Existe "vacina" contra o divórcio?

Certa vez eu participei de uma reunião que me deixou preocupado. A pauta não tinha nada que ver com divórcio, mas em dado momento iniciou-se um diálogo (devido à afinidade entre os membros da equipe) e quase todos os presentes já estava no segundo ou terceiro casamento.

O que mais me chamou a atenção foi o nível social destas pessoas: juiz, promotor, procurador, advogados.

Uma das presentes informou que o seu divórcio surgiu apenas 5 meses após o casamento (isso mesmo, 5 meses!). E olha que foram 3 anos de "preparativos" (namoro e noivado). Um comentário interessante foi de outro que tem a responsabilidade de celebrar casamentos "no civil", o qual disse que ficava extremamente desconfortável em ter que dar as "bênçãos do Estado" para a união do casal, enquanto que seu próprio casamento estava em frangalhos.

Saí daquela sala com a sensação de que o casamento tem se tornado, para muitas pessoas, um verdadeiro suplício. Ou será que a razão de tantos divórcios seria a sensação de "descompromisso" que alguns têm acerca do casamento hoje em dia? Afinal, vemos na mídia todos os dias os casamentos nababescos de algumas celebridades (em castelos medievais europeus, festas que custam milhões de dólares, vestidos de noiva com preço de carro de luxo, etc.), e que pouco tempo depois são noticiados (na mesma mídia sensacionalista) os detalhes da separação do "feliz" casal.

Homens e mulheres não se entendem, e a maioria parece não ter também nenhum interesse em aprender (e corrigir-se) em como melhor se adaptar às diferenças do seu cônjuge. Vemos esposas que fazem questão de distratarem seus maridos (pública ou veladamente), e maridos que não dão qualquer valor àquela que um dia ele escolheu para repartir o dia-a-dia.

E não devemos nos iludir, pois mesmo entre os membros de nossas congregações (sejam Adventistas ou não) também existem muitos casais à beira do divórcio. Às vezes convivem sobre o mesmo teto, mas não se amam mais. Sobrevivem das aparências... talvez apenas por causa dos filhos. Isso mostra que a religião, por si só, não protege do divórcio, pois alguém pode ser extremamente "religioso", mas não ter o menor interesse em fazer do seu cônjuge uma pessoa feliz e realizada. Na sua igreja local, neste exato momento, podem existir alguns casais nesta situação: "divorciados", apesar de continuarem aparentando uma harmonia que há muito já deixou de existir no "lar" deles.

Eu poderia concluir esta postagem usando um daqueles surrados "jargões" religiosos dos cristãos: "mas se Jesus for o centro do lar, tudo irá bem", ou "coloquemos Jesus em nossa vida e tudo se resolve"... mas não acredito que seja SÓ isso.

Sugiro aos maridos e esposas que se dediquem em aprender mais sobre como funciona a cabeça do seu companheiro ou companheira. Mas não adianta ficar só no CONHECER...tem que PRATICAR.

Leiam algum bom livro sobre o tema, e aprendam como VACINAR seu casamento. As estatísticas estão mostrando que cada vez mais famílias estão caminhando para o abismo da separação conjugal.

Sugestão:
Que Bom se Ele Soubesse, de Gary Smalley (para os maridos)
Ela Precisa Saber, de Gary Smalley (para as esposas)

O Lar Adventista, de Ellen White (para ambos)

Espero em Deus que ainda dê tempo para restaurar a tua felicidade conjugal, caso ela tenha se fragmentado. 


Para alguns, não dá mais!!!



Comentários

Fernando Souza disse…
Pr Gilson,muito bom o texto,parabéns mais uma vez,
como falei sou ancião da igreja e passei por isso com minha esposa.Eu mesmo pedi o divórcio e já estava pronto para entregar o cargo ao pastor ,quando fiz uma oração meio que não querendo sabe!Falei a Deus que se Ele quisesse,resolveria o meu problema e mudasse a mim e a minha esposa para que nos voltássemos a nos amar como dantes!Veja não houve problema de adultério mas incomp.de genios!
A grande noticia é que depois daquela oração como um milagre Deus começou a atuar de forma precisa no meu casamento.
Uma dica:tempo para o casal é importantissimo,"Uma fugida para um passeio ao shopping,a praça,ao aeroporto,etc..Orar de mãos dadas e sempre ,sempre perguntar como vai um ao outro.
Ah,hoje Pr Gilson fazemos parte do ECC daqui da região e estamos estendendo isso a comunidade não adventista.
tudo isso graças ao Senhor Jesus,sem a intervençção Dele já estaríamos sofrendo como uma morte(o divórcio).
Toda Autoridade me foi dada ,Disse o Senhor do exércitos,Aleluia!
Gilson disse…
Que bonito testemunho, Fernando!

Fico feliz por você ter conseguido restaurar seu casamento.

Um abraço
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Manter um casamento saudável, requer tempo, dedicação, diálogo, namoro. Estranho ter que falar em namoro, mas muitos casamentos não tem espaço para o namoro ( um passeio a sós, beijos, abraços, carícias, sexo). Muitos não querem dialogar e sem conversa, não tem como resolver problemas que surgem, entender e conhecer melhor um ao outro. Hoje as pessoas decidem se separar por qualquer coisa, nem sempre tem caso de infidelidade, mas qualquer coisa se torna uma "porta aberta" para o divórcio e por isso, temos visto tantos casais se separando com apenas uns meses ou anos de casados. Colocando Deus no centro do casamento e cada cônjuge fazendo sua parte, dedicando-se a relação, dá sim para manter um bom casamento. Infelizmente, muitos não querem se esforçar, e não basta um querer, os dois precisam estar dispostos a cada dia reacender a chama no casamento, a tentarem resolver as diferenças e enfrentarem os problemas juntos. Todo casamento têm fases de crises, mas se nesses momentos, ambos estiverem entendimento para enfrentarem juntos o tempo difícil, tudo se resolve no final. O respeito, a paciência, o amor e a sabedoria, são a base para manter um casamento duradouro, mesmo em meio às "tempestades"!




Anônimo disse…
É interessante notar que várias pessoas estão no segundo ou terceiro casamento. Isso me faz pensar que apesar de muitos criticarem e falarem mal de casamento, quando se divorciam tentam começar tudo de novo se casando novamente rsrs E aí vão quebrando a cara e "recasando" como que para consertar os erros do casamento anterior.

Casamento é complicado manter, a "vacina" contra o divórcio deve ser não deixar que os probleminhas de cada dia vá se transformando em raiva pelo cônjuge. Nem todos conseguem! Todo mundo quando se casa, pensa que será o único casamento, primeiro e último! A maioria se casa gostando, mesmo que não ame loucamente, sempre tem o carinho e respeito.

Só que no dia a dia, brigas, problemas isso vai deixando a relação vulnerável. Nem todo divorcio é por infidelidade, acontece apenas de o desgaste ser grande e todo encanto acabar.

A "vacina" contra divórcio existe, só temos que saber colocar em prática, e nem sempre as pessoas têm paciência. Oremos por paciência, casamento testa toda a paciência de um ser humano, os que conseguem sobreviver aos "testes" do dia a dia, conseguem evitar divórciove viverem bem!

CACAU.