Você reconhece a autoridade do seu líder?

Tenho percebido uma atitude bastante comum para com aqueles que ocupam posições de liderança em algum grupo ou equipe, seja na Igreja, na escola, no trabalho, na família.

Tal situação me faz lembrar algumas citações bíblicas conhecidas:

"Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam" (1Tess. 5:12).

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas" (Rom. 13:1).


"Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra" (Tito 3:1).


"Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades..." (1Ped. 2:13-14).


Curiosamente, os autores do Novo Testamento parecem querer orientar a Igreja nascente sobre a maneira como deveriam se comportar diante das autoridades, tanto eclesiásticas quanto seculares. Ao que observamos, tais autores se preocuparam em transmitir aos discípulos a certeza de que os líderes ocupam posições de especial importância social, e por isso devem ser respeitados e ouvidos. Existem até advertências bastante sérias para os que rebelavam-se contra suas lideranças (cf. 2Ped. 2:10; Judas 8).

Mas meu objetivo aqui não é dizer que devemos ser "cegos" aos ditames de líderes autoritários, crueis ou despóticos. Não! A Bíblia não ensina isso.

O que me chamou a atenção, conforme mencionei no início da postagem, foi o fato de que somos altamente rígidos quando é para cobrar RESPONSABILIDADE de nossos líderes, mas extremamente relapsos na hora de reconhecermos sua AUTORIDADE.

Vejamos, por exemplo, o caso dos pastores (remunerados) e dos anciãos (que são os pastores voluntários da IASD)...

A Igreja (especialmente a congregação local) é altamente dura para cobrar a responsabilidade destes líderes: têm que ser modelo do rebanho; pregar bem; estarem sempre prontos para uma palavra de conselho, uma meditação, um sermão; devem ser bons maridos, pais, filhos; Se um ancião, por acaso, comete alguma falha na administração da Igreja, logo é criticado e chamado a atenção por tal erro (recentemente, ouvi uma pessoa dizer: "juntando os 4 anciãos dessa igreja, não dá 1"!) . Esses líderes devem ser o melhor que puderem, pois, afinal, não são os "pastores" da Igreja?!

Entretanto, estes mesmos "cobradores" não têm similar empenho na hora de reconhecer a autoridade dos seus líderes.

Se ouvem um sermão duro, reclamam.
Se o ancião orientar algo que esteja contrário aos interesses individuais de alguns (isso ocorre muito na música, infelizmente), é rejeitado e ignorado.
Se o pastor incentivar a igreja ao retorno para os princípios bíblicos (alimentação, vestuário, maquiagem, joias, música, etc.), é radical, antiquado, ditador.

Ora!
Quer dizer que o líder só é "inspirado por Deus" na hora de cobrarmos suas responsabilidades, mas é um "humano qualquer" na hora de escutarmos (e acatarmos) suas orientações??!!

Para mim, o nome disso é HIPOCRISIA.

Como eu disse, tenho observado esta atitude também em outras situações: no trabalho e na escola, por exemplo.

Na hora de cobrarmos uma atitude do nosso chefe imediato, somos enfáticos e duros, afinal, ele não é o "chefe"?!
Mas se esse mesmo "chefe" fizer ou disser algo que não nos agrade, o criticamos e ignoramos.

HIPOCRISIA!!!

Na hora de reclamarmos porque o bebedouro da escola não está gelando a água, exigimos uma atitude do diretor... afinal, ele é o "diretor"... não é?!
Mas se este mesmo diretor determinar que não sejam utilizados celulares nas salas de aula, visando o bom andamento dos estudos, já o ignoramos, criticamos, murmuramos... e burlamos sua determinação, usando o celular escondido.

HIPOCRISIA!!!

Espero que ninguém esteja pensando que defendo uma submissão cega aos líderes. Se Deus nos deu a capacidade de pensar, foi para utilizarmos tal dom (apesar de muitos morrem com o cérebro quase "virgem"...). Só senti o desejo de escrever sobre esta atitude HIPÓCRITA (repito!) de nossa parte, quando exigimos o cumprimento da RESPONSABILIDADE de alguém, enquanto, paralelamente, nos negamos a reconhecer sua AUTORIDADE.

Se não estou disposto a reconhecer a autoridade, não tenho o direito [moral] de exigir que tal pessoa cumpra suas responsabilidades para comigo.

É o que penso!!!!


Comentários

passos2 disse…
"Binômio esquecido"!

Imagino que na Bíblia de 99,9% dos homens de negócios cristãos, seja de que denominação for, já não existe mais esses textos; principalmente Romanos 13 - essa página deve estar em branco...


A.K.Renovatto disse…
Excelente o texto! Concordo com o que disse, no geral as pessoas têm muita dificuldade em reconhecer a autoridade de um líder, mas são "feras" nas cobranças e críticas. Concordo também com a parte em que diz que não se deve submissão cega a um líder, que temos a capacidade de pensar e inclusive com a parte que diz que muitos morrem com o cérebro quase "virgem" hehehe

Anônimo disse…
Alguns líderes sofrem oposição porque as pessoas não querem se sujeitar a liderança quando esta vai contra seus interesses.