Sabe onde o cristão mais vacila? No trânsito...

No Seminário estudamos uma matéria ligada à Filosofia, chamada de ÉTICA

De modo geral, esta palavra vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao bom costume, ou "portador de caráter". São princípios universais e ações que acreditamos serem corretas, e que não mudam, independentemente do lugar onde estamos. Ou seja, ser ético no Brasil ou na China tem a mesma conotação.

Diferencia-se da MORAL, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ÉTICA, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. Na Filosofia clássica, a ética não se resumia à moral, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.


A Bíblia também apresenta, de forma clara e muito abrangente, este conceito de ÉTICA NO COTIDIANO, no qual o cristão deveria pautar sua vida para poder ser a LUZ DO MUNDO e o SAL DA TERRA.

Ou seja, um cristão antiético seria um péssimo testemunho ao Evangelho, pois estaria jogando por terra toda a pregação de Cristo sobre respeitar e amar ao próximo como a si mesmo.

E por que estou trazendo este tema hoje?

Porque, como já disse em outras postagens, se existe um lugar onde eu acredito que podemos aferir claramente a ÉTICA de uma pessoa, é na conduta dela no TRÂNSITO. É dentro do seu "mundo particular" (bicicleta, moto, carro, caminhão, ônibus, etc.) que o caráter se revela de forma muito nítida, transparecendo o egoísmo latente, a arrogância reprimida, e a sede insana de poder, status e reconhecimento...

Agora pela manhã, ao me dirigir ao trabalho, mais uma vez me peguei observando o comportamento dos motoristas e motociclistas/motoqueiros no meu trajeto... como é comum vermos infrações cometidas por puro desprezo pelo outro, apenas pela sensação grotesca de chegar na frente, ser o primeiro, passar antes, furar a fila, trancar a passagem... e por ai vai.

Mas, como estudioso e observador do comportamento humano, especialmente com base nos meus princípios teológicos, ainda fico impressionado com a quantidade de veículos conduzidos por "cristãos", e que demonstram o mesmo comportamento da maioria dos demais motoristas.

Os adesivos/adereços entregam a falta de ética de seus condutores... rsrsrs

- JESUS TE AMA E EU TAMBÉM
- PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS
- FÉ
- JESUS
- SÍMBOLO DO PEIXE
- TERÇO PENDURADO NO RETROVISOR INTERNO
- A SERVIÇO DO REI JESUS
- EM CASO DE ARREBATAMENTO, ESTE VEÍCULO PODE FICAR DESGOVERNADO
- PEÇA À MÃE QUE O FILHO ATENDE
- FELIZ POR SER CATÓLICO
- FELIZ POR SER EVANGÉLICO

e muitos outros que já anotei... e fotografei...rsrsrs

Aliás, tenho um câmera instalada no meu carro, para registrar este tipo de conduta, além de, eventualmente, poder me ajudar em caso de acidente...

A cada dia a lista aumenta... e vejo o quanto minha teoria está certa: 

É NO TRÂNSITO O MELHOR LUGAR PARA CONHECER O CARÁTER DE UMA PESSOA, ESPECIALMENTE SE FOR PROFESSAMENTE CRISTÃ.

Para concluir esta reflexão (ou desabafo), gostaria de compartilhar algo ocorrido um dia desses, quando estava me dirigindo ao culto em uma igreja central de distrito, na cidade onde moro.

Observei dois motoristas (um carro branco e outro bege) que quase colidiram no trânsito, unicamente porque um não aceitou que o outro passasse à sua frente, mesmo este estando correto em sua ultrapassagem... como trabalho em um órgão federal de trânsito, lido muito com a legislação do DENATRAN, e sei exatamente qual dos dois motoristas estava com a razão naquele momento.

Ocorre que após os carros quase se chocarem, o motorista do carro bege (que estava certo na ação), conseguiu seguir o fluxo normalmente, enquanto o branco (que egoisticamente não quis dar a correta passagem ao outro veículo), acabou ficando preso na fila do próximo semáforo...

O fluxo seguiu, e eu observando que o carro branco se dirigia no mesmo trajeto que eu... e qual não foi minha surpresa ao estacionar próximo à igreja, no início da escola sabatina, e o dito carro branco parar logo atrás do meu, com a motorista ainda falando ao celular...

Sem constrangimento algum (pela sua falta de ÉTICA), ela estaciona, desliga seu automóvel, desce dele e vai para a "adoração"... 

Vê?!

É disso que estou falando.... 

É muito fácil ser "consagrado" e "fervoroso" dentro das 4 paredes do templo, no sábado de manhã (ou na EBD, ou na missa dominical), com todos olhando, e eu vestido com minha melhor roupa...

Mas é no dia-a-dia que as pessoas querem ver a coerência de nossa fé.
É nas pequenas atitudes diárias que os "gentios" querem ver como vive o povo escolhido de Deus.

Adoramos usar estas expressões exclusivistas, proselitistas e discriminatórias... mas estamos vivendo à altura de sermos, de fato, chamados de ISRAEL ESPIRITUAL???

"... e em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos" (Atos 11:26).

O que aquelas pessoas viram neles????
O que as pessoas veem em nós, no trânsito diário???

Reflita nisso na próxima vez que pegar no volante ou no guidão...

Deus tá vendo! 
E o povo também!

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" - Gálatas 5:19-25.



https://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/p/blog-page_19.html


Comentários

A.K.Renovatto disse…
Interessante o tema que abordou. Vemos o que relatou o tempo todo, infelizmente. E além de um cristão desse jeito dar mau testemunho, ainda coloca a vida dele e de terceiros em risco. Esses dias estive meditando que dizer que é cristão é muito fácil e até parece ser o correto a dizer...Mas dizer que é cristão, não significa necessariamente ser um autêntico cristão. Falo por mim mesmo, ao ver inúmeras falhas. Por isso, acho importante estar sempre lendo artigos de reflexão (em seu blog encontrei ótimos artigos e textos de reflexão). Tais textos nos leva a fazer uma autoavaliação e tentar chegar mais perto do padrão que Deus requer de cada um de nós. Deus o abençoe.
Unknown disse…
Obrigada!!! Muito edificante!