Os Adventistas e a Bíblia


É comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que os Adventistas baseiam suas doutrinas nos escritos de Ellen White. Alguns até dizem que ela é nossa "papisa"...rsrsrs

Quem fala uma bobagem dessa é porque nunca parou para estudar as doutrinas da IASD, e simplesmente repete o que outros mal-informados (ou mal-intencionados) dizem!

A IASD aceita a Bíblia como única regra de fé e de base doutrinária. Ponto final!

A Igreja Adventista crê e ensina que toda a Bíblia foi inspirada por Deus, através do Seu Santo Espírito, atuando na vida de homens santos e piedosos (cf. 2Pe 1:21).

Todo o plano da salvação, com os temas necessários à compreensão do homem concernentes à redenção, está claramente manifestado através das páginas sagradas das Escrituras. Este Livro é útil nas diversas áreas da vida cristã, desde a revelação inicial do amor de Deus até à crescente educação que necessitamos desenvolver em nossa jornada rumo ao céu (cf. 2Tm 3:16-17).

Nenhuma das doutrinas Adventistas está baseada nos escritos de Ellen White, como os críticos gostam de declarar. Todas as doutrinas e ensinamentos desta amada Igreja podem ser facilmente comprovados nas páginas da Bíblia, como já demonstrei várias vezes aqui no blog. Sempre que a tradição, os costumes, as declarações eclesiásticas, etc., se colocarem em choque com as verdades delineadas na Palavra de Deus, o Seu povo deve ficar do lado do “Assim diz o Senhor” bíblico, e deixar com Deus as conseqüências (cf. Mc 7:6-7; Mt 15:6-9; At 24:14). É assim que age e prega a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A IASD aceita que toda a Bíblia foi inspirada por Deus

Um costume peculiar em algumas denominações cristãs é tentar “escolher” as partes da Bíblia que ainda são proveitosas para os dias atuais; e tudo o mais, que não esteja de acordo com os interesses dessas denominações, é contado como não tendo mais valor para a atualidade. A porção preferida pelos “selecionadores do que passou” é o Antigo Testamento, especialmente no que se refere ao tema da Lei. Existem até algumas denominações que resolverem editar sua própria Bíblia! Porém, isso não ocorre na Igreja Adventista, até porque usamos a versão padrão da Sociedade Bíblica do Brasil, o que mostra que nossa Bíblia não é "diferente" das usadas pelos demais evangélicos.

Não temos o costume de ficar separando as porções da Bíblia, classificando-as entre “válidas” ou “não-válidas”. Afinal, toda a Bíblia foi inspirada por Deus, e ainda é útil para nosso ensino (cf. 2Tm 3:16-17; 2Pe 1:21).

O próprio Jesus reconhecia amplamente o valor do Antigo Testamento em Seu ministério, pois esta parte da Bíblia era a única “Escritura” disponível no Seu tempo; por isso Ele declarou em vários momentos que elas apontavam para Ele e Seu ministério (cf. Mt 22:29; Jo 5:39). Vemos repetidas vezes, tanto com Jesus quanto com os demais escritores do Novo Testamento, a citação de passagens do Antigo Testamento para corroborar a pregação (cf. At 2:17-21; Mt 13:34-35; 15:3-9; 22:37-39; etc.). O Apocalipse, por exemplo, está cheio de alusões às figuras do Antigo Testamento, o que demonstra o valor inquestionável desta parte da Bíblia, inclusive para os dias atuais. São centenas de citações diretas ou indiretas do Apocalipse ao AT.

Pena que tantas denominações preferem continuar desprezando as maravilhosas mensagens do Antigo Testamento! Mas, parece que isto só ocorre em situações convenientes, pois percebe-se que mensagens fortemente vinculadas ao Antigo Testamento não foram rejeitadas por tais denominações, como por exemplo, o dízimo e as ofertas. Quando convém, eles bem que se utilizam do Antigo Testamento em seus sermões! Por que será?!

A Igreja Adventista segue o mesmo princípio do apóstolo Paulo, crendo em tudo que está revelado no Texto Sagrado, mesmo que nos chamem equivocadamente de "seita" (At 24:14), e ficamos com a certeza de que a Palavra do Senhor jamais deixará de ter importância ou validade, pois é eterna, com exceção apenas aos pontos que foram nitidamente encerrados com Jesus na Cruz, como os sacrifícios de animais, por exemplo (cf. Hb 10:1-4). Mais detalhes sobre estes pontos que foram “cravados” na Cruz já foram amplamente analisados aqui no blog.

Louvado seja Deus, por ter levantado "das cinzas" um Movimento que trouxe de volta o amor pelo estudo e interpretação da Sua Palavra (cf. Apoc. 10).

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal" (1Ped. 3:15-17).

Comentários

Anônimo disse…
M E N T I R A.....

e egw... NÃO CONTA?

Fui citar numa IASD que achava temerário que dissessem que Simão tinha levado Maria Madalena ao adultério... pra quê? Fui chamado atenção, pois constava uma citação nos livros do EP... me mandaram cópias das páginas do livro.
Imagina,! para provar que aquilo estava na bíblia! Pode?

Não dá para ser enganado desta maneira!
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, acho que você está confundindo as coisas, ou está agindo de má fé. Prefiro crer na primeira opção...

O fato de os Adventistas terem a Bíblia como sua única REGRA DE FÉ, não significa que os escritos de Ellen White não podem trazer "detalhes" novos para os fatos apresentados na Bíblia. Afinal, o próprio João disse que se todos os detalhes tivessem sido escritos na época da Igreja Primitiva, não haveria espaço suficiente no mundo para os livros escritos sobre a vida de Jesus (João 21:25). E qual a utilidade do dom profético na Igrja dos últimos dias, se não fosse para clarear os pontos menos esclarecidos da Santa Bíblia?! (cf. Apoc. 12:17; 14:12; 19:10).

Não existe uma única doutrina dos Adventistas do 7º Dia que seja baseada nos escritos de Ellen White. E desafio qualquer opositor a provar o contrário!

Como ela mesma dizia, seus livros apenas nos ajudam a compreender a LUZ MAIOR, a Santa Bíblia.

Não vejo no que o detalhe sobre o adultério de Madalena tenha que ver com alguma doutrina basilar das Escrituras.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Porque se viraram contra mim na Igreja/IASD quando contestei este fato? Me repreenderam e foi como se eu tivesse cometido uma blasfêmia!

Explique o motivo de tal procedimento?
Gilson Medeiros disse…
Prezado Anônimo, essa é a sua versão da estória. Não posso afirmar o que aconteceu, porque não sei se aconteceu DE FATO como você informa.

O que sei é que a Igreja Adventista, como instituição, não pode ser condenada ou criticada devido ao comportamento equivocado de algum de seus membros.

No texto que coloquei no blog está o que a IASD crê e ensina sobre o assunto. Se alguém age de forma diferente é um caso isolado, pontual, e não reflete o ensinamento oficial dos Adventista do 7º Dia.

Mas você ainda ficou devendo me dizer qual a doutrina dos Adventistas que se baseia unicamente em Ellen White... fico no aguardo.

Um abraço.
Gilson.
Jailson Passos disse…
O problema do ser humano está no orgulho e no egoismo. A pessoas é reprendida ou confrontada, e já começa a atacar a Igreja.
Onde está a humildade dos Santos?
Ao invés de atacar a Igreja. deveriam buscar conhecimento. Ler livros, aprofundar no assunto, buscar explicações em autores que realmente estudam esses assuntos; e não na primeira dúvida já sair atacando a doutrina da Igreja.
Aconselho aos duvidosos a leituras do seguintes livros:
A Mensageira do Senhor;
O Artigo: Ellen White e seus críticos;
A Trindade.
E um livro muito bom que traz um entendimento de como a Luz do Evangelho foi sendo trazida aos poucos à Igreja: Em Busca de Identidade de George R. Knight.
.
Infelizmente a maioria dos opositores sequer procuraram por alguns desses livros e já saíram atirando por todos os lados.
.
" O meu povo perece por falta deconhecimento" disse Jesus.
Anônimo disse…
Gilson,

O Que é testemunhar um fato? O que é dar testemunho deste fato?

Quem escreveu que Simão fez o que fez, deve ter presenciado o fato.

Se não presenciou e diz que Simão fez tal coisa, contudo não víu; então aconteceu um falso testemunho. Concorda?
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, como informei anteriormente, os Adventistas crêem que Ellen White foi INSPIRADA pelo Espírito Santo para escrever seus escritos. Portanto, havia uma "Testemunha ocular" de todos os fatos que lá estão descritos... concorda?

Não tenho nenhuma intenção de que você acredite no dom de Ellen White, assim como seria uma infantilidade de sua parte achar que deixarei de crer nele apenas pelas críticas que você e tantos outros fazem. Minha fé é muito robusta para esse tipo de "pegadinha" ou "vento de doutrina".

Um abraço.
Gilso.

PS.: Ah... só postarei seus "estudos" se vierem realmente com algum embasamento sólido. Na base do CTRL+C / CTRL+V não "cola".... rsrs
Anônimo disse…
Estes comentários e suas respostas, mesmo censurando alguns, provam que há algo mais do que a Bíblia como regra de fé.

Inclusive a Bíblia precisa ser iluminada por uma luz menor para ser vista?! Entendida?
Chacon disse…
Sabe Gilson, eu cansei de falar para quem acho que conhece, ninguém aceita, por orgulho ou por cegueira ou sei lá porque. Temos que fazer Richard Dawkins, que prega o ateísmo (nos pregaremos Jesus) a quem não conhece ou está indeciso. Vou te contar algo que me pasou faz pouquíssimo tempo. Conheci uma pessoa, um rapaz, e sempre nos comunicamos, conversamos, uma amizade bem legal. Mas ele tinha um problema, usava drogas, não pesadas, mas drogas. Ele não sabia que eu sou Adventista (alias acho que nem sabe o que é um Adventista jejeje), mas como sempre dizia; "Vaya con Dios", por mensagem de celular desejava que "Quede con DIOS", "Vaya con DIOS" e óbvio sabia que eu acreditava e acredito em Deus. Um dia me ligou e disse que precisava falar comigo. Nos encontramos e ele me disse que estava com medo, pois havia se metido com a tal da santa morte, uma doutrina relatiamente recente aqui no México mas que já tem mais de 8 milhões de seguidores pelo que lí. Disse que não cumpriu uma promessa, estava com medo e que fazer. Bom, lhe mostrei quem é Jesus, o que fez por mim, e lhe testemulhei coisas de minha vida. Lhe ensinei a orar, lhe disse principalmente, para quebrar todo e qualquer santo (imagem) que tivesse em sua casa, ou qualquer coisa que pudesse levar a isso, como velas e qualquer coisa escrita, fazer uma limpeza. Orar como lhe disse, e eu estaria orando. Disse que a sua vida pode até não ficar bem em seguida por que o inimigo estaria furioso com ele e comigo. Depois lhe fui explicnado sobre esses santos, sobre o inimigo, sobre Jesus. Gilson, ele largou as drogas de um dia para o outro. Acho que as orações que te pedi deram muito resultado, continue por favor. Então, o que digo é: tentar mudar os outros? Não me estresso mais, cada uma faz o que quer da vida, eu sei a verdde, mostro a verdade, quer acreditar excelente, não quer... Mais fácil e humilde o que não conhece, do que o soberbo. Abraço Deus te abençõe muito.
Chacon disse…
Ah..., me esqueci o principal, a tempo:
DEUS SEJA LOUVADO, ADORADO E EXALTADO PELO QUE FAZ NA VIDA DAS PESSOAS. NÃO HÄ E NUNCA HOUVE NINGUËM SEMELHANTE.

Que Ele tenha misericórdia do meu amigo, e o transforme muito mais, ele preicisa.

Abração
Gilson Medeiros disse…
Caro Chacon, hoje eu sigo a mesma linha... também não perco mais meu precioso tempo tentando fazer com que algumas pessoas entendam o propósito de Deus para elas. Na medida do possível (e do interesse delas), eu continuo falando de Jesus e do Seu amor, mas não me estresso mais.

As pessoas crêem hoje em dia em cada absurdo, e às vezes até ficam chateadas conosco quando lhes mostramos o que a Bíblia ensina sobre determinados assuntos.

Nosso papel é pregar. Quem converte (e convence) é o Espírito de Deus, como no exemplo que você citou.

Um abraço.
Gilson.
Chacon disse…
Exatamente!!! Quem maispoderia ter convencido meu amigo a largar as drogas de um dia para o outro? Eu? Hahahahaha não convenço nem minhas filhas a comprar um suco na esquina vou conseguir converncer alguém a largar algum vício. Se isso não tem a mão de Deus, a intervenção do Espírito de Deus então nada mais tem.
Já tive muitos debates com Católicos e não quero nunca mais, quando não têm a resposta te ofendem com palavras bem grosseiras. eu lhes mostro, quer acreditar? Ótimo, como vc disse o trabalho de convencer não é meu, não sou dotado dessa capacidade, alias, e eu lá tenho alguma capacidade? E se tenho alguma pequena e mínima vem de Deus e não de mim, não sou nada nem ninguém sem ELE> Abraçao.
Anônimo disse…
Realmente quem critica é por que não conhece as doutrinas adventistas a fundo. Tudo oq EGW escreveu, principalmente em se tratando de doutrinas e crenças, está de acordo com a biblia. Ela nunca escreveu nada que estivesse fora dos padrões daquilo que a biblia fala. Todos os seus conselhos são uteis e que se fossem observados viveriamos em mundo bem melhor onde as pessoas não fariam aquilo que tem vontade, como diz a moderna filosofia. Todos clamariam a Deus por dominio próprio, ouviriam então a voz de Deus. EGW foi levantada em um período em que as pessoas estavam redescobrindo a biblia. O mais interessante é que ela se encaixa perfeitamente na profecia para o tempo do fim. Quem estuda a biblia com oração e sinceridade, obtem a luz Divina para compreender as verdades ali expressas, faça o teste!
Gabriela Braga (braguinhag@hotmail.com)
Gilson Medeiros disse…
Cara Gabriela Braga, obrigado pelo comentário.

Um abraço.
Gilson.
Eduardo Marinho disse…
Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Amós 3:7

Criticas sobre Ellen White e a Iasd eu sempre digo é a profecia cumprindo na Igreja remanescente de Deus,pois assim diz a palavra;E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12:17

Abraços aos sinceros puros e humildes de coração.