Sempre há um lugar vazio...

 

"...mas existe amigo mais apegado que um irmão" - Provérbios 18:24

Eu tenho contato com muita gente que hoje em dia não está mais "congregando"... prefiro esse termo, do que dizer que estão "longe da igreja", ou "afastados da fé". Sinceramente, alguns deixaram de frequentar os cultos no templo, mas continuam temendo ao Senhor e respeitando o Seu nome, na medida do possível.

E sabe qual a queixa que ouço com mais frequência? 

"Parece que os irmãos (a igreja) se esqueceram de mim"

Tenho um amigo assim, que costuma usar uma resposta quando dizem que lembraram dele no culto (ele está afastado, mas os filhos continuam indo à igreja):

"Pediram meu whatsapp? Meu e-mail? Meu perfil no instagram? Se não pediram, não estão interessados em me verem outra vez"

Esse é um tema que costumo abordar bastante aqui no blog, pois vejo que é um sentimento que encontro na maioria daqueles que hoje já não frequentam mais os cultos e reuniões da igreja, como antes faziam. Em algum momento de sua jornada, por algum motivo, eles deixaram de serem vistos como "irmãos", e passaram a serem taxados apenas como "afastados". 

Da próxima vez que você for ao culto (se você é dos meus leitores que são zelosos na assiduidade), procure parar um pouco, olhar ao seu redor, e tente lembrar de alguém que já esteve lá com você, e hoje não está mais.

Talvez essa pessoa tinha o hábito de sentar na mesma fileira de bancos que você, ou no banco da frente, ou no de trás... ou do outro lado do corredor.

Talvez fosse alguém que pregava, cantava, dirigia reuniões, seminários, evangelismos... Talvez seja alguém que estava presente em todos os eventos, fossem na igreja, na casa de outro irmão/irmã, em acampamentos, em retiros.

Talvez  essa pessoa (um ex-irmão ou ex-irmã) era da liderança da sua igreja local. Era alguém que você via a cada sábado, domingo ou quarta-feira... era do seu PG? Talvez.

Talvez até já tenha sido um dos Anciãos, Diretores, Diretoras, Diáconos, Diaconisas... Um dos Professores, Professoras, Líderes dos Jovens, dos Desbravadores, dos Aventureiros... Talvez até mesmo um ex-pastor do seu distrito, e que hoje não está mais nem na Obra nem na Igreja... Acontece, infelizmente.

Talvez nem tenha sido alguém assim tão proeminente... era apenas um membro da igreja, daqueles "de banco", que só vemos no sábado de manhã. Mas sempre estava lá... e hoje não mais.

Pois é... tente olhar ao redor e relembrar dessas pessoas.

Onde estão agora?

O que estarão fazendo?

Por que não vêm mais?

Vergonha? Mágoa? Apostasia? Rancor? Alguma doença que dificulta a locomoção?... 

Em boa parte dos casos que vejo, o motivo é a vergonha
Sim.. o mesmo motivo do filho pródigo de Lucas 15... lembra? 

Erraram, e hoje não se sentem mais à vontade para enfrentarem os olhares lascivos, os cochichos constrangedores, os dedos apontados com desdém.... Erraram, sim, erraram... mas quem não erra?! Quem não peca?! Quem não vacila na fé?!

"Atire a primeira pedra quem nunca pecou!"

Que palavras de poder saídas dos santos lábios de Jesus !!!!!!

Desse grupo, tenho um carinho especial por antigos líderes, principalmente ex-pastores. São pessoas que um dia deixaram tudo para se dedicarem ao Senhor, à Sua Obra, à Sua Igreja.. seus melhores anos de juventude, o conforto da família, um emprego promissor... largaram tudo!
Deixaram e foram estudar Teologia para serem melhor capacitados ao cumprimento da Missão.

No meio do caminho, caíram. 

Lembra de Davi? Ele também caiu, e muito feio! Mas o Senhor lhe deu outra chance e até o chamou de "homem segundo o Meu coração"... quem? Davi?

Sim, Davi!

O adúltero... o homicida... o arrogante... o sanguinário.

Um homem segundo o coração de Deus! Aleluia!

No caso de ex-pastores Adventistas, a "graça" não é tão abarcante. 

Uma vez "expulsos" do ministério, jamais poderão voltar. É justo?! Confesso que tenho minhas dúvidas... mas é assim que funciona... e todos já entram sabendo.

O pior de tudo, porém, é este sentimento de abandono por parte dos antigos "irmãos"... acredito que alguns não procuram mais manter contato para evitar o constrangimento... afinal, o que dizer para um ex-líder? E para um ex-pastor?!

Conheço um que já me confidenciou a mágoa de hoje ter mais amigos "do mundo" em seu novo emprego, do que os antigos "irmãos" da sua amada igreja, por quem ele deu seus melhores anos como jovem recém-batizado.... por causa dele escolhi o verso que abriu esta postagem.
Hoje já não o procuram para os eventos, para as festas, e nem para os cultos... alguém até lembra dele de vez em quando, mas só naquelas campanhas de ofertas para fins específicos... ai procuram o "irmão" que pode dar um ajuda financeira.

Assim somos nós, infelizmente.

Da próxima vez que for na igreja, olhe ao seu redor e relembre de alguém que poderia (ou deveria) estar lá com você... mas não está.

Feche seus olhos, e ore por esta pessoa.

É um gesto mínimo que podemos fazer por nossos irmãos que estão desejosos de retornarem aos braços amorosos do Pai.

Se puder, ao voltar para casa, envie uma mensagem (hoje existem muitos meios para isso)...

Basta um "LEMBREI DE VOCÊ HOJE NO CULTO... SAUDADES"


E deixe que o Espírito Santo faça o restante.



Comentários

Anônimo disse…
Lembrei hoje de você...Não no contexto do "culto"... Mas lembrei de você...

Acostumamos muitas vezes com a ausência de uma pessoa e muitas vezes demoramos a notar que a pessoa não está mais ali ou aqui...Acostumamos com tudo, até com a saudade ou lugar vazio de uma pessoa, que um dia ocupou um espaço especial em nossa vida. Se um dia lembrar, talvez uma oração por essa pessoa possa de alguma forma "apaziguar" lembranças e vazio.

C****

Gilson Medeiros disse…
Concordo plenamente com vc, Ca**.
Um e-mail também ajuda a "diminuir distâncias" e saudades nessa época em que vivemos.

Um abraço
Gilson