Qual o "Dia do Senhor" de Apoc. 1:10?

Existe um verso bíblico que os advogados do domingo gostam muito de citar:

Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta...” (Apoc. 1:10).

Algumas traduções bíblicas trocam a expressão “dia do Senhor” por “domingo”, fazendo com que muitas pessoas se confundam, acreditando que o primeiro dia da semana já era considerado como “santo” por ocasião da redação do livro do Apocalipse, ou seja, antes do fim do primeiro século da Era Cristã.

Mas isso é um tremendo engano (pois as evidências histórias e arqueológicas já demonstraram que o sábado só foi substituído pelo domingo vários séculos depois, por ocasião da corrupção teológica introduzida por Roma)... engano este, ocasionado por falta de atenção ao texto original grego... ou mesmo por escancarada má fé por parte dos editores de tais traduções e/ou versões das Escrituras para a nossa língua. Prefiro, ainda, acreditar na primeira opção.

Apoc. 1:10

A expressão “dia do Senhor”, conforme aparece no original grego do Apocalipse, se escreve da seguinte forma: KURIAKE HEMERA. É curioso notar que esta expressão aparece apenas uma vez em todo o Novo Testamento, e isso acontece exatamente em Apoc. 1:10.

KURIAKE (vem de KIRIOS ou KURIOS) significa “do Senhor”
HEMERA significa “dia”

A palavra “domingo” não aparece em NENHUM MOMENTO do verso em seu original grego. Ou melhor, EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA esta palavra aparece.
Interessante, não?!
Por que será?!

Então, por que traduzir o verso 10 do cap. 1 de Apocalipse, colocando-se a palavra “domingo” como correspondente de KURIAKE HEMERA?

Com a palavra, os apologetas do domingo...

O “Dia do Senhor” na Bíblia

Como não poderia deixar de ser, aproveito para informar aos meus caros amigos do blog (especialmente aos que não possuem conhecimentos aprofundados das línguas bíblicas), uma curiosidade deveras “curiosa” (rsrs).

A expressão “Dia do Senhor”, conforme lemos em Apoc. 1:10, aparece 27 vezes em toda a Bíblia (utilizando-se a Almeida Revista e Atualizada, minha preferida em nossa língua), distribuídas em 25 versos.

Com exceção de 2 versos apenas, em TODOS os demais a expressão “Dia do Senhor” está relacionada com o “Dia” do ajuste de contas, do juízo final, do julgamento, a volta de Jesus, etc., no qual o nosso Deus executará Sua justiça de forma cabal e definitiva. Confira você mesmo:
Isa. 2:12
Isa. 13:6
Isa. 13:9
Jer. 46:10
Ezeq. 13:5
Ezeq. 30:3
Joel 1:15
Joel 2:1
Joel 2:11
Joel 2:31
Joel 3:14
Am. 5:18
Am. 5:20
Obad. 1:15
Zac. 1:7
Zac. 1:14
Zac. 14:1
Mal. 4:5
Atos 2:20
1Cor. 5:5
1Tess. 5:2
2Tess. 2:2
2Ped. 3:10

As duas “exceções”

Como eu disse, de todas as vezes em que a expressão “Dia do Senhor” aparece na Bíblia em nossa língua, em apenas 2 versos ela não está relacionada com o “Dia” do ajuste de contas futuro, ou seja, com o “Dia do juízo de Deus”.

E quais são essas duas exceções?

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs...” (Isa. 58:13).

Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta...” (Apoc. 1:10).

Percebeu a “coincidência”?!
De todas as vezes em que o “Dia do Senhor” é mencionado na Bíblia, as únicas ocasiões em que a expressão tem um significado diferente da esmagadora maioria é quando ela aparece relacionada com o Sábado do sétimo dia, chamado de “Dia do Senhor” por ninguém mais ninguém menos do que ELE MESMO.

Portanto...

Ou João estava se referindo, em Apoc. 1:10, ao Dia do juízo de Deus (como alguns defendem, apesar de tal interpretação ser insustentável pela exegese do capítulo), dizendo que recebeu a revelação neste dia... ou ele estava se referindo ao Sábado do sétimo dia, em uma alusão direta à citação do próprio Deus como foi registrada em Isa. 58:13.
Por razões óbvias (rsrs), eu acredito na segunda opção.

Mas, mesmo que eu esteja enganado, de uma coisa posso ter PLENA CERTEZA: João, definitivamente, não estava se referindo ao primeiro dia da semana (domingo) quando escreveu a passagem registrada em Apoc. 1:10.

“... então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse” (Isa. 58:14).

Oh, glória!

Comentários

Anônimo disse…
Pr. Gilson;
obrigado por ter trazido luz a este assunto. Nunca tive dúvida quanto a que dia o "Dia do Senhor" de Apoc. 1:10 se referia (por conclusão, não prova), porém, agora não há mais muita margem para argumentação.
Maranata!
Parabéns pelo seu ministério;

Fernando Machado
Blumenau/SC
Gilson Medeiros disse…
Caro Fernando, obrigado pelo comentário.

Fico feliz em ajudar.

Um abraço.
Thiago Falcão disse…
Olá, Pastor! Ótimo post este sobre o dia do SENHOR! Realmente muito esclarecedor!

Estou aqui também para o notificar que eu o marquei no meu blog. Uma amiga me "selou" e agora estou "selando" o seu blog também.

Para ver, visite: www.thiagofalco.blogspot.com
Anônimo disse…
Oi Pr. Gilson, obrigada por postar sempre textos que nos ajudam a crescer...
Eu copiei e colei este texto sobre o dia do Senhor,e enviei por email pra amigos de meus contatos,oro pra que o Espirito Santo, da maneira que só Ele sabe como é melhor alcance as pessoas para Cristo...Afinal Jesus está voltando e temos que gritar bem alto aquela mensagem que Deus quer que as pessoas ouçam:" Sai dela povo Meu!"
Abraço...
Tamyles, Goiania-Go
Gilson Medeiros disse…
Caro Thiago, obrigado pelo comentário.

E obrigado pelo "selo"...rsrs
Gilson Medeiros disse…
Cara Tamyles, fico feliz em ajudar.

Realmente, eu oro para que a Internet ajude muitos a verem o quão maravilhoso é crer na esperança da volta de Jesus, e ser fiel na guarda dos Seus santos mandamentos.

Um abraço.
Anônimo disse…
Prof. EGW diz que o sinal da besta estão naqueles que exaltam o primeiro dia da semana.


Mas, olhando o que a Bíblia diz, tem contrariedades.

Eis a seguir:

A igreja se reunia no primeiro dia da semana. A igreja na era primitiva, tinha o sinal da besta? Jesus Cristo apareceu 2 vezes aos discípulos no primeiro dia da semana, Jesus Cristo tinha o sinal da besta?

Paulo manda fazer as coisas à igreja que se reunia no primeiro dia da semana, Paulo tinha o sinal da besta?

Jesus Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana, Ele tinha o sinal da besta? Porque não ressucitou no sábado?

Do ano 33 depois de Cristo até 1.859, todas as igrejas protestantes e não protestantes, se reunia no primeiro dia da semana, o povo destas igrejas tinham o sinal da besta? Nesta época, qual igreja verdadeira?
Apenas judeus guardavam o sábado. Com o aparecimento da IASD, em 1860, aí, sim, reiniciou a guarda do sábado.

Qual sua opinião diante destas contrariedades?

Obrigado pelas respostas e pubicação. Deus os abençoe.

Leandro Amaral. Porto Alegre. RS.
Gilson Medeiros disse…
Prezado Leandro, é muito importante não distorcer as palavras de um profeta. Isso tem levado muitos à ruína.

Ellen White NUNCA escreveu que os que guardam o domingo JÁ TÊM o sinal da besta.

Você também demonstra grandes desconhecimento da História da Igreja Cristã. Sugiro que leia um bom livro sobre o tema, e verá que os cristãos NUNCA deixaram de santificar o sábado. Uma prova disso foram os Valdenses, tão perseguidos durante a Idade Média, exatamente porque se mantiveram fiéis à Palavra de Deus, e contra a ditadura da Igreja de Roma.

Estude um pouco mais, sem preconceitos, e Deus o libertará desta cegueira (cf. João 8:32)
Anônimo disse…
O dia do Senhor Jesus é o dia de sua ressurreição!

Beto.
Gilson Medeiros disse…
Caro Beto, ainda não encontrei na Bíblia o seguinte verso:
"lembra-te do dia da minha ressurreição para o santificar".

Se vc encontrar, me avise... ok?
Landa disse…
Obrigada por estas palavras Pastor. Recentemente fui questionada sobre esse verso por alguém que insiste em dizer que o sábado foi abolido. Agora tenho bons argumentos para conversar sobre o assunto.

MARANATA!
Gilson Medeiros disse…
Oi, Landa.
Que bom!

Tenho certeza que você saberá defender bem a fé que uma vez foi dada aos santos.

Um abraço.
Gilson
Unknown disse…
Muito esclarecedor, fui questionado sobre esse assunto Ap.1:10 pelo um irmão da própria IASD dizendo q era o dia do juízo mostrei esse POST para ele e o espírito santo tocou seu coração e ele entendeu q ele estava equivocado que em Apocalipsepse 1:10 se refere ao sábado mesmo q deus te abençoe sempre.
Gilson Medeiros disse…
Que bom, Rodnan... fico feliz em saber que fui útil para esclarecer a dúvida de uma alma sincera.

Glória a Deus!

Um abraço
Gilson