Adventista Vence Debate na TV RIT

Há alguns meses coloquei uma postagem sobre um debate ocorrido em um canal de TV, envolvendo o tema da imortalidade da alma. Ao final do texto, vocês podem conferir os comentários dos meus amigos internautas, inclusive com o testemunho pessoal do próprio pastor que defendeu a fé Adventista.

:::::::::::::::::::::::::

Representando o pensamento da IASD, estava o pastor e jornalista Leandro Quadros (da TV Novo Tempo), que deu um "show" de conhecimento bíblico. O tema era a "imortalidade da alma". De um lado estava o Leandro, defendendo o estado inconsciente dos mortos, e a imortalidade apenas após a vinda de Jesus.

Do outro lado estava um professor doutor da Universidade Presbiteriana, que defendia que os mortos em Cristo já estão em um "estado intermediário", perto de Deus. O mediador, o Pr. Teixeira (apresentador do programa) também defendia as ideias do prof. presbiteriano (afinal, este é o pensamento corrente entre os cristãos de hoje). Portanto, era 2x1.

O Leandro usou a Bíblia abundantemente, demonstrando um total controle do tema e um profundo conhecimento da Palavra de Deus, sempre citando versos e mais versos em confirmação à crença Adventista.

Já o prof. presbiteriano se apoiava quase que exclusivamente na filosofia, citando pessoas como Agostinho e Calvino, e "esquecendo" de citar a Bíblia. Ele usava expressões genéricas do tipo: "em diversas passagens", "em inúmeros textos", etc., mas não abria a Bíblia para apresentar nela a base de sua argumentação.

Todos os textos que são interpretados equivocadamente pelos que crêem no estado consciente dos mortos (no "seio de Abraão", como o programa defendia), foram paulatina e claramente explicados pelo irmão Leandro, esclarecendo que a Bíblia NUNCA defende que os mortos já estão no céu ou no inferno... ou em alguma espécie de "limbo" intermediário.

Textos como a parábola do rico e Lázaro, a conversa de Jesus com o ladrão na cruz, as "almas" debaixo do altar em Apocalipse, os ressuscitados por ocasião da morte de Jesus, a declaração de Paulo sobre "partir e estar com Cristo", entre outros, foram sabiamente explicados segundo o contexto bíblico.

Ao final de sua apresentação, o Leandro colocou a "última pá de cal" sobre a frágil argumentação dos outros 2 participantes, quando apresentou o livro do Dr. Oscar Cullman, um dos mais renomados estudiosos do Novo Testamento, o qual apresenta que a doutrina da imortalidade da alma NÃO se harmoniza com o ensinamento do Novo Testamento, sendo mais uma "herança" da filosofia grega de Platão. Detalhe: o Dr. Cullman NUNCA foi Adventista do 7º Dia, aliás, ele morreu na fé da igreja Luterana.

Ficou evidente o constrangimento do egrégio prof. doutor e do apresentador do programa, que não tiveram como esboçar nenhuma reação face ao depoimento de alguém tão respeitado e que não fazia parte da Igreja Adventista. Ou seja, jogou por terra o lenga-lenga de que os Adventistas "inventam" suas "heresias"...rsrs

É uma pena que debates como estes não surtam grandes resultados, pois vemos que as pessoas não estão muito interessadas em abandonarem suas convicções equivocadas e aceitarem a Verdade Bíblica, como as "considerações finais" do prof. presbiteriano demonstraram.

Entretanto, esperamos em Deus que a convicção de fé e a sólida fundamentação bíblica que o irmão Leandro apresentou, tenham servido para alguns espectadores sinceros verem que suas doutrinas podem não se sustentarem somente pela Bíblia, e passem a estudar melhor a Palavra de Deus, sem se limitarem, muitas vezes, a apenas repetirem o que outros já lhe disseram no passado.

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1Ped. 3:15).

Não é à toa que os Adventistas são o "povo da Bíblia"... Aleluia!

Comentários

Anônimo disse…
Leandro disse...

Olá, querido Prof. Gilson Medeiros,

Quero lhe agradecer por suas palavras de incentivo e pela maneira sábia que escreveu essa matéria. Você disse TUDO o que aconteceu na RIT TV.

É muito bom contar com o apoio de irmãos experientes e sábios como você - que não perdem a oportunidade de divulgar a Verdade.

O Dr. Carlos se mostrou muito educado comigo apesar de "não concordar" com o que eu disse. Mas, manteremos contato e creio que isso trará grande crescimento (quero que ele me apresente uma argumentação contra o que li na Bíblia, pois, como você viu, isso não ocorreu...) Ore por isso - ok?

Um grande abraço professor e, mais uma vez, obrigado por divulgar aos irmãos o debate de ontem!

Fique com Deus e conte comigo sempre que precisar,

Leandro Quadros.
Anônimo disse…
Leandro disse...

Seu eu tivesse mais 15 minutos professor... Aí iria detalhar MESMO a parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31) e o relado do "ladrão na cruz" (Lucas 23:42, 43). Ainda bem que pude fazer pelo menos menção rápida de que estavam "descontextualizando" tais textos.

Mas, haverá outra oportunidade em que me aterei somente nesses versos - rsrsrs.

Um abraço!

Leandro Quadros.

13 de Maio de 2009 14:05
Gilson Medeiros disse…
Caro Leandro, obrigado pela atenção em comentar a postagem.

Eu não poderia deixar de mencionar seu brilhante empenho em defender a Bíblia durante o debate. Não vou comparar com Davi e Golias, pois assim eu estaria desmerecendo sua comprovada capacidade; mas talvez com Elias, representante solitário da mensagem de Deus diante de centenas de adversários influenciados pelo paganismo (com certeza, no estúdio da RIT, e nas casas, havia muito mais gente torcendo para que você saísse derrotado...rsrs). Mas a Verdade, certamente, deve ter libertado muita gente ontem à noite.

Tenho acompanhado seu trabalho e visto o quanto o Senhor o tem abençoado e coroado de bênçãos. Há alguns anos tive o privilégio de conhecer algumas pessoas, na distante e pequenina cidade de Belém, interior da Paraíba, que foram evangelizadas e levadas ao conhecimento da salvação através de estudos bíblicos enviados por você, na Escola Postal.

Deus seja louvado! E certamente ainda serão revelados, na Glória, inúmeros frutos deste trabalho humilde, abrangente e dedicado que pessoas como você realizam nos meios de comunicação a serviço do Evangelho.

Faço minhas suas palavras: conte comigo sempre que necessitar desse seu humilde servo.

Um abraço.
Felipe Franco disse…
O que deixa a gente triste é saber que muita gente ali presente viu a verdade dita pelo irmão Leandro, mas ainda assim recusa em abdicar suas crenças infundadas... mas que o Espírito Santo convença essas pessoas e que nós oremos pra que vidas possam ser transformadas por esse Espírito.

Abração Gilson!
Gilson Medeiros disse…
Caro Felipe, o que vc disse é a mais pura realidade.

Mas vamos orar para que a semente que o Leandro plantou nos corações encontre um solo fértil, e o Espírito do Senhor possa trabalhar.

Um abraço.
Anônimo disse…
Prezado irmão Gilson Medeiros....Também sou um amante da Palavra de Deus e muito mais de sua devida aplicação, por isso, acrescento este para nosso bem e de quem posso interessar, ainda que o tema seja relativamente não tão útil, pois quando a primeira morte é nos já não somos, ou melhor, estamos.

Sem adentrar em especulações de doutos, mas a partir de minhas próprias análises sobre os textos bíblicos, fica claro:

01. Há duas mortes;

02. Uma temporária (a primeira), outra definitiva (a segunda);

03. Quando os textos bíblicos falam da primeira expressão um certo grau de consciência : ...Deus não é Deus de mortos, ee sim de vivos (referindo-se a Abraão, Isaque e Jacó); O Senhor Jesus conversou pessoalmente com Elias e Moisés (e não me diga que Moisés não morreu, pois o texto biblico afirma isso, e que da simples disputa pelo corpo revele uma suposta ressurreição como querem alguns, o que é pura suposição; E o próprio Sr Jesus afirmou que Elias já tinha vindo e não o reconheceram - João Batista - e que ainda iria retornar ); Ainda a parabola do Lázaro que deixa clara a idéia da consciência (ora, quanto aos gregos acertaram algumas coisas, seja por intuição ou não)

04. Os textos que deixam claro a inconsciencia se referem aos que sofrerão a 2 morte, que por uma questão de justiça e misericordia divina, irão LEVAR O FARELO, SUMIR, ESCAFEDER-SE...com o sopro da sua boca ele desfará o ímpio...
observe o contexto dos textos que falam da inconsciência e verá que se referem aos q não irão gozar a vida eterna


PS : SABE QUAL O ANTONIMO DE MORTE? VIDA? NÃO SENHOR, O ANTONIMO DE MORTE É NASCIMENTO, VIDA NÃO TEM ANTONIMO

Observe tudo (ainda o mal) e retenha o bem

GRAÇA E PAZ

EMERSON












GRAÇA & PAZ
Gilson Medeiros disse…
Caro irmão Emerson, obrigado por seu comentário.

Respeito seu ponto de vista, mas não posso concordar com ele, pois não se harmoniza com o Texto Sagrado.

Mas, como o sr. mesmo disse, são apenas suas "próprias análises".

Um abraço.
Anônimo disse…
Queridos irmãos, onde posso encontrar o video ?
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", não tenho informação de que haja algum vídeo do debate. Acredito que junto ao canal RIT, vc consiga esta informação.
Ronaldo Everton disse…
Prof. Gilson, infelizmente a RIT ainda não disponibilizou o video.

Ronaldo
São Luís MA
Leandro Quadros disse…
Olá, caro Prof. e amigo Gilson,

Também tenho acompanhado o seu excelente trabalho apologético e louvo a Deus por encontrar soldados de Cristo como você que estão dispostos a defender a fé que uma vez foi “entregue aos santos” (Judas 3).

Saiba que a cada irmão evangélico que pergunta se conheço um curso de teologia à distância, recomendo o seu.

Obrigado mais uma vez por suas palavras amigas.

Quero deixar registrado o meu agradecimento bem como a informação de que irmã Lidia Braga possui o link para o acesso ao debate. Eis o e-mail dela: lidia@ministeriojovem.com

Um abraço e que Deus o abençoe ricamente!

Ps: Se o irmão Emerson deixar nesse espaço o e-mail dele, estou disposto a mostrar-lhe o contexto correto dos textos que ele apresentou.

Emerson: a Bíblia tem uma visão holística do ser humano e isso é inegável até mesmo quando estudamos a cultura hebraica (que educava as crianças levando em conta o TODO que compõe o SER: o físico, o mental e o espiritual – JUNTOS! Isso está em harmonia com o que Paulo disse em 1 Tessalonicenses 5:23, quando afirmou que, para a volta de Jesus, TODO O SER deve estar preparado e não apenas o “espírito”).
Ricardo Marçal disse…
Eu asistir obebate e o Leandro Quadros, deu um "show" de conhecimento bíblico MESMO.

GOSTARIA DE VER OUTROS TEMAS, ATÉ JÁ SUJERIR....
Gilson Medeiros disse…
Olá, Leandro.
Fico muito honrado com seu apoio e incentivo a este singelo trabalho que realizo em beneficio de nossa querida Igreja Adventista.

Agradeço também à Lídia por se colocar à disposição dos que não puderam assistir ao debate, mas desejam informar-se do seu conteúdo.

Um abraço.
Aqui está o link para o vídeo do debate, que nosso amigo Paulo Geovane (Central de Diretores JA e MinisterioJovem.com) gravou e nós do SOS disponibilizamos para visualização e download. Esperamos que possa ser de grande proveito a todos. O SOS é fã de carteirinha dos dois mestres (Leandro e pr. Gilson) e estaremos sempre dispostos a ajudar no que precisar. Deus nos abençoe a todos.

Link: http://lidia4all.multiply.com/video/item/1299
Gilson Medeiros disse…
Prezada Lídia, muito obrigado por sua colaboração.
Como sempre, a Central de Diretores JA se mostra uma das melhores opções de eficiência para a liderança jovem da Igreja.

Parabéns!
Sobral disse…
Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Gilson so vc msm, um amigo meu da igreja Presbiteriana falou desse debate, ai comecei minha saga de procurar por esse video, finalmente achei atraves do seu blog e hj vamos passar no JA. Valewwww mais uma vez por essa.
Gilson Medeiros disse…
Caro Sobral, homem forte de Maceió.

Estamos aqui para ajudar!

Quando precisar do seu servo aqui, é só mandar.

Um abraço na turma boa de Eustáquio Gomes.
Rodrigo disse…
Oh Emerson,

Veja o seguinte verso:

"Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda" Judas 9

Para que MIguel (no caso Jesus) queria o corpo de Moisés? Para deixá-lo de enfeite lá no céu? rsrsrs

Se fosse para deixá-lo morto, para que Miguel iria discutir com Satanás quanto ao corpo de Moisés?
Sobral disse…
Segue o link
http://www.novotempo.org.br/advir/?p=1928
do video completo pra quem tiver interesse em fazer o download.
Gilson Medeiros disse…
Valeu Sobral!
Grande amigo de Maceió-AL.
Unknown disse…
ola queridos, queria saber qual e a interpletação que os pentecostais dão para eclesiastes 9:10
Gilson Medeiros disse…
Olá, "nova estrla", como os pentecostais crêem na existência da vida após a morte, eles afirmam que o espírito dos justos vão para o "seio de Abraão"

Portanto, eles crêem que há algum lugar para onde as "almas" dos mortos se dirigem depois da morte: seja o céu ou o inferno de fogo.

Segundo a Bíblia, isso está errado!
Anônimo disse…
CARO PASTOR QUERIA DIVIDIR CONTIGO ESSA REFLEXÃO: NA SUA BIBLIA LITERÁRIA ``A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA`` DIZ QUE HÁ , PELO QUE PUDE ENTENDER DE UM INFERNO EM CHAMAS A CONSUMIR A ALMA DO IMORTAL PECADOR, POIS BEM SE CRERMOS NESSA ABSURDIDADE PELA LÓGICA DO RACIOCÍNIO, CONCLUIREMOS QUE A PENA CAPITAL OU DE MORTE É CORRETÍSSIAMA. HAJA VISTA QUE SE DEUS NÃO SE APIEDA E NÃO DÁ OPORTUNIDADE AO PECADOR IMORTAL ( QUE SÓ A REENCARNAÇÃO SE EFETUA) QUE FALAREMOS DO CORPO ? PREVALECENDO ASSIM A LEI DE TALIÃO USADA NO TEMPO DE MOISÉS: OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE
Anônimo disse…
Olá Gilsom, tudo na paz?
Sou o pastor Mauro da Assembleia de deus de Penápolis no interior de São Paulo. Tenho alguns amigos adventistas do sétimo dia. Que tal a gente manter contato e debater algumas doutrinas bíblicas? aceita? Aguardo sua resposta. Abraço!
Gilson Medeiros disse…
Olá, Pr. Mauro.
Desculpe, mas eu não participo de debates doutrinários pois eles não levam a nada.
Já fiz muito isso quando era "neófito"... mas aprendi que não vale a pena.
Tudo que o sr. quiser saber sobre minha fé, está disponível aqui no blog.

Um abraço.
Gilson.
ivanildo disse…
Saudações a todos. Que a paz de Jesus esteja com vocês. Parabéns pelo blog, está cada vez melhor. Os temas são quentes e trazem muito conhecimento,e o que é melhor, sem especulações, TUDO de acordo com a bíblia.Valeu.
Unknown disse…
Teólogo Eder Neves Leal
Caro Gilson, nunca diga o que um Pentecostal pensa ou deixa de pensar sobre Céu ou Inferno, pois vocês não é Pentecostal, pois você só deve mencionar a fruta que já provasse, outra coisa me desculpe as minhas franquezas, mas seus fundamentos de Hermenêutica não estão corretas nos 2 versículos mencionados pela sua pessoa.
Outra coisa o Senhor sabe o que é SEITA e o que a PALAVRA de DEUS fala de falsos(as) Profetas ou você vai querer canonizar um livro de uma pessoas que errou suas profetadas?
"A sra. Ellen G. White é a profetisa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este grupo religioso tem as profecias dela no mesmo nível da Bíblia Sagrada, tanto é assim, que não tomam café por conta de profecias dela, pois a Bíblia nada fala sobre isto.

Mas, esta senhora seria de fato profetisa verdadeira e legítima? Claro que não. E as provas são claras e objetivas: Deus não autoriza pessoas do sexo feminino exercer função de autoridade na Igreja e com certeza uma “profetisa” que orienta toda uma denominação, está exercendo autoridade sobre os homens, veja: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” (1Tm 2:12). Só por contrariar este mandamento da Lei de Deus vemos que a sra. White é uma falsa profetiza.

No entanto, não para aí as evidências. A Bíblia é clara em dizer que se um pretenso profeta declarar uma profecia e ela não se cumprir este profeta é falso e não veio de Deus (Dt 18:21-22), uma só profecia não cumprida desqualifica totalmente o profeta, pois como confiar em alguém que já não acertou suas vidências? Ellen White já errou alguma profecia? Alguma não, errou muitas, vamos listár os erros “proféticos” desta senhora, a seguir, e dar as fontes e referências como prova..

Ellen White profetizou que "a antiga cidade de Jerusalém jamais seria reconstruída" (Ellen G. White, Early Writings, 75). Em 1967 Jerusalém foi retomada pelos judeus e não só está reconstruída como tem uma vida normal na atualidade.

Ellen White profetizou que ela mesma estaria viva por ocasião do arrebatamento (Ellen G. White, Early Writings, 15-16), ela morreu em 1915 e até hoje o arrebatamento não aconteceu.

Ellen White profetizou que Cristo iria retornar antes da abolição da escravatura (Ellen G. White, Early Writings, 35, 276). A escravatura foi abolida nos Estados Unidos em 1865 e Cristo ainda não voltou.

Ellen White profetizou, também, que os adventistas que estivessem vivos em 1856 estariam vivos por ocasião do arrebatamento (Ellen G. White, Testimonies, 131-132), todos eles já morreram e o arrebatamento não veio ainda.

Nos basta estas contundentes e irrefutáveis provas para dizermos que Ellen G. White é uma falsa profetisa e que seus ensinos são perniciosos e não possuem nenhuma autoridade de Deus; mais do que isto, o movimento adventista não passa de um grupo denominacional sectário, eivado de erros desde seu início, e que eles nada tem com a Igreja do Novo Testamento.

Por que os adventistas guardam o sábado? Por que não tomam café e não comem carne de porco? Por causa da Bíblia? Na verdade não, a Bíblia é a desculpa oficial utilizada. São os ensinos, instruções, profecias e interpretações da sra. White que os levam a tais atitudes. Com esta senhora desqualificada como profetisa de Deus, toda a denominação está, teologicamente, desacreditada.

Abandonemos o legalismo do antigo pacto e ingressemos na Igreja de Cristo, a igreja da nova aliança."
Att
Teologo Eder Leal
Gilson Medeiros disse…
Caro Teólogo Eder Leal, seu comentário é tão tosco, e de uma confusão mental tão nítida, com grosseiros erros gramaticais, teológicos e hermenêuticos, que não vou perder tempo em debater consigo.

Aqui no meu blog o sr. encontrará vasto material para ajudá-lo a sair desta cegueira na qual se encontra, e ver que a Igreja Adventista do 7º Dia é muito diferente destas bobagens que têm sido ensinadas equivocadamente à comunidade evangélica.

Faça bom proveito dos estudos... o sr. vai apreciar beber de fonte rica e profunda.

Um abraço.
Gilson.
Nuno disse…
Olá a todos, sou adventista e estudante de teologia em na universiade adventista em França e quero agradecer aos intervenientes por partilharem as suas ideias bem como ao prof. Gilson Medeiros pelo bom trabalho que tem feito.

Não vou entrar muito em debate com os intervenientes pois respeito a opinião de cada um mas, em particular, gostaria de esclarecer ao Teólogo Eder Neves Leal que entrou neste blog que tem como contexto o debate sobre a "imortalidade da alma" o seguinte: como teólogo, o seu comentário é inapropriado para o contexto referido. Se quiser crititar algum faça-o dignamente dentro do contexto abordado pois a mensagem que apresentou não henriquece nem acrescenta nada de útil à conversa - tem somente um intuito de denegrir e falar mal do próximo e que no contexto bíblico: não é cristão.

Visto que falo de teólogo para teólogo vou só lhe esclarecer as 4 "profecias" referidas de Ellen G. White.

1ª referida: " "a antiga cidade de Jerusalém jamais seria reconstruída" (Ellen G. White, Early Writings, 75)" - o texto refere-se à ANTIGA cidade de Jerusalém que contem o templo. A actual cidade não é igual à actual nem se quer tem o templo antigo por isso o que ela falo ainda é válido.

2ª referida: "Ellen White profetizou que ela mesma estaria viva por ocasião do arrebatamento (Ellen G. White, Early Writings, 15-16)" - o arrebatamento (segundo a interpretação dela e da igreja Adventista) da~se quando a vinda de Jesus, ver 1 Tes. 4:16-17. Por isso ainda é válido.

3ª referida: "Ellen White profetizou que Cristo iria retornar antes da abolição da escravatura (Ellen G. White, Early Writings, 35, 276). A escravatura foi abolida nos Estados Unidos em 1865 e Cristo ainda não voltou."
- Como o Sr. compreende, Ellen G. White não especificou que a escravatura seria só nos EUA... por isso incluiu o mundo todo. Por isso ainda é válido

4ª "Ellen White profetizou, também, que os adventistas que estivessem vivos em 1856 estariam vivos por ocasião do arrebatamento (Ellen G. White, Testimonies, 131-132), todos eles já morreram e o arrebatamento não veio ainda."
Mesma situação referida no ponto 3, ou seja, serão ressuscidados quando vier Jesus segundo o arrebatamento referido em 1 Tes. 4:16-17, por isso ainda é válida.

Teólogo Eder Neves Leal: existem locais apropriados para falar desses assuntos por isso dirija-se a um deles sff. Se tiver dúvidas sobre algum ponto de vista adventista então, em oração e com o intuito de crescer espiritualmente e na palavra de Deus convido-o a falar comigo em nrvenancio@gmail.com. Lembre-se que ao denegrir ou falar mal de alguem está automaticamente a denegrir-se a si mesmo.

Que o Senhor o ajude, amén.
Gilson Medeiros disse…
Prezado Nuno, obrigado pelo comentário enriquecedor.

Um abraço.
Gilson.
Ignácio disse…
E se eu disser para vocês que a maioria das citações que o Teólogo Éder Leal escreveu não condizem com o original e o restante é gravemente distorcido, vocês acreditariam. Eu não vou ficar aqui refutando ponto por ponto, mas convido os irmãos presentes a verificarem cada fonte citada pelo Teólogo neste blog e compararem com os livros e os textos escritos de fato por Ellen White e notarão que a grosseria imensa das distorções. É como eu falei: até acréscimo de texto existe.
Comparem com http://ellenwhitebooks.com.br

Fiquem todos com Deus !
Unknown disse…
gilson, realmente o leandro quadros eh uma bençao de DEUS, nunca responde nada sem abrir a biblia e ler alguns versiculos, quando assisti esse video sobre a imortalidade da alma , tambem babei rsrsr com o conhecimento dele!! DEUS o tem usado muito!!
Unknown disse…
Só o que eu acho triste é esse comentário de que foram 2 x 1. Como se fosse uma briga ou disputa para ver quem é mais inteligente ou quem está com razão, ou quem tem a melhor doutrina, mas ainda bem que se reconhece que os dois opositores foram educados. Não importa quem saiu vitorioso no debate, a verdade não pertence a nenhum homem a não ser ao Senhor, apenas transmitimos tais verdades. Posso estar errado, mas às vezes percebo um 'ar' de arrogância e orgulho, o que é inerente ao homem. Lembrar de se ter cuidado com isso é sempre bom. "Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. " (2 Coríntios 10:17-18). GRAÇA E PAZ!
Leandro Alves disse…
Prezados,boa noite!

Sou membro da igreja Assembleia de Deus e fico triste em ver alguns comentários de pessoas que conhecem a bíblia se machucando uma as outras.
Mas quanto a respeito do sábado,lá vai meu comentário:No livro de êxodo,cap 20,vers.10 é muito enfático sobre não fazer nenhuma obra no sábado:não farás nenhuma obra,nem o tu,nem o teu filho,nem a tua filha,nem o teu servo...Os adventistas pregam sobre o sábado mas ao mesmo tempo não usufruem dos serviços de pessoas que trabalham no sábado??????No livro de atos,cap 20,vers 21 em diante,o apóstolo Paulo não nos ensina ''que tudo que seja útil deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casa'',então por que o mesmo não enfatizou sobre o sábado???
Prezados,estou fazendo um estudo sobre o assunto e solicito se assim possível,comentários para o meu conhecimento.Não sou do tipo de cristão que vive o que a igreja A ou B ensina,sou do tipo de cristão que vou pelo o que está na palavra.Muito obrigado e que Deus abençoe a todos.
Gilson Medeiros disse…
Caro Leandro Alves, obrigado por seu comentário.

Por favor, permita-me esclarecer os dois versos que você citou:

1. O mandamento é muito claro em dizer que não devemos trabalhar, nem colocar alguém para trabalhar para nós, durante o período abençoado e santo do sábado. Nenhum Adventista que pega um ônibus neste dia estará transgredindo o mandamento por uma questão bem simples de entender:
- nem o motorista nem o cobrador estão lá trabalhando "para o Adventista". Eles estão a serviço de toda a sociedade. Ou seja, mesmo que o Adventista não pegue o ônibus, taxi, etc., aquelas pessoas continuarão trabalhando.
Por isso, não há nenhuma transgressão ao mandamento de nossa parte.

2. O mesmo verso que você citou poderia levantar a seguinte dúvida: "se Paulo falou tudo que era importante, por que não disse, então, que aquelas pessoas não deveriam mais guardar o sábado, e agora o domingo era o dia santo?"
Porém, Paulo ensinou e muito sobre a guarda do sábado, basta ver as inúmeras citações que o livro de Atos faz sobre a santificação que o apóstolo dava a estes dias. Além de Atos 18:1-4 eu gosto muito de Atos 16, e olha que o evento se deu DEPOIS do concílio do cap. 15! Paulo guardava o sábado sim! Só não vê quem não quer!

Aqui no blog você encontrará muito material sobre este assunto.

Busque conhecer a verdade, e ela te libertará!

Um abraço.
Gilson.