Pai, esse ser esquecido



A forte cultura ocidental católica, na qual estamos imersos há séculos, faz com que a imagem do pai fique um pouco "ofuscada" se comparada com a da mãe. Até na Igreja isso é fácil de se observar, basta ver o empenho com que fazem a programação de maio para o dia das mães, e comparar com o programa de agosto no dia dos pais. É igual? Não mesmo! rsrsrs

A tradição católica, com o objetivo de fortalecer a doutrina mariana, se esforça para dar uma áurea quase divina ao papel da mãe, enquanto o pai é o carrasco da família, o grosso, o mero provedor, o "doador de esperma", o "que assina o cheque", o insensível, o traíra, o que abandona a mulher grávida, o "pagador de pensão" ...

Claro que estou usando figuras de linguagem para potencializar a situação, mas no fundo, no fundo, a grande maioria de nós morre de medo de perder a mãe (se ainda não a perdeu), mas não tem o mesmo "pavor" em imaginar a morte do pai... faça o teste agora, e veja se esta constatação se confirma com você.

Recentemente a Globo lançou uma novela para explorar essa imagem do "Amor de Mãe", e é curioso observar como o assunto vai ganhando as ruas e se infiltrando nos lares... Outro dia eu estava na fila do supermercado, e duas senhoras conversavam um pouco mais à frente, confirmando que também são "mães leoas" que fazem de tudo pelos filhos, sendo que uma delas se identificava mais ainda com a personagem da novela, pois disse que também criou os filhos "sem a ajuda de macho nenhum".

Toda mãe é assim?! Faz de tudo por amor aos filhos?!
Não!

E os noticiários têm mostrado a cada dia as atrocidades que mães são capazes de fazer.

Penso que, da mesma forma, nem todo pai é ausente, cruel ou insensível... existem pais que amam seus filhos com um amor profundo e inigualável.

Em ambos os casos, não devemos generalizar.

E acredito que a Bíblia, por utilizar em diversos momentos, a imagem de Deus como PAI (e não como mãe), deve estar querendo nos dizer alguma coisa.

Confesso que muito do que aprendi sobre o amor e o cuidado de Deus por mim só veio depois que me tornei pai... e de duas lindas meninas. O maior dos privilégios.

Aprendi que Deus continua me amando, mesmo quando sou ingrato, egoísta e arrogante... mesmo quando O deixo triste, O desaponto, O decepciono... a tristeza que meus pecados causam a Ele não arranham o amor que Ele sente por mim... é um amor que está acima de tudo que eu possa fazer de ruim ou mal.

Ele me ama... e ponto!

Com minhas filhas é da mesma forma... nada do que elas façam, que às vezes me deixa muito triste e desapontado, consegue diminuir o sentimento que eu tenho para com elas... nada.

Eu as amo... e ponto!

Hoje, já adolescentes, percebo que não há mais aquele mesmo fascínio heroico que, talvez, sentissem por mim quando eram menininhas. Ao longos dos anos, eu também as desapontei... e muito. E talvez hoje já não sintam mais a mesma "necessidade" de mim que sentiam no passado.

E é aqui onde quero chegar com o texto de hoje...

Como pai, percebo que os anos passam e o distanciamento vai se confirmando... se a mãe é aquela mulher forte, guerreira e uma inspiração de vida... o pai é aquele que apenas tem "responsabilidades", que só é lembrando quando dele se quer "exigir" algo.

Costumo dizer para os amigos que têm filhas pequenas que eles deixarão de ser o "cara" da vida delas depois que o primeiro namoradinho aparecer... é tiro e queda! rsrsrs

A partir daí, a imagem do "meu pai" vai ficando de lado, e os amigos, a turma, a vida vai se colocando em primeiro lugar.

Talvez eu pense assim apenas como um reflexo da famigerada "crise da meia idade"... não sei.

Mas, é o que sinto hoje.
Desculpe o desabafo... rsrsrs

Para finalizar, quero deixar aqui um texto bem legal e apropriado sobre o assunto, escrito pela Renata Finholdt

10 coisas para dizer ao seu pai enquanto há tempo

1. Diga ao seu pai o quanto ele é importante para você
Esteja com ele sempre que houver oportunidade para demonstrar esse sentimento. Aproveite cada momento, seja em atividades especiais ou em simples conversas.

2. Diga sempre o quanto o ama
Líderes religiosos têm ensinado com certa frequência a importância de dizermos às pessoas especiais o quanto as amamos. Faça isso sempre que se falarem.

3. Fale sobre seu orgulho em ser seu filho
Os pais dedicam grande parte de sua vida ensinando seus filhos e demonstrando amor a eles. Eles, muitas vezes, deixam suas próprias vontades de lado para atender os desejos dos filhos, sejam eles de qualquer idade. Mostre orgulho de seu pai, e deixe ele saber disso.

4. Diga o quanto se preocupa com sua saúde e bem-estar
Mostre-se sempre presente para ajudá-lo quando for preciso em relação a sua saúde. Marque consultas, acompanhe-o ao médico, cuide dos horários de seus medicamentos.

5. Você gosta de passar simples momentos ao lado dele? Expresse esse sentimento, deixe ele saber disso!
Seu pai irá se sentir muito feliz em saber que você gosta de estar com ele. Convide-o para atividades com você.

6. Fale sobre as semelhanças entre vocês
Ele vai gostar de saber que vocês têm muitas coisas em comum e que você enxerga isso.

7. Expresse em palavras a saudade que sente quando estão longe um do outro
Como já disseram, “A saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorre pelos olhos.” Deixe seu pai saber que a presença dele é importante para você.

8. Fale sobre sua gratidão por tudo que ele fez por você
Expresse essa gratidão com palavras e atos. Mostre seu carinho, respeito e amor. Abrace, beije, faça coisas que o agradarão.

9. Diga o quão feliz você é por ter um pai tão especial como ele

10. Fale sobre tudo o que aprendeu com ele, e como isso é importante para você

Que grande benção é poder dizer tudo isso e aproveitar a presença de nossos pais. Aprenda com ele tudo que puder, aproveite ao máximo sua companhia e guarde-o sempre em um lugar importante no seu coração.


Ser pai não é fácil... mas é um tremendo privilégio.


veja também:
- se o seu pai está vivo, leia isso
- o que um pai cristão espera do seu filho
- já conversou com seu pai hoje?
- o pai que eu devo ser




Comentários

Anônimo disse…
Sobre qualquer assunto não pode haver generalização. Tanto as mães, quanto os pais têm importância e seu lugar...Porém, analisando, geralmente as mães se sacrificam mais, se doam mais nos cuidados dos filhos. Não signigica que não tenha pais que fazem de tudo por seus filhos, mas é fácil ver que existem mais mães lutando sozinhas pelos filhos, do que pais...

Muitas mães já começam tendo que lutar sozinhas já na gravidez. Quando se enfatiza o amor de mãe, não é desmerecendo o amor do pai...É simplesmente porque na realidade, o peso das coisas, inclusive de educar filhos sempre foi e vai continuar pendendo mais nas costas das mulheres!

Eu mesmo quando comparo o amor de minha mãe, com o amor de meu pai, vejo a distância que há...Têm mães que não prestam, mas quando vamos comparar o amor de uma boa mãe...ah...só existe o amor de Deus acima dela! Quem tem uma boa mãe e é mãe, sabe disso!

Mas ok...Os bons pais têm seu espaço e são muito importantes, sem dúvidas...Fica sempre um vazio no coração de filhos que não tiveram ou têm a companhia e amor do pai!

CACAU
Anônimo disse…
Onde escrevi "signigica", leia-se "significa".

CACAU
Anônimo disse…
"Ser pai é como ter dois corações e entender que o mais importante deles bate fora do nosso corpo." (Fernando Guifer)

"Ser pai é descobrir que o amor incondicional existe e o maior e mais sincero de todos está bem diante do nosso abraço."(Fernando Guifer)


Para homenagear bons pais, não precisa esperar o dia dos pais...Essas frases são só uma simples homenagem aos bons papais!

CACAU