Debates? Tô fora!

Tendo em vista a insistência constante por parte de alguns (que, em sua maioria, preferem se esconder por trás do "anonimato"), quero relembrar a minha política de resposta aos "comentários" do blog:

Lembre-se que este não é um FÓRUM de debates, por isso NÃO serão publicados comentários agressivos, de críticas grosseiras, de ataques pessoais ou polêmicas tolas.

Portanto, os comentários que visem apenas levantar contendas, serão sumariamente RECUSADOS. Se desejar uma resposta para alguma pergunta ou comentário meu, INFORME SEU E-MAIL (Anônimos, neste caso, serão deletados).

Responderei assim que puder...

Não adianta insistir... 
Não debato sobre os temas aqui do blog, por uma razão bem simples: DEBATES NÃO LEVAM A NADA... basta ver as dezenas de fóruns e comunidades que existem por ai, onde Adventistas bem intencionados tentam defender sua fé, com argumentos sólidos e fortemente embasados na Bíblia, mas que os "debatedores" nem ao menos leem, e ficam como "papagaios" repetindo a mesma lenga-lenga de sempre (só no CTRL+C / CTRL+V).

Neste blog eu coloco aquilo que creio como Adventista do 7º Dia. E ponto final!
Os que estiverem realmente desejosos de compreenderem melhor, esclarecer alguma dúvida, fazer questionamentos sinceros, etc., têm amplo espaço e estou sempre disposto a ampliar os temas colocados. Uma prova disto é a grande quantidade de e-mails que recebo, leio e respondo todos os dias, na medida do possível (pois, como sabem, faço este trabalho voluntariamente, e só disponho de pouco tempo livre para isso).

Porém, como deixo bem claro, desconsidero qualquer comentário grosseiro ou polêmico que não contenha a identificação E o e-mail do respectivo autor. Simplesmente DELETO todos, sem ao menos lê-los!

Portanto, caros "apologetas de plantão", não adianta escrever seus extensos discursos filosóficos baseados puramente no "achismo", pois não tenho tempo a perder com eles. Além do mais, não creio que seja do agrado de Deus que aqueles que professam Seu santo nome fiquem nesses embate egoísta para "provar" quem é melhor no campo das ideias e argumentações... o Evangelho não precisa disso.

Creio na Bíblia, creio no sábado, creio no ministério profético de Ellen White, creio nos mandamentos, creio na Trindade, creio no sono dos mortos, creio na justificação pela fé, creio na graça abundante, creio que o domingo é o falso dia de guarda, creio no santuário celestial, creio que Jesus é meu Advogado e Sumo-sacerdote neste santuário, creio que Ele retornará em breve de forma visível e espetacular, creio que não existirá um inferno de fogo eterno, creio que a igreja não será arrebatada em secreto, creio que a alimentação proibida por Deus continua imunda diante dEle, creio na manutenção da Obra do Senhor através dos dízimos e ofertas, creio que em 1844 surgiu um movimento profético cujo nascimento foi predito ao profeta Daniel... enfim... creio em tudo que a IASD prega.

Se alguns não creem, paciência!
Só posso orar para que o Senhor lhes abra o entendimento...

"Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis" (Tito 3:9).

Esse irmão Paulo, um verdadeiro e autêntico ADVENTISTA DO 7º DIA, era mesmo um sábio!

veja também:
- Valorize nossos mestres
- Um Doutorado em Teologia ASD é para poucos

 

Comentários

Anônimo disse…
Professor Gilson,

Meu nome é Félix.

O senhor disse que acredita em tudo no que a IASD diz.
Pois bem, no livro Nisto Cremos, página 301 diz " O dom de profecia manifestou-se ativamente no ministério de Ellen G. White, co-fundadora da IASD".
Afinal, Ellen White fundou a igreja ou Jesus Cristo na era primitiva?

O que dizes disto?

meu e-mail:

felixsilvasantos@yahoo.com.br
Gilson Medeiros disse…
Caro Félix, acho que sua pergunta está meio equivocada. O quem tem a ver a fundação da IASD com a fundação da Igreja Primitiva?

Jesus não fundou igreja nenhuma... quem o fez foram os apóstolos, em especial, Paulo.

Quanto a Ellen White, ela foi, sim, uma CO-fundadora, e não A fundadora da Igreja Adventista. Junto com ela estavam dezenas de outros homens e mulheres consagrados, que viram a Verdade bíblica sendo revelada de forma clara para eles. Também não era sua intenção, a princípio, fundar uma "nova" igreja. Tanto é que isso só ocorreu quase 2 décadas depois do Movimento Milerita.

Mas como as pessoas sempre tiveram resistência a viverem em conformidade com a Palavra de Deus (isso desde o AT), então não restou outra alternativa a não ser fundar a IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, nome este, inclusive, referendado pelo próprio Deus.

Aleluia!
Luciano disse…
Mano Gilson. Parabéns novamente. Debates somente destacam o "relativismo". Já cometi esse erro, tentei expressar minha fé, e fui ridicularizado com idéias secularistas, tristemente me retirei do debate para nunca mais voltar. Jesus é nosso Mestre em tudo. Quando os fariseus O envolviam em debates e falácias, Ele maravilhosamente se retirava, ou então se calava, ou ainda baixava para escrever no chão. Quando era forçado a responder o fazia não com filosofia vazia ou tradições, nem com ataques pessoais, mas com "um claro Assim diz o Senhor". Certa vez olhou aos seus opositores e disse: Mateus 22:29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Maravilhoso Jesus, Louvado seja...
Como precisamos imitá-lo. A pobre e atacada Ellen White escreveu: "Falai e pensai em Jesus, que o eu se perca NEle". Disse também: Se falássemos e pensássemos mais em Jesus e menos em nós mesmos, teríamos mais de Sua presença".
Aqueles que tanto defendem a Graça de Jesus, deveriam demorar mais tempo em estudar como Jesus reagia quando atacado, como respondia, e como tratava aqueles que o odiavam. Suas frases na cruz demonstram claramente seu amor por aqueles que "não criam no que Ele pregou". Pois bem, Jesus ainda disse: Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
É verdade que houve momentos em que Jesus precisou ser duro, e falar com autoridade. No entanto Ele nunca era rude, nunca falava nada para ofender, mas sempre para salvar. Lucas 19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Vejam que Jesus maravilhoso...
Gilson Medeiros disse…
Caro Luciano, vc tem toda razão!

É como já dizia o estimado Pr. Bullón: CONHECER JESUS É TUDO!

O resto é resto!
Anônimo disse…
Professor Gilson... gostaria de sua posição em um fato polêmico em que estamos sofrendo em nossa congregação. Sou Adventista do 7°Dia, agradeço a DEUS por fazer parte desse povo, frequento a igreja que congrego a 6 anos, e lá existe um grupo de pessoas que são contra a associação geral, e contra muitas coisas da própria Igreja, mas de uns tempos para cá isso se tornou muito evidente e descobrimos que esse mesmo grupo esta frequentando reuniões regulares , com intuito de assistir palestras em que um homem prega contra o nome de Jesus e de Deus, dizendo que esses nomes são pagãos , nomes de Deuses pagãos , dizendo ele que essa mudança de nomes mudou conforme a tradução do novo testamento para o Grego... finalizando, esse grupo não fala o nome de Jesus e de Deus ... falam sempre nomes similares ou em hebraico, acho tudo isso fanatismo puro e cada dia mais está trazendo prejuizoa a espiritualidade da Igreja, as pessoas estão acreditando nesse tipo de coisa, ja passamos o problema para o pastor do Distrito, mas gostaria muito de ter mais defesas e argumentos para poder mostrar o erro destas pessoas , se puder nos ajudar , agradeço....
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", aqui mesmo no blog já coloquei um material sobre este tema.

Dê uma olhada:
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2007/11/jesus-ou-yehoshua-yeshua.html

Espero que ajude.
Um abraço.
Anônimo disse…
Professor Gilson,

Quem escreve é Félix.

Como crer que não foi Jesus que criou a igreja, se nos evangelhos está escrito que foi ele? Ele fundou a igreja e deu ordens.

Nos livros de Ellen White está escrito que ela e Guilherme Miller foram os fundadores da IASD. Como contestar isso, se ela mesma fala que foi ela que criou a IASD?
Anônimo disse…
Boa tarde pastor.
Eu gostaria de saber se há, no espírito de profecia, ou em algum estudo entre os pastores, alguma informação sobre o fato de que haverá uma terceira guerra mundial e este fato está ligado às frases " e o sol aquecerá sete vezes" "chuvas de pedras de um talento".
Agradeço
Gilson Medeiros disse…
Prezado Félix, acho que estes tais "livros de Ellen White" que vc diz ter visto, onde ela afirma ter sido fundadora da IASD junto com Guilherme Miller, foi escrito em alguma gráfica pentecostal de fundo de quintal...rsrs

Vc poderia me dizer o livro e a página onde está esta informação?

Ficarei aguardando...
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", não conheço nenhum estudo oficial da Igreja Adventista sobre esta relação entre o aquecimento do Sol e uma terceira guerra mundial.

O que sei é que a Terra não será destruída por uma guerra assim. Segundo o Apocalipse, a guerra que existirá será do mundo contra o povo de Deus, ou seja, os que se colocarem sob a marca da besta, aceitando a guarda do domingo, perseguirão e guerrearão contra os remanescentes que insistirão "teimosamente" em permanecer santificando o Dia que o Senhor escolheu - o sábado do sétimo dia.

Um abraço.
Anônimo disse…
Félix,


Está escrito no livro: Nisto Cremos, página 301.

É só consultar que está lá.
Gilson Medeiros disse…
Caro Felix, agora entendi porque vc só estava enviando comentários anônimos.

Seu conhecimento do Adventismo é muito frágil, sem falar em sua argumentação confusa e equivocada.

Veja o que vc disse no comentário anterior:
"Nos livros de Ellen White está escrito que ela e Guilherme Miller foram os fundadores da IASD. Como contestar isso, se ela mesma fala que foi ela que criou a IASD?"

Eu pedi que vc informasse o livro e a página de algum livro de Ellen White que contivesse a informação que vc deu, e você responde assim:
"Está escrito no livro: Nisto Cremos, página 301.
É só consultar que está lá".

Par sua informação, o Nisto Cremos NUNCA foi escrito por Ellen White. É uma obra de estudiosos Adventistas, que descrevem no livro os 27 pontos fundamentais da fé Adventista. Está vendo? É por isso que não gosto de debates: a maioria dos críticos dos Adventistas usam as mesas surradas e equivocadas argumentações, pensando que nós somos tolos o suficiente de nem mesmo conferir se as fontes usadas são válidas.

Caro Félix, estude melhor o que vai dizer... deixe de apenas repetir o que outros te falam, pois acredito que vc tenha capacidade de produzir seus próprios argumentos.

Apenas a título de curiosidade, vou transcrever o que consta da pág. 301 do Nisto Cremos, citado pelo Félix:

"O Espírito de Profecia na Igreja Adventista do Sétimo Dia
O dom de profecia manifestou-se ativamente no ministério de Ellen G. White, co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi-lhe concedida instrução inspirada da parte de Deus, em favor de Seu povo dos últimos dias. O mundo no início do século dezenove, quando Ellen White começou a apresentar mensagens de Deus, era um mundo do homem. Seu chamado profético colocou-a sob escrutínio crítico. Tendo satisfeito os testes bíblicos, ela prosseguiu em seu ministério profético durante 70 anos. Desde 1844, quando contava com apenas 17 anos de idade, até 1915 – ano de sua morte – ela recebeu mais de duas mil visões.
Durante esse período, ela viveu e trabalhou na América do Norte, Europa e Austrália, aconselhando, estabelecendo novas frentes de trabalho, pregando e escrevendo.
Ellen White jamais assumiu o título de profetisa, mas não se opunha a que os outros assim a identificassem. Ela explicou: “Cedo em minha juventude foi-me perguntado muitas vezes: É você uma profetisa? Sempre tenho respondido: Sou a mensageira do Senhor. Sei que muitos me têm chamado de profetisa, mas jamais reivindiquei esse título. ... Por que não reivindico ser chamada de profetisa?
Porque nestes dias muitos que audaciosamente pretendem ser profetas, representam um opróbrio à causa de Cristo; e porque minha obra inclui muito mais do que o termo ‘profeta’ significa. ... Reivindicar ser profetisa é algo que jamais fiz. Se outros me chamam por esse"

Nem ao menos fala em Miller...

Dou por encerrado este "embate", pois, como eu já previa, você não tem conhecimento suficiente sobre a Igreja Adventista para argumentar de forma honesta e despreconceituosa.

Maranata!
Anônimo disse…
Prof. Gilson, o material que já tinha sido postado em seu blog , foi de sumo esclarecimento... em relação ao nome de JESUS. Obrigada por sua ajuda .

Que Deus continue te abençoando.
Anônimo disse…
Fernandes,

Professor Gilson,
O que acontecerá com os adventistas se estes estiverem errados e os outros certo?
Ouvi esta pergunta e fiquei pensando sem falar nada.
Gilson Medeiros disse…
Também já me fiz esta pergunta, e tive as seguintes considerações:

1. Que mal há em separar um dia da semana exclusivamente para Deus? (lembrando que este foi o dia que Ele mesmo escolheu).
2. Que mal há em não se alimentar de coisas que prejudicam nossa saúde, como a própria mídia frequentemente noticia?
3. Que mal há em acreditar que Jesus é nosso Advogado no Santuário Celestial, e está intercedendo em nosso favor diante do Tribunal Divino?
4. Que mal há em não acreditar na existência de um tenebroso lago de fogo a arder eternamente, se isto nos leva a imaginar um Deus vingativo e implacável?

entre outros pontos...

Portanto, mesmo que os Adventistas estejam errados em sua fé peculiar, o máximo que poderá ocorrer é que tenhamos vivido de forma mais "rígida" e "santa" que alguns outros.

Agora eu te pergunto: e se os Adventistas estiverem mesmo corretos, e as outras denominações equivocadas?
Anônimo disse…
Fernandes,

Prof Gilson,

Mas porque esta verdade, IASD, veio somente em 1844 através de Ellen White?
Já existia igrejas, desde a era de Cristo, não protestantes e depois as protestantes, mas a IASD veio em 1844. Porque a verdade veio tarde demais? As outras já estavam aí antes de existir a IASD.

Outra questão:

Com relação ao inferno a Bíblia diz que é um lugar de sofrimento eterno, fogo que nunca se apaga, tormento eterno (se quiser eu mando as passagens da Bíblia que diz isso), não podemos ignorar isso que a Bíblia diz sobre o inferno. Deus não é vingativo e nem mal; quem escolhe ir para o inferno não é Deus, é o próprio homem.

Outra questão:

Com relação aos alimentos, a Bíblia no velho testamento declara imundo, mas no novo testamento, declara purificação (se o senhor quiser eu também mando as passagens da Bíblia que declara purificados os alimentos que eram imundos). Não podemos ignorar a Bíblia e ouvir outro ou outra fonte, pois a Bíblia é o único livro inspirado por Deus.
Gilson Medeiros disse…
Caro Fernandes, não precisar enviar as passagens, pois TODAS elas já foram devidamente explicadas e clarificadas aqui no blog.

Sugiro que vc leia os textos antes de fazer os comentários, para evitar constrangimentos de sua parte.

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2009/01/os-adventistas-e-daniel-814.html

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/search/label/sa%C3%BAde

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2008/02/o-ensino-sobre-o-inferno.html

Deixe de acreditar no que seus pastores equivocadamente te ensinaram, e comece a pemitir que o Espírito Santo te "liberte" (cf. João 8:32).
Anônimo disse…
Se o problema é o anonimato Gilson, me perdoe por esta falha minha, afinal, eu estava tão ocupado em escrever todo o meu extenso comentário que no final, entre eu ter que me dar ao trabalho de fazer um blog só pra postar um comentário, eu preferi colocar como anonimato, que é bem mais rápido...
Mas já que você faz questão, como todo o direito que voc~e certamente tem,...
eu posto abaixo (agora me identificando) a minha séire de comentários feitos no post anterior, que você pelo jeito recusou, e eu não lhe faltei com respeito, quer dizer que, só porque eu disse que sua persuasão é fraca eu ataquei você? Eu expliquei o por que. Só porque eu tive coragem de dizer o que todos os outros ficaram com vontade de dizer e não disseram? O meu objetivo não foi debater, sim foi até um conselho, curto e grosso, de que você precisa melhorar o seu embasamento como a qualidade do mesmo.... Não adianta apenas se embasar em qualquer coisa....

Espero que agora, seguindo suas especificações, e deixando claro, que eu fiu apenas sincero e meu objetivo final não era um ataque pessoal a sua pessoa, não haja nenhum impedimento para que voc~e não poste desta vez os meus comentários.

Boa Noite,

Atenciosamente,

Kaio Costa
Gilson Medeiros disse…
Prezado Kaio (Caio), como eu já havia deixado claro na própria página dos comentários, não tenho tempo a perder com "anônimos", pois é muito fácil dizer bobagens escondendo-se atrás da cortina do anonimato.

O objetivo de se criar um blog é exatamente o de dizer o que se pensa sobre determinados temas. Alguns criam blogs para falarem de suas aventuras sexuais, outros para defender artistas imorais e devassos, outros mais criam seus blogs para falarem mal (ou bem) do Governo ou de algum partido, e por ai vai...

O meu tem o objetivo claro e definido de DEFENDER a minha fé. Se você ou outros não concordam com ela, isso não é problema meu.

Não é porque alguém se acha no direito de entrar no meu blog e atacar aquilo no qual eu creio, que eu tenho que ficar debatendo em infindáveis réplicas, tréplicas, etc., etc., etc.

Sei no que creio, e não fico entrando em blog de pessoas que defendem outras doutrinas, as quais eu considero heréticas e anti-bíblicas, para atacar aquilo no qual estas pessoas crêem. Meus pais me ensinaram educação e respeito pelo próximo...

Mas parece que os Adventistas são o alvo preferido destes "apologetas de plantão" (desculpe-me a ironia...rsrs), pois seja no Orkut, seja em salas de chat, seja em blogs, seja em sites pseudo-cristãos, nós somos sempre atacados, injuriados, difamados e mal interpretados.

Se o meu blog faz tanto sucesso (louvado seja Deus por isso) é exatamente porque eu me propus a criar este espaço para ajudar meus queridos irmãos e irmãs Adventistas do 7º Dia a fundamentarem melhor sua fé. E os inúmeros e-mails e mensagens de apreço que recebo comprovam isso, pois são dezenas de pessoas que escrevem pedindo conselhos, orientações ou mesmo apenas me enviarem fotos de batismos realizados como fruto deste trabalho de "formiguinha" que iniciei aqui há alguns anos.

Se isto o desagrada, sinto muito!

Mas não vou mudar meu estilo, ou minha fé, ou meu posicionamento ante os temas aqui propostos, apenas e exclusivamente porque algumas pessoas que se acham no direito de virem aqui e escrever seus extensos blá-blá-blás, preferem perder seu tempo (e o meu, o que é pior!) debatendo comigo.

Tenho mais o que fazer!

Afinal, até o nosso Exemplo Máximo não agradou a todos, e foi abandonado até mesmo por aqueles a quem Ele veio salvar (cf. João 6).

O santo apóstolo Paulo, também foi caluniado, injuriado, ridicularizado, por outros que se diziam seus "irmãos".

Aliás, meu estilo "irônico" como você mencionou, eu "copiei" dos escritos de Paulo, pois ele bem sabia que com determinados tipos de pessoas, a ironia e o bom humor são as melhores estratégias de argumentação. Elias também era outro que usava estas "ferramentas"...rsrs

Portanto, caro Kaio (Caio), não perca seu precioso tempo escrevendo seus "colóquios flácidos para acalentar bovinos", e seus "desafios" furados, pois vou continuar no mesmo Caminho, na mesma fé, no mesmo pensamento hermenêutico, por uma única razão:

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA É A ÚNICA QUE EU CONHEÇO QUE MANTÉM SEUS PRINCÍPIOS DE FÉ "UNICAMENTE" NAS ESCRITURAS SAGRADAS, SEM COPIAR NADA DO PAGANISMO GREGO, DO CATOLICISMO ROMANO OU DO ESPIRITISMO DIABÓLICO.

Quem tem ouvidos, ouça...

Um abraço.
Gilson.
Daniela disse…
Gilson,

Eu adotei a mesma postura que a sua, em relação aqueles que chegam ao blog com o único intuito de atarem aquilo que não compreendem e nem se dispõe a entender, pois estão cegos no entendimento, devido ao orgulho que não lhes permite esquadrinhar por si mesmos aquilo que pregamos através das páginas da Bíblia Sagrada. O medo de se depararem com outro tipo de verdade e terem que abandonar aquilo que abraçaram como verdade os tornam cegos.

Também a muito deixei de publicar comentários que incitem debate. ou aqueles comentários arrogantes que tentam desqualificar a fé adventista baseados sempre em falsos pressupostos, em textos descontextualizados etc.

Abri uma seção no blog chamada desmascarando o CACP, e comumente muitos irmãos assembleanos, digo muitos, pois felizmente nem todos agem da mesma forma, postam comentários com palavras que não condizem com a postura de um cristão de verdade. Outros chegam de mansinho, dando uma de "irmãozinho", e logo começam a destilar peçonha...Nos fazem responder a cada ponto do que nos acusam, e nunca lêem nossas réplicas, e quando as respondem, respondem coisas que não faziam parte do debate para tentarem esconder que ficaram sem respostas para darem. Isso é cansativo. Depois que excluí e passei a ignorar e não publicar comentários dessa classe de pessoas, para minha surpresa, um deles criou um blog e dedica seu precioso tempo não a pregar a palavra de Deus, mas a falar mal da IASD e dizer que a igreja adventista não é uma igreja cristã, alertando para os demais cristãos se afastarem dos adventistas que são lobos em pele de cordeiros. Nessas horas vemos qual espírito que neles opera, o espírito de ira, de contenda, de inveja e porfias.

Peço então que oremos por uma pessoa chamada Jean Patrik, que ao invés de estar pregando a Cristo, criou um blog com objetivo de detratar o adventismo. Eis seu blog: http://blogdojeanpatrik.blogspot.com/

Muito tempo foi gasto respondendo as acusações dessa pessoa,que nem dela eram, pois ele copiava textos do CACP. A postura do mesmo ao invés de ler as réplicas e conferir o que era dito na palavra de Deus, foi a de na falta de respostas, passar a publicar em seu blog as mentiras e papagaiadas dos que detratam o adventismo sem o mínimo de honestidade intelectual. Mas oro por este rapaz, pois como ele, muitos são levados a crerem que os adventistas não são cristãos, que são perigosos e possuem doutrinas perniciosas. Uma tristeza é ver o tempo que dedicam a nos atacar ao invés de pregarem a Cristo.

Por essas e outras razões, não publico, nem, deixo mais aberto o debate para aqueles que só intentam contender e não a crescer na graça e no conhecimento de Cristo.

Que a verdade que Cristo oferece liberte a Todos ! Amém !!!
Gilson Medeiros disse…
Prezada Daniela, concordo plenamente com a posição que você tomou. Não há sentido nenhum em ficarmos perdendo tempo com estes "lobos devoradores" de nossa fé.

Atualmente estou seguindo à risca o conselho de Paulo, no episódio de Atos 24:
"não interessa o que vocês pensam sobre a minha 'seita'. O que importa para mim é permanecer fiel naquilo que a Palavra de meu Deus determina, em especial com relação à fidelidade à Sua santa Lei".

Amém!
. disse…
Impressionante seu Blog !!sou adventista também e estou desde as 4 da tarde lendo seus posts e todos os comments dos que são contra e suas respostas.

Espero realmente que vc continue firme nessa verdade em que vivemos. sou também muito feliz por ser Adventista do Sétimo Dia.
Parabéns.
Gilson Medeiros disse…
Kasller, obrigado pelo comentário.
Meu objetivo com o blog é exatamente esse que você mencionou: ajudar meus irmãos Adventistas a se firmarem em sua fé.

Um abraço.
Gilson.
Madson disse…
Gilson, seu blog tem ajudado muitas pessoas que buscam conhecer sinceramente o que a palavra de Deus nos revela.
Eu sempre estou divulgando seu blog, pois sei que assim como ele já me ajudou e continua me ajudando a tirar muitas dúvidas, ele vai ajudar muitas outras pessoas que realmente procuram ESTUDAR a palavra de Deus.
Algumas pessoas por falta de conhecimento, ou falta de procurar se aprofundar nos estudos, acabam fazendo comentários infelizes e equivocados.
Essas mesmas pessoas ao invez de estudarem a Bíblia sinceramente, sem preconceitos, e pedindo sempre orientação a Deus para que Ele os revele a verdade, acabam buscando a resposta apenas no que a sua Igreja diz através dos seus pastores e membros, e assim a fé destas mesmas pessoas acabam tendo um crescimento deformado e apoiado em falsas doutrinas.
Antes de ser Adventista do Sétimo Dia, eu frequentei por um tempo a Igreja Batista, e quando eu parava para estudar a Bíblia, acabava descobrindo que tinha muitas coisas que o pastor e os irmãos daquela Igreja falavam que não estavam de acordo com as escrituras e isso foi abrindo os meus olhos. Nessa época, eu também tive uma grande ajuda de um irmão Adventista e agradeço a Deus por isso.
Não demorou muito para que eu viesse a conhecer a verdade, pois eu me dediquei bastante nos estudos e Graças a Deus, hoje eu continuo aprendendo muito e tenho procurado ajudar muitas outras pessoas a conhecerem essa verdade que um dia chegou até mim, Graças a Deus!
Hoje sou membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e estou muito feliz por ter conhecido aquela que acredito ser a verdadeira mensagem e poder ajudar outras pessoas a conhecerem o Evangelho do Reino, como eu já havia dito.
Quero ser mais um instrumento nas mãos do Senhor na pregação do evangelho e aprender cada vez mais através dos estudos pra isso.

Que Deus continue te abençoando irmão, estarei orando por você e te peço que você também esteja orando por mim, minha família e por nossos irmãos Adventistas do Sétimo Dia!
Gilson Medeiros disse…
Caro Madson, fico feliz ao ler comentários como o seu. Graças ao bom Deus, e à Sua infinita misericórdia, é que este blog se mantém vivo e atuante.

Gostaria de poder fazer mais pela Obra dEle, mas no momento é isso que posso fazer.

Um abraço.
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Está correto na forma de agir, Pr Medeiros. Debates teológicos quase sempre terminam mal (com os ânimos alterados e quem é hipertenso que se cuide, porque num desses debates enfandonhos pode ter um AVC ou infarto rsrs). Primeiro que cada pessoa acha que sua interpretação é a certa e dificilmente um abre mão do que crê, então o que se vê são debates que muitas vezes até falta com a educação e respeito. Já vi muitos debates na internet terminando com ofensas pessoais (vergonha alheia disso)! É até pecado usar a Bíblia para causar discórdia como alguns. Uma pessoa que tem dúvidas, vontade de aprender sobre um tema, é diferente. Dá para notar quando alguém quer apenas debater e quando quer realmente tirar uma dúvida. Penso que usar o nome de Deus em debates sem ética é usar o nome de Deus em vão! Parabéns pela postura! Apesar de ser de uma denominação diferente da sua, admiro pessoas que têm convicção na fé que exercem! Deus o abençoe.
Moises Tchimuku disse…
Pr Gilson Medeiros

Realmente debates não ajudam no desenvolvimento espiritual de ninguém, sabe porque? Porque ninguém quer perder ainda que não tiver razão. Pessoalment, eu aprendi com um dos grandes debatedores da História de nossa Igreja Adventista do Sétimo dia Moses Hull. Este homem, por debater muito acabou se tornando um espiritualista. Em agosto de 1858, Moses Hull foi ordenado ao ministério, provavelmente por James White. Os dois homens aparentemente se conheceram no mês anterior quando White viajou para Iowa City, Iowa, onde Hull e Waggoner estavam realizando uma reunião de tendas.Pouco tempo depois, o recém-ordenado Hull começou a fazer evangelismo de barracas sozinho em vários estados. Com o tempo, em vez de apenas pregar, Hull também participou de debates públicos, algo em que ele se destacou. Embora Hull ganhasse geralmente seus debates baseados no mérito de seus argumentos, não era quase tão bem sucedido quando fosse convencer povos para deixar sua igreja atual e se juntar aos Guardadores do Sábado. Curiosamente, em 1901, muitos anos depois de se tornar um espiritualista, Hull reconheceu, ao participar de um debate, que "os debates raramente fazem convertidos ou resolver questões".
Razão pela qual debater com esses apologistas é perder tempo. Tudo que eles perguntam, já foi perguntado e respondido a muitos anos atrás. Nunca trazem dúvidas novas mas sempre questões que claramente já foram respondidas e estão disponíveis em nossos documentos oficiais.
O problema deles é que são ignorantes, não lendo.
Que Deus continue abençoando seu ministério, afinal de contas o anjo do apocalipse 14 tem pressa porém, não devemos nos assentar debatendo enquantos outros esperam a verdade.
Gilson Medeiros disse…
Caro Moisés, muito obrigado pelo comentário.

Um abraço
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Olá, A.K.Renovatto.

Penso o mesmo que você. Obrigado pelo comentário.

Um abraço
Gilson.
CACAU disse…
Estou fazendo de tudo para compreender melhor o pensamento adventista, sempre respeitei. Entendo que há críticos que faltam com o respeito, mas não se pode achar que todo questionamento ou dúvida trata de "perseguição". Até porque outros grupos cristãos também recebem diariamente críticas e comentários grosseiros.

Sempre que alguém questiona alguma coisa da doutrina adventista, o argumento mais usado é que a pessoa foi ensinada errada de modo preconceituoso pelos pastores nos púlpitos. Li isso já em vários lugares. Parece que só é preconceito quando a crítica ou dúvida parte por parte de evangélicos de outras denominações ou católicos, espíritas.

É bom ressaltar que pessoas que gostam de criticar existem em TODO lugar, inclusive entre adventistas. Nem sempre uma dúvida significa "crítica", "perseguição" ou "ataques" a fé adventista. Uma vez colocado textos em um site público, a pessoa tem que entender que pessoas de variados meios vão ler e podem surgir dúvidas.

Nem sempre aquela pessoa chata, insistente, que fica batendo na mesma tecla, quer causar brigas. Pode ser que ela insiste num assunto porque para ela ainda é algo que mexe com sua cabeça, ainda não foi devidamente esclarecido.

Já pensou se fosse o inverso e alguma pessoa desse uma resposta nesse tom para um adventista? Claro que seria "perseguição, crítica". Me refiro a sua resposta ao Félix. Abaixo a resposta que foi dada:

"Prezado Félix, acho que estes tais "livros de Ellen White" que vc diz ter visto, onde ela afirma ter sido fundadora da IASD junto com Guilherme Miller, foi escrito em alguma gráfica pentecostal de fundo de quintal...rsrs"

Estava lendo cada comentário, e a princípio até concordei com sua matéria. Mas quando leio algumas respostas, vejo que a resistência, não parte somente de quem lhe escreve. Não quero polemizar, mas serve apenas para uma reflexão. Será que o preconceito, críticas, antipatias, não tem estado em todo o meio religioso? Incluindo entre alguns adventistas. Pode ser (e espero que seja), que talvez tenha respondido assim por estar nervoso de tanto receber emails, críticas. Qualquer pessoa pode sair do sério em algum momento. Mas esse não é a única resposta que vi com esse "tom".

Tem havido preconceitos e intolerância de TODOS os lados. Acho válido mesmo deletar todo comentário grosseiro, com críticas pesadas. Mas pense que muita gente que parece chata, que é insistente, que até usa do CTRL+C/CTRL+V, pode estar travando uma luta interior, com inúmeras dúvidas.

Não quero que leve meu comentário para o lado pessoal, é apenas uma reflexão. De todos os lados, quando vejo alguém defender sua fé, vejo que a maioria usa argumentos, críticas ou algum escárnio com a igreja do outro.
É interessante compartilhar e questionar assuntos diferentes, não há problema nenhum disso. Só falta haver respeito e mais empatia pelo próximo. Isso é a visão que tenho olhando de fora, para as diversas religiões. Todo mundo pode aprender alguma coisa com alguém, ninguém possui toda a verdade, temos que ter a humildade para entender isso. Sempre podemos aprender uns com os outros, com respeito e consideração (assim ninguém sai magoado, humilhado e Deus é exaltado).
CACAU disse…
Lendo outros comentários e respostas, me deparei com essas respostas (claro que usarei só uns trechos).

"Se o meu blog faz tanto sucesso (louvado seja Deus por isso) é exatamente porque eu me propus a criar este espaço para ajudar meus queridos irmãos e irmãs Adventistas do 7º Dia a fundamentarem melhor sua fé. E os inúmeros e-mails e mensagens de apreço que recebo comprovam isso, pois são dezenas de pessoas que escrevem pedindo conselhos, orientações ou mesmo apenas me enviarem fotos de batismos realizados como fruto deste trabalho de "formiguinha" que iniciei aqui há alguns anos."

"Meu objetivo com o blog é exatamente esse que você mencionou: ajudar meus irmãos Adventistas a se firmarem em sua fé.

Talvez, meu amigo, se lhe incomoda receber ou responder pessoas de outras igrejas ou religião, deveria botar bem claro que é um blog exclusivo para tirar as dúvidas de adventistas. E deletar todo comentário de pessoas de outras igrejas. Assim, evitaria o desgaste e evitaria mal entendidos de todos os lados. Tu disse que segue o exemplo de Paulo nas ironias...porém, é certo que muita gente com dúvidas de verdade, deixarão de comentar ao se deparar com uma ironia com aquilo que perguntou. Enfim...vou encerrando por aqui também. Até aqui, eu achava ser um blog para adventistas e também para outras pessoas que quisessem tirar as dúvidas.

Estou orando muito, porque tem uma parte minha que ama os adventistas, a igreja IASD... Mas tem uma parte que ainda sente alguma mágoa quando vejo que botam outros cristãos num "patamar" inferior, principalmente quando os outros são "pentecostais". Não comentarei mais sobre esse assunto aqui. Que Deus ajude a todos a compreenderem melhor as diferenças!
Gilson Medeiros disse…
Prezada Cacau, pode ser certeza que a "forma" como as respostas são dadas é diretamente proporcional à maneira como as perguntas são feitas... como não publico todos os comentários (pois alguns chegam ao cúmulo de utilizarem palavrões em seus "argumentos"), fica a impressão de que a pessoa queria "apenas" esclarecer alguma dúvida... Porém, alguns desses perseguidores (sim, perseguidores) demonstram claramente que o objetivo não é "aprender" sobre a minha fé, mas simplesmente questionar, debater, criticar...

e para estes, tô fora!

Um abraço
Gilson.