Uma das maiores utopias do Cristianismo

Na última postagem da semana passada, abordei o tema do PERDÃO. 

Curiosamente, o sermão que presenciei no culto do último sábado, na igreja Central de Natal, tratou do mesmo assunto, sob uma outra ótica, com base em Mateus 18:21-22

"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete".

Confesso que este é um dos textos bíblicos que mais me chamam à atenção, pois ele é diferente de TUDO o que o egoísmo humano nos leva a fazer, inclusive (e infelizmente) entre a comunidade dos "crentes".

Falar sobre o PERDÃO é muito bonito, e dá um belo sermão... se o pregador for eloquente e preparado, então, ai a Igreja é fortemente levada à uma importante REFLEXÃO... o problema é que fica só nisso: REFLETIR.

Ao cruzarem as portas ao final do culto, a maneira de agir continua do mesmo jeito... e o famoso 70x7 pregado por Cristo cai no esquecimento, como tantos outros temas de sermões que ouvimos a cada semana (sabe quantos ouvimos em um ano? Clique aqui e veja).

Na minha opinião, uma das maiores causas de ter tanta gente nos bancos das igrejas sem a CERTEZA DA SALVAÇÃO é exatamente porque medem o perdão divino a partir da concepção de perdão que todos nós possuímos: o perdão HUMANO. 

- Perdoamos mas não esquecemos (como falei na postagem anterior)... e achamos que Deus age do mesmo jeito.
Perdoamos (quando muito) uma única vez o mesmo erro... e achamos que Deus também não nos perdoa se repetimos os mesmos pecados continuamente.

O resultado?
Uma geração de pessoas que têm fé em Deus, mas não se sentem perdoados e transformados pela graça dEle. Vivem tristes, pois sabem o quanto são miseráveis... e acreditam que podem chegar em um estágio do pecado no qual Deus NÃO os quer salvar mais.

Triste engano!

Mas, de quem é a culpa por esta compreensão equivocada do perdão divino?
Nós mesmos, que dizemos ter fé em Deus mas NÃO praticamos o perdão que Jesus nos ensinou, no relacionamento de uns para com os outros.

A própria Igreja, como instituição, comete esse terrível equívoco.

- Pergunte a um ex-pastor, que foi afastado do ministério e JAMAIS poderá voltar a exercer esse sagrado ofício, e ele te dirá o que pensa do 70x7...
- Pergunte a um casal que foi disciplinado por fornicação, e JAMAIS poderá casar-se em uma cerimônia tradicional na Igreja, e eles te dirão o que pensam sobre o 70x7 da Igreja...
- Pergunta a um ex-ancião, que foi removido por adultério, e JAMAIS poderá exercer o ancionato novamente, mesmo depois de rebatizado, e ele te dirá o que pensa do 70x7 da Igreja...
- Pergunte a um jovem que está afastado da Igreja, com vergonha de voltar porque sabe que caiu novamente NO MESMO ERRO, e ele te dirá o que sente sobre o 70x7 dos "irmãos".

É com dor no coração que chego a esta conclusão, após 24 anos de convivência entre pessoas que professam a fé em Cristo.... somos muito bom em PREGAR sobre o perdão.... mas falhamos constante e grandemente em PRATICÁ-LO com nossos "irmãos" e "irmãs" na fé... e com os "do mundo", então, nem se fala...

Para mim, o 70x7 é uma das grandes UTOPIAS do Cristianismo... não porque Deus não possa nos dar forças e capacidades para exercitá-los... não!

Mas porque nosso coração carnal e duro, egoísta e arrogante, não tem interesse em colocar em prática isso no dia-a-dia... quer ver?! 
Tenho certeza que alguns estão lendo este postagem e pensando: "mas a igreja não pode passar a mão na cabeça do pecador... temos que chamar o pecado pelo nome... quem errou tem que pagar as consequências do seu erro... a quem muito dá, muito se lhe pedirá"... e por ai vai.

Egoísmo, nada além de egoísmo.

70x7 ... claro... simples... profundo... fantástico... incompreensível.

Mas BÍBLICO... dito pelos lábios santos do próprio Jesus!
Só isso já me faz tremer!!!!!

Por que Jesus ainda não voltou?
Muito teologuês se prega sobre isso.... e alguns de nós são especialistas no esmiuçamento das profecias, com altas explanações teológicas na Lição da Escola Sabatina, para derramar sobre os "alunos" a sapiência acumulada ao longo de décadas de estudo dos livros de Daniel e Apocalipse (tenho visto isso a cada sábado desse trimestre) ... 

Mas creio que Ele ainda não voltou por pura misericórdia... pois sabe o quanto estamos distantes do Seu ideal de uma igreja santa, justa e boa.

Viver de megaeventos, com slogans e frases de efeitos, projetados em telões de última geração, regados a camisetas e publicações midiáticas... é fácil.

Quero ver praticar (tanto como membro quanto como Instituição) o 70x7 ... ai são outros 500!!!!! 

Ou melhor, outros 490!!!!!

E olha que nem vou entrar, hoje, na questão do cuidado dos órfãos, também defendido pelo Senhor Jesus.... se a Igreja praticasse esse mandamento, não existiria fila de espera por adoção em nenhum país do mundo... já pensou nisso!!!!!

Mas essa polêmica deixarei para outro momento.


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" - Atos 2:42-47

"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha" - Atos 4:31-35

Que Igreja! 
Que poder! 
Que bênção!



Comentários

Unknown disse…
Boa tarde Pastor Gilson
pelo que entendi o Senhor a favoravel que todos destes pontos tenham uma nova chance?
- Pergunte a um ex-pastor, que foi afastado do ministério e JAMAIS poderá voltar a exercer esse sagrado ofício, e ele te dirá o que pensa do 70x7...
- Pergunte a um casal que foi disciplinado por fornicação, e JAMAIS poderá casar-se em uma cerimônia tradicional na Igreja, e eles te dirão o que pensam sobre o 70x7 da Igreja...
- Pergunta a um ex-ancião, que foi removido por adultério, e JAMAIS poderá exercer o ancionato novamente, mesmo depois de rebatizado, e ele te dirá o que pensa do 70x7 da Igreja...
- Pergunte a um jovem que está afastado da Igreja, com vergonha de voltar porque sabe que caiu novamente NO MESMO ERRO, e ele te dirá o que sente sobre o 70x7 dos "irmãos".

o problema e que a igreja não julga assim.
a igreja e a primeira a procurar defeitos em seus proprios menbros para os derruba-los
sou adventista e estou muito triste como as pessoas estão conduzindo nossas igrejas.

Gilson Medeiros disse…
Caro Pedro, sim, acredito que todos deveriam ter novas oportunidades depois de se arrependerem de seus erros... é assim que entendo o que Jesus disse com o 70x7.

O sr. está certo com relação à maneira equivocada com que alguns líderes estão a conduzir o rebanho do Senhor... mas graças a Deus que isso não vai ser assim para sempre, pois creio que Deus intervém para colocar Seu povo sempre no rumo certo.

Os homens são falhos e erram, tanto líderes quanto liderados... e é por isso que apenas Cristo deve ser o Cabeça da Igreja dEle... todos nós somos apenas Seus instrumentos na pregação do Evangelho.

Um abraço
Gilson.
A.K.Renovatto disse…
Nunca será demais esse tema sobre perdão. Acho necessário que sempre que possível se fale nos cultos nas igrejas sobre o perdão. Talvez pelo ouvir e pelo refletir nas mensagens, mais corações se inclinem no desejo de aprender a perdoar como se deve. Não apenas uma vez, mas o tanto que for necessário! Dentro das igrejas e fora do círculo religioso, ouvimos e lemos muito a respeito, mas na prática é que vemos que ainda precisamos abrir os coração e deixar o Espírito santo agir! Só assim, poderemos perdoar!