Duas Maneiras de Obedecer?!

Certa vez, ouvi um pregador dizer que há 2 maneiras de obedecer a Deus. Uma do jeito "certo", e outra do "errado".

Mas, como é possível OBEDECER do jeito ERRADO?!

Vejamos...

1º Jeito de Obedecer

É possível, sim, "obedecer desobedecendo" (rsrs). Um exemplo clássico na Bíblia é Caim.

Deus pediu aos dois irmãos que Lhe trouxessem uma oferta. Um deles OBEDECEU OBEDECENDO, mas o outro OBEDECEU DESOBEDECENDO.

Caim estava disposto a obedecer ao mandado de Deus, mas conforme o seu jeito. Ou seja, ele fez o que Deus pediu, mas não levou em conta "a maneira", "as especificações" da ordem divina.

Ao levar uma oferta de frutas, Caim fez o que Deus havia pedido (uma OFERTA), mas não fez do modo como Deus Se agradaria de ser atendido (uma oferta DE SACRIFÍCIO ANIMAL, símbolo do Messias).

O resultado todos conhecemos: Deus Se agradou da obediência COMPLETA de Abel, mas rejeitou a obediência DEFEITUOSA de Caim.

Portanto, fica claro por este exemplo que o homem não poder ser arrogante o suficiente para determinar a maneira como vai obedecer a Deus.

Para Deus, obediência defeituosa é o mesmo que DESOBEDIÊNCIA. E Caim descobriu isso logo cedo!

Outro exemplo bem conhecido, já no Novo Testamento, é o de Ananias e Safira (cf. Atos 5). Eles obedeceram do seu jeito, ao venderem a propriedade e trazendo UMA PARTE para ser administrada pelos apóstolos. Este tipo de "obediência parcial" o Senhor abomina, e as consequências para o casal "espertinho" foi trágica!

2º Jeito de Obedecer

A maneira de agradar ao Senhor através de nossa obediência é fazê-lo da forma como Ele determinar.

Hoje, infelizmente, o Cristianismo vive uma onda de relativismo (como estudamos na Lição de alguns dias atrás), onde cada um acredita (os adeptos do "achismo") que podem dizer como, onde, quanto e quando serão fiéis a Deus. As determinações que o Senhor concedeu, claramente, em Sua Palavra, são colocadas de lado, e apenas o desejo pessoal, a "hermenêutica" individual, o tradicionalismo denominacional é quem definem o "grau" da obediência.

Apenas obedecendo DO JEITO que Deus determina, é que o ser humano pode estar seguro de que age sob a proteção e controle divinos. Foi pensando em pessoas assim, que gostam de se considerarem "livres" para desobedecer, que Judas escreveu em sua epístola a trágica manobra que alguns já faziam desde sua época: transformavam GRAÇA em LIBERTINAGEM. Ou seja, diziam que o perdão e a misericórdia de Deus os livrava da obediência aos mandamentos (cf. Judas 1:4). Ledo engano!

E hoje?!

Ao meditar sobre este tema, um ponto não saia da minha cabeça: o DIA DE GUARDA.

Uns, dissimuladamente, dizem que basta trabalhar seis dias e descansar no sétimo, independente de em que dia da semana isso ocorra;
Outros, hipocritamente, dizem que não precisam guardar dia nenhum porque santificam a Deus TODOS os dias;
Há ainda aqueles que, arrogantemente, dizem com todas as letras: não guardo, porque vivo no "tempo da graça".

Não é à toa que o Senhor já advertiu de que MUITOS, hoje, utilizam Seu nome, mas são totalmente DESCONHECIDOS por Ele (cf. Mat. 7:21-23).

Também, pudera! Preferem OBEDECER DESOBEDECENDO.

"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos" (Malaq. 3:6).

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito! Pr. Gilson. Obedecer desobedecendo, não poderia definir melhor a maioria do "cristianismo" atual... São realmente duas classes de adoradores.

Parabéns mais uma vez. Deus lhe abençoe.

Wagner Gomes
Anônimo disse…
"Obedecer parcialmente é desobedecer".

Resumindo... ninguém consegue guardar o sábado direito!

Muito menos os ASD.

Boa noite,

Beto.
Gilson Medeiros disse…
Caro Beto, pelo menos a gente não fica "fingindo" que obedece e vira a cara para os mandamentos... como muitos "não-ASD" fazem... não é?!

Um abraço.
Gilson.
Unknown disse…
Cristianismo secular. Querer obedecer do nosso jeito não é obedecer. Lamentável isso!