Quer crescer em 2009? Então ore mais!

A DIFERENÇA É A ORAÇÃO!
Autor: Pr. Emílio Abdala (SALT_IAENE)

Cinco recém graduados estudantes de teologia visitavam Londres, emocionados com a oportunidade de ouvir algum destacado pregador antes da sua ordenação para o ministério. O forte sol de verão os castigava, enquanto aguardavam que as portas do tabernáculo de Spurgeon fossem abertas, a mesma igreja do mais famoso pregador daquele tempo.

Um estrangeiro se aproximou deles e lhes disse: "Enquanto vocês estão esperando, não gostariam de ver o sistema de aquecimento da igreja?".

Ver o sistema de aquecimento em um dia abrasador de julho era a última coisa que eles tinham em mente, mas aceitaram o convite. Foram conduzidos alguns degraus abaixo para uma porta no subsolo. O guia abriu a porta e sussurrou em tom baixo: “Este é o sistema de aquecimento de nossa igreja”.

Os jovens pastores viram diante deles 700 pessoas ajoelhadas em oração, suplicando as bênçãos de Deus para a reunião evangelística que seria conduzida no salão superior. O guia desconhecido se apresentou como o próprio Charles Spurgeon. O ministério de Spurgeon foi poderoso por causa da oração.

Em nossas vidas, em nossas e em nossas igrejas podemos fazer escolhas: por que usar um lápis, se tem acesso a um computador? Por que andar se você pode voar? Por que permanecer sem poder em nossas vidas ou igrejas, quando o potencial é tão grande?

Spurgeon disse certa vez: "Quando Deus deseja fazer uma grande obra, ELE primeiro coloca Seu povo para orar".

Max Lucado também se expressou, assim: "Quando nós trabalhamos, apenas trabalhamos. Mas quando nós oramos, Deus trabalha!".

A oração faz toda a diferença na obra de Deus, e há muitos exemplos que demonstram este principio:

1. Pedro - Pregando a nova mensagem do Evangelho em Jerusalém - em 30 AD .
• Resultado: 3.000 almas foram convertidas em um único dia.
• O segredo: Os discípulos tinham orado por 10 dias. "Hoje, nós oramos por 10 minutos, pregamos por 10 dias e apenas 3 se convertem" (John Maxwell).

2. Willian Carey - Considerado o "Pai das Missões Modernas", pregou na Índia a partir de 1792.
• Resultado: Por 42 Anos ele pregou e viajou, e traduziu partes da Bíblia para 25 dialetos indianos. No final da vida, Carey havia traduzido a Bíblia para a terça parte dos habitantes do mundo.
• O segredo: Carey tinha uma irmã deficiente física que era sua companheira de oração. Ele a escrevia semanalmente com seus pedidos de oração, e ela orava todos os dias por ele.

3. Charles Finney - O grande avivalista, pregou em Rochester e New York na década de 1850.
• Resultado: 10% de toda a cidade se converteu (1.000 pessoas em um só lugar, em um ano). Em Boston, 50 mil fizeram a decisão de se dedicarem a Deus em apenas uma semana. 85 de cada 100 que se convertiam sob a pregação de Finney permaneciam fiéis a Deus. Uma estimativa diz que ele foi responsável por meio milhão de conversões durante sua vida.
• Segredo: Ele tinha um companheiro de oração, Abel Clarey, que viajava com ele, e dedicava tempo integral a orar pelo ministério de Finney. Enquanto Finney pregava, ele continuava prostrado em oração. Finney admitiu posteriormente que sua pregação teria sido ineficaz sem Abel Clarey e outros companheiros de oração.

4. Dwight L .Moody - O grande evangelista que pregou nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1870.
• Resultado: Um total de 900 mil preciosas almas ganhas para Cristo é o calculo da colheita que Deus fez por intermédio deste humilde servo.
• Segredo: Maryann Adelard leu um recorte sobre o ministério de Moody e começou a interceder por ele regularmente, além de mobilizar outros a se unirem a ela. Moody também costumava colocar 490 estudantes do seminário de Northfield para reuniões de oração e jejum, em favor de suas cruzadas evangelísticas.

5. Billy Graham - O grande evangelista do século XX, pregou a cerca de 200 milhões de pessoas desde o inicio de seu ministério, e em quase 200 nações.
• Resultado: Extensas cruzadas e milhares de pessoas que aceitaram a Cristo.
• Segredo: O principal critério de análise na escolha da cidade para organizar uma Cruzada era a proporção de grupos de oração do povo da cidade em seu favor.

6. Dwight Nelson - Tem sido o pastor da Igreja Adventista “Pioneer Memorial”, na Universidade Andrews, nos últimos 15 anos.
• Resultado: Jovens, adolescentes e pessoas de todas as gerações têm respondido ao seu ministério. Ele publicou 8 livros que alcançaram milhões de pessoas no mundo todo. O Pr. Nelson também foi orador da Net´98, programa evangelístico que cobriu todo o mundo, e foi o 1º evento do tipo na história da IASD.
• Segredo: A congregação do Pr. Nelson, no campus da Andrews tem sido convocada à oração. No início de cada ano eles dedicam 10 dias para a oração (a exemplo dos 10 dias do Pentecostes). Cada sábado, enquanto ele está pregando, um grupo ora por aqueles que atenderão aos apelos. Na liturgia, alguns minutos são dedicados ao “jardim da oração” – quando pessoas vêm à frente para oração especial. O slogan de sua igreja, gravado em letras douradas num estandarte, diz: “Avançar sobre os joelhos”.

FAZENDO SUA IGREJA CRESCER FORTE EM ORAÇÃO

Toda igreja poderosa tem lideres que dão prioridade à oração. A maior deficiência de uma igreja não está em programas, estratégias, materiais ou idéias, mas na oração. O poder para um ministério efetivo é alcançado através da oração. É ela que dá enfoque à missão da igreja.

Dicas Práticas
1. Oração, estudo da Bíblia e ministério devem ser conservados fundamentalmente juntos. Ministério sem oração torna o trabalho improdutivo e cansativo; e oração e estudo da Bíblia sem ministério é cristianismo contemplativo (próprio dos monges).

2. Estabeleça tempo, programas e lugares para o povo orar junto – pela igreja, pelos lideres e pela comunidade.

3. Encoraje a devoção pessoal e em família. Oração privativa é a mais alta atividade que uma alma pode engajar. Mas alguém disse que se o culto familiar é negligenciado, qualquer outra tentativa de oração é como borrifar a folhagem de planta com água e deixar as raízes secas.

Coordenador de Oração
Ele é o elemento essencial para uma igreja que ora. Ele ou ela é a pessoa que ajudará a integrar a oração em toda a vida e calendário da igreja.

A pessoa apontada para esta posição deve possuir os seguintes característicos:
• Vida dedicada à oração.
• Maturidade espiritual.
• Dons de organizar, encorajar e liderar com ênfase na oração.
• Boa reputação na igreja e a confiança de seus líderes.
• Tempo para atender os eventos de oração.

Trabalho do Coordenador e da Equipe de Oração
• Identificar pessoas na igreja que têm indicado interesse na oração intercessória.
• Estabelecer grupos para oração, planejamento e comunicação das iniciativas da oração.
• Ajudar na implementação de planos para as duplas ou grupos que estarão orando por pedidos específicos – pastores, professores, líderes de igreja, Associação/Missão, União, Divisão e Associação Geral.
• Algumas idéias sugestivas poderiam ser :
O “Jardim da oração” no serviço de culto.
Semana de ênfase na oração.
Correntes de oração.
Companheiros de oração.
Reuniões de intercessão.
Vigílias.
Grupos de oração para o evangelismo.
Retiros de oração.
Dia de jejum e oração.
Oração para eventos e necessidades específicas.

"Orai sem cessar" (1Tess. 5:17).

Postado em: 13-Jan-2009

Comentários

Estamos adentrando aos propósitos de Deus. Isso é bom muito!
Gilson Medeiros disse…
Caro sr. Allan, obrigado pelo comentário.

Realmente, o propósito de Deus é que Sua igreja cresça cada vez mais, em qualidade e em quantidade.

E a oração faz parte deste processo.

Um abraço.
"A oração é o princípio dos grandes feitos" - A.C.F.

Usei esse texto como ilustração pra nossa prática em um culto Jovem de oração (não sobre oração). Espero não ter direitos autorais. rs

Paz e a nossa esperança é q num abrir e fechar de olhos o q é mortal se revestirá da incorruptibilidade.