Importância do Espírito de Profecia

Estes dias fiz uma postagem sobre declarações equivocadas que alguns críticos de Ellen White lhe fazem, mais especificamente na questão de aparente racismo em seus escritos. Recebi muitos emails de pessoas com dúvidas sobre o ministério de Ellen White, principalmente de Adventistas recém-convertidos, e gostaria de esclarecer uma dúvida muito comum acerca desse tema.

Como os Adventistas "interpretam" os escritos de Ellen White?
Qual sua importância para os Adventistas do 7º Dia?

Vou dar um exemplo...

Há alguns anos, um pesquisador britânico lançou um livro aqui no Brasil, no qual ele narra sua jornada em busca de desvendar o "mistério" da Arca da Aliança de Israel, muito citada no Antigo Testamento.

Este autor, um professor de estudos judaicos da Universidade de Londres, o Dr. Tudor Parfitt, afirma que a Arca foi levada para a África, onde passou a ser utilizada como um "tambor" para derrotar os inimigos do povo lemba, que se consideram descendentes de judeus que vieram da Palestina para a África (veja a reportagem aqui).

Em defesa de sua "tese", o pesquisador se utiliza até da genética para tentar comprovar que os lembas são, de fato, descendentes de judeus.

Porém, Parfitt também faz "ajustes" à narrativa bíblica (como sempre acontece nestes casos), para que ela se harmonize de forma mais clara com suas teorias acerca de como a Arca teria sido levada para tão longe da região de Israel. Ele, inclusive, põe dúvidas sobre a maneira como a Bíblia descreve o revestimento da Arca, que, para ele, não era recoberta de ouro, sendo feita apenas de madeira maciça.

A "Luz Menor"

Na época, ao ler a matéria sobre a "descoberta" do prof. Parfitt, logo veio à minha mente a declaração divinamente inspirada do livro História da Redenção, que diz exatamente o que aconteceu com a Arca da Aliança de Israel. Vejamos...

"Por causa da transgressão de Israel aos mandamentos de Deus e seus atos ímpios, Deus permitiu que eles fossem levados em cativeiro, para humilhá-los e puni-los. Antes do templo ser destruído, Deus fez saber a alguns de Seus fiéis servos o destino do templo, o orgulho de Israel, por eles referido com idolatria, ao mesmo tempo em que estavam pecando contra Deus. Também lhes revelou o cativeiro de Israel. Estes homens justos, exatamente antes da destruição do templo, removeram a sagrada arca que continha as tábuas de pedra, e com lamento e tristeza esconderam-na numa caverna, onde devia ficar oculta do povo de Israel por causa de seus pecados, para jamais ser-lhes restituída. Esta sagrada arca ainda está oculta. Jamais foi perturbada desde que foi escondida" (pág. 195).

Portanto, não é necessário empreender nenhuma jornada no estilo "Indiana Jones" para descobrir o que aconteceu com a Arca da Aliança. 

Ela foi escondida para não ser profanada pelos inimigos de Israel... simples assim!

É mesmo uma pena que o mundo não se dê conta de que Deus nos ofereceu um "manancial" de luz sobre as Escrituras, através do ministério profético de Ellen White, e permaneça gastando tempo, dinheiro e energia em busca de algo que JAMAIS será encontrado!

Viu?!

É por isso que Os Adventistas creem no ministério de Ellen White.
Através dos seus escritos, os ASD podem ficar felizes por crerem neste "porto seguro" que Deus lhes proporcionou - o Espírito de Profecia, recebendo "luz" sobre pontos que o Senhor achou por bem só revelar nestes últimos dias da História desse mundo.

E o melhor... em NENHUM momento Ellen White diz para deixarmos a Bíblia de lado e lermos apenas os seus escritos... ela sempre aconselhou a que a Bíblia fosse a LUZ MAIOR a guiar o povo de Deus... e o Espírito de Profecia (veja aqui mais sobre esse dom) seria apenas uma LUZ MENOR para ajudar nessa condução. 

Meu conselho:

Estude com dedicação os Testemunhos, e revigore sua fé neste maravilhoso presente que o Senhor concedeu aos Remanescentes destes últimos dias (cf. Apoc. 12:17; 19:10)... sugiro começar pelo maravilhoso livro O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES... ele mudou minha vida espiritual... para muuuuuito melhor.

"... Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis" (2Crôn. 20:20).


Comentários

Anônimo disse…
Muito bom essa postagem! Deus continue te abençoando! Sou Adventista do Sétimo Dia. Acredito que a arca está oculta. Mas um dia um adventista me dizia que a arca está no céu foi levada pra lá. Será isso verdade?. Desde já agradeço! amém!.
Gilson Medeiros disse…
Olá.

Existe realmento um pensamento por parte de alguns, com base em interpretações que fazem do Esp. de Profecia, de que a arca foi elevada ao céu.
Mas não posso te garantir a fonte desta informação.
Anônimo disse…
Gilson, por que Ellen White é chamada de O Espírito de Profecia? Não deveria este ser um título do Espírito Santo? Veja... não é uma crítica, é uma dúvida.

Jarson
Gilson Medeiros disse…
Caro Jarson, é um erro chamar "Ellen White" de Espírito de Profecia.

O Espírito de Profecia, na verdade, foi a inspiração que o Senhor concedeu para que ela escrevesse Sua mensagem à Igreja.

Espírito de Profecia são os seus livros, cartas, artigos, etc., e não "a pessoa" dela (cf. Apoc. 19:10).

Um abraço.
Gilson.
GENILDO MEDEIROS disse…
Excelente comentário quanto a providência divina no tocante ao artefato sagrado, a Arca do Concerto.
Mas a arca voltará ao cenário do mundo, ou seja novamente aparecerá como testemunho de que a sagrada lei nela contida, nunca foi mudada e que os seus princípios são Eternos como o é o próprio Deus.
Anônimo disse…
A matéria ajudou a entender um pouquinho sobre o assunto. Ao afirmar que a Bíblia é a "luz maior" me faz entender que está acima dos escritos de Ellen White, considerada "luz menor".

Creio que não soube formular direito a outra pergunta, mas o que importa é que entendi que a Bíblia para os adventistas estão acima dos escritos de Ellen White. Os livros ajudam em assuntos importantes da fé, porém não substitui a Bíblia! Gostei da matéria.

Cacau.