O Câncer que mais tem "matado" os Adventistas...

Você sabe como se desenvolve o câncer?
Uma célula adoece, e começa a se multiplicar de tal forma que acaba adoecendo outras que estão ao seu redor. 

Se o mal não for contido a tempo, a morte pode ser o trágico fim.

Tenho ficado impressionado com um tipo de "câncer" que está destruindo a vida de muitos Adventistas. Ele começa se desenvolvendo "devagarzinho", sem que se perceba. Algumas células sadias vão sendo contaminadas aos pouquinhos, e quando menos se espera... a morte está decretada! Às vezes de uma congregação inteira!


Estou falando do PIOR tipo de câncer que pode acometer a vida de uma pessoa, em especial a de um Adventista do 7º Dia... Qual é?


A terrível e implacável CRÍTICA

Está proliferando em nosso meio um sentimento de críticas, murmurações e maledicências que só agrada a uma "pessoa"... Esse mesmo que você pensou.... o diabo.


Ele é quem tem tanto interesse em ver o povo remanescente de Deus virando suas "armas" uns contra os outros, e deixando a pregação do Evangelho em segundo plano (cf. Apoc. 12:10).


Você já percebeu como não se encontra facilmente na Internet nenhum site "batistas.com", ou "assembleanos.com", ou "presbiterianos.com"? "catolicos.com" nem pensar! 

Apesar das diferenças que eles, certamente, têm em suas comunidades religiosas, eles não usam a Internet como meio de proliferar acusações, críticas ou difamações de uns para com os outros. Pelo contrário, há muitos sites de outras denominações que fazem dos Adventistas o seu alvo de guerra... e nós, que deveríamos estar mais unidos do que nunca, ficamos perdendo tempo criticando e injuriando uns aos outros.


Mas para que ninguém diga que estou escrevendo baseado apenas em minhas próprias opiniões, vou transcrever algumas citações do Espírito de Profecia (também muito atacado hoje em dia) sobre este tema da crítica...


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


"Satanás tem tido grande poder sobre o espírito dos pais, por meio de seus filhos indisciplinados. O pecado da negligência dos pais clama contra muitos pais observadores do sábado. O espírito da tagarelice e maledicência é um dos instrumentos especiais de Satanás, para semear a discórdia e a luta, para separar amigos e solapar a fé de muitos na veracidade de nossas crenças. Os irmãos e as irmãs estão demasiado prontos para falar das faltas e erros que julgam existir em outros, e especialmente nos que têm apresentado sem recuo as mensagens de repreensão e advertência que o Senhor lhes confiou.


Os filhos desses queixosos escutam de ouvidos abertos e recebem o veneno da desafeição. Os pais fecham assim, cegamente, os meios pelos quais poderia ser alcançado o coração dos filhos. Quantas famílias não temperam suas refeições diárias com dúvidas e críticas! Dissecam o caráter de seus amigos, e o servem como delicada sobremesa. Um precioso bocado de maledicência é passado ao redor da mesa, para ser comentado, não só por adultos, mas também por crianças. Nisso Deus é desonrado. Disse Jesus: "Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes." Mat. 25:40. 

Portanto, Cristo é menosprezado e profanado pelos que difamam Seus servos.
Os nomes dos escolhidos servos de Deus têm sido usados com desrespeito, e em alguns casos com absoluto desdém, por certas pessoas cujo dever é apoiá-los. As crianças não têm deixado de ouvir as observações desrespeitosas dos pais com referência às solenes repreensões e advertências dos servos de Deus. Têm compreendido os escarnecedores gracejos e palavras depreciativas que de tempos a tempos lhes tem chegado aos ouvidos, e a tendência tem sido nivelar, em seu espírito, os interesses sagrados e eternos, com os negócios comuns do mundo. Que obra realizam esses pais, fazendo de seus filhos uns incrédulos, já na infância! Desta maneira é que as crianças são ensinadas a serem irreverentes e a se rebelarem contra as repreensões do pecado, enviadas pelo Céu.

Onde existem semelhantes males, só pode prevalecer o declínio espiritual. Esses mesmos pais e mães, cegados pelo inimigo, admiram-se de que os filhos sejam tão inclinados à incredulidade, e a duvidarem da verdade da Bíblia. Admiram-se de que seja tão difícil alcançá-los por influências morais e religiosas. Tivessem eles visão espiritual, e descobririam desde logo que esse deplorável estado de coisas é resultado de sua própria influência doméstica, produto de seus ciúmes e desconfiança. Assim, muitos incrédulos são feitos nos círculos familiares de professos cristãos.


Muitos há que encontram prazer especial em falar demoradamente nos defeitos, reais ou imaginários, dos que arcam sob pesadas responsabilidades em relação com as instituições da causa de Deus. Passam por alto o bem que tem sido realizado, os benéficos resultados do árduo labor e persistente dedicação à causa, e prendem a atenção em alguns aparentes erros, coisas que, depois de cometidas e ao seguirem-se as conseqüências, imaginam eles que poderiam ter sido executadas de modo melhor, com resultados mais lisonjeiros. No entanto a verdade é que, tivessem eles sido encarregados do trabalho, ou se haveriam recusado a agir em vista das circunstâncias desencorajadoras do caso, ou teriam agido mais indiscretamente do que os que efetuaram a obra, seguindo o caminho aberto pela providência de Deus".

Fonte: Ellen White, Testemunhos Seletos, vol. 1, pp. 490-493.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Achei especialmente interessante quando ela diz que a razão de muitos jovens, FILHOS DE ADVENTISTAS, não quererem saber mais da fé que seus pais professam, é exatamente porque estes mesmos pais não medem palavras na hora de criticar seus próprios "irmãos em Cristo".

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Muito mais poderia se falar sobre este tema, mas vou ficando por aqui mesmo, pois meu objetivo é apenas despertar você para estudar melhor este assunto, e ver o quanto temos sofrido por não olharmos uns aos outros como verdadeiros IRMÃOS e IRMÃS em Cristo Jesus.
 
Deixemos de atirar pedras uns nos outros, e vamos dirigir nossos esforços para despovoar o máximo possível o reino das trevas.... pois o SENHOR LOGO VEM!

Veja também:
Por onde andam os críticos da IASD?
- As várias crises teológicas entre os Adventistas
- O que Deus pensa da rebelião?

Saiba mais sobre as doutrinas dos Adventistas:


Comentários

Anônimo disse…
Assunto mais do que relevante para os dias da igreja atual. Com certeza esse é o maior mal da igreja.. realmente é um câncer!
Concordo com cada palavra desse post, pastor.
Com certeza esse texto servirá como base para um de nossos próximos cultos jovem!
Que Deus continue o abençoando e inspirando a pregar sua mensagem.
Anônimo disse…
O mais interssante é que Deus orienta a cada um de nós sermos guardadores dos nossos irmãos. Isso se faz através do encorajamento, da correção e até da repreensão, só que tudo isso deve ser acompanhado no amor e na humildade e visando o bem daquele que está em falta. Mas aqueles que estão imbuídos do espírito de crítica só enxergam os defeitos(dos outros) e não enxergam os seus. São pessoas orgulhosas e arrogantes que se acham as tais. É preciso muita paciência para lidar com eles. Mas, mesmo assim, devemos procurar ver se a crítica é pertinente e tentar melhorar(para agradar a Deus não aos críticos). Quanto às críticas infundadas basta não prestar atenção a elas e continuar de cabeça erguida olhando firmemente para Jesus entregando a Ele todo e qualquer insulto. Foi assim que Cristo agiu com os ferrenhos e críticos fariseus que o perseguiam. Vamos em frente, falemos de Cristo com poder, pois este grande conflito não tarda acabar. Amém!

Fiquem com Deus.
Gilvan.
Anônimo disse…
A Palavra de Deus nos diz:"Tomem cuidado para que ninguem engane voces."Mt.24:4. "Nessa época muitos vao abandonar a sua fé e vao trair e odiar uns aos outros.Entao muitos falsos profetas aparecerao e enganarao muita gente". Mt.24:10-11. Eis aí a resposta. Críticas nao vem de Deus, muito menos essas deste site (adventistas.com). Jesus disse que deixaria o joio e o trigo crescerem juntos Ele sim é juiz, Ele sim tem poder e direito de fazer a Sua justica, pois foi Ele quem morreu pra nos salvar deu a vida em nosso resgate e está pronto para perdoar os nossos erros. Essa obra maldita que estao fazendo atraves da internet com certeza é obra de satanás, mas ele ja está derrotado, Jesus o nosso Rei, nosso Mestre, nosso Pai, nosso Advogado, Justo Juiz foi quem o derrotou e o derrota a cada dia em nossas vidas.Amem.
Anônimo disse…
Queridos irmãos o que estamos vendo com esse site atacando-nos é só o começo da grande perseguição porque iremos passar.Tudo que puder ser abalado sê-lo-a.Tempos perigosos estão à nossa frente.Temos que amar a verdade para este tempo e a ela obedecer.Isso nos guardará de aceitar os fortes enganos.Com quem o dragão irou-se? Sim ele está bem irado pelo jeito.
Dani disse…
Olá Gilson,

Ótimo assunto trazido a baila para reflexão.

Infelizmente as críticas não partem somente de sites como os .cão da vida.

No meio eletrônico, tenho visto nas maiores comunidades adventistas do orkut por exemplo, toda sorte de maledicência. Andam criticando desde Erthon Kohler até editores de publicações adventistas como a RA por tocarem no calcanhar de aquiles de alguns, e pasme, vemos aspirantes a pastores, meros estudantes de teologia não ordenados a nada, criticado quem em tais comunidades quer fazer reflexões sobre textos do Espírito de Profecia, alegando que ao fazerem isso estão colocando os textos da EGW na dianteira da bíblia. Absurdos atrás de absurdos tem se proliferado no meio eletrônico.

Mas enfim, que venha logo a sacudidura, para que joio e trigo sejam logo separados. Pois um pouco de fermento leveda toda a massa.

E que o povo do advento reflita mais sobre assuntos que servem para a edificação ao invés de se colocarem no terreno do inimigo se alimentando de tagarelices e maledicências que em nada contribuem.

À Lei e ao Testemunho! "... Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." Isaias 8:20

Deus o abençoe !
Gilson Medeiros disse…
Dani, muito obrigado por seu oportuno comentário.

Concordo plenamente com o que você escreveu.

Com relação aos "doutos pré-teólogos" (rsrs), existe um comentário até engraçado que se faz no SALT: no primeiro ano o teologando acha que tem capacidade para ser o Presidente da Associação Geral; no segundo, ele já mudou de ideia, e acredita que vai para a Divisão; no terceiro pensa que não passará da União; e no quarto e último ano, está vendo que o chamado vai ser difícil (porque foi mau aluno e era um péssimo membro de igreja), e se contenta em ser um humilde e dedicado instrutor bíblico... rsrs

Isso mostra como, às vezes, o nosso ego está tão inflado que fica a ponto de "estourar"... e muitos estouram, revelando o vácuo lá dentro!

Um abraço.
Gilson.
Andrade da Silva disse…
Olá Pr. Gilson, confesso, que tenho clamado a Deus, para que tenha misericórdia de sua igreja. Dos irmãos dicidentes, não vamos falar agora, eles não perceberam, que a igreja Adventista do 7° Dia, mesmo imperfeita, mas ainda assim, ela é a igreja remanecente. Só que temos inúmeros poblemas, que se não forem solucionados pela misericórdia do Altíssimo, a maioria de nós se perderá dentro da igreja. Músicas com ritmos e bateria, excesso de maquiagem e pintura por parte da maioria das irmãs, luta pela supremasia ente líderes, abrandamento e em muitos casos a não pregação da mensagem profética para este tempo, relutância em sair da mornidão laudiceana, medo de pregar a terceira mensagem angélica. Como mensageiro instituído por Deus para pregar a terceira mensagem angélica, faço este apelo aos irmãos: Com lágrimas na voz e com a mão nos vossos ombros vos peço, por favor vamos nos consagrar se reservas a Deus. Que Deus vos abençoe.
Anônimo disse…
O julgar errado omitir tmb.
So cristo salva e o amor que ele ensinou.
Vivamos o amor e a sa doutrina.
Devemos tomarmos vergonha e nos unir.para derrotar o inimigo.
Amar e o segredo.
Cacau disse…
A crítica pode mesmo dependendo do modo que é feita, ser o maior câncer dos últimos tempos. A internet ajudou bastante a espalhar todo tipo de intrigas e críticas com única intenção de ferir. Em todas comunidades, cristãs e não cristãs vemos esse mal dissemibado que traz discórdias! Algumas vezes até mesmo involuntariamente.

Aprendi a conhecer melhor um pouco mais sobre adventistas e gostei de perceber que muitas ideias que tinha a respeito mudou positivamente! Um dia farei visita a uma igreja IASD...

Cacau disse…
A crítica pode mesmo dependendo do modo que é feita, ser o maior câncer dos últimos tempos. A internet ajudou bastante a espalhar todo tipo de intrigas e críticas com única intenção de ferir. Em todas comunidades, cristãs e não cristãs vemos esse mal disseminado que traz discórdias! Algumas vezes até mesmo involuntariamente.

Aprendi a conhecer melhor um pouco mais sobre adventistas e gostei de perceber que muitas ideias que tinha a respeito mudou positivamente! Um dia farei visita a uma igreja IASD...