Vida Jovem - Como Enfrentar a Pressão do Grupo

Há alguns meses, postei algo sobre a pressão que os jovens passam em seus grupos de amigos, especialmente na escola/faculdade, atendendo a o pedido de um amigo muito especial, o Diego Amaro.

Aproveito para atualizá-lo e tocar novamente no assunto, tendo em vista situações que presenciei recentemente.. espero que seja útil.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas; guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em Ti o tempo todo” (Salmo 25:4-5).

Todos imaginamos de vez em quando se o que estamos fazendo é certo.

Você costuma fazer o que todos fazem, dizer o que outros dizem, pensar o que o grupo pensa, agradar todo mundo? 
Cuidado! 

Quando a gente se comporta assim, pode acabar cometendo erros e até crimes, porque a maioria nem sempre está certa.

Um exemplo disso é o famoso “julgamento” de Cristo, relatado em Mateus 27. Você deve ter lido ou ouvido a respeito dele. Um trecho mostra o governador perguntando:
- O que farei com este homem?
- Crucifique-O!
- Por quê? Que foi que Ele fez de ruim?

Como se não ouvisse, o povo continua: - Crucifique! Crucifique! Crucifique!

Quando o governador viu que não estava chegando a resultando algum, e que começava a se formar uma confusão, mandou buscar uma bacia d'água e lavou as mãos diante da multidão, dizendo: - Estou inocente do sangue deste homem bom. A responsabilidade é de vocês.

Pilatos foi covarde, cedeu à pressão de grupo e matou um inocente, o Filho de Deus.

Não é fácil comportar-se de maneira independente e autônoma, pois isso significa, às vezes, ter que enfrentar a maré, ir contra a onda. Imagine-se nas situações a seguir:
Um grupo de jovens exibindo suas novas tatuagens, e você sem nenhuma para mostrar.
Numa festa, todo mundo bebe cerveja e você é o único a beber uma limonada.
A maioria de suas colegas de escola já fez sexo e você continua virgem.
Seus amigos curtem rock e você é o único fã de boa música.

Na hora da "pressão", faça as seguintes perguntas:

1. Isso é bíblico?
A Palavra de Deus me dá a liberdade para escolher. Devo perguntar sempre: O que estou para fazer tem a aprovação dEle? O que a Palavra de Deus diz a respeito? Quando confuso, você descobrirá o que não fazer sabendo o que fazer (pelo processo da "exclusão").

2. Isso é útil?
O que estou para fazer me ajudará a crescer? Isso me ajudará a cumprir o propósito de Deus em minha vida? Me torna uma pessoa melhor?

3. É o que Jesus faria?
Quando um filho pergunta a pais cristãos se pode fazer alguma coisa que ele sabe que extrapola o limite, esses pais deveriam dizer: “Olha, filho... é isso o que Jesus faria? Jesus iria a esse lugar?

4. Isso é necessário?
Quem realmente está no controle da sua vida? Pergunte a si mesmo se cabe a você dizer sim ou não para essa decisão. Você tem que fazer isso? Se você está no controle, pode dizer sim ou não. O fato de outros estarem fazendo (e pressionando você para fazer também) não torna isso certo.

5. Isso é sábio?
Tenha certeza de que considerou todas as consequências antes de fazer isso. O pecado sempre paga um pedágio. E mesmo Deus amando você, não há uma exceção para a regra. Ou seja, mesmo com o perdão, as consequências virão!

6. Isso é proveitoso?
Como o que vou fazer pode afetar meu testemunho? Quero crescer e amadurecer, mas também me preocupo com os outros.

7. Isso é essencial?
Muitas pessoas separam muito tempo para coisas que têm pouco valor.

8. Essa é a escolha certa?
Eu sei que é importante ter certeza de que o que estou para fazer é bíblico, útil, necessário e sábio. Mas a maior preocupação que tenho é: mesmo sabendo dessas coisas, ainda escolherei fazê-lo? Muitos sabem o que é certo, mas ainda assim escolhem fazer o que é errado. E pagam alto preço por isso (casamentos com descrentes, gravidez indesejada, vícios, morte...)!

O caminho para fazer as escolhas certas, embora muitas vezes difícil e frequentemente estreito, dará a você um senso de propósito permanente e uma alegria inabalável.

Além disso, é um caminho que realmente leva a algum lugar. E não há língua humana que possa descrever as maravilhas que nos esperam logo atrás do horizonte.

Você não pode esquecer:

É IMPORTANTE TER CERTEZA DE QUE O QUE ESTOU PARA FAZER É BÍBLICO, ÚTIL, NECESSÁRIO E SÁBIO.

Colocando em prática

Você não precisa ser “massa”, "da hora" 100% do tempo. 

Da próxima vez em que se vir pressionado pelo grupo a agir contra sua vontade ou contra a vontade de Deus, não tenha medo de ser chato, e diga “não”. 

Isso pode não ser fácil, mas compensa. 
Você estará vivendo sua vida de forma criativa e aprovada por Deus. Saber dizer "não" é uma demonstração de personalidade e auto-confiança.

Ore por jovens de sua Igreja que estão sofrendo a pressão de seus companheiros e, estão cedendo.

Fonte: Jesus nos Ama

:::::::::::::::::::

Nossos jovens enfrentam duras provas nesta sociedade mal e injusta na qual vivemos hoje, onde o consumo, o luxo e a busca pelo prazer são incentivados ao máximo.

Mas sempre há uma escolha correta a ser feita, mesmo que de difícil execução. É como todo motorista aprende na auto-escola: "Na dúvida, não ultrapasse!"

"... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno" (1Jo 2:14).



Comentários

Thiago Falcão disse…
Professor, gostaria da sua permissão para copiar o texto pro meu blog, onde pretendo fazer uma adição ao texto contando um testemunho meu. Posso?
Anônimo disse…
Si legou. gostei das informações. mais ficou uma pergunta no ar ?
tenho um grupo de amigos do mundo, agora eu vou pra igreja. me batizo e ai troco de amigos. Como eu sou novo na fé quero fazer tudo de acordo com a biblia, mais meus novos amigos mais agora CRISTÃO não querem e sou tirado como o santinho, tenho que me turma mais. Pr vc tem ideia do que é encontrar uma menina que queira namorar de acordo com a bibliz. e voce tem ideia do que é encontrar um amigo que queira fazer como diz o senhor ?
Sou muitas vezes humilhado, por meus amigos, fico triste ai vou pra casa e tenho que viver em um la que não é cristão porque so eu sou da igreja em casa.
É dificil ser algum. que todo dizem que te admira mais sempre tem uma piada pra você.
tem alguma dica?
Gilson Medeiros disse…
Estimado Thiago, utilize os textos do meu blog da maneira que vc achar melhor. Quanto mais nós disponibilizarmos bons materiais para os nossos jovens, mais protegidos eles estarão das ciladas do inimigo.

Um abraço.
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", mesmo dentre aqueles que professam a mesma fé que a gente, nem todos são nossos "amigos" (cf. Prov. 18:24), infelizmente.

Portanto, é importante que encontremos aqueles que realmente vão nos ajudar em nossa caminhada cristã. Isso não quer dizer que vc deva se sentir melhor do que os outros, não! Mas vc tem todo o direito de estreitar suas amizades (e namoro) apenas com as pessoas de sua igreja que estejam caminhando no mesmo rumo, ou seja, que tenham seus objetivos de santidade e salvação. Tenho certeza que ai mesmo em sua congregação local há muita gente boa que gostaria de fazer amizade com você.
A.K.Renovatto disse…
Excelente o texto!Jovens sofrem mesmo muita pressão de amigos, colegas, para fazerem coisas que muitas vezes, vai contra os princípios cristãos! Vale a pena um jovem cristão fazer as escolhas certas de acordo com a vontade de Deus. O caminho largo pode parecer prazeroso, mas sempre têm consequências!
Unknown disse…
Eu tenho dúvida sobre o que fazer em relação ao conjunto de jovens da minha igreja. Reuniram os jovens para o conjunto, mas não colocam todos para louvar. Uma parte fica excluída como se não fosse digno de cantar junto com os demás. Sendo eu um desses,sou cristã desde que me entendo por gente, mas sinto que estou sendo excluída, como alguém que acabou de ter contato com Deus, como se não soubesse o que é compromisso. Frequento a igreja por minha fé em Cristo Jesus. Mas infelizmente não me sinto bem ao ter que esperar para ser selecionada para entrar definitivamente no conjunto de jovens. Queria saber o que devo fazer a respeito com a liderança, não quero problema com eles.
Gilson Medeiros disse…
Cara anônima, o melhor é procurar a liderança de sua igreja, ou o pastor, para verificar a melhor orientação nesta situação.

Não tenho como dar uma opinião, pois não sei os detalhes que têm levado a direção do conjunto a agir da forma como você relata.

A Bíblia nos aconselha sempre a buscar o diálogo e a orientação da liderança da igreja, para resolver esses conflitos que normalmente surgem.

Com sabedoria, humildade e oração, dará tudo certo.

Um abraço
Gilson