmente, fazemos algumas escolhas na vida que nos levam a grandes consequências, e esta questão é uma delas.
Sugiro que leia meus comentário aqui no blog, para tentar compreender um pouco o que o seu pastor te falou.
Um abraço
Gilson.
Com relação a casar na igreja, será necessário conversarem a respeito com o pastor que for realizar a cerimônia. É comum que se pergunte ao casal de noivos sobre seu relacionamento durante o namoro/noivado... Se o pastor perguntar, não mintam. Falem a verdade, mesmo que as consequências sejam "radicais"...
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gilson.
Eu tô frequentando a Igreja adventista agora é eu conheci a verdade, me arrependi de tudo que fiz de errado. eu namoro a 1 e 8 meses e eu amo muito minha namorada já traí ela é pedi perdão a Deus e nunca mais pratiquei tal ato.. Agora vem oque tá me deixando assim tão triste e com remoso, ela é virgen e presa muito que aconteça tudo no tenpo de Deus e eu também quero assim, mais eu não só mais virgen e ela não sabe eu já me arrependo de não fala pra ela mais eu não consigo eu chego perto dela eu não consigo disser a verdade disser que eu não só mais virgem eu amo ela é sei que isso pode custa o fim do nosso relacionamento,. Oque eu faço como eu devo agir me ajuda eu não quero magua lá mais e tábem não quero termina.
Sugiro que peça sabedoria a Deus, e converse com sua namorada sobre o assunto. A reação dela vai dizer se vocês devem, de fato, assumirem um compromisso para o resto da vida.
Um abraço
Gilson.
pq tive a decisão de me batizar e infelizmente nós estávamos praticando fornicação
para a situação não ficar pior resolvi terminar
nós começamos o namoro por um impulso mal nos conhecíamos
infelizmente tomei a decisão de terminar
mais ela está sofrendo muito o que faço?
Eu tenho vontade de participar das coisas da igreja e não quero mais errar
decidi ser fiel a Deus
fiz errado? em faze lá ela sofrer?
É exatamente para evitar situações como a que você descreve, que o Senhor desaprova o sexo antes do casamento. Como você diz, as coisas acontecem por impulso, sem sentimento verdadeiro, e o resultado é esse mesmo: mágoas, decepções e sofrimento, principalmente por parte da garota.
Sugiro que você converse com ela, e diga o porquê de que agora você deseja viver de forma diferente, sob as orientações de Deus. Mostre a ela que Deus reserva o sexo para depois do casamento, apenas, e que um casal não precisa da prática do sexo para "provar" sentimento um para o outro... Quem sabe ela não se torna sua primeira alma para Jesus?!
Um abraço
Gilson.
Se o pastor que vocês escolheram para oficiar o casamento perguntar sobre algum tipo de relacionamento entre vocês, sugiro que digam que ocorreu no passado, mas que não tem ocorrido mais, e se manterão assim até o casamento. Deixe que Deus aja no coração do pastor, e que ele decida sob inspiração divina.
Um abraço
Gilson.
Um abraço
Gilson.
Se eles se arrependeram verdadeiramente, suplicaram o perdão do Senhor e abandonaram a prática da fornicação, então Deus lhes perdoa e eles não precisam falar do ocorrido para ninguém. Poderão casar com toda a pompa e simbolismos que desejarem.
Entretanto, caso o pastor pergunte por ocasião da entrevista aos noivos, eles devem falar a verdade, e aceitar as consequências que possam vir, por mais "duras" que elas sejam. O mesmo vale para o fato de alguém ficar sabendo do envolvimento do casal, e isso se tornar escândalo para a igreja.
Todo pecado tem perdão... Mas nem sempre Deus nos livra de suas consequências.
Um abraço
Gilson.
O que o senhor nos aconselha? Acha que se continuarmos, ela estará descumprindo o mandamento de honrar pai e mãe, sendo que os motivos da mãe dela são irrelevantes, pois sou adventista?
Você está enfrentando os problemas que vêm em virtude do jugo desigual, infelizmente.
Não tenho como opinar com total certeza, mas acho muito difícil que você consiga fazer com que sua namorada aceite a fé Adventista antes de se casarem. Ela já tem 19 anos, e já deveria ter maturidade suficiente para mostrar à mãe dela o porquê de estar se decidindo pela fé Adventista.
Talvez, o melhor caminho seja você fortalecer o estudo da Palavra com sua namorada, mostrando a ela qual a Igreja que a Bíblia apresenta como a remanescente do Senhor (cf. Apoc. 12:17 e 14:12). Deixe que ela mesma tome a decisão.
Entretanto, permita-se ser sincero com você em um ponto: o jugo desigual não traz boas experiências para a vida do jovem Adventista. Analise se, de fato, este relacionamento está sendo guiado pelo Senhor, e veja se você não corre o risco de perder sua fé.
Sugiro que procure o pastor do seu distrito, ou algum outro líder de sua confiança, e veja mais orientações sobre como vencer esta etapa.
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Um abraço
Gilson.
A Bíblia não menciona este "mínimo de diferença" de idades para um relacionamento sadio.
O que sabemos é que um jovem só está preparado para iniciar um relacionamento após a adolescência, ou seja, por volta dos 20 anos. É quando tanto a moça quanto o rapaz já começam a pensar no futuro, e assim estarão aptos a escolher com sabedoria aquele(a) que podem ser sua companhia para o resto da vida, uma vez que cristão não namora por namorar, mas já o faz pensando no casamento.
Se você tem menos de 20 anos, então 7 anos de diferença pode ser muito grande, uma vez que ele já estará pensando em coisas diferentes de você.
Sugiro que converse com seu pastor distrital, e veja a opinião dele sobre o rapaz que você está em mente.
Um abraço
Gilson.
Infelizmente o pecado tem mesmo este poder de nos enganar, iludir e depois nos jogar no poço da angústia e do sofrimento. Assim como aconteceu com você e seu namorado, muitos jovens têm caído no mesmo abismo.
Creio que você tem a vantagem de estar em um lar onde há pessoas tementes a Deus, e que saberão pedir sabedoria dEle para darem o melhor andamento para esta situação.
Não tenho como opinar sobre a maneira de sua igreja proceder nestes casos, mas sei de uma coisa com TODA CERTEZA: Deus perdoa todo e qualquer pecado que confessamos e entregamos em Suas mãos, com arrependimento sincero.
Se você já pediu perdão, creia que o recebeu e levante a cabeça. As consequências do pecado podem ser dolorosas (e o Senhor nem sempre nos livra delas), mas com Jesus e o apoio da sua família você voltará a sorrir.
Um abraço
Gilson.
É muito difícil dizer o que você deve ou não fazer, pois não os conheço e não sei o que se passa no coração e na vida de sua família.
De modo geral, o que sei é que um relacionamento que começa mal tende a ter muitos problemas no futuro. Mas tudo se resolve, quando colocamos Jesus em primeiro lugar em nossa vida.
Converse com Deus, e peça que Ele te mostre o que fazer. Também sugiro conversar com seu pai, pois deve ser um homem sábio e com coração zeloso pelo seu bem-estar. Creio que ele terá melhores condições de te aconselhar do que eu.
Um abraço
Gilson.
O tempo entre o casamento no civil e religioso pode ser maior?
De alguns meses por exemplo?
Se o casal casa no civil, e apos isso o pastor da a bênção como tem que ser mais por questoes financeiras o casal so pode fazer a festa do casamento meses depois, eles não poderiam fazer essa festa do jeito que querem? Com daminhas, padrinhos, do jeito que é um casamento? Porque nao pode? O casamento nao sera na igreja, será no espaço de festa
Obrigada
a cerimônia religiosa só tem sentido se o casal ainda não praticou sexo entre si. Uma vez que já estejam vivendo juntos, após o casamento no civil, a cerimônia religiosa seria um mero "teatro".
Sugiro que procure o pastor que oficiaria esta cerimônia para ver a opinião dele sobre o caso, levando em conta a cultura da igreja local, pois ele é a pessoa indicada para dizer se esta situação causaria algum tipo de "escândalo" juntos aos irmãos.
Um abraço
Gilson.
Desejo saber se o nome do livro é mesmo, Idem? E quem é o autor (a)?
No mais, desejo saber de forma aprofundada sobre: Beijo de língua, mordida no pescoço, mordida na orelha, cheiro na orelha, beijo no cangote, beijo no pescoço, carinho na nuca, mordida nos lábios.
Quais das coisas acima podem ser feitas no namoro, no noivado e no casamento?
Por fineza, envie fontes, referências, livros que falem sobre isso de forma mais clara possível.
Agradeceria mais ainda se o senhor pudesse escrever somente sobre os itens que citei acima.
Enfim, desejo parabenizá-lo por este artigo!
A indicação "idem" significa que a obra de referência é aquela citada imediatamente antes, no caso, o livro "Namoro no Escuro".
Sugiro que leia os livros citados na postagem, pois certamente responderão às suas dúvidas.
Outra excelente fonte, é o site dos jovens na Divisão Sul-Americana:
http://www.adventistas.org/pt/jovens/
Um abraço
Gilson.
Obrigado!
Creio que tudo vai depender do sentimento que os une.
Sugiro procurar o pastor do seu distrito para ver a opinião dele sobre a situação, uma vez que ele conheço o casal e tem muito mais propriedade para opinar neste tipo de situação.
Um abraço
Gilson.
bom o meu noivo ja foi casado, e como fruto desse casamento tiveram um filho, mas, por um motivo bem delicado tiveram que se divorcia.
a minha pergunta é.
devido ao fato dele ja ter tido 1 folho nos poderemos nos casar na igreja? ou somente no civil?
ja li vários cites e nao vi nada a respeito disso.
obg!
Vai depender do motivo que levou ao divórcio do seu noivo.
Sugiro que procure seu pastor distrital e veja a orientação dele sobre o caso, pois somente ele pode analisar os detalhes do relacionamento anterior e atual do seu noivo, e opinar sobre a possibilidade de vocês se casarem em uma cerimônia normal na IASD.
Um abraço
Gilson.
Fico feliz em saber que você aprecia o conteúdo do meu blog... obrigado.
Sobre sua dúvida, já assisti vários casamentos realizados fora do tempo. Creio que você só precisará conversar previamente com o pastor oficiante e com a secretaria da sua igreja local.
Desejo que sejam muito felizes.
Um abraço
Gilson.
Gostaria de saber se isso atrapalharia nosso relacionamento
E se isso é normal na vida dos jovens?
E se nós estamos colhendo uma fruta podre de um divórcio !no futuro
Se você puder repassar seu whats eu esplicarei melhor
Suas dúvida são respondidas no texto e nos comentários acima. Como é dito na postagem, as carícias podem conduzir (e sempre conduzem) a desejos cada vez mais fortes, levando à prática do sexo mesmo sem haver a penetração.
É um erro achar que sexo é apenas se acontece a penetração, pois o próprio Jesus mencionou que com um simples pensamento, já podemos estar no adultério.
Sugiro que vocês sigam as dicas apresentadas no texto da postagem, e evitem ficar sozinhos em lugares que favorecem a prática de carícias pesadas.
Aprenda da respeitar sua namorada, e conversem juntos sobre a importância de ambos se manterem fieis a Deus antes, durante e depois do casamento.
Um abraço
Gilson.
Se o interesse em apressar o casamento for apenas pelo sexo,creio que não seria uma boa saída.
Legalmente falando, não há nada que os impeça de casarem e morarem em lares diferentes por enquanto... mas isso só aumentará o problema, na minha opinião, e sua igreja local pode ver como mau testemunho.
Sugiro que conversem com seu pastor, que conhece vocês e sua congregação, e vejam a opinião dele.
Casar é muito bom... mas deve ser uma decisão 100% certeira.
Um abraço
Gilson
Se o interesse em apressar o casamento for apenas pelo sexo,creio que não seria uma boa saída.
Legalmente falando, não há nada que os impeça de casarem e morarem em lares diferentes por enquanto... mas isso só aumentará o problema, na minha opinião, e sua igreja local pode ver como mau testemunho.
Sugiro que conversem com seu pastor, que conhece vocês e sua congregação, e vejam a opinião dele.
Casar é muito bom... mas deve ser uma decisão 100% certeira.
Um abraço
Gilson
Um abraço
Gilson
Deus abençoa, mesmo que o casal tenha praticado fornicação... a diferença está na cerimônia, pois se praticaram o sexo antes do casamento, este não poderá mais ocorrer na igreja, sob a direção de um ministro ordenado.
Um abraço
Gilson.
Sugiro que conversem com seu pastor distrital para verificar alguns detalhes sobre a realização da cerimônia nestas circunstâncias.
Um abraço
Gilson.
Você e sua namorada poderão, sim, se casarem na IASD, independente do seu passado, pois o Senhor não leva em conta o tempo em que a gente não conhecia a doutrina bíblica.
Vocês só ficarão impedidos de se casarem sob a bênção de um ministro Adventista se praticarem o sexo entre si, antes do casamento.
Um abraço
Gilson.
Por isso é condenável perante Deus o sexo antes do casamento, especialmente da forma banalizada como existe hoje na sociedade.
Mas, Deus só leva em conta os nossos pecados depois que ficamos entendendo sobre eles.... ou seja, a partir do momento em que você sabe que o sexo só deve existir dentro do casamento, então você passa a ser devedor se praticar a fornicação.
Um abraço
Gilson.
16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Quer dizer que mesmo que um homem faca sexo con una prostituta ele esta casado com ela ainda que ela tenha se envolvido con outros homens, so porque ele conhece a verdade em relacao ao sexo?
E outro detalhe, uma mulher que se prostituir no passado apos ela conhecer Jesus, e considerada como virgem espiritualmente, por exemplo, Raabe?
Quanto à "virgindade espiritual", isso não existe nas Escrituras.
Um abraço
Gilson.
Deus não leva em conta o tempo da ignorância, e nos dá um novo coração, quando nos convertemos de verdade.
Um abraço
Gilson.
Se o pastor perguntar algo a respeito do assunto por ocasião dos preparativos, vocês devem ser sinceros e falarem a verdade... a decisão que o pastor tomará depende da forma como ele analisar a questão.
Orem ao Senhor, peçam sabedoria para agirem da forma acertada, e estejam preparados para as consequências que vierem, sejam boas ou más.
Um abraço
Gilson.
Aos 16/17 anos, a maioria das pessoas ainda não amadureceu (física, mental, financeiramente, etc.) para se casar... por isso que namorar muito cedo pode trazer sérios problemas, e o mais comum é o sexo, uma vez que vivemos em um mundo que "empurra" o adolescente cada vez mais cedo para a erotização.
Se vocês resolverem mesmo iniciar um relacionamento, que seja segundo a Palavra de Deus (veja os conselhos que coloquei nesta postagem e outras do mesmo tema)... com muito diálogo, respeito mútuo, "juízo" e, acima de tudo, temor a Deus.
Já vi casais que iniciaram um romance aos 16 anos e ficarem juntos por décadas a fio... mas já vi também (e em maior quantidade), casais que começam nesta idade a se relacionarem, perdem o rumo, e as vidas ficam marcadas (negativamente) para sempre!
Orem ao Senhor... é sempre dEle a melhor orientação.
Um abraço
Gilson
Como vc diz que não houve mais envolvimento, e que agora estão arrependidos e se preparando para o casamento, tenha fé que Deus lhes perdoou e lhes concedeu nova oportunidade. Ninguém precisa saber dos nossos pecados perdoados. Não há motivos para que vocês não possam se casar normalmente, se estão mesmo longe de novos envolvimentos sexuais.
Quanto ao sexo oral, é um tema polêmico, pois não está claramente delineado nas Escrituras. De modo geral, os Adventistas acreditam que se trata de uma prática sexual sim, mas sem a mesma "conotação" de um relacionamento com penetração, que seria mais próximo do que a Bíblia chama de "uma só carne".
Na dúvida, o ideal é se abster de toda prática que venha a incitar o desejo e provocar tentações para algo mais intenso.
Caso ainda não conheçam, sugiro a leitura do excelente livro "Namoro no Escuro", que trata desse tipo de dúvida e de como se manter longe das perigosas tentações do período pré-casamento.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gilson.
Como é a entrevista com o Pastor antes do casamento? O que é perguntado?
Iremos casar no final do ano em uma chácara, onde a cerimônia será realizada por um pastor da IASD. Nós tivemos momentos de carícias pesadas mas não chegamos ao ato sexual de fato, porém nós nos arrependemos. Ninguém sabe. Temos que confessar para o pastor o que ficou no passado, mesmo que não seja público? Que perguntas ele irá fazer? Temos medo dele não querer celebrar nosso casamento devido a erros do passado.
De um modo geral, as perguntas giram em torno do relacionamento do casal durante o namoro e noivado, e como está a maturidade deles para o casamento, uma vez que os Adventistas acreditam que ele deve ser para sempre.
É possível que o pastor pergunte algo sobre o envolvimento sexual de vocês. Sugiro que sejam sinceros e falem a verdade. O pastor pode entender que não houve quebra do mandamento, e realizar o casamento de vocês... ou não. Por uma questão de consciência, ele pode entender que não deve celebrar a cerimônia, por entender que você violaram a santidade do sexo. O pecado sempre traz consequências, e devemos nos preparar para enfrentá-las.
Ore ao Senhor por sabedoria, tanto para vocês quanto para o pastor que oficiará seu casamento. Entregar nas mãos do Senhor sempre será a melhor saída.
Um abraço
Gilson.