segunda-feira, julho 25, 2016

Quem criou o mal? Deus?!

É muito comum, quando acontecem grandes catástrofes, algumas pessoas questionarem a existência de Deus ou, pelo menos, de que Ele seja bondoso, justo ou amoroso.

Muitos passam a duvidar da fé cristã, colocando no Senhor a culpa pelos sofrimentos e dores que têm que suportar em suas vidas... Conheço alguns que já se desviarem da fé por causa deste tipo de questionamento.


Gostaria, então, de compartilhar com vocês um texto muito bacana que recebi há algum tempo, e que pode nos ajudar a entender melhor esta questão de Deus ter "criado o mal".

Um professor desafiou seus alunos com esta pergunta:
"Deus fez tudo que existe?"

Um estudante respondeu corajosamente:
"Sim, fez!"

"Deus fez tudo, mesmo?" - continuou o professor.

"Sim, professor" - respondeu o jovem.

O professor replicou:
"Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal".

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.

Outro estudante levantou sua mão e disse:
"Posso lhe fazer uma pergunta, professor?"

"Sem dúvida" - respondeu-lhe o professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
"Professor, o frio existe?"

"Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?" - respondeu o mestre.

O rapaz completou:
"Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo a Física, o que consideramos frio é, na realidade, a ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, quando todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor".

"E a escuridão, existe?" - continuou o estudante.

O professor respondeu:
"Mas é claro que sim".

O estudante mais um vez retrucou:
"Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente".

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
"Diga, professor, o mal existe?"

Ele respondeu:
"Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal".

Então o estudante respondeu:
"O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações e mentes. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz".

::::::::::::::::::::::::::::

Diante de uma estória como essa, só me vem à mente um verso bíblico:

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" - 1Ped. 3:15


Veja também:
- Por que o justo sofre e o ímpio prospera?
- Por que os dias atuais são tão difíceis?


Um comentário:

A.K.R disse...

Excelente texto! Infelizmente as pessoas quando veem algo de bom, nem se lembram de Deus. Mas é só ver o mal (violência, estupros, assassinatos brutais) aí se lembram de Deus, mas para maldizer, questionar a bondade de Deus ou apenas para afirmar que "Deus não existe". Muito oportuno, as pessoas deveriam ler e refletir. E devemos ter algumas respostas sim, para dar aos "incrédulos de plantão" que gostam de ridicularizar a fé das pessoas e zombar da soberania de Deus.

Cursos Básico, Médio e Avançado

Ebook 101 Razões