Atendendo a pedidos, estou atualizando esta postagem, pois o tema é bem interessante para Anciãos, Diretores de Grupo, ou demais líderes que querem aprender a forma prática de conduzir uma reunião na igreja.
Como Preparar?
1. Devem constar no planejamento anual da igreja (data, horário, local, etc).
• Ex. 1º sábado ou domingo de cada mês, às 15:00 horas.
• Na primeira reunião do ano, consultar as pessoas que participarão da Comissão, para decidirem o melhor dia, horário e local das reuniões ordinárias.
2. Preparar uma lista dos itens a serem tratados. Esta será a agenda ou “pauta” da reunião.
• Esta agenda deve ser preparada junto com o Pastor do distrito e os demais Anciãos da igreja, além do(a) Secretário(a) da Comissão.
3. Planejar a mensagem devocional (meditação inicial), que deve ser curta.
• É bom também ter alguns minutos de oração antes da reunião.
4. Entregar, no culto anterior, um memorando ou carta, relembrando da reunião (data, horário, local, juntamente com a agenda de assuntos), ou enviar um comunicado via Whatsapp para todos os membros da Comissão. Esta é uma tarefa para a Secretaria da Igreja.
5. Caso necessário, estudar alguns assuntos em “comissões menores”, quando isto for apropriado (ex.: plano para reforma).
6. Cuidar para que o local esteja devidamente preparado para a reunião.
• Cadeiras, ventilação/climatização, quadro negro, giz, canetas, etc.
Como Conduzi-la?
1. Comece exatamente no horário marcado, com uma tolerância de, no máximo, 10 minutos.
• Dependendo do horário da reunião, seria interessante promover um ligeiro coffee break uns 20 minutos antes do início.
2. Verificar o QUORUM (número votado pela igreja para possibilitar o início das deliberações da Comissão). Na maioria dos casos, este número mínimo é a metade+1 dos membros da Comissão.
3. Apresentar a mensagem devocional (máximo 5 min).
4. Ter momentos para oração (pode ser em duplas, individualmente, trios, etc.).
5. Cuidar para que a duração da reunião seja equilibrada. Uma reunião não pode ter horário para começar e não ter também limite para concluir. Mesmo que nem todos os assuntos tenham sido tratados, encerre a reunião no horário previamente combinado.
6. Verificar se o/a secretário(a) está presente. Se não estiver, deve-se escolher uma outra pessoa para anotar provisoriamente esta reunião e redigir a respectiva Ata.
• É neste momento do início, também, que o/a Secretário(a) lê a ata da reunião passada e recolhe a assinatura dos que estiveram presentes a ela.
7. Considerar um assunto de cada vez, conforme consta na agenda/pauta. Não permitir que outros assuntos sejam discutidos, além dos que foram previamente agendados.
8. Incentivar a participação de todos. Cuidado com aqueles mais “políticos” que costumam monopolizar as decisões e dominar a Comissão.
9. Não permitir divagação nem agressões pessoais.
10. Utilizar perguntas. A pergunta pode ser de várias maneiras:
a) dirigidas a todos os participantes
b) dirigida nominalmente
c) devolução de perguntas
11. Lembrar que o presidente não propõe, não apóia e não vota. A não ser para desempatar.
12. Conduzir a votos claros e precisos que indiquem quando foi o caso, quem fará, como, quando, etc.
13. Terminar no horário, agradecendo a presença e a participação de todos.
Como Agir Após a Reunião?
1. Providenciar para que seja preparada a Ata.
2. Revisá-la antes de apresentar à igreja.
3. Providenciar uma cópia da Ata para cada participante, quando necessário.
4. Manter sigilo absoluto sobre os assuntos tratados, especialmente os que envolvem disciplina de membros.
5. Agir de acordo com os votos.
Como as Decisões são Tomadas?
Princípios essenciais das regras parlamentares:
• Cortesia e justiça com todos.
• Considerar um item de cada vez.
• A minoria precisa ser ouvida, mas a maioria deve prevalecer.
• O propósito das regras é facilitar a ação e não obstruí-la.
Métodos de Votação:
• Declarando SIM ou NÃO;
• Erguendo a mão;
• Escrevendo em um papel (voto secreto).
Tipos de Votação:
1 - Por maioria (metade+1, no mínimo)
2 - Por pluralidade.
É a maioria dos votos sem ser mais que 50%
Ex. de eleição: Débora - 7 votos; Robson - 4 votos; Geovana - 4 votos
3 - Por 2/3 dos votos
4 - Decisão por Unanimidade: Quando todos estão a favor.
Isto é comum na igreja, devido aos interesses comuns dos membros e a atuação do Espírito Santo promovendo a unidade (Efés. 4:3, 12-13).
5 - Decisão por Consenso: Ocorre quando pelo menos a grande maioria se inclina em uma certa direção e mesmo que alguém não concorde completamente, está disposto a acompanhar os demais.
O consenso é a opinião geral, o acordo. É o método que deveríamos usar ao buscarmos uma decisão em grupo.
Como o Consenso Pode Ser Alcançado?
Para alcançar o consenso, a diferença de opinião deve ser vista como uma maneira de:
• Reunir informação adicional;
• Esclarecer itens;
• Forçar o grupo a buscar melhores alternativas.
Assim, o conflito de ideias, soluções, etc, deve ser visto como ajuda e não como empecilho no processo de encontrar o consenso.
Animar uma participação franca de desacordo.
Cada participante deve ter a responsabilidade de ouvir e ser ouvido.
Não se deve confundir silêncio com concordância. Alguns ficam calados, mas não estão concordando com o que está sendo decidido. Por isso o líder deve incentivar a participação de todos (talvez o voto secreto seja o mais indicado nesses casos).
Deve-se procurar reduzir a tensão, quando necessário. Quando os ânimos estiverem se exaltando, é bom dar uma paradinha na discussão, passar para outro ponto menos polêmico, e depois retornar ao diálogo.
Lembrar que os melhores resultados vêm de uma combinação de informações, lógica e emoção.
Como Preparar?
1. Devem constar no planejamento anual da igreja (data, horário, local, etc).
• Ex. 1º sábado ou domingo de cada mês, às 15:00 horas.
• Na primeira reunião do ano, consultar as pessoas que participarão da Comissão, para decidirem o melhor dia, horário e local das reuniões ordinárias.
2. Preparar uma lista dos itens a serem tratados. Esta será a agenda ou “pauta” da reunião.
• Esta agenda deve ser preparada junto com o Pastor do distrito e os demais Anciãos da igreja, além do(a) Secretário(a) da Comissão.
3. Planejar a mensagem devocional (meditação inicial), que deve ser curta.
• É bom também ter alguns minutos de oração antes da reunião.
4. Entregar, no culto anterior, um memorando ou carta, relembrando da reunião (data, horário, local, juntamente com a agenda de assuntos), ou enviar um comunicado via Whatsapp para todos os membros da Comissão. Esta é uma tarefa para a Secretaria da Igreja.
5. Caso necessário, estudar alguns assuntos em “comissões menores”, quando isto for apropriado (ex.: plano para reforma).
6. Cuidar para que o local esteja devidamente preparado para a reunião.
• Cadeiras, ventilação/climatização, quadro negro, giz, canetas, etc.
Como Conduzi-la?
1. Comece exatamente no horário marcado, com uma tolerância de, no máximo, 10 minutos.
• Dependendo do horário da reunião, seria interessante promover um ligeiro coffee break uns 20 minutos antes do início.
2. Verificar o QUORUM (número votado pela igreja para possibilitar o início das deliberações da Comissão). Na maioria dos casos, este número mínimo é a metade+1 dos membros da Comissão.
3. Apresentar a mensagem devocional (máximo 5 min).
4. Ter momentos para oração (pode ser em duplas, individualmente, trios, etc.).
5. Cuidar para que a duração da reunião seja equilibrada. Uma reunião não pode ter horário para começar e não ter também limite para concluir. Mesmo que nem todos os assuntos tenham sido tratados, encerre a reunião no horário previamente combinado.
6. Verificar se o/a secretário(a) está presente. Se não estiver, deve-se escolher uma outra pessoa para anotar provisoriamente esta reunião e redigir a respectiva Ata.
• É neste momento do início, também, que o/a Secretário(a) lê a ata da reunião passada e recolhe a assinatura dos que estiveram presentes a ela.
7. Considerar um assunto de cada vez, conforme consta na agenda/pauta. Não permitir que outros assuntos sejam discutidos, além dos que foram previamente agendados.
8. Incentivar a participação de todos. Cuidado com aqueles mais “políticos” que costumam monopolizar as decisões e dominar a Comissão.
9. Não permitir divagação nem agressões pessoais.
10. Utilizar perguntas. A pergunta pode ser de várias maneiras:
a) dirigidas a todos os participantes
b) dirigida nominalmente
c) devolução de perguntas
11. Lembrar que o presidente não propõe, não apóia e não vota. A não ser para desempatar.
12. Conduzir a votos claros e precisos que indiquem quando foi o caso, quem fará, como, quando, etc.
13. Terminar no horário, agradecendo a presença e a participação de todos.
Como Agir Após a Reunião?
1. Providenciar para que seja preparada a Ata.
2. Revisá-la antes de apresentar à igreja.
3. Providenciar uma cópia da Ata para cada participante, quando necessário.
4. Manter sigilo absoluto sobre os assuntos tratados, especialmente os que envolvem disciplina de membros.
5. Agir de acordo com os votos.
Como as Decisões são Tomadas?
Princípios essenciais das regras parlamentares:
• Cortesia e justiça com todos.
• Considerar um item de cada vez.
• A minoria precisa ser ouvida, mas a maioria deve prevalecer.
• O propósito das regras é facilitar a ação e não obstruí-la.
Métodos de Votação:
• Declarando SIM ou NÃO;
• Erguendo a mão;
• Escrevendo em um papel (voto secreto).
Tipos de Votação:
1 - Por maioria (metade+1, no mínimo)
2 - Por pluralidade.
É a maioria dos votos sem ser mais que 50%
Ex. de eleição: Débora - 7 votos; Robson - 4 votos; Geovana - 4 votos
3 - Por 2/3 dos votos
4 - Decisão por Unanimidade: Quando todos estão a favor.
Isto é comum na igreja, devido aos interesses comuns dos membros e a atuação do Espírito Santo promovendo a unidade (Efés. 4:3, 12-13).
5 - Decisão por Consenso: Ocorre quando pelo menos a grande maioria se inclina em uma certa direção e mesmo que alguém não concorde completamente, está disposto a acompanhar os demais.
O consenso é a opinião geral, o acordo. É o método que deveríamos usar ao buscarmos uma decisão em grupo.
Como o Consenso Pode Ser Alcançado?
Para alcançar o consenso, a diferença de opinião deve ser vista como uma maneira de:
• Reunir informação adicional;
• Esclarecer itens;
• Forçar o grupo a buscar melhores alternativas.
Assim, o conflito de ideias, soluções, etc, deve ser visto como ajuda e não como empecilho no processo de encontrar o consenso.
Animar uma participação franca de desacordo.
Cada participante deve ter a responsabilidade de ouvir e ser ouvido.
Não se deve confundir silêncio com concordância. Alguns ficam calados, mas não estão concordando com o que está sendo decidido. Por isso o líder deve incentivar a participação de todos (talvez o voto secreto seja o mais indicado nesses casos).
Deve-se procurar reduzir a tensão, quando necessário. Quando os ânimos estiverem se exaltando, é bom dar uma paradinha na discussão, passar para outro ponto menos polêmico, e depois retornar ao diálogo.
Lembrar que os melhores resultados vêm de uma combinação de informações, lógica e emoção.
Adaptado de:
"Para você que quer ser líder", do Pr. Robert Pierson.
"Para você que quer ser líder", do Pr. Robert Pierson.
"Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" (Prov. 15:22).
Caso não possua um exemplar do Manual da Igreja, clique aqui e baixe o arquivo em formato PDF.
Comentários
Michael
Os cargos que compõem a Comissão estão definidos no Manual da Igreja (pág. 127).
Em resumo, são os seguintes:
Ancião ou anciãos
Primeiro diácono
Primeira diaconisa
Tesoureiro
Secretário
Diretor dos Ministérios Pessoais
Secretário dos Ministérios Pessoais
Coordenador dos Homens Adventistas
Coordenador dos Ministérios das Publicações
Coordenador da Escola Bíblica
Diretor da Assistência Social Adventista e/ou das Dorcas
Diretor da Escola Sabatina
Diretor dos Ministérios da Família
Diretora dos Ministérios da Mulher
Coordenador dos Ministérios da Criança
Secretário da Educação
Diretor da Associação Lar e Escola
Diretor da Sociedade dos Jovens Adventistas
Diretor dos Desbravadores
Coordenador de Interessados
Presidente da Comissão de Comunicação ou Secretário de Comunicação
Diretor dos Ministérios da Saúde
Diretor de Mordomia
Diretor de Liberdade Religiosa
O porte de sua congregação é que dirá quais membros farão parte.
Um abraço.
Gilson
Pois nossa igreja é pequena, tem em media 20 mebros, quantos e quais cargos poderiam participar da comissão? Qual o numero minimo de pessoas que podem participar??
Obrigado mais uma vez desde ja Pastor.
Michael
Se sua Congregação ainda for um Grupo, então é o pastor quem decide os cargos que serão ocupados, e em seguida leva à sugestão à aprovação da Igreja.
Se a congregação já for uma Igreja Organizada, então já deve ter uma Comissão Diretiva. Neste caso, é ela quem define os principais cargos que serão ocupados, sendo que algum membro poderá ocupar 2 ou mais cargos, dependendo de seus dons e da necessidade da congregação.
Um abraço.
Gilson.
Mas eu acredito que pessoal de discernimento espiritual e fidelidade ao Senhor não devem se esquivar de participar destes "conselhos" eclesiásticos, pois Ele precisa que os Seus dêem o rumo a ser tomado.
Não se furte de participar, se o Espírito lhe chamar para isso.
Um abraço.
Gilson.
Meu e-mail é o seguinte:
gilson.medeiros@oi.com.br
Um abraço.
Gilson.
Como membro da Comissão, eleito pela Igreja, o secretário tem o direito de votar e ser votado.
Um abraço.
Gilson.
Tenho uma dúvida que surgiu na minha igreja. Parentes de 1º, 2º ou 3 º grau podem fazer parte da comissão da Igreja ou da Comissão de Nomeação. Poís, o ançião da igreja retirou todos os parentes, deixando apenas um representante por familia para a comissão da igreja. Isso é certo?
O Manual não é explícito neste ponto. Acredito que o Ancião que vc mencionou teve motivos para tomar esta atitude, e talvez evitar o monopólio familiar nas decisões... não sei.
Em todo caso, esta decisão ele não pode tomar sozinho. Deve ser levado à apreciação da Assembleia da Igreja, em uma Reunião Administrativa.
Sugiro que procure seu pastor distrital para conversarem sobre o caso.
Um abraço
Gilson.
O Manual indica que deve haver sigilo nas votações da Comissão, e orienta para que aqueles que não são éticos o suficiente para guardarem este sigilo sejam impedidos de participarem das próximas reuniões.
Se aconteceu algo parecido em sua igreja local, sugiro que converse com seu pastor a respeito do ocorrido.
Um abraço
Gilson.
Um membro regular da igreja pode solicitar ir ao conselho da igreja local para explicar seu ponto de vista sobre algum assunto que ele considere injusto?
- Domingos
O mais indicado é procurar antes o pastor do distrito, e dividir com ele sua preocupação, pois ele terá sabedoria para dar a melhor orientação que o caso requer.
Um abraço
Gilson.
O pastor será sempre o presidente da Comissão, tendo a responsabilidade para que as decisões sejam tomadas para o melhor andamento da Obra de Deus, e não de interesses pessoais e/ou familiares.
Portanto, não é ele quem "decide", mas ele deve intervir se perceber que alguém está tentando influenciar de forma negativa os demais membros.
Um abraço
Gilson.
Qual a diferença entre secretária da igreja e secretária de mesa??
Normalmente, a secretária da "mesa" é algum escolhido para secretariar (tomar notas, verificar presenças, redigir ata, etc.) um evento pontual. Por exemplo, uma eleição da quadrienal/trienal. Também pode ser a pessoa escolhida pelo campo para secretariar as reuniões da Mesa Diretiva do mesmo, ou seja, será a pessoa que vai realizar os trabalhos de secretaria nas reuniões e concílios dos pastores da Associação/Missão/União/Divisão/CG, etc.
Já a Secretária da Igreja é a pessoa escolhida para secretariar os eventos e atividades da igreja local, e suas atribuições estão claramente identificadas no Manual da Igreja e no Guia de Secretaria, que você pode conseguir com seu pastor distrital.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gilson.
Até onde eu sei, não existe nada que proíba o presidente da comissão de votar. Entretanto, vejo esta como uma questão "ética", na qual o presidente se exime de votar (ao menos, no primeiro momento) para não influenciar os demais membros da comissão.
Creio que se os líderes da igreja forem maduros o suficiente em seu espírito de liderança e cristianismo, o presidente poderá, sim, expressar seu voto, desde que faça isso apenas por último... é a minha opinião.
Sugiro que converse com seu pastor distrital para ver a opinião dele sobre este tema, pois certamente ele terá mais condições do que eu em lhe dar uma resposta dentro das praxes denominacionais dos Adventistas.
Um abraço
Gilson.
Pastor me esclareça uma duvida, na ausência do pastor quem deve dirigir uma reunião de comissão, um dos anciãos, ou pode ser qualquer membro da comissão?
Um abraço
Gilson.
Sugiro que verifique junto ao seu pastor distrital se ele tem alguma objeção a esta situação.
Um abraço
Gilson.
O Manual garante que os envolvidos sejam ouvidos pela Comissão, mas essas pessoas não devem mesmo estar presentes quando os demais líderes forem deliberar sobre. Situação.
Um abraço
Gilson.
Se for uma reunião extraordinária (fora do cronograma normal das reuniões da comissão), a convocação deve ser feita pelo pastor (que é o presidente da mesma), ou, no mínimo, com a anuência dele.
Um abraço
Gilson.
Conforme o Manual da Igreja, o pastor distrital sempre será membro da Comissão, devendo estar presente em todas as reuniões.
Caso ele não possa se fazer presente, deve comunicar-se com os Anciãos para tomar ciência da pauta da reunião, e apenas os assuntos que forem do seu conhecimento poderão ser tratados durante sua ausência.
Resumindo, não é obrigatória a presença do pastor na reunião, mas nada deve ser decidido sem que ele tenha conhecimento prévio.
Um abraço
Gilson.
Resumidamente, a Comissão analisa os detalhes de determinadas situações, mas apenas a igreja, reunida em uma Assembleia (a Reunião Administrativa) é que toma a decisão final sobre a questão. Normalmente, esta RA precisa ser convocada com antecedência, para que toda a igreja possa participar. Casos como disciplina, por exemplo, são tratados detalhadamente na Comissão (nomes, fatos, detalhes, análise pastoral, etc.), e a igreja votará com base na recomendação da Comissão, não se entrando nos "detalhes" da disciplina durante a Reunião Administrativa.
Sugiro ler o Manual da Igreja no capítulo que mencionei acima, para esclarecer mais sobre o assunto.
Um abraço
Gilson.
Conforme o Manual da Igreja e o Guia para Secretaria, a igreja local deve definir como será o quórum, através da votação em uma Reunião Administrativa.
Nesta votação, deve-se deixar estabelecido se o pastor fará parte ou não do quórum.
Por exemplo (pág. 136 do Guia para Secretaria):
"2017-XXX COMISSÃO DA IGREJA – QUÓRUM – RECOMENDAR
PROPÕE-SE recomendar à Reunião Administrativa da Igreja que o quórum para que a Comissão da Igreja possa reunir-se seja de membros presentes, para o presente ano eclesiástico (incluindo o pastor)".
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gilson.
Não há menção no Manual à possibilidade de o(a) Secretário(a) assumir a presidência da reunião, na falta do pastor e dos anciãos.
Portanto, na minha modesta opinião, creio ser melhor que a reunião que for tratar de um assunto "sensível" (remoção, disciplina por censura, despesas extras, etc.) seja marcada para uma ocasião em que o pastor ou o(s) anciãos possam se fazer presentes. Acredito que isso evitará questionamentos futuros sobre a validade da decisão tomada, no caso de o assunto ter repercussão no campo da polêmica.
Hoje, com as facilidades tecnológicas, creio que seria mais prudente providenciar a participação do pastor através de uma chamada de vídeo, por exemplo, em uma reunião importante, e na qual ele não possa se fazer presente.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Gilson.