As Epístolas de João

Estamos iniciando mais um trimestre de estudos na Escola Sabatina - o maior e melhor curso teológico oferecido por uma denominação cristã em todo o mundo, ao mesmo tempo.

Nos próximos meses estudaremos os detalhes das mensagens escritas nas 3 epístolas chamadas de "joaninas", pois são atribuídas ao apóstolo João, o mesmo que escreveu o 4º Evangelho e o Apocalipse.

Um leitor do blog (professor de Unidade) enviou um e-mail pedindo mais informações sobre a autoria destas cartas, uma vez que elas não mencionam que seja mesmo João o seu autor. Vou transcrever o que respondi a ele:

O primeiro autor a referir-se especificamente a uma dessas epístolas como sendo obra de João é Papias de Hierápolis, em meados do séc. II, o qual, segundo Eusébio (Hist. Ecles., 3.39.17), "fez uso de exemplos extraídos da primeira epístola de João". É importante assinalar que "a primeira" é uma expressão de Eusébio (historiador do início da era cristã), não de Papias.
Nos tempos de Irineu (c. 180 d.C.), pelo menos a primeira e a segunda epístolas são explicitamente atribuídas a João, o discípulo do Senhor e autor do quarto Evangelho (Adv. Haer. 3.16.18). Escrevendo aproximadament à mesma época, Clemente de Alexandria tem conhecimento de mais de uma epístola joanina, visto que se refere à "epístola maior" e a atribui ao apóstolo João (ver. Strom. 2.15.66 ; cf. 3.4.32; 3.5.42; 4.16.100). Depois disso as evidências tornam-se abundantes.
Até onde temos conhecimento, é Orígenes (falecido em 253 d.C.) quem pela primeira vez menciona todas as 3 epístolas (Hist. Ecles., 6.25.10).
Em momento algum dos relatos históricos, qualquer das 3 epístolas joaninas é atribuída a alguém que não a João filho de Zebedeu.

Fonte: Carson, Moo e Morris, "Introdução ao Novo Testamento", pág. 494-495 (Vida Nova, 2002).

Para nós, Adventistas, ainda temos as claras e conclusivas declarações de Ellen White, atribuindo a João a escrita das epístolas que levam seu nome (cf. Atos dos Apóstolos, cap. VI "O ministério de João").

::::::::::::

Se você não tem ainda sua lição, não perca mais tempo!
Tenho absoluta certeza que os maiores "deficientes espirituais" que temos em nossas congregações estão exatamente entre os que não estudam a Lição da Escola Sabatina.

A Casa Publicadora Brasileira disponibiliza todo o texto (inclusive com comentários teológicos) em seu site (clique aqui). Portanto, ninguém tem desculpas para dizer que não tem Lição porque não pode comprar (o que é uma justificação absurda, tendo em vista o irrisório valor, se levarmos em consideração o custo/benefício que nos é oferecido).

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1Ped. 3:15).

Postado em: 03-Jul-2009

Comentários

Filipe Reis disse…
Olá Prof. Gilson,

Por feliz coincidência, eu amanhã irei apresentar perante a minha igreja o estudo desta mesma lição.

Em relação à pergunta que lhe foi feita, acrescentando ao que escreveu, pude apurar os seguintes dados, com recurso a um estudo do Pr. Doug Batchelor. Partilho com o irmão, pois julgo haver interesse para os leitores estudantes da Escola Sabatina.


1. Evidências externas acerca do autor

a) I João terá sido escrito em 68/69DC – antes da invasão de Jerusalém.

b) Vários historiadores se referem a esta carta em suas obras (Policarpo, Eusébio, Epifâneo, Círio, outros)


2. Evidências internas acerca do autor

Paralelismo entre as epístolas de João e o evangelho de João:

a) I João 1:1 ‘O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.’
a') João 1:1, 4 ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.’

b) I João 2:5 ‘Mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos Nele.’
b') João 14:23 ‘Jesus respondeu, e disse-lhe: se alguém Me ama, guardará a Minha palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.’

c) I João 2:6 ‘Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou.’
c') João 15:4 ‘Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim.’

d) I João 3:11 ‘Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.’
d') João 13:34 ‘Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.’

e) I João 2:8, 10 ‘Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.’
e') João 1:5, 9; 11:10 ‘E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo.’

f) I João 3:1 ‘Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus.’
f') João 1:12 ‘Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome.’


3. Curiosidades:

a) João era pescador; era o irmão mais novo de Tiago; provavelmente, o mais novo entre os discípulos

b) Possivelmente, seria familiar de Jesus pois alguns estudiosos discutem se a mãe de Tiago e João seria irmã ou prima de Maria, mãe de Jesus.

c) O nome João vem do hebraico Yochanan que significa ‘Deus é misericordioso’

d) João fazia parte do grupo mais próximo de Jesus (com Tiago e Pedro, também pescadores). Eram como uma pré-liderança da igreja.

e) João e Tiago, com sua mãe, foram ter com Jesus: queriam ser os mais honrados no reino dos céus.

f) Tiago foi o primeiro discípulo a falecer (excepto Judas); João foi o último e o único que terá falecido de morte natural.


Abraço e bom estudo das Lições.
Gilson Medeiros disse…
Caro Filipe, obrigado pela valiosa colaboração.

Um abraço.