Quando um crente se desvia...

Ontem, enquanto assistia um noticiário local à noite, vi uma matéria que me deixou muito triste. Falava de uma quadrilha de assaltantes que havia sido pega com 2 motos roubadas, armas e drogas. Segundo a Polícia, os presos estavam entre os maiores ladrões da região, suspeitos da prática de inúmeros assaltos.

Quando a reportagem mostrou os 4 "elementos" presos, um deles me era familiar... era um rapaz (hoje com uns 40 anos) que havia sido meu Conselheiro em um Clube que fundei na cidade de Natal/RN, por volta do ano de 1997 - o Clube Coroa da Vida.

Aquele rapaz era um dos mais dedicados líderes com quem eu contava no Clube. Ele era recém-batizado, mas tinha um enorme desejo de ajudar, de participar... era alguém em quem eu confiava plenamente.


Na reportagem, enquanto a câmera focava seu rosto, eu pude perceber os traços daquele jovem que eu conhecera há mais de 20 anos... hoje, o peso do tempo e do atual estilo de vida, o transformou em alguém carrancudo, com o rosto cheio de linhas de expressão, e olhar distante... triste... sombrio.

Imediatamente, tirei uma foto da TV e enviei pelo Whatsapp para duas pessoas que também haviam trabalhado no nosso Clube na mesma época, ambos ainda hoje membros atuantes (e pais de família) em suas congregações. Um deles me disse que já havia recebido outras notícias sobre o nosso antigo "irmão"... ele desviou-se da fé, e se envolveu com um estilo de vida que o levou para aquela situação que eu vi na TV.

...

...

...

Como alguém pode ir tão longe, depois de ter provado o amor de Jesus?
Como um jovem que era tão ativo e dedicado à obra de Deus, pode esquecer de tudo isso e se voltar para o pecado, de forma tão avassaladora?

Por um momento eu me senti um derrotado... como líder da congregação que aquele jovem frequentava, como eu pude "perder" uma alma tão preciosa? Essa noite dormi mal, pensando nisso.

Até agora ainda sinto um nó na garganta, ao olhar esta foto ai acima, e lembrar dos bons momentos que passamos juntos no trabalho com os Desbravadores.

...

Espero que essa "paulada" da vida, possa acordar esse jovem, e trazê-lo de volta aos caminhos do Senhor.

Se você é líder, seja do Clube, da Igreja, dos Jovens, dos Pastores, etc... cuide dos seus irmãos... alguns estão travando lutas terríveis, e estão a um pequeno passo de seus pés desviarem do Caminho... não se limite àquele frio (e às vezes hipócrita) "feliz sábado"... nossos jovens precisam de mais!

...

Da minha parte, estou em oração por ele, e vou visitá-lo na prisão.

Afinal...

"... onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rom. 5:20).



veja também:

- Por que os jovens desanimam na fé?
- Já cometi o pecado imperdoável?
- Como tratar um irmão que cai na fé?




Comentários

A.K.R disse…
Infelizmente, há muitos na situação que se encontra esse rapaz mencionado no texto e muitos outros, à beira de entrar para esse "mundo". Muitos experimentam nova vida com Cristo, mas devido a vários fatores, acabam se desviando. Mas enquanto há vida, há esperança de um reencontro com Deus, há chance de se arrepender de seus erros e se voltar para Deus.